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Incentivos e benefícios de optar por um veículo elétrico

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Alberto says:

    Agora só falta dizer que se não tiver possibilidade de carregar o carro em casa, sai mais caro carregar um carro elétrico do que atestar um carro a gasolina, mesmo com a subida dos preços dos combustíveis fosseis
    E também podemos ir ao ponto que quem tem limitadas posses, um carro de baixa gama a gasolina é sempre menos caro que um elétrico (caro, sim, para quem tem pouco o mais baixo normalmente ainda é caro ).

    E também de referir que os preços praticados pelos carregadores são um bocado obscuros e pouco claros no momento de carregamento, havendo vários casos de contas absurdas a chegarem a casa, com taxas de acesso à rede, mais taxas de tempo de carregamento, mais a eletricidade claro e mais umas quantas taxas para dar dinheiro à MOBI.E
    Para funciona é preciso que os carregadores comecem a ser totalmente transparentes no momento de carregar, tal como as bombas de combustíveis, que se pode saber exactamente o que se está a pagar e considerando que há uma comunicação entre o carro e o posto quando este é ligado, ter de imediato uma estimativa do custo antes de se carregar o carro.

    • Pedro says:

      Alberto,

      Este mês (agosto), na rua, gastei 50€. Em casa, cerca de 60€. Fiz 4200km. Quanto dinheiro precisa de gastar no seu carro a gasóleo/gasolina para fazer 4200km?

      • Grunho says:

        Não pode ser. 4200 kms num eléctrico “poupadinho”, tipo model 3, são 840 kwh. A 24 cêntimos o kwh em casa dá logo 201,60 euros, se nunca precisasse de carregador de rua. OK, é sempre muito menos que os >500 ou 600 euros que gastaria um carro a gasóleo/gasolina para fazer os mesmos kms, mas as diferenças não são assim, na ordem de 1 para 5 ou mais.

        • Lelo says:

          Com tarifa bi horária o preço é metade desses 24c( ou menos).

        • Louro says:

          @Grunho,
          Tenho dois electricos, ambos Tesla, ambos com carregamentos grátis nos super chargers.

          Este verao, fiz UK – Portugal e volta, incluindo andar as voltas em Portugal, e gastei um total de pouco mais de 40Euros em carregamentos.

          Foram cerca de 8000km percorridos.

        • RC says:

          Ele explicou bem, você é que não entendeu, ele fez 4200 kms nas férias, gastou 50 em casa e 60 na rua,, para quem tem o kwh em casa a 12 centimos como eu é possivel, um model 3 gasta menos de 15 kwh.

    • pjm says:

      Tinha a ideia que os incentivos à compra de carros elétricos tinham esgotado em menos de 3 meses…

  2. Lelo says:

    Estas figuras da Mobi-e… Assim de repente vejo 3 ou 4 erros

  3. Micas says:

    Mas não se tem de poupar eletricidade???

    Já não percebo nada!!

    • Samuel MGor says:

      Finalmente alguém notou a incongruências da UE!! A UE quer que os países poupem eletricidade e ao mesmo tempo quer reduzir as emissões dos gases sugerindo a compra de carros elétricos.

      • Grunho says:

        Não é incongruência nenhuma. Também há electricidade produzida a partir do petróleo. E essa electricidade utilizada em carros elétricos é muito mais eficiente que a queima do mesmo petróleo em motores de combustão. Principalmente em trânsito de cidade, em que o motor de combustão é o descalabro do desperdício (e do ar empestado), versus a eficiência do motor eléctrico, que gasta pouco mais em kwh/100 kms que o outro em litros. Quando o equivalente energético de um litro de gasolina são 10 kwh e um de gasóleo cerca de 11 kwh.

        • Samuel MGor says:

          Leste bem o comentário??? Não pois não?? Caso não percebas se um país gastar eletricidade em carros elétricos não vai poder poupar eletricidade portanto trata-se de uma incongruência.

          • RC says:

            Mas eu acho que você não entendeu onde e como estão a pedir para poupar electricidade.

            Sabe o que quer dizer poupar ? é deixar de gastar onde não é preciso, por isso mesmo pedem para reduzir no consumo dos AC, nas luzes das montras quando estão fechadas, e mais algumas coisas.

            Chama-se a isso gerir e poupar.

          • Grunho says:

            Haja paciência. A que propósito é que se vai poupar electricidade desperdiçando ainda mais, em motores a combustão, a matéria prima que serve parz a produzir? Que raio de poupança é essa?

          • RC says:

            Simples, para refinar precisa de electricidade e não é pouca. Apesar das refinarias depois conseguirem produzir uma parte do que gastaram, nem chega nem de perto aquilo que gastam.

          • evieira says:

            Usar a tarifa bi-horário tem claros benefícios para o ambiente, em alturas de vento e/ou chuva esse tipo de recursos são mais dados ao período noturno. Ora é um win-win para quem produz e para quem consume. A mobilidade elétrica só por isso é muito importante, pois a maioria das pessoas podem carregar o carro de uma forma eficiente e barata a noite, e os recursos são melhor aproveitados.

          • RC says:

            Nem mais, tanto é que alguns comercializadores dão desconto de 20% na energia do vazio a quem tem carro eléctrico, Galp e EDP são 2 delas, eu tenho GALP.

      • Lelo says:

        De certeza que não se reduzem emissões com a compra de carros a combustão…
        É mais eficiente injectar kw num EV do que gastá-los a produzir combustíveis, mais o transporte.

        • Samuel MGor says:

          Eu sou a favor dos carros elétricos mas a UE não pode exigir aos países que poupem eletricidade se esta é necessária para carregar os carros elétricos. Uma total incongruência.

    • RC says:

      Onde é que tem ? não ouvi nada.

  4. Miguel Leite says:

    Alguém sabe a diferença entre Bicicleta de carga elétrica e Bicicleta elétrica?

    • Grunho says:

      Uma bicicleta de carga elétrica é uma bicicleta elétrica que serve para transportar carga. Costuma ter à frente uma espécie de caixa aberta para transportar objectos, ou então pode ter um banco para transportar crianças.

  5. deeppurple says:

    Motociclos até 500€. Lolololol

    • RC says:

      Está bem escrito,

      “incentivo de 50% do valor de uma compra até 500 euros;”

      Ou seja, incentivo de 50% do valor da compra até ao máximo de 500 euros, ou seja, se a mota custar 2000 euros, dão 500 euros, se custar 750 dão 375 euros.

  6. JS says:

    Tantas ajudas para convencer os Portugueses a comprar
    Ainda Hoje no JN na 1ª capa Três em cada quatro Trabalhadores ganham menos que 1.000€
    Quem é que pode comprar VE já a combustão ….
    Ou fazemos como o Governo que anda em VE Nissan e não os paga noticia no Novo Semanario
    Assim até Eu
    Depois quando houver muitos VE estes impostos que atualmente pagamos que são uma fonte(Roubo) rendimentos para o Estado voltam
    São uns enganadores

  7. Altertu says:

    São tão bons os EVs que eles até tem que dar incentivos…

  8. Altertu says:

    Boa informação

    https ://www.razaoautomovel.com/2022/09/seguradora-axa-acidentes-automoveis-eletricos

  9. Dora Ledo says:

    Falta a vantagem de 75% de desconto nas antigas SCUT.

    • Grunho says:

      Para o concessionário e para o Erário público o custo de uma passagem de um eléctrico numa SCUT é o mesmo de um a petróleo. Ou se calhar ainda maior, por ser mais pesado e desgastar mais a via.

      • RC says:

        O meu carro eléctrico pesa 1240 kilos, pago 8.15 num percurso de ae que faço todas as semanas. Um camiao com peso bruto de 40 toneladas paga 20.45 no mesmo percurso.

        Segundo o seu argumento, o camião dá 12.8 vezes mais custo para a concessionária .

        Ja agora, quantos carros a combustão são menos despesa que o meu ?

  10. Grunho says:

    O AX e o Uno, pesam metade disso e ainda há vários a circular. Agora, 1240 kgs para um eléctrico é que não estou a ver bem, só se for um spring. Andam todos muito perto das 2T. Quanto aos camiões, plenamente de acordo. São eles que dão cabo das vias e os outros utentes a pagar.

    • RC says:

      Tem o spring, smart ev, renault twingo, fiat 500e que pesa mais 100 kg.

      É uma carrinha PSA de 1998, de origem pesava mais de 1400 kg, mas há uns anos levou uma atualização na bateria e perdeu 200 kg ficando com quase 4x de autonomia. Coitados dos a combustão quando vêem estes números…..

    • RC says:

      Há por ai muito suv a pesar o dobro do meu e pagam o mesmo.

      Os noruegueses é que foram espertos, os jornalistas inventaram que a Noruega ia meter um iuc nos electricos, e o governo inventou mais um imposto para os a combustão para contra -balancear esta parte do peso, introduziu um imposto que tem a ver com o peso do veículo.-

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