Hyundai lança o seu primeiro carro com sistema de recarga de teto solar
O mercado dos elétricos está forte, embora tenha ainda pouca oferta. Além disso, os motores térmicos ainda não estão propriamente em desuso, dadas as tecnologias inovadoras que os têm sustentado com evolução e modernização. Nesse sentido, a Hyundai está a apostar num conceito conhecido, mas ainda pouco utilizado. Provavelmente, em breve veremos um carro com um sistema de carregamento de teto solar.
Esta tecnologia ecológica fornecerá energia elétrica adicional aos veículos, além de aumentar a eficiência de combustível e a autonomia.
Elétricos vs híbridos com "extra" elétrico… para diminuir emissões de CO₂
O sistema de carregamento de tejadilho solar da Hyundai faz a sua estreia no novo Sonata Hybrid. O sistema suporta a fonte de energia elétrica do veículo, melhorando a eficiência do combustível e reduzindo emissões de CO₂.
Nos próximos anos, a Hyundai implementará a tecnologia noutros veículos da sua gama. Esta é a mais recente aplicação de uma solução inteligente da marca que faz avançar a indústria da mobilidade rumo a um futuro mais sustentável.
A tecnologia de tejadilho solar é um bom exemplo de como a Hyundai Motor está a tornar-se num fornecedor de mobilidade limpa. A tecnologia permite que os nossos clientes resolvam ativamente a questão das emissões. Estamos a esforçar-nos para expandir ainda mais a aplicação da tecnologia além da linha de veículos ecológicos até os veículos com motor de combustão interna.
Referiu Heui Won Yang, vice-presidente e responsável da Unidade de Tecnologia de Carroçaria da Hyundai Motor Group.
Painéis solares garantem carregamento da bateria do carro entre 30 a 60%
O sistema de teto solar inclui uma estrutura de painéis solares de silicone que são montados no tejadilho do carro. Será assim capaz de carregar mesmo enquanto conduz, podendo carregar 30 a 60% da bateria por dia com 6 horas de carregamento diário. Assim, espera-se que esta nova opção aumente a distância de viagem dos condutores em mais 1300 km anualmente.
O sistema é composto por um painel solar e um controlador. A eletricidade é produzida quando a energia solar ativa a superfície do painel solar, que converte esta energia usando fotões de luz do sol. Isto cria os pares buraco de eletrão nas células de silício, que geram eletricidade proveniente da energia solar.
A eletricidade deste processo é convertida pelo controlador para a tensão padrão, armazenada então na bateria. A Hyundai Motor considerou não apenas a eficiência, mas também o design ao desenvolver o sistema de carregamento solar.
Embora o sistema de tejadilho solar desempenhe atualmente um papel de apoio, também abre perspetivas para veículos que não necessitem mais de combustível fóssil para funcionar.
Disponível já no mercado coreano e, para já, não vem para a Europa
Por fim, há a referir que o novo Hyundai Sonata Hybrid, que incorpora então o teto solar, vem equipado com um motor Smartstream G2.0 GDi HEV. Além disso, traz uma transmissão de seis velocidades e já está a ser vendido na Coreia do Sul. Segundo refere o construtor, atualmente está prevista a sua comercialização na América do Norte, mas não na Europa.
O futuro poderá passar pelos carros elétricos virem equipados com estes painéis solares. Contudo, tal como atualmente o mercado está indeciso, a questão é se é vantajosa a tecnologia solar nos motores térmicos.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Imagem: Hyundai
Fonte: Hyundai
Neste artigo: bateria, elétricos, hibridos, Hyundai, Painéis Solares
1300/365 = 3.56km por dia em média de autonomia extra… Gosto da ideia mas talvez para autocarros ou autocaravanas elétricos. Como a relação área do tejadilho/potência do motor é maior, a autonomia pode aumentar muitos mais km.
Isto não é novidade. Há um veiculo á venda em Portugal com teto solar.
Também no artigo não menciona que é uma novidade do mercado, apenas novidade na Hyundai. 🙂 por isso, é sim, uma novidade para na marca.
Começa logo no título.
O Fisker Karma, apresentado em 2012, penso que foi o 1° a apresentar uma solução assim.
Nunca foi carro de grande produção mas há alguns nas estradas portuguesas.
não percebo é porque não meteram painel solar também no topo da mala e no capô, duplicavam a área e por sua vez também o desempenho. no entanto já é um bom começo
O custo de reparação em qualquer toque tornava impraticável.
Este aqui: https://sonomotors.com/en/sion/ tem painéis por todo o lado.
Nada de novo.
No grupo VW já meteram paineis solares no teto de abrir… No inicio dos anos 2000
Por acaso até foi bem antes:
Year 1994 – Launch of solar sun roofs for AUDI (A8, A6, A4); VW (Passat, Tuareg, Phaeton); SKODA (Superb); Mercedes (E –Class), Maybach, Bentley Arnage – at WEBASTO