Hyundai i20 1.0 T-GDi: Estilo e simplicidade sobre rodas
Ainda que muito se fale da eletrificação, as fabricantes de automóveis continuam a produzir bons carros de combustão, garantindo uma resposta àqueles que não querem entrar, para já, na onda dos elétricos. Este novo Hyundai i20 é alimentado a gasolina e promete espalhar estilo extra pelas estradas.
O Pplware não podia deixar de o testar e… sim, é um carro para o dia a dia que não compromete, principalmente pela sua simplicidade e funcionalidade.
Hyundai i20: Um citadino que o vai surpreender
A fazer jus ao momento em que vivemos, a Hyundai tem apresentado propostas muito interessantes no segmento dos elétricos, mas mantém-se com alternativas com motor de combustão também muito apetecíveis. A escolha pode não ser clara e, por isso, testámos uma das opções da fabricante: o Hyundai i20 1.0 T-GDi, com dupla pintura.
Este novo modelo da Hyundai apresenta ao consumidor o conceito recente de Sensuous Sportiness (em português, Sensualidade Desportiva). Afinal, é um carro que seduz, além de cumprir a palavra da marca relativamente às suas valências.
Do modelo anterior para este, a Hyundai aumentou a distância entre os eixos (2.580 mm), a largura (1.775 mm) e o comprimento (4.040 mm), diminuindo apenas a altura (1.450 mm). Dessa forma, garante mais espaço interior e um aspeto exterior mais robusto, que pode ser completado com uma pintura metalizada, metalizada especial ou sólida.
Mais ainda, a Hyundai equipou este i20 1.0 T-GDi com jantes em liga leve de 17" e pneus 215/45 R17 91V.
Interior confortável e espaçoso
Uma vez dentro do carro, saltam à vista as cores do painel de instrumentos, ilustrado num ecrã Supervision Cluster de 10,25 polegadas, e um rádio digital com ecrã tátil de oito polegadas e seis altifalantes. Embora não seja muito personalizável, os grafismos são simples e a interface é bastante responsiva.
Pelo aumento que concedeu, a Hyundai conseguiu que o interior do seu i20 1.0 T-GDi Style ofereça mais espaço aos ocupantes, sendo que o banco traseiro alberga confortavelmente duas pessoas, ficando a terceira menos cómoda.
A bagageira deste novo Hyundai garante uma capacidade de 352 litros.
Não traz pneu sobresselente, mas está equipado com um kit de reparação de pneus.
A tecnologia que já não pode faltar
Conforme habituou os seus clientes, a Hyundai equipou o seu i20 1.0 T-GDi Style com alguma tecnologia essencial: os dois ecrãs que mencionámos em cima e um sistema Bluetooth. Além disso, assegura, entre outros:
- Coluna de direção com regulação manual em altura e profundidade
- Ar condicionado com desembaciamento automático
- Alerta de passageiros nos bancos traseiros
- Bloqueio automático das portas
- Câmara traseira de auxílio ao estacionamento
- E-Call
- Cruise Control
- Sistema de controlo automático dos máximos
- Seleção do modo de condução entre Sport, Eco e Normal
- Sensor de chuva que ativa o limpa-para-brisas automaticamente
Como também não poderia deixar de ser, integra Apple Carplay e Android Auto.
Algumas características que poderão ser uma vantagem extra para algumas pessoas são a chave retrátil com comando à distância, comandos no volante, portas USB, travagem autónoma de emergência, e alerta de fadiga do condutor.
Algum equipamento já é transversal aos vários segmentos da Hyundai.
Desempenho
Este Hyundai i20 1.0 T-GDi é movido a gasolina e garante 998 cc de cilindrada e 188 km/h de velocidade máxima. A caixa é manual e possui seis velocidades, estando também disponível uma caixa automática DCT.
Importa mencionar que, em média, tem um consumo combinado de 5,4 litros aos 100km.
Ficha técnica
Motor
- Arquitetura: 3 cilindros em linha
- Capacidade: 998 cm³
- Posição: Dianteira transversal
- Carregamento: Injeção direta + Turbo + Intercooler
- Distribuição: 2 a.c.c.; 4 válv./cil. (12 válv.)
- Potência: 100 cv às 6000 rpm
- Binário: 172 Nm às 1500 rpm
Transmissão
- Tração: Dianteira
- Caixa de velocidades: Manual de 6 velocidades
Capacidade e dimensões
- Comprimento / Largura / Altura: 4040 mm / 1750 mm / 1450 mm
- Distância entre os eixos: 2580 mm
- Bagageira: 352 litros
- Jantes / Pneus: 215/45 R17
- Peso: 1140 kg
Consumo e Performances
- Consumo médio: 5,3 l/100 km
- Emissões de CO₂: 120 g/km
- Vel. máxima: 180 km/h
- Aceleração: 10,4s
Garantias
- Mecânica: 7 anos sem limite de quilómetros
Preço
Em Portugal, o Hyundai i20 1.0 T-GDi com tejadilho preto está disponível desde 20.410 €.
Veredicto
Não há dúvidas que em Portugal, o segmento B é desde há vários anos o garante da liderança de vendas do mercado automóvel. Portanto, esta aposta da Hyundai vai ao encontro dessa procura substancial e o Hyundai i20 é uma das propostas mais equilibradas dessa oferta. Apesar do preço dos combustíveis ter influência na decisão consumidor no mundo atual, esta oferta, simplicidade e durabilidade dos equipamentos, assim como um preço competitivo, coloca o Hyundai i20 lado a lado com os pesos pesados deste segmento.
Em termos de condução, o condutor tem em mãos um veículo com um bom comportamento dinâmico, graças a um "nervoso" motor 1.0 T-GDi. Sim, o design está bem conseguido, e dá um aspeto mais "sport" ao carro. De relembrar que o Hyundai i20 tem o modo de condução desportivo, mas que está um pouco camuflado, não sendo uma opção que esteja "ali à mão" e mesmo ao usar, a sensação é que o carro passou de nervoso para hiperativo.
Tudo isto configura uma boa relação preço/equipamento. Acrescenta ainda uma garantia imbatível (são sete anos sem limite de quilómetros). Tudo isto conta e são argumentos para dar ao carro sul-coreano trunfos para bater a concorrência.
Há alguns pontos menos positivos, como é o ruído mais notado em pisos irregulares, paralelo, por exemplo. Poderia existir um ou outro "mimo" da marca acrescentando o sensor de ângulo morto, que tanta falta faz hoje em dia. Mas, por 18 335 €, o conjunto está a muito bom preço.
Este artigo tem mais de um ano
Arre burro, 4.082 contos mínimo – por um 1000 cc!!! Ainda me lembro de quando por 810 contos se comprava um uno 45 S, que até gastava menos que estes.
É inflação amigo, disto não nos safamos estamos quilhados.
Agora para o pobre só mesmo usados ou semi-novo.
Semi-novo ou todo velho? (e mesmo isso não está fácil).
Quando o atual que tenho der o pifu, ou vai ser 100% elétrico ou hidrogénio se avançar pra frente.
Idem, mas só se cá chegar o Wuling chinês, abaixo dos 10k euros e com mais de 120 kms de autonomia.
https://www.razaoautomovel.com/2021/04/dartz-freze-nikrob-apresentacao
Ele chegar, até chegou…mas na China fazem caixões com rodas, cá na Europa não, portanto o preço sofreu umas alterações.
Tenho andado a namorar este:
https://www.squadmobility.com/
É a primeira vez que vejo um 1000 com turbo… Acho que em toda a minha vida nunca vi um 🙁
É o mil mas turbo.
O primeiro que conduzi foi um clio em 2016, em 2018 tive um Hyundai Kauai 1.0 T-GDi, andava incrivelmente bem tento em conta que aqui na ilha isto é só subidas e descidas, mas era 7.5L/100km num dia bom/normal, andando nas zonas baixas da ilha, num dia mau, andando pelas zonas altas da ilha, chegava facilmente aos 12l/100km… conclusão, troquei por um diesel, 4.5 num dia bom, 7.5 num dia mau.
A VW tb já usa o 1.0TSI pelo menos já desde 2018.
Penso que foi a fórmula encontrada por alguns fabricantes para contrariar a fiscalidade absurda em PT que incide sobre a cilindrada. Penso que estes carros pagam ~200€ de ISV . Sempre é uma forma de continuarem a ser competitivos onde (por enquanto) tudo se perdoa aos BEV’s
Tudo se perdoa ao bev’s ? então explique lá isso, essa também vinha no guião que lhe deram ?
@RC Então???
-Oferecem-te logo à cabeça 4000€, dinheiro de todos nós, para a aquisição.
-Não pagas IUC apesar de, devido ao excesso de peso, detriorares numa escala maior o piso onde circulas, reparações extra necessárias pagas com o dinheiro de todos nós.
-Não pagas ISV+IVA sobre este que num a combustão de potência semelhante pode chegar a ultrapassar o preço base do automóvel. (E é aqui que estes pequenos motores podem contribuir para dar um pouco a volta ao texto)
Para além disso ainda há municípios que não lhes cobraram estacionamento. Autênticos bisontes pagam classe 1 na portagens apenas porque são BEV’s. (claro que a concessionária não quer saber e quem vai pagar essa diferença,mais uma vez.
, somos todos nós).
A electricidade, um bem cada vez mais escasso e que para a conseguir assistimos todos os dias a crimes ambientais como já vimos nós comentários que fiz n’outros artigos, é vendida ao desbarato quando usada para abastecer BEV’s tal como se se destinasse a suprir as necessidades básicas do ser humano.
Deseja que continue?
Oferece onde ? É uma candidatura, que começou em maio e acabou em Junho, portanto mentira.
Paga iva sim, iuc está isento.
Outra mentira, portagens são iguais a todos os outros.
Pois, não há electricidade para eléctricos eficientes. Mas depois já há para efuels ineficientes, oh Santa ignorância.
Crimes ambientais, looooool.
Sim pode continuar com as suas invenções.
No Brasil, motor 1L turbo é comum desde 2015 (veio com o UP).
No começo as pessoas estranharam, mas ao ver a economia de combustível… adotaram em massa.
Já em 2004 a Brabus conseguia uma potência semelhante à desse motor num SMART com menos de 700cc!
A tecnologia vai sempre passndo de pequena escala para grande escala, e ainba bem!
https://www.auto-data.net/en/smart-roadster-coupe-brabus-0.7i-101hp-14884
Pelo preço twingo e-tech elétrico.
Esse TWINGO preço mínimo é 26000€. Este Hyundai pode tirar por 18000,00€. Não é bem a mesma coisa. E 8000€ de diferença chegam para muitos anos se andar a média dos kms em Portugal (9000 kms/ano)
-Pelos meus cálculos praticamente 12 anos
Depois não caia na tentação de comparar uma casca de noz com um carro a sério que é o que este Hyundai é!
O que é um carro a sério ? Provavelmente ainda está habitado aos de escala 1:50. Looool
Habituado…
RC pensei o msm!
Pois é:
https://www.elconfidencial.com/tecnologia/novaceno/2022-07-24/coches-electricos-baterias-desastre-consumidor_3465340/
Muy bien dicho!!!!
Onde é que essa bateria custa 14 mil ? Com uma pesquisa simples encontro por metade , além disso pode sempre mandar reparar ou recondicionar.
Também compravam um motor novo a combustão para um carro desta idade.
Vocês parecem os yesman’s, que comem toca a m… que lhes metem à frente.
Es o maior , até consegues arranjar aquilo que fabricante não vende , está-se a perder o suprasumo do automovel.
Nao ? Meta lá no Google a ver nao aparece, por acaso conheço um cá em Portugal e foi reparado, é o problema era apenas um tubo de refrigeração roto.