Hyundai apresentou um novo concept elétrico movido a hidrogénio. Conheça o INITIUM!
Além de ser movido a célula de combustível de hidrogénio, o INITIUM da Hyundai tem uma autonomia estimada de mais de 650 km e uma potência máxima do motor de 150 kW. Este concept FCEV dá o mote para a nova linguagem de design da empresa, "Art of Steel".
No passado dia 31 de outubro, a Hyundai revelou o novo INITIUM: um concept de veículo elétrico com célula de combustível de hidrogénio (FCEV). A estreia aconteceu no evento Clearly Committed, realizado no Hyundai Motorstudio Goyang.
INITIUM é uma palavra latina que significa "início" ou "primeiro", representando o status da Hyundai como pioneira em energia de hidrogénio e o compromisso em desenvolver uma sociedade de hidrogénio.
Este concept da Hyundai pretende ser um vislumbre do novo FCEV de produção que a Hyundai planeia revelar no primeiro semestre do próximo ano. O concept resume os 27 anos de desenvolvimento da tecnologia de hidrogénio da Hyundai e reflete o claro compromisso em alcançar uma sociedade de hidrogénio sustentável.
O SUV movido a célula de combustível de hidrogénio marca, também, a estreia da nova linguagem de design da Hyundai Motor denominada "Art of Steel", incorporando o caráter da HTWO, a marca de negócios dedicada à cadeia de valor do hidrogénio do Hyundai Motor Group.
O compromisso claro e inabalável da Hyundai com o hidrogénio nos últimos 27 anos está enraizado na nossa crença no seu potencial como uma energia limpa, acessível e, portanto, justa para todos.
Dedicamo-nos a ser pioneiros num futuro em que o hidrogénio seja utilizado por todos, em tudo e em todo o lado. Convidamo-vos a juntarem-se a nós nesta viagem.
Disse Jaehoon Chang, presidente e diretor-executivo da Hyundai Motor Company.
A Hyundai lançou a sua marca de negócios da cadeia de valor de hidrogénio HTWO no início deste ano na CES 2024, destacando como o presidente executivo do Hyundai Motor Group, Euisun Chung, está a concentrar os esforços do Hyundai Motor Group na energia de hidrogénio.
Revelando a visão para a HTWO Grid, uma solução de energia de hidrogénio de ponta a ponta que abrange produção, armazenamento, transporte e utilização, o presidente executivo expressou o compromisso do Grupo em participar ativamente no desenvolvimento de uma sociedade de hidrogénio e reafirmou as capacidades do Grupo para alcançar esse objetivo, destacando que "a mudança para a energia de hidrogénio é um passo para as gerações futuras".
O que é a nova linguagem de design "Art of Steel" da Hyundai?
Na inauguração, SangYup Lee, vice-presidente executivo e chefe da Hyundai e Genesis Global Design, apresentou o conceito INITIUM e a nova linguagem de design "Art of Steel":
O nosso desafio começou na fase de construção, onde levámos as capacidades de moldar o aço ao extremo para criar uma forma de arte. Com o INITIUM, criámos um design mais semelhante a um SUV, sólido e seguro, refletindo a nossa dedicação aos nossos clientes através do 'design centrado no cliente.
A estética distinta semelhante a um SUV do INITIUM integra perfeitamente a funcionalidade de vida urbana com a capacidade de aventura ao ar livre. As jantes de 21 polegadas do concept complementam o design geral, com o suporte de tejadilho robusto do veículo a adicionar um a caraterística prática.
O INITIUM melhora o desempenho, o conforto e a segurança do FCEV
O desenvolvimento do INITIUM centrou se em três aspetos principais:
- Autonomia superior e desempenho melhorado, que são os principais pontos fortes dos carros a hidrogénio;
- Um interior e área de bagageira espaçosos, tornando-o ideal para famílias;
- Caraterísticas únicas de conveniência e segurança diferenciadoras dos carros a hidrogénio.
Uma das maiores vantagens de um FCEV a hidrogénio é a impressionante autonomia e a flexibilidade que isso traz. Com o INITIUM, a Hyundai equipou o concept com grandes depósitos de combustível de hidrogénio para maximizar o alcance do veículo, aumentando os benefícios dos FCEV.
A Hyundai também equipou o INITIUM com jantes aerodinâmicas para reduzir o atrito, envoltas em pneus de baixa resistência ao rolamento, para uma autonomia estimada de mais de 650 km entre o reabastecimento.
Quanto ao desempenho, o INITIUM oferece excelente aceleração e capacidade de ultrapassagem.
Ao desenvolver ainda mais a tecnologia de célula de combustível da Hyundai, a empresa aumentou a potência da pilha e aumentou a capacidade da bateria, permitindo uma potência do motor elétrico de até 150 kW.
O INITIUM proporciona um nível impressionante de espaço interior e versatilidade adequados para um SUV familiar, com um amplo espaço para os passageiros da segunda fila e com os encostos dos bancos com um grande ângulo reclinável para maior conforto.
O porte largo e o grande ângulo de abertura da porta traseira do INITIUM aumentam a conveniência para os passageiros do banco traseiro ao entrar e sair do carro.
Além de tudo isto, o INITIUM inclui um configurador de rotas específico que vai ao encontro de um dos maiores problemas para os compradores do FCEV: a infraestrutura de carregamento.
Com este recurso, os utilizadores podem facilmente traçar uma rota ideal, encontrando estações de carregamento ao longo do caminho sem ter de aceder a uma aplicação separada ou fazer uma chamada telefónica.
Os utilizadores podem verificar a localização, acessibilidade e estado de funcionamento de uma estação de carregamento identificada, bem como o número de veículos em espera e, portanto, a possibilidade de carregamento.
A célula de combustível de hidrogénio do INITIUM fornece eletricidade sem emitir gases poluentes. Esta eletricidade pode ser utilizada para alimentar e carregar vários eletrodomésticos e dispositivos pessoais através da funcionalidade Vehicle to Load (V2L) do concept.
O terminal externo pode ser projetado para se conectar diretamente a uma tomada doméstica de 220V, transformando o INITIUM não apenas num meio de transporte, mas num potencial fornecedor de energia.
Em linha com o compromisso da Hyundai com a segurança, o INITIUM foi desenvolvido para alcançar um desempenho global de segurança contra colisões e segurança de condução de alto nível.
Para garantir ampla segurança aos passageiros em caso de colisão, o veículo é reforçado com uma estrutura multiframe na dianteira, bem como uma estrutura lateral da carroçaria, incorporando nove airbags.
A Hyundai irá apresentar o INITIUM no Salão do Automóvel de Los Angeles e na Auto Guangzhou em novembro, solidificando ainda mais a sua posição no mercado global como líder em mobilidade a hidrogénio. A versão de produção do conceito INITIUM está prevista para ser lançada no primeiro semestre de 2025.
Além da apresentação do INITIUM, a Hyundai organizou uma sessão Hydrogen Heritage Talk, apresentando os seus 27 anos de história de desenvolvimento do FCEV.
Mas é a hidrogénio ou é elétrico? É um FCEV-fuel cell electric vehicle (veículo elétrico com célula de combustível).
Enquanto os carros elétricos podem ser carregados em carregadores públicos ou em instalações domésticas, o FCEV exige um posto de carregamento de hidrogénio. E “ond’é q’á disso?”
“há em todo o mundo 1000 postos de abastecimento hidrogénio, a maioria no Japão, China, Coreia do Sul e Alemanha.
Em Portugal, só uma estação de hidrogénio está aberta ao público, a DRHYVE, infraestrutura instalada pela PRF Gas Solutions em Cascais. Sendo que o plano estratégico aprovado pelo estado português prevê a abertura de pelo menos 50 postos de hidrogénio até 2030 no país.”
Não se cansem a dizer q’ “o hidrogénio é que é” – porque há poucos carros, o hidrogénio é caro e as estações de carregamento são poucas.
Siglas e carros: https://dicasecarros.com.br/blog/bev-fcev-entenda-as-siglas-dos-veiculos-eletricos/
Havia, muitos dos postos já fecharam.
Eu Portugal não há nenhuma aberta ao público, essa estação é privada e nem permite abastecimento com pagamento, se pedir na câmara para abastecer talvez deixem, enquanto está em projeto piloto. Já agora esse posto da câmara de Cascais não é 100% compatível com carros, só abastece a 350 bar, na prática não abastece mais que meio depósito num automóvel FCEV.
Começa a melhorar com as iniciativas que cada vez mais são observadas
Por acaso este piorou, tem menos autonomia que o anterior Nexo que esteve em comercialização durante alguns anos.
Não será o primeiro á venda.. existem outras iniciativas mas têm sido um fiasco
Autonomia superior, mas tem menos que o anterior Nexo que era de 666 kms wltp.