Horacio Pagani afirma: “Acho ridículo que os elétricos tenham tantos cavalos”
A Pagani apresentou o Utopia Roadster, um supercarro que sintetiza a essência da marca italiana, combinando um design extremo, uma mecânica robusta e uma clara aposta na leveza. Esta nova obra-prima distingue-se não só pela sua exclusividade, mas também pela decisão da Pagani de evitar a eletrificação, decisão esta que Horacio Pagani tem bem presente.
Os elétricos sacrificam a experiência de condução?
Numa entrevista à TopGear, Horacio Pagani argumenta que a tecnologia elétrica atual sacrifica a leveza essencial ao desempenho de um carro desportivo, que ele acredita ser a chave para uma boa experiência de condução.
O Utopia Roadster é alimentado por um motor V12 twin-turbo de 6 litros, desenvolvido em colaboração com a Mercedes-AMG, capaz de gerar 863 bhp e 1.100 Nm de binário, atingindo uma velocidade máxima de 349 km/h.
Além disso, com um peso reduzido para apenas 1.280 kg, este supercarro mantém uma agilidade que é difícil de encontrar no crescente mundo dos carros elétricos, pesado devido às suas baterias. Horacio Pagani afirma que este peso extra nos elétricos afeta não só o desempenho, mas também a segurança.
Não se trata da loucura da potência. Porque é que um carro normal tem 900 cavalos e um carro elétrico tem de ter 2000 cavalos? Acho que é ridículo. Estes carros com tanta potência e tanto peso podem ser muito inseguros.
Afirma.
"Os políticos foram demasiado apressados"
Embora algumas marcas como a Rimac e a Lotus tenham conseguido criar carros elétricos potentes e luxuosos, Horacio Pagani mantém a sua opinião de que o peso comprometido limita a experiência. Além disso, aponta para a pressa dos políticos em introduzir a eletrificação.
Penso que os políticos foram demasiado apressados. Deviam ter dado tempo ao carro elétrico para entrar no mercado lentamente. Em vez disso, os planos com incentivos e leis para 2035 criaram confusão. E agora, a indústria tradicional está a pagar por isso. Porque o cliente não está preparado e as infraestruturas não estão preparadas.
Penso que precisamos de abrandar um pouco as coisas. Incentivar a que, na cidade, seja melhor circular com um pequeno carro elétrico, que não tenha muitos cavalos de potência, que possa ser ligado em qualquer lugar. E não exigir demasiado da sociedade.
A abordagem da Pagani alinha-se com a ideia de que os motores a combustão podem ser posicionados como um valor exclusivo para os supercarros de luxo. À medida que a indústria automóvel avança para a eletrificação, o mercado de carros desportivos clássicos de combustão continua forte e cobiçado.
Com um preço inicial de três milhões de euros e as suas 130 unidades já reservadas, o Utopia Roadster é a prova de que, para muitos clientes de luxo, o fascínio de um motor a combustão continua a ser irresistível.
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Lógico.
Pela mesma razao que existem ferraris no mundo quando não se pode circular a mais de 120. Acabem com todos os desportivos pela mesma logica
Para quem nunca saiu de Portugal talvez ache que não se pode andar a mais de 120. Quem conhecer um pouco mais sabe que em França, na Holanda pode se ir aos 130 e na Alemanha nas autobhan não tem limites assim como em certas autoestradas dos EUA. O JL assim que vir o teu comentário vai te chamar de mentiroso
Não é bem assim, partes das autobahn não têm limites, no entanto existe velocidade recomendada, se tiver acidente e se provar que ia a uma velocidade maior que a recomendada, é dado como culpado.
É mais ao contrário, algumas partes da autobahn tem limites, em caso de acidente não é preciso velocidade recomendada, primeiro porque certamente vai haver fila e depois porque os alemães são responsáveis, se o sinal diz 100km\h é a 100 que vão.
Só confirmou o que eu disse.
Sim na Alemanha há as famosas autobhan, mas segundo o que sei a média de velocidade lá (nas zonas onde não há limites) é de 150km/h e são uma minoria que faz isso pois o normal é manter os 130km/h da restante autoestrada, pois isso sim pode-se ir mais depressa em determinados países, mas atém a Itália país pátria da maioria dos super carros a velocidade máxima é de 130km/h, então para quê esses Ferraris, Lamborghini, Pagani, etc, etc a darem 320km/h e a atingirem os 100km/h em menos de 3s? Isso não serve para nada.
Ó José Lapao tens de ir dizer isso a quem em Portugal tem Ferraris e Lamborghini e esse tipo de carros. Ainda outro dia o filho do Quintanilha no Ferrari dele ia a bem mais. Estar limitado pela lei não significa que se cumpra. Eu por exemplo não tenho nenhum carro que se assemelhe a esses e mesmo assim na autoestrada geralmente ando acima do limite. E nem vale dizeres que não andas pork eu não ia acreditar. Toda a gente acaba por exceder a lei até dentro das nacionais e localidades
Lógico que não precisas de Ferraris ou Lamborghini para infringir a lei, basta andares de trotineta na autoestrada e já estás a infringir a lei, e nem vais em excesso de velocidade. A questão aqui é:
Será que o ser humano é um ser civilizado, é que não respeitar as regras (quer se goste ou não delas) e não respeitar os outros utentes da via é falta de civismo, ao que parece há animais com mais civismo que certos seres humanos.
As regras são feitas e impostas, podemos discordar delas sim, mas temos de as respeitar, isso tornamos humanos civilizados e não um outro animal qualquer que habite o planeta.
E já agora tento andar sempre dentro dos limites que me são impostos por lei, e não me ando a armar em Fittipaldi, ou azeiteiro em excesso, porque por norma os excessos não nos levam a lado nenhum.
Além do mais apesar de devido ás condições climáticas poder ter limites na autobhan vai ao YouTube e vê se não testam lá carros até ao limite. Se não houver limitação do clima podes andar sobre a tua responsabilidade. Igual em Portugal com a excepção que aqui podes levar multa
Não serve para nada para o cumum dos mortais, que não tem dinheiro para comprar uma máquina dessas.
Hein ?
E também tens paises na europa (e dos mais civilizados) que o limite é 110. A que conclusão chegas então?
Em lux é130 em tempo bom e 110 e tempo péssimo. Por isso que conclusão tb chegas?
Ah, aliás existe radares por tudo o quanto é sitio.
Da mesma forma que zonas de alta sinistralidade, quando lhe espetas radares de medias a 100, a sinistralidade cai a pique… Secalhar chegas à conclusão que cada caso é um caso. E quando a balança é a segurança rodoviaria ou a vida, não me vou comparar com autobaths alemãs…. Mas isto sou só eu a dizer
Como metes radares no meio dos campos?
A maior sinistralidade ocorre nas zonas rurais e em tratores…
E no japão a maioria dos carros estão limitados a 180km/h. Cada pais é diferente
Quem compra carros destes não os conduz na estrada naturalmente. Usa-os em circuitos e paga a uma equipa de mecânicos de topo para garantir que o carro tem o setup adequado à pista. Se podem pagar um brinquedo assim, força!
Quem tem dinheiro para superdesportivos, bem pode pagar para dar umas voltas num autódromo em segurança (relativa).
Nada destas conversas tem a ver com o que diz Pagani ! O homem diz que a relação potência versus peso dos elétricos os torna perigosos.
E eu não posso levar o meu carro para um circuito? Porque haveria de ir para um circuito com um carro limitdo a 120 km/h?
Alguns destes carros que têm limites para andar na via pública, quando entra em circuitos são desativadas automaticamente.
Facil são vendidos sem matrícula e podes ir para os circuitos que quiseres se são carros para estrada é uma estupides poderam andar a mais de 150. Mas dá jeito ao estado assim encaixa uns milhoes.
O futuro não pode ser menos que isto! https://www.youtube.com/watch?v=7QC6tymIvKA&t=219s
Então mas os carros elétricos têm muitos cavalos e depois apresenta um carro com 863 cv para 1280 kgs, onde teve de pedir ajuda à mercedes ? já parece a toyota, como não sabem fazer carros elétricos pedem ajuda aos outros e depois dão estas desculpas.
Enfim. Comentário pra encher chouriços.
O seu foi um pouco pior, nem chouriços enche
JL sempre a querer ser o melhor… até a encher chouriços.
Isto não é doença LOLOL
Portanto o Hugo até fez melhor. Encheu mais um.
Comentário ignorante. A grande maioria das marcas de automoveis desportivos de luxo, de pequena produção, recorre a terceiros para desenvolver partes dos automóveis, porque não faz sentido empregarem pessoal para tão poucas unidades produzidas, do ponto de vista do negócio.
Tal e qual como quase todas as marcas de elétricos vão buscar as baterias a empresas chinesas e da mesma forma que quase todas as marcas de automóveis estão organizadas em grupos e partilham o desenvolvimento de modelos entre si, mesmo que o cliente final possa não saber de nada.
Sim, mas essas empresas não se gabam que as outras marcas têm carros com muitos cavalos e são ridículos.
É verdade.
Por exemplo, a Lotus é das marcas que vende mais a sua experiência e capacidades técnicas para outras marcas, incluindo marcas de grande dimensão, que nos contratos exigem sigilosidade em relação à parceria.
E lembrei-me, agora, dos motores dos Ibiza de há 30 anos desenvolvidos com a colaboração da Porsche.
Isso só confirma o que eu disse.
Ora aí está um comentário com pés e cabeça
Até me podia surpreender, só que não…
Era melhor surpreender.. lool
Volta para os elétricos que de CI percebes zero.
Nunca entres nos eléctricos, porque deles percebes zero.
O homem está a trabalhar num nicho de mercado!
Não é um carro elétrico que vai fazer lhe concorrência.
Nem uma Porsche ou uma Bentley ou um RR, ou um Corvette é concorrência.
Logo tentares dares desculpas, não sabe fazer! Vale o que vale…
Que é nada.
O homem simplesmente deu a sua opinião.
No mundo dele e verdadeira competição é a redução ao máximo de peso e aerodinâmica.
Mas pronto tu vendes elétrico, se vendesse carros exóticos, dizias que o homem era um gênio…
Talvez um dia talvez
Eu não dei, quem deu foi o homem do artigo..
Eu também dei a minha opinião.
Eu não vendo eléctrico. E também não vendo exóticos.
Talvez um dia este também abra os olhos como outros já abriram.
Só para esclarecer…
A Pagani usou sempre em todos os carros motores Mercedes, o 1º foi um 7L de cilindrada, mas agora usa a versão de 6L. Não pediu ajuda a ninguém. Simplesmente é uma parceria com mais de 20 anos.
Já agora, a Aston Martin também usa motores Mercedes nos modelos V8.
O sr Pagani não pretende provavelmente fazer carros eléctricos nos próximos tempos e de facto é muito mais divertido e eficaz conduzir um carro com 1280 kgs do que um com 2000 e tal, por mais rápido que pareça
Já agora, os políticos não foram demasiado apressados, as marcas é que foram demasiado lentas, os políticos já criaram o objetivo de reduzir emissões há 32 anos.
Mais um comentário pra encher chouriços.
Esta transição está a ser politicamente imposta.
Infelizmente o preço desta transição é pago pelos contribuintes.
Ninguém está a impor nada.
Claro que é paga pelos contribuintes, até porque são mais caros.
Oh JL deixa de ser hipócrita.
Aumentam os impostos sobre os combustíveis não estão a impingir, isentam os elétricos de impostos, não estão a impingir, limitam a entrada dos carros nas cidades não estão a impingir, fazem discriminação positiva aos elétricos não estão a impingir.
Ameaçam com mais IUC e subidas de combustíveis….
Qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência. Isto num país que contribui com 0.17% das emissões globais.
A questão é se começa sempre a casa pelo telhado.
As energias renováveis estão a ser pagas pelos contribuintes via impostos e feed in tariff. O défice tarifário foi criado por causa das renováveis….continuamos a não impingir nada a ninguém não é JL?
Só falta mandarem uma carta a dizer que ou compramos elétricos ou deixamos de andar.
Enquanto isso continuamos a poluir com incêndios florestais, aviões, etc.
Uma transição que é tudo menos justa.
Aumentaram toda a vida, agora é que estão a impingir ?
Os eléctricos não estão isentos de impostos.
Claro que as energias renováveis são pagas pelos contribuintes, são eles que as gastam, os combustíveis não são pagos pelos contribuintes também ?
Claro que não impingem, tanto que você assim o prova.
Só falta é você se convencer que não é por não querer que vai convencer outros a não quererem, já viu o que você impinge com algo que não quer ? Já parece ser pior que os governos. Lool
Então é deixar os a combustão que andam a incêndiar as florestas. Os aviões poluem menos que os carros, logo não têm sido tema.
Ela é justa, você é que não quer que seja.
Mas há alguma coisa que não seja paga pelos contribuintes?! Sabes o que significa a pala contribuinte? Sabes como funciona uma sociedade? Sabes como funciona um estado? Que conversa ignóbil essa de que o contribuinte é que paga… também és daqueles que fala grosso e mal criado para um funcionário publico porque achas que és o chefe dele? Ou achas que o estado vai roubar a Espanha para pagar as tuas despesas? Claro que é o contribuinte que paga pois também é o contribuinte que usufrui das estradas, escolas, hospitais e o resto, querias o quê? Estar em casa sem fazer nada? Vai mas é trabalhar para pagar com impostos as tuas despesas ou se não te agrada vai viver para o meio do nada e não contribuis mas também não usufruis e quando ficares doente trata-te a ti próprio.
Essa transição está a ser imposta pelas alterações climáticas.
É um dos vectores para a reversão dos níveis de CO2 na atmosfera.
Ó jakim neste mundo o que é que não é pago pelos contribuintes? Tens gente no rendimento mínimo que nunca descontou o contrário que desconta é que paga. Tens vigaristas a roubar centenas de milhões dos bancos o contribuinte paga tens a malta do governo a dar dinheiro a estrangeiros e a roubar quem é que paga? O contrário mais conhecido por zé povinho é sempre quem paga
Então mas mais peso significa, mais insegurança? Então quer dizer que o Citroen AX GTI que tive, ao qual chamavam, caixão com rodas, afinal, estava no ponto.
Boa.
Por isso todos aos construtores de automóveis super desportivos, incluindo Le mans e F1 têm o departamento de chumbo, onde se dedicam a colocar lastro nos carros para ganharem competições.
Foi o que fez a Mercedes em 1999…
A fibra de carbono, o kevlar, o titânio, o magnésio etc é só para disfarçar. O que está a dar é meter lastro, o equivalente a 10 sacas de batatas daquelas de 5 alqueires já melhora bastante o comportamento em curva e a travagem.
Para o utilizador comum melhora e bem.
Nalguns é, basta ver as especificações que alguns no rally têm.
A lógica do homem não é exclusivamente o peso, mas o peso associado ao número de cavalos para mover esse mesmo peso. O argumento dele é que a transição deveria ter sido mais lenta de modo a que a tecnologia das baterias evoluísse para permitir carros mais leves e que necessitassem de menos potência. Excluíndo a sua defesa de carros desportivos, é preciso reconhecer que carros mais pesados e com muita potência representam um risco maior para a segurança rodoviária. Já para não falar do desgaste do piso.
E eu não sou apologista da luta CI vs VE mas também acho que a tecnologia ainda não evoluiu o suficiente nem os preços baixaram o suficiente para justificar o meu investimento.
Muito bem.
Tirando o facto de teres dito que de facto ele critica os elétricos terem tantos cavalos e depois apresenta 1 carro(só) com esses todo resto são mentiras
Ou a tese de que…no futuro só as “elites” andam a combustão….os “pobres” andam em elétricos 🙂
É o que eu tenho argumentado já faz algum tempo… ter carro a combustão é para ricos.
Ó realista tu tens de ter em conta que o problema dos elétricos é o preço inicial de compra. 1 elétrico razoável anda dos 35 mil euros para cima. Com 40 mil compras 1tiguan 1.4 150 cavalos bem equipado. Não estou a dizer que a nível de potência o elétrico é inferior mas a nível de espaço e conforto 1 mini que já andará na faixa dos 35 a 40 mil é menos espaçoso. Eu comprei o meu carro novo a gasolina 21 mil o restante até esse preço da para andar anos a gasolina. Se tivesse possibilidade possivelmente teria comprado 1 elétrico mas no momento o que estava a esse preço era o spring e carros mais pequenos ainda que o meu
É? porquê?
Só o rico é que pode suportar os seus custos.
Realmente há muita gente (130) neste planeta que tem 3 milhões de euros para comprar um Pagani para digamos fazer a distância de Lisboa-Porto enfim tanta arrogância.
O problema deste planeta é mesmo esse a arrogância de quem tem muito e pensa que o planeta é deles e pode usufruir de tudo o que nele existe a seu belo prazer, e o resto dos seres vivos que se lixem, se houvesse “tomates” para acabar com os lobies. As leis foram feitas para serem cumpridas e que não as cumpre há uma coisa muito simples a fazer vão limpar a berma da estrada.
Nenhum veículo (elétrico, combustão, ou ao que seja) não poderia ser vendido no país de entrega a andar mais que a velocidade permitida nesse país se a Europa a velocidade máxima é de 135km/h então seria essa a velocidade máxima qual, Ferrari, Lamborghini, Pagani BMW ou mesmo Opel, ou Renault, 135Km/h se limitação eletrónica era mesmo mecânica. Não precisamos ir depressa, precisamos chegar lá, e eu prefiro perder um minuto na vida que a vida num minuto.
” e eu prefiro perder um minuto na vida que a vida num minuto.” então para de reclamar e vai devagarinho. Os que querem e podem ir depressa, deixa-os ir que o mundo é livre
Se fosse livre não levavam multas e ficavam sem carta por irem mais depressa.
Já agora se querem ir mais depressa vão de avião.
Para troll és muito fraquinho.
Os carros não precisam de tantos cavalos nem os BEV, nem ICE. Carros com tantos cavalos só tem um lugar, as pistas.
E onda acha que estes 130 automóveis vão ser conduzidos??? São literalmente brinquedos de 3M€. Quem paga isto paga ainda os mecânicos, muitas vezes da prórpria marca, para preparar o carro e ir para a pista com o dono. Nao conte ver um carro destes na rua, a não ser 1x por ano na ida ao casino de Monte Carlo.
Já repararam no que está a acontecer as marcas que estavam a pensar ter só elétricos? Nem vou comentar, porque os números falam por si. Mas só me resta dizer, que a moda vai passar. Boa sorte na compra de telemóveis usados.
Já, estão cada vez com mais lucros, as que resistiram é que estão mal.
Exactamente
Só assim conseguiram vender alguns carros elétricos. Boa aceleração mas de resto são maus em tudo.
Quem realmente percebe de carros compra CI ou híbrido.
Alguns ? Por acaso já vendem mais que gasolina e diesel.
Então qual eléctrico comprou ?
Esse linde votante do bloco nunca andou em nenhum nev nunca conduziu nenhum Bev e se perguntares se gosta de pagar Sumo de dinossauro diz te que não…os tais lindes que caladinhos eram poetas
Por acaso não vendem.
Vendem, tanto que tem aí um artigo a explicar isso, mas enfim, até isso nega.
Tem a certeza?
Em PT o Diesel vende só 4,5 x’s mais que os elektros.
O artigo explica a dança dos nrs da ACAP e da UVE nada mais. E já expliquei pq. Se não atinge, temos pena!
Tanto não vende que estão lá os números.
E você tenta explicar os seus números sem qualquer fundamento.
Desculpe em descordar, mas um híbrido não é tão vantajoso como as montadoras querem vender, pois tem o pior dos dois mundos: As desvantagens dos elétricos mais as desvantagens dos veículos com motores a combustão. Os híbridos por terem mais componentes que os restantes, têm mais probabilidade em ir mais vezes à oficina, requerendo mais manutenção. A única vantagem dos híbridos, é a extensão da autonomia do carro.
Por um lado o peso excessivo dos eléctricos pode ajudar, no caso de chuva e gelo.
As mais de 2T ajudam nas curvas, mas claro que não fazem milagre.
Por outro lado, nas travagens, e em piso seco, curvas…pois claro que as mais de 2T são …o elefante na sala.
Tem ainda mais desgaste de pneus devido ao peso. Mas concordo que em segurança certamente é outra coisa e também existe outros carros ou carrinhas e Pickups com esse e mais peso mas ninguém critica por ser a combustão. Concordo que existe reservas contra os elétricos eu mesmo tenho as minhas mas jamais desincentivei alguém a não os comprar . Não estou a dizer que o teu comentário teve algo nesse sentido apenas entendo que para certas pessoas ainda não seja o veículo ideal se é que tal existe
Eu critico o absurdo da altura a que chega o capô de um SUV ou uma pick-up “american style” que são um perigo extra para os peões. Pensava que existiam regras que obrigavam à minimização do impacto no peão mas, ou os lobbies trabalharam bem, ou eram apenas indicativas.
E também critico a largura dos mesmos pois qualquer dia não se consegue lugar no estacionamento do centro comercial ou do supermercado.
Acho que, ao contrário de carrinhas de cargas, este veículos mencionados ganharam, tamanho e peso sem verdadeiro ganho no espaço de carga.
Zundap > Zonda
Mais um que gosta de snifar canos de escape
“Os carros elétricos tem demasiada potência” vou portanto apresentar o meu V12 com 900cv!! Dasse!!! Isto não podia ser inventado!! Esta malta não deve conseguir ouvir aquilo que está a dizer, não gosta, pode criticar, pode dizer que a sensação não tem nada a ver (e não tem), como é italiano até poderia remeter para a fé e dizer que não tem “alma”, agora apresentar um hipercarro e defende-lo dizendo que os rivais tem demasiada potência é estupido e ignorante.