Honda Urban EV Concept o futuro “retro” do carro elétrico urbano
Os carros elétricos estão cada vez mais atrativos, não só no que respeita ao seu consumo e ao seu preço de aquisição, mas também à sua oferta tecnológica. Não há marca, a esta altura, que não tenha já planos para se lançar neste mercado que cresce de forma exponencial. Claro que que a Honda já tem alguns veículos neste segmento, mas é o Honda Urban EV Concept que tem deliciado os consumidores.
A empresa japonesa revelou, no Salão de Frankfurt 2017, este veículo elétrico, o Urban EV Concept, que é um Concept Car construído com base numa plataforma completamente nova e com um design totalmente futurista.
A Honda revelou o seu veículo 100% elétrico, o ‘urban EV concept’ no Salão de Frankfurt 2017. O carro, em modo conceito, assenta numa imagem e plataforma inovadora que se foca na direção dos veículos elétricos com suporte de baterias. O veículo foi apresentado pelo presidente e CEO da empresa, Takahiro Hachigo, que confirmou que este conceito será para lançar já nos próximos dois anos:
Esta não é uma visão do futuro a longo prazo; a versão de produção deste carro estará aqui na Europa já em 2019.
Exterior com Design exclusivo
As imagens mostram um veículo moderno até na forma como se apresenta em termos de usabilidade. O Honda Urban EV Concept traz tecnologia avançada mas recorre a uma simplicidade de linhas, embora muito sofisticadas. O seu aspeto compacto, baixo e talhado ao estilo "da escola quadrada" transparecem um automóvel com uma condução firme, segura e muito vincada, sugerindo uma condução desportiva. As informações reveladas dão conta de proporções compactas com um comprimento total inferior ao modelo Jazz em 100mm.
Nesta altura, onde a luz dos leds são um "habitué", a marca coloca o emblema da Honda com iluminação retro a azul. Este pormenor marcará o segmento elétrico dos futuros veículos da marca.
Um dia serão autónomos e precisam comunicar
Numa frente com um design geométrico, nada como apresentar faróis a ladear os símbolo, também eles em led, e uma área onde aparecem mensagens de texto, que poderão ser em vários idiomas, onde as saudações foram as mensagens mais exibidas. Mas este pormenor poderá ser usado para dar conselhos para outros condutores na estrada (informar das suas intenções) ou atualizações de status de carregamento.
A visibilidade externa do condutor do Honda Urban EV Concept é otimizada graças aos seus pilares em A, que são finos, e um para-brisas largo que parece percorrer toda a parte frontal do veículo. Outra das novidades, embora comecem a aparecer soluções mais excêntricas nesta área, são as portas que abrem da frente para trás, ao invés do tradicional de trás para a frente. Isso permite entrar e sair do automóvel com mais facilidade. A Honda fez questão também de deslocar a porta de carregamento das baterias para o capô.
Conforto máximo em interior minimalista
O carro pode acomodar quatro ocupantes, em dois bancos contínuos, comuns, em vez de apresentar bancos individuais, a marca voltou um pouco à velha filosofia que tem sido abandonada ao longo das décadas. São de diferentes materiais, isto para criar um ambiente digno de um salão, ou pelo menos a sensação. A primeira fila é estofada com tecido cinza natural, com os encostos dos assentos, os squabs e os braços apoiados com assentos contemporâneos de acabamento de madeira. Uma mistura muito bem conseguida do futurismo clássico dos anos 50.
Para oferecer os dispositivos obrigatórios de segurança, a marca nipónica colocou os cintos de segurança no banco traseiro fixados fixados no meio do assento, desta forma o cinto pode retrair sem incomodar a saída dos passageiros.
Ecrãs que comandam
O Painel de Controlo do veículo tem igualmente um acabamento em madeira. Nele está incluída a coluna da direção do volante, um conjunto de simples botões de controlo e um grande ecrã panorâmico. O quadrante é agora um extenso ecrã que tem uma continuidade até às portas. Estes ecrãs, juntamente com o ecrã na consola central, oferecem ao condutor e passageiros diversos tipo de informação e, como não há retrovisores, são nestes ecrãs que o condutor se auxilia para ver o que se passa em volta do veículo, com recurso a câmaras digitais no exterior da viatura.
Este veículo da Honda apresenta a visão da empresa para um mundo onde a mobilidade e a vida diária estão perfeitamente ligadas. O avançado sistema Honda Automated Network Assistant atua como um "assistente" pessoal, que vai aprendendo com o condutor e detetando as emoções que estão por detrás das suas decisões. Após perceber e conhecer o seu condutor, este assistente pode fazer escolhas ou dar recomendações, com base no que aprendeu.
Este veículo respira o movimento urbano, compacto e tecnológico para quem quer ter versatilidade. Num futuro próximo serão detalhados os aspetos técnicos, preços e disponibilidade.
Este artigo tem mais de um ano
Não faz ninguém pensar num VW Golf I ???
Foi a 1a coisa que me lembrou quando vi a foto.
Bem lembrado. Golf I GTi.
Acho que a inspiração foi o Honda n600, ou o civic de 1980!
Lembrei me logo do civic.
A meu ver é uma fusão entre a primeira geração do Volkswagen Golf e MINI Cooper.
Concordo, e lembra mais o Mini que o Golf, a frente vincula bem essa ideia.
Por acaso até pensei no VW Golf já com uns anitos… não no modelo actual…
+1
Por acaso a mim faz-me lembrar o Fiat 127
Tive a mesma impressão
A mim lembrou-me o Civic coupé 2a geração acho eu.
Muito parecido. Mas é a cara chapada do meu primeiro carro que possui honda civic rs sb1
Para os mais jovens pode lembrar, mas para mim isso é o Honda N600 de 1970
https://en.wikipedia.org/wiki/Honda_N360#/media/File:1969_Honda_N360_01.jpg
E o Honda Civic dos anos 70?
qual golf https://en.wikipedia.org/wiki/Volkswagen_Golf#First_generation_.28MK1.2FA1.2C_Typ_17.3B_1974.E2.80.931983.29 saiu em 1974 o Honda civic 1972 https://en.wikipedia.org/wiki/Honda_Civic#First_generation_.281972.E2.80.931979.29_.E2.80.93_SB1.2C_SG.2C_SH.2C_SE.2C_VB
Lool Honda civic mk1 Mt mais antigo que o golf xD
A mim lembrou me o Golf GTI mk1.
Quanto a vocês nao sei, mas acho que os espelhos fazem falta, o facto de ter os ecrãs a substituir os espelhos não sei se vai ser permitido pela legislação portuguesa, para além deles estarem muito mais baixos e numa posição mais “desconfortável “.
Por acaso acho muito mas parecido com o Fiat 127.
https://goo.gl/images/SxWaw3
O novo fiat 127 é bonito.
Boas
Para ser sincero, qd vi, lembrei-me do velhinho N600 🙂
https://www.google.pt/search?q=honda+n600&tbm=isch&imgil=9eXN4GjTLsV_EM%253A%253B9Wrfkrizzphd0M%253Bhttps%25253A%25252F%25252Fbringatrailer.com%25252Flisting%25252F1972-honda-n600%25252F&source=iu&pf=m&fir=9eXN4GjTLsV_EM%253A%252C9Wrfkrizzphd0M%252C_&usg=__4eT1SdAhGbyYHhsM6T6meUCEhNQ%3D&biw=1650&bih=929&ved=0ahUKEwixwI6M-6vWAhUGORoKHXWjAYMQyjcINw&ei=ske-WbGfH4byaPXGhpgI#imgrc=_
Tirando isso, acho bastante interessante 🙂
Abraço
O velhinho Honda 600 lembro-me bem dele gastava platinados com quem comia rebuçados mas à primeira vista o que salta á memória é o golf que ficou na memória de muitos, tive um amigo meu que teve um e andou com ele até não poder mais.
Lembra ao Fiat Panda antigo.
Uma mistura do mini com o vw golf. Esta lindo.
Adoro ver aquela parte onde está os pedais tudo aberto! 😀
Lembra o Fiat 127/golf MK1. Bancos sem suportes laterais? Uma curva mais apertada e o condutor fica deitado no banco do passageiro…
Para não falar nas “suicide doors” que para mim são contra natura e perigosas.