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Hidrogénio pode ser uma alternativa mais barata e ecológica do que os carros elétricos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: Auto Express

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Sérgio Martins says:

    Ridiculo a conversa sobre o hidrogênio. Há muitos que é anunciado como alternativa, mas tem problemas que o impedem de ser uma alternativa. O custo é elevado, os problemas de armazenamento nas bombas tem dado barraca. Explodem com a alta pressão em quê o hidrogênio é comprimido a 700 psi. Nesta notícia atiram para 2035 a solução, enfim…

  2. Eu says:

    Aceitem que dói menos.

  3. André R. says:

    Hidrogénio com toda a certeza…
    Não há paciência para ir de viagem e esperar que o carro carregue para prosseguir caminho, isto se o carregador não estiver ocupado.
    Há quem tenha elétrico para a cidade e depois nas viagens em família levam o diesel ou gasolina. O tempo é para passar em família, não numa estação de serviço…
    Venha daí o hidrogénio…

  4. Stanley says:

    Continuo apostando no hidrogênio. 😀

  5. Pedro Ribeiro says:

    Os carros a hidrogénio também são elétricos…. só que em vez de uma bateria como fonte de energia, utilizam o hidrogénio para efetuar uma reação química e obterem a eletricidade desejada.
    Na minha opinião, o hidrogénio seria apenas válido para veículos pesados, e só enquanto não surgir uma tecnologia de baterias mais prática do que a atual.

  6. pdsermqq says:

    Vai ser a alternativa. A farsa do carro elétrico está a acabar.

  7. Miguel A. says:

    Irónico da situação é que, quem fala mal dos BEV, dizem que não conseguimos produzir tanta energia para tanto carro. Mas os FCEV precisam mais do dobro da energia para os mesmos quilómetros. Só acredito no Hidrogénio FCEV em carros pesados, navios e transporte. Para ligeiros e pequenos meios de transporte, não me parece que faça sentidos, é preferível usar baterias mais ecológicas, à medida que elas evoluam nesse sentido….

    • Paulo Silva says:

      A tecnologia de hidrogénio pode não estar evoluída para ligeiros….mas as baterias dos eléctricos também não! Se as baterias podem evoluir a tecnologia hidrogénio certamente o fará. Para o ambiente a extração de lítio, custo de produção e a reciclagem das baterias, ainda deixam muito a desejar. O Hidrogénio, além de ser uma fonte de energia quase inesgotável, tem a particulariedade de ter uma pegada ambiental bem menor. E temos outras opções a considera, tais como os bio-combustíveis e sintécticos que permitiriam prolongar a vida útil a motores de explosão sem poluir a atmosfera e sem recorrer a alterações expressivas na mecânica.

      • JL says:

        O mesmo se passa para os a hidrogénio, já que até usam mais elementos, apesar de que no artigo dizem 90% menos, o que não é verdade, tanto que até pesam mais, além disso usam elementos raros como a platina.

        “O Hidrogénio, além de ser uma fonte de energia quase inesgotável, tem a particulariedade de ter uma pegada ambiental bem menor. ”

        O maior disparate que vi por aqui, além de não ser uma fonte de energia, também tem uma pegada ambiental grande devido à imensa energia que necessita para ser produzida.

        Biocombustíveis sim, sintéticos só para aviões e navios, já que também usam hidrogénio, e sim poluem também, já que não eliminam o CO2, apenas o transportam de um lado par ao outro e ainda adicionam NOx e algumas partículas ás emissões que têm.

      • mikado says:

        Pois pois mas esqueceste que o hidrogénio tem pouco rendimento, caro de produzir e difícil de armazenar.

      • Grunho says:

        O Hidrogénio não é fonte de energia, é armazenamento de energia que foi gasta para o produzir. Como “fonte de energia” ele esgota-se quando é queimado e transformado em água, depois é necessária mais energia para o recuperar da água. O problema é que é sempre necessário gastar mais energia, muito mais, que aquela que ele devolve. É um processo de perdas.

        • Yamahia says:

          É uma optima solução para aproveitar a energia que é descartada qd há sobrecarga de rede.

          • JL says:

            Descartado por haver sobrecarga ? Onde inventou isso ?

            O melhor é aprender física e electricidade para não dizer estes disparates, já que nem sabe como a electricidade funciona.

          • Realista says:

            Da-lhe um desconto… está a regenerar o filtro de partículas.

            Daqui a 10 minutos a andar com o carro às voltas só porque sim já fica resolvido e depois mais 5 minutos para arrefecer o turbo.

            E mais 5 minutos para aquecer antes de arrancar.

            LOL

    • JL says:

      Não é o dobro, é 4 a 5 vezes mais.

  8. io says:

    A melhor opçao continua sendo hibrido a alcool…que estao começando a vender no brasil…

  9. Jcfcastro says:

    O que é preciso para produzir Hidrogênio? Energia eléctrica. Logo hidrogênio não é o futuro. Custo elevado para produzir, custo elevado para armazenar, risco elevado de armazenamento.
    Mas continuem a dizer que hidrogênio é que é bom.

  10. manuel says:

    Andas num carro elétrico, passas por cima de uma pedra, agrides a bateria ela pega fogo, carro queimado, nada apaga incêndio de bateria de lítio.
    Carro a hidrogénio, carrega um depósito com 700 bar de pressão, venha o diabo e escolha…

  11. Tiago Cordeiro says:

    Sem falar que as baterias dos eléctricos criam campos eletromagnéticos semelhantes às linhas de alta tensão e aumentam as probabilidades de contrair cancro.

  12. Cavlis says:

    Não acredito nos carros elétricos, nos moldes actuais, já no hidrogénio acho que tem futuro!

  13. Dono da verdade says:

    Bota hidrogénio. Siga

  14. IA says:

    Bem no meio de tanto especialista aqui, já se percebeu que ninguem sabe rigorozamente nada do que andam a debater, mas isso já é normal aqui por estes lados…

    Aqueles que pensam que o futuro está só unicamente nos carros a bateria, desenganem-se que isto é agora um boom apenas para cumprir metas, vai ter de surgir alternativas como o Hidrogénio, nem as baterias dos carros elétricos estas ainda tem de evoluir mais, como é claro seja qual for a tecnologia esta tem de ser estudada, é cara quando é começada a ser vendida hás massas, e com a massificação irá ficar mais barata.

    Mas como tudo, neste momento qualquer das alternativas tem pros e contras que ainda tem muito que evoluir, e são coisas que demoram tempo e não podem ser apressadas, simplesmente não é viável em tão pouco tempo mudar para EV a nível mundial até há data…

    Anda-se a encher bolsos a lobis mais uma vez e anda tudo cego que não vêm isso…

    • JL says:

      Ao que parece você também não sabe muito, já que nem sabe que estes existem nas estradas há muitos anos, e que também são EV.

      A tecnologia em si pode baixar de preço. Mas se acontecer com esta também acontece com outras, portanto o problema mantêm-se. Sobre o combustível é o contrário , quanto mais procura, mais caro.

  15. Grunho says:

    Informem-se. São 60 kwh para produzir um kg de H2, que não chega sequer para andar 100 kms. Num EV a bateria os mesmos 100 kms fazem-se com 15 a 20 kwh. Além disso, o carro a hidrogénio não pode ser guardado em lugar fechado. Alguém vai comprar isso?

    • Yamahia says:

      E quantos kWh se gastou na produção da bateria? Dava para 200.000 kms eheheh

      • JL says:

        E quantos gastou para produzir a bateria , a pilha de combustível e os tanques de hidrogénio ?

      • Grunho says:

        E quantos kWh se gastou na produção de um bloco e culassa, mais no sistema de escape com filtros e mais filtros, um radiador, mais nas dúzias de litros de lubrificantes ao longo da vida útil do carro que ficam a poluir como resíduos perigosos? Faz-se tudo à mão, como quem dobra papel…

        • Yamahia says:

          Oi????muito menos que descartar uma bateria.
          Ao menos os óleos são reaprovetados enquanto baterias novas ( devido a caprichos de certos fabricantes) estão a ir para as sucatas e a poluir os terrenos envolventes pq não sabem o q fazer com elas a não ser retirar o alumínio.
          Já nao bastava as que se desgastam naturalmente ao fim de 10anos, agora tb temos q comer com estas looloolool

    • gonzo says:

      Eu acho se alguém que tem de se ir informar é vossa excelência, que fala do que não sabe, é apenas mais um leigo que anda a ver artigos em que terra é plana…

  16. Futuro = hidrogénio says:

    Hidrogénio vai ser o futuro, qual eléctrico, qual carapuça!!!

    • JL says:

      Mas a hidrogénio são eléctricos na mesma, mais um que não pesca nada do assunto.

      • Yamahia says:

        Se formos a ver tudo se resume a electricidade. Tudo é energia e tudo é electrico.
        A forma como transmitem essa energia ao motor é q é diferente .
        Inclusive temos q lidar com i nair aborto da industria. Os REEV looloolool.

  17. WhiskasSaquetas says:

    Querem empurrar o hidrogénio porque assim os governos poderão continuar a taxar impostos como na gasolina ao contrário de um eléctrico que dá para carregar em casa.
    Os árabes estão a fazer força para que isso aconteça, não abram os olhos não….

  18. WhiskasSaquetas says:

    E outra coisa, para se produzir hidrogénio o que é que é preciso?!?! Energia …..

  19. Ferreira says:

    Pode vir a ser, daqui a 15 ou 20 anos.
    Neste momento ainda é economicamente mais oneroso e do ponto de vista do rendimento global (entre obtenção do H2 e sua transformação final em eletricidade) ma miséria.

    • JL says:

      O problema vai continuar a existir, porque a eficiência destes sistemas é muito baixa e não existem promessas nem soluções para a aumentar significativamente.

  20. Nuno Anjos says:

    Só mesmo quem não sabe fazer contas acredita nessa conversa, o maior medo das petrolíferas é que cada 50% dos carros sejam eléctricos e não paguem a energia que consomem a ninguém!

  21. OK says:

    O hidrogénio é o futuro, e Portugal pode ser leader na sua produção.
    O preço de produção do H vai baixar com as energias alternativas, solar eólica terrestre e offshore, a sua intermitência implica armazenamento sob a forma de hidrogenio verde que abastece a rede de abastecimento necessário aos veiculos pesados e não só , transporte maritimo industria pesada e uma infinidade de utilizações sem pegada de carbono. As baterias tem questões ainda não resolvidas e os actuais proprietarios desses veiculos são as cobaias desse processo.

    • JL says:

      É o futuro enquanto a ue mandar dinheiro para esses disparates, quando acabar vai toda a gente lamentar-se como já aconteceu várias vezes.

      Se o preço do hidrogenio baixar com renováveis, também vai baixar para outras tecnologias, logo a diferença mantém-se.

      Os a hidrogénio têm mais problemas para resolver, e parece que os utilizadores destes que também são cobaias são cada vez menos, a julgar pelos números de vendas sempre a cair.

      • OK says:

        Está enganado, a Europa Central não tem as mesmas potencialidades climaticas como Portugal e Espanha para produzir Hidrogenio Verde com baixo custo e precisa de receber destes paises o Hidrogenio verde, como alternativa ao gas natural que deixou de ter nomeadamente da Russia.
        Assim os apoios que vamos receber para custear essa infraestrutura tem retorno para a politica energetica da Europa, e Portugal será benificiado nesse contexto com a vantagem de não necessitarmos de depender dos combustiveis fosseis uma vez que somos autosuficientes e também exportadores de Hidogenio Verde.

        • JL says:

          Por acaso têm mais condições que nos, já que produzem muito mais renováveis.

          Portugal se conseguir produzir só para ele, já vai muito bem.

          Os países nórdicos são os que podem produzir mais, já que detêm as melhores fontes estáveis de produção renovável.

  22. OK says:

    So no nosso offshore estão a leilão centrais eolicas que prefazem 10 GW de produção eolica, sem acrescentar as restantes solar e eolica terrestre, os nordicos só têm a mais a produção geotermica portanto a nossa posição não é de desprezar.

  23. PTO says:

    Sim, o hidrogénio irá ser o futuro da locomoção no planeta.
    Os elétricos serão apenas uma fase de transição, até porque a sua pegada ecológica não é assim tão verde como querem fazer crer.

  24. Redin says:

    Interessante quando passei a saber que o carro a energia por bateria elétrica aparecer em Nova Iorque antes do carro a combustão. E esta já é a terceira ou quarta tentativa para recuperar esse sonho.
    O hidrogênio poderá ser um sonho agora mas as suas promessas são mais sustentáveis e duradouras.
    O tempo o dirá e estarei cá para cobrar. “Se estiver vivo” 🙂

    • JL says:

      Terceira ou quarta tentativa ? então quais foram essas.

      E no hidrogénio foram quantas ? já que é conhecido que esta tecnologia já tem 180 anos.

    • Miguel A. says:

      História mal contada. Quando havia carros elétricos em Nova Iorque no início do século, também havia carros a vapor. Assim como havia guerra entre a corrente continua de Edison e alterna de Tesla. O próprio Ford T tinha um protótipo elétrico desenvolvido pelo Thomas Edison em parceria com Henry Ford. Não foi para a frente pq Ford tinha medo de canibalizar as vendas do modelo a combustão. O elétrico não vingou pela mesma razão de sempre, interesse. Rockefeller mandava fora o desperdício do refinamento de querosene ( gasolina), quando percebeu q podia lucrar com esse subproduto não teve dúvidas em ajudar a massificar o uso do motor a combustão, apesar de ser barulhento, sujo e difícil de manusear ( não esquecer que o motor de arranque só foi massificado nos anos 30/40). O elétrico tem 100 anos a menos de desenvolvimento que os carros a combustão, e olhando para os números, já conseguem ser superiores em potência e eficiência. No dia em que for ultrapassado o problema da autonomia, o carro a combustão vai parecer uma locomotiva a vapor ao lado de um tgv….

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