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Há riscos de carregar o carro elétrico numa tomada normal?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Manuel Espamo Pau says:

    a empresa também podia referir a diferença de preço, lançar o terror sempre foi bom para a publicidade

    • Avfaria says:

      Inteiramente de acordo! É apenas terrorismo de marketing. Há 5 anos que carrego diariamente o meu plug in sem sobressaltos. O custo por km ronda os 5 cêntimos!

      • Ruben says:

        5 cêntimos? parece alto de mais. Qual bateria tens? Em kwh

        Um Tesla Y 60 kwh é cerca de 16 / 18 euros para carregar.

      • JL says:

        5 cêntimos o km tem o kWh a mais de 25 cêntimos, há bem mais barato.

        • Nuno says:

          5 cêntimos por km é a prova que quando dizem que fazem 100km por 1€ estão a mentir…
          Fiz 97mil km num diesel abaixo de 9 cêntimos por km… Perdi menos de 4mil € em combustível em relação a eletricidade…
          Comprei por 39k e vendi por 33k…
          Continuo a achar difícil que um EV alguma vez me venha a compensar…

          • JL says:

            Por 1 euro não, mas 1.5 sim, é só fazer conta.

            Para fazer 5 cêntimos por km era necessário gastar 5 euros só em combustível, o que não é possível

          • Yamahia says:

            Nc fazem a conta à TAR/Apotencia à taxa da rádio aos impostos etc isso fica td por conta da casa.
            É isso e nc contarem com os kWh q se perdem por dissipação ou resistência no acto do carregamento do carro q chega aos 30%. Isso tb fica sempre por conta da casa.
            Excepto se tiverem um contador dedicado na garagem, aí já vão cair na real.

          • JL says:

            Não, não chega a 30%, nem a 10% chega na maioria dos casos, e sim, fazem conta à tar.

            Eu tenho um contador só para a garagem.

          • Nuno says:

            Exatamente. Tal como eu disse. Portanto, usei um carro a diesel durante quase 3 anos e 97mil km e nem 4mil € gastei a mais do que se fosse um EV em termos de combustível. Se meter os milhares de euros poupados na aquisição e a pouquíssima desvalorização ao barulho, ter tido um EV teria sido uma desgraça financeira que felizmente evitei e muito bem.
            Já nem faço contas aos juros de quem compra carro a prestações…

          • JL says:

            Para fazer 97 mil kms teve de gastar pelo menos 7200 euros, isto a fazer consumos anunciados, agora ainda tem de adicionar o resto.

            Desvalorizou pouco porque já o comprou desvalorizado.

            Um veiculo diesel não paga juros ? estranho.

          • Yamahia says:

            “Não, não chega a 30%, nem a 10% chega na maioria dos casos”
            Mas não chega o quê @JL? Até em DC chega qs a 20% qt mais em AC a 30% que leva “dias” lá agarrado” de cd vez que carrega.
            Deixe de ser trafulha!

          • JL says:

            Não, não chega, só existe um caso de 27% num zoe dos mais velhos a carregar em monofásico, já que nem é projectado para isso, sabia que o zoe é o único carro que não traz carregador monofásico de série,

            Em DC é mais eficiente.

          • Yamahia says:

            Quanto a esta questão não há muita volta que vc possa dar por mais que queira.
            Os próprios dados que a Tesla apurou num documento para serem certificados pela EPA, mostram que para adicionar 81,052 kWh à bateria do seu Model Y Performance, foram necessários consumir da rede 92,213 kWh , ou seja 11,161kWh a mais e 14% de perdas.
            É preciso notar que estas métricas foram obtidas em ambiente controlado de laboratório numa câmara com controle climático o que é mais eficiente do que carregar a bateria numa tarde de 37º no Alentejo ou numa noite de inverno com temperaturas abaixo de zero na Serra da Estrela pois a bateria não vai puxar kwh para arrefecer ou aquecer a bateria (leia-se condicionar a bateria)
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrb8tJY8xnD42S9Rl6w?e=l4dnWy
            Portanto registe e sublinhe aí. 14% de perdas por dissipação e/ou resistência em ambiente de temperatura controlada em teste efectuado e valores divulgados pela própria Tesla e fornecidos à EPA para certificação no ano de 2020.

          • JL says:

            Tanto há que até existem números sobre isso.

            Então ainda há bocado eram 30%, agora já são 14 ?

            A 37% ainda é mais eficiente, já que não é preciso gastar energia a aquecer a bateria.

            Esse numero já inclui as perdas, no caso do inverno perdas por dissipação são aproveitadas, lembra-se que é preciso aquecer a bateria.

            Mostre um teste com os carros com bomba de calor e vai ver esses valores a cair.

            Ainda assim muito longe dos 70% que tem um a combustão, não tem volta a dar.

            Espere que agora saiba usar esses números quando se trata das tecnologias novas que tanto adora, porque também existem e até mais.

          • JL says:

            Curioso porque esse relatório nem mostra a temperatura, ou então você reduziu-lhe a qualidade para não se ver.

          • Yamahia says:

            “Então ainda há bocado eram 30%, agora já são 14 ?”
            Eu disse até 30%.
            Acha fixe perder 14 %?, ainda por cima em ambiente controlado Ok lol, Em casa/rua, dependendo da temperatura perde mais esteja descansado. E à medida que a bateria envelhece mais perde. Mas ok Vcs só fazem conta ao que entra na bateria. O resto a casa é que paga ou ficam muito arreliados qd recebem a factura do posto público com mais valor do que estimava na app da Miio. Nunca mudem loool.
            Quer mais exemplos?
            Procure pelo BMW iX xDrive 50 que chupa 125,2 para meter na bateria apenas 105,2 (perdas de 20%); ou pelo Ford Mustang Mach-E Extended Range que chupa 104,3 para meter na bateria 88, isto com temperatura ambiente de 23º, importa referir
            Mas para vcs nc conta o que chupam, só conta o que levam ahahah
            Td carros e/ou baterias novos (as) é bom que fique sublinhado. Qd houver degradação, o cenário piora!
            Isso era o mesmo que eu estar a meter gasosa, pagar 50 lts e virem 10 lts por fora para o chão! Não iria gostar. Ninguém iria gostar de pagar 50 lts mas só poder usar 40 lts pq o depósito resolveu encolher loooloool!

            “A 37% ainda é mais eficiente, já que não é preciso gastar energia a aquecer a bateria.”
            Ainda há dias lhe deixei um excerto de um vídeo em que o homem paga 5 ao carregador e recebe 4 na bateria. Isto em DC tesla (20% pó galheiro) Fez vista grossa?
            Atribui e desculpei isso ao facto de estarem exactamente 37º.
            Terei errado ao desculpar?
            Portanto é normal um Tesla perder 20% num teslacharger…OK fica registado.

            “Mostre um teste com os carros com bomba de calor e vai ver esses valores a cair.”
            Estes carros não têm bomba de calor? Ó diacho, os elektroFans andam mais enganados do que eu supunha 😛

            “Ainda assim muito longe dos 70% que tem um a combustão, não tem volta a dar.”
            Essas respostas chapa 5 lá das missas @JL….
            Já era mais que tempo de se deixar desses lugares comuns ahahah
            Estas perdas não têm nada a ver com essas perdas. Essas perdas os elektros perdem-nas na geração (termoelétricas) transporte e distribuição, subestações que convertem alta tensão em média e baixa tensão até que a electricidade chegue aos carregadores. Tudo somado é certinho que 75%-80% do total da energia gerada vai ao ar. Então se a central for de ciclo simples é o descalabro completo para os elektros lool
            A adicionar a estas perdas todas é que vêm os até 30% que um carro elektro ainda desperdiça no acto do carregamento. Fantastique looooloooloool

          • JL says:

            Acha fixe perder 70% ? Depois de chegar ao motor, porque antes teve umas quantas perdas.

            Onde diz que foi ambiente controlado ?

            Fazemos conta aquilo que pagamos.

            Mentira, a bateria mais velha tem menos eficiência.

            A degradação só o faz levar menos energia, logo a eficiência é a mesma.

            Mas onde está esse dados que dê para ler ?

            Onde inventou isso ? Curioso porque só você fala nessas perdas por geração.

            Então vai voltar a dizer que toda a energia provém das térmicas ? Daqui a pouco não temos nenhuma e vai continuar com a teimosia.

            Dê as voltas que der, não existe sistema de propulsão mais eficiente.

            Você é que só conta o que entre no depósito.

          • JL says:

            Mostre lá o video do carrega 5 e leva 4 ?

          • Yamahia says:

            “Acha fixe perder 70% ? Depois de chegar ao motor”
            O motor é a termoelétrica dos carros a combustão. Os carros a combustão são capazes de gerar a energia que precisam. Ao contrário dos elektros que precisam que lhes chegue a papinha feita!

            “porque antes teve umas quantas perdas.”
            Teve tantas qt as do combustível antes de chegar às termoelétricas!

            “Onde diz que foi ambiente controlado ?”
            Quer o caderno? Entretenha-se prái:
            https://iaspub.epa.gov/otaqpub/display_file.jsp?docid=51237&flag=1

            “Mentira, a bateria mais velha tem menos eficiência.”
            Claro, eu disse que tinha mais?

            “A degradação só o faz levar menos energia, logo a eficiência é a mesma.”
            Vc decida-se 1º diz que a velha tem menos eficiência, agora já diz que tem eficiência igual. Isto tudo no mesmo post e ainda por cima em parágrafos seguidos. Parece-me próprio de quem já não sabe o que está a dizer. Limita-se a disparar em todas as direcções a ver se acerta alguma!
            De facto, uma bateria velha, ao carregar, apresenta mais percentagem de perdas por dissipação ou resistência. Não pense mais nisso!

            “Onde inventou isso ? Curioso porque só você fala nessas perdas por geração.”
            O que quer que lhe diga?
            Só na central vão-se 50 (ciclo combinado) a 70% (ciclo simples). Depois é adicionar tudo o resto até chegar à tomada. É muito complicado? E metade dos potenciais processos de perdas nem os referi, mas se quiser faço uma redacção!

            “Então vai voltar a dizer que toda a energia provém das térmicas ?”
            A brincar a brincar ainda andamos cá com +60% de fósseis, fora a que é importada de Marrocos das centrais a carvão que entra pela surra e como não paga taxas de CO2…deve ser verde!

            “Dê as voltas que der, não existe sistema de propulsão mais eficiente.”
            Mentira como já vimos. É desperdício atrás de desperdício. E depois de tudo desperdiçado ainda consegue desperdiçar mais quando está a andar e quando está parado.
            O outro tinha 5% quando estacionou o carro na garagem e quando lá chegou de manhã já só tinha 4% loool

            “Você é que só conta o que entre no depósito.”
            Obviamente. Ficaria muito chateado se num abastecimento de 50 lts, só me entrassem 40 lts no depósito. Armava logo ali um pé de vento!

            “Mostre lá o video do carrega 5 e leva 4 ?”
            Vc anda muito esquecido ou faz-se.
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrb8vJp1QRaUcVAJRQA?e=HvUPJx

          • JL says:

            Não, não é, apenas uma pequena parte da energia vem de termoeléctricas com mais do dobro da eficiência de um motor, que já teve muitas perdas para ter o combustível no depósito.

            Não, teve bem menos, a eficiência global nos combustíveis pouco passa os 11%.

            O que queria dizer é que a bateria mais velha tem menos capacidade, e não menos eficiência, carrega menos e descarrega menos capacidade. Erro meu.

            Errado, 50% em ciclo simples, que já não existem, e 40% em ciclo combinado.

            Errado novamente, as renováveis já passaram os 80%.

            Como já vimos são os mais eficientes, dê as voltas que der.

            https://ui.adsabs.harvard.edu/abs/2020SJRUE..24..669A/abstract

            Como sabe o que lá entra ? Você não o vê.

            Muita pouca energia para se avaliar a eficiência, não dão 7 ou 8% de uma carga que dão para avaliar isso.

          • Yamahia says:

            “Errado, 50% em ciclo simples, que já não existem, e 40% em ciclo combinado.

            Errado novamente, as renováveis já passaram os 80%.

            Como já vimos são os mais eficientes, dê as voltas que der.

            https://ui.adsabs.harvard.edu/abs/2020SJRUE..24..669A/abstract”
            Grande tótó a querer contradizer o que eu disse e depois mete um estudo a dizer exactamente o que eu disse looolooooloool
            Eficiencia das Termoelectricas contida no seu estudo:
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrb8wo3Te3dRSI5HWqA?e=K3qBJ5
            Vc ao menos lê o que publica? Começa a ser preocupante a quantidades de publicações que vc linka e não leu ou não analisou como deve ser!
            Já lhe disse para parar de disparar ao calhas. Só se enterra e perde todo o pouco crédito que lhe ainda poderiam dar.

    • Gomes says:

      Não me leve a mal, quem gasta 50.000 num eléctrico e não tem 1000€ para um carregador… Falta que referir que o carro fica um eletrodoméstico sem proteção…
      Não é só carregar lento, é não ter garantia se algo correr mal!

    • Eletricista says:

      Pois é aconselhado, mas não é só mudar a tomada e está feito, tem de aumentar a secção ao cabo e aumentar a proteção no quadro para suportar os 16A ou seja, para conseguir ter os 16A de pico, tem de ter ter a instalação capaz de aguentar 20 a 25 A ou seja +20% de margem de segurança, se não as coisas ardem, ou no cenário mais comum o quadro está sempre a disparar, porque a esmagadora maioria não tem em casa mais que os típicos 3.45Kva que corresponde a 15A contratados e não existe possibilidade de aumentar mais sem grandes mudanças estruturais dado a ser instalações antigas e o custo de alteração é elevado…

      Como pode ver não é só ir ali trocar a tomada envolve muitas mais coisas…

    • IMF says:

      Como tu sabes JL trabalho na área de eletricidade, mais propriamente a parte industrial.

      Nunca percebi essa cena das tomadas reforçadas.
      É apenas uma tomada “bonita” com um símbolo de um carro.

      Não seia mais aconselhável utilizar uma cabelagem individual para a tomada.

      Ou usar uma tomada monofásica industrial. Custa 5€ e da 23A

      Não percebo, é mesmo para mandar guita a malta.

      • JL says:

        Não, é apenas uma tomada com contactos reforçados e com que usam melhor revestimento anti-corrosiva, veja na página do fabricante. O que é certo é que nem aquecem a 16A, a minha sobrinha usa uma para carregar o zoe e é sempre a 16 amperes.

        Mas a tomada leva cabo individual sim, está na no manual da tomada como deve ser instalada, o problema das tomadas comuns não é só o cabo, mas também os contactos e quantas horas estão a debitar essa corrente, sabe quantas são ? numa tomada comum ? é que qualquer tomada tem lá isso escrito.

        Sim, essa é a melhor, mas nem todos os EVSE (vulgo carregadores) dão para adaptar essa tomada CE, a tesla até vende esse adaptador para o EVESE deles:

        https://shop.tesla.com/pt_pt/product/adaptador-azul—16-a_32-a

        A razão é esta.

        • ABAIXO O JL nova volta says:

          Sempre o mesmo JL não percebe puto do assunto, mas tem de ver sempre uma de entendido, então para o amigo a tomada reforçada e aguenta 16 A segundo o fabricante, então e o resto que os outros já mensionaram cabos e disjuntores…

          A tua sobrinha mesmo com uma tomada destas o carregador não está a puxar nem sequer perto de 16A mas sim 11 a 12A realisticamente, se não o disjuntor estava sempre a disparar porque o pico é 16A para a proteção do cabo.

          Vê se apendes algumas coisas não é só vir para aqui debitar links da internet sem saber porque é que as coisas são feitas…

          Sempre a mesma comédia…

          • JL says:

            Tanto percebo que você tenta negar.

            Óbvio que os cabos e a restante instalação têm de suportar a tomada.

            Está sim, carrega sempre a 16A.

            Ela tem puxada de 4.5kva , por acaso disse que tinha menos ?

            O disjuntor é de 20 A.

            Veja se não vem para aqui debitar disparates e tentar inventar para nada. Não era melhor estar calado do que elaborar um texto sem sentido ?

            Sempre a mesma comédia negacionista.

          • IMF says:

            Corta a ficha do fabricante e mete uma ficha indústrias.

            E com o preço que poupa e compra a cabelagem de 3G4, e um disjuntor de20A.

            Bem melhor que estourar 25€ numa tomada com o símbolo de um carro.

            Porque qualquer tomada de casa, seja da efapel, legrand, etc tudo aguenta 16A.

            Até foi de 2.5mm2 aguenta bem
            Mas a bruto é 4mm2, como se faz para a instalação dos fornos.

          • Gomes says:

            Para o carro ficar protegido…
            Esqueçam tomadas e cabos portáteis. É fazer o seguinte:
            *Wallbox
            *Cabo dedicado para o circuito da Wallbox
            *Proteções para o circuito (segundo as normas)
            * Opcional balanceador de cargas para não mandar luz abaixo..

          • JL says:

            Não pode, tem lá um sensor de temperatura da ficha, sem ele não funciona, alguém mais entendido pode passar para outra ficha, o problema é se dá cabo dele e depois não sabe o valor.

            Daí a solução da tesla com os adaptadores ser a melhor, e os evse até são dos mais baratos no mercado.

            Como disse, aguenta 16 amperes durante o tempo que lá está escrito.

            Sim, 4 mm2 é sempre o melhor, e 6 mm2 para 32 amperes.

          • JL says:

            Isso é o que tenho Gomes, e fiz a coisa barata, comprei uma caixa com a ficha tipo 2, e comprei um smartevse que já trás balanceamento de cargas e tem comunicação rs485, que liga a um home assistant que controla tudo, inclusive a potencia de carregamento com a intensidade da produção solar.

    • PJA says:

      Não, não é necessário. Qualquer tomada de casa suporta 16A (3,5 kW). Aconselho usar tomadas Schuko devido à proteção de terra.

  2. Yamahia says:

    “40 kWh precisará de 20 horas”
    Com uma tomada reforçada e rede de casa adaptada. Sim.
    Quase um dia e uma noite o carro ligado à parede para depois os kWh se esfumarem em 30 minutos a 150kms numa AE.

    • Eletricista says:

      Isso já é daquelas situações que cada um tem de estudar as coisas bem antes de avançar, tenho sido chamado para fazer algumas instalações de carregadores, chego lá e nem tem condições para meter mais potencia e a lenta não é suficiente para uma carga total em 8h face ao uso que querem dar e no final querem evitar carregar fora de casa, no mínimo irônico, fico a pensar, mas querem um carro elétrico e depois não contam que tem de gastar ainda nas infraestruturas mais outros tantos…

    • NunoManuelAlves says:

      :):):);):):):) é um BeV diferente, é mágico

    • JL says:

      Errado, com uma tomada reforçada são 8 horas.

      Também não, não conheço muitos que andem a 300 kmh.

      • Unknown says:

        Ele e tomadas reforçada, e contas de achismos, onde estão esses cálculos??? Não quero coisas tiradas da internet, pois isto é calculado tendo em conta n factores o que varia de caso para caso não é tudo igual…

        • PJA says:

          Realmente, o que é uma tomada reforçada? Deve ter 2 cm de blindagem.LOL.

        • JL says:

          Numa carga lenta não existem grandes variações, apenas na tensão de alimentação, a nominal é de 232 volts.

          232 * 16 = 3.7 – 10% = 3.33 * 8 / 16.9 kwh = 157 kms em 8 horas.

          Espero ter sido útil

          • IMF says:

            JL o que determina a energia máxima consumida é a tomada nem o cabo ( pode ser o disjuntor que vão disparar)

            Mas o que determina a velocidade de carga num carro elétrico é o seu carregador.
            Não tem nada haver com a tomada onde está colocado, o cabo de alimentação da tomada nem do disjuntor.

            Se o carregador se lembrar de consumir 40A, ele vai buscar, não é o cabo nem a tomada que vai limitar esse consumo.

            Claro vai derreter tudo até o disjuntor ou algum equipamento de proteção actuar nem que seja os fusíveis a entrada a tua casa.

            Mas a tomada não tem influência nenhuma na velocidade de carregamento, apenas é uma tomada reforçada, ” aguenta mais”, tudo o resto não existe.

            Uma tomada não é um equipamento de proteção, nem de regulação de consumo.

          • IMF says:

            Correção:

            JL o que determina a energia máxima consumida NÃO é a tomada nem o cabo ( pode ser o disjuntor que vão disparar)

          • JL says:

            Se disparar não há consumo de energia.

            Não, o que determina a potência de carga do carregador do carro é o EVSE, o carro obedece a este.

            O evse informa o carregador do cabo quanta corrente pode puxar da tomada, e este, o carregador não passa essa corrente, inclusivé há evse mais complexos que cortam a corrente do cabo se estes não obedecerem.

            Não, não vai buscar, o máximo de corrente que o carregador do carro puxa é o máximo disponibilizado pela comunicação entre o carro e o evse, e até mesmo em postos públicos onde existe mais potência disponível.

            A tomada tem influência sim, pelo que já expliquei atrás e pelo aquecimento da mesma, nela existe um sensor de temperatura, conforme a temperatura sobe, o evse informa o carro para puxar menos corrente, logo a potência baixa.

            Sim, não regula nada, no entanto é usada para determinar o comportamento do carregador do carro.

          • JL says:

            Já vi que ainda não entendeu que aquilo que chamam de cabo de carga não é apenas uma ligação com uma ficha shuko numa ponta e uma ficha typo 2 do outro lado para ligar ao carro.
            Estes aparelhos têm várias funções uma delas é controlar a corrente máxima que o carregador do cabo pode “puxar” da tomada. Até testes de verificação se terra e tensão mínima e máxima da instalação fazem.

          • Mestre says:

            Irra dois comentários seguidos. SPAM, devia ser banido de vez

          • JL says:

            Se é spam ignore, meta no caixote.

      • Yamahia says:

        Se 82kWh dão para 153 kms em 1 hora e picos à media de 150 kms hora.
        40 kWh dão para 75kms em meia hora à mesma média, não lhe parece?
        https ://observador.pt/2022/12/19/bmw-i4-m50-percorre-apenas-153-km-com-uma-carga-de-bateria-a-150-km-h/
        Mas que ganda donkey 😛

        Quanto à tomada reforçada repito o que já lhe disse
        “TOMADA REFORÇADA
        “…No entanto, a potência destas tomadas é limitada a 2,2 kW, ou seja em média irá conseguir 10 km de autonomia por cada hora de carregamento”
        https://chargeguru.com/pt/2021/04/01/preco-instalacao-wallbox-carros-eletricos/
        Ou seja em 8 horas carrega 80 kms a andar devagarinho
        Além de donkey é donkey velho que já não aprender nada. Chiça!!!!

        • JL says:

          Então agora já mudou tudo ?

          Não, até porque em Portugal não temos autobahn

          Mas a tomada reforçada dá 3.7 kw e não 2,2.

          https://arenergy.pt/produto/tomada-mobilidade-eletrica-efapel/

          Ou seja, carrega 150 kms em 8 horas na média portuguesa.

          Eu aprendo, não tente é desaprender.

          • Yamahia says:

            3.7 já passa para categoria dos carregadores.
            Tomada reforçada é 2.2
            https://chargeguru.com/pt/carros/carros-eletricos/tesla-model-3/

          • IMF says:

            A tomada não dá nada, isso é tudo tanga.

            A tomada aguentar 3.7kw ( vou confiar no que estás a dizer)

            Mas uma tomada normal carrega a mesma velocidade que uma reforçada.

            Tem é o risco de não aguentar a Amperagem toda, e começar a derreter.

            Uma tomada não é limitador de potência.
            E venha quem vier, isso é tanga.

            Uma tomada não passa de uma simples conexão.
            Não limita nada,

          • JL says:

            Errado, a tomada reforçada é 3.7 kW ou 16 amperes, 2.2 é uma tomada comum de 10 amperes.

          • JL says:

            Imf, amperagem não existe, existe sim corrente.

            Para os evse é, porque estes medem a temperatura da tomada.

            É verdade o que diz, mas desconhece que o evse está lá para algumas coisas.

            No caso das reforçadas existe um íman dentro da tomada e um sensor efeito hall na ficha, para informar o evse que aquela tomada aguenta 16 amperes, óbvio que a temperatura continua a ser monitorizada.

            Houve malta que metia um íman perto da ficha para as enganar, resultado, tomada queimada…

        • IMF says:

          Errado, qualquer tomada normal deve ser de 16A.

          Tanto é que vais ao teu quarto elétrico e vais ver que os disjuntores de 16A são de tomadas e de 10A iluminação.

          Possivelmente podes ter umpu outro de 20A/25A, mas é normalmente para sistemas de aquecimento/fornos/placas de indução.

          • JL says:

            É, mas as tomadas comuns não aguentam tantas horas a debitar essa corrente, já devia saber isso.

            O meu tem de 20 amperes.

  3. Tesla says:

    Enquanto não tive o carregador instalado, usei o carregador que veio com o Tesla Model 3 e apesar de precisar de cerca de 48h ininterruptas para chegar ao carregamento total, nunca tive problemas de sobreaquecimento ou outros. Com o carregador, essas 48h converteram-se em 8h …

    • Eletricista says:

      Se o mesmo for de baixa potencia o consumo máximo andar pelos 12 amperes e não passar disso, não existe qualquer problema pois está dentro dos parâmetros de segurança dimensionados para a instalação, o problema é quando querem ir além disso para despachar e assim que ligam zás a luz em casa foi abaixo ou só mesmo o circuito da tomada onde ligaram o carregador, já não seria a primeira vez que depois de ter dito como haviam de proceder e ao fim de um bocado me ligarem a dizer que deixou tudo de funcionar, por que seria, andei a falar para o boneco…

    • Veritas says:

      48 horas? Fonix!

      Não é nada prático, de todo mesmo.

      E depois a autonomia é diminuta.

      • Tesla says:

        O carregador que vem com o Tesla carrega a 10Km/h. Para carga de 550 km, já com bateria para 70Km, dá os tais 48h. Claro, com o carregador `profissional” Tesla em Trifásico com disjuntor de 40 A – sensibilidade 30A – são 8h. Monofásico? Cerca de 23 Km/h com o mesmo disjuntor… Aproveitando as tarifas Bi-horárias é muito melhor carregar em casa que nos postos públicos

        • JL says:

          O carregador que vem com o Tesla carrega a 13 Amperes, que da cerca de 2800 w, com as perdas dará cerca de 2600 wh por hora de carga.

          2.6 × 48 = 124 kWh, que Tesla é esse que tem com essa capacidade de bateria ?

    • Veritas says:

      Quelle est l’autonomie réelle d’une Tesla Model 3 ?
      Il est difficile d’établir l’autonomie des véhicules électriques puisque de nombreux paramètres entrent en compte, comme la vitesse, le dénivelé, la météo (température et vent de face), etc.

      Toutefois, des tests ont permis de constater que la consommation moyenne de la Tesla Model 3 à propulsion est de 16,9 kWh/100 km. Par conséquent, l’autonomie sur route de cette voiture électrique peut aller d’environ 355 km à 485 km selon le modèle.

      https://mobilite-elec.engie.fr/conseils-et-actualites/vehicule-electrique/autonomie-tesla-model3.html

      355 a 485 kms em testes reais. E 48 horas para carregar completamente a bateria?

      Talvez daqui a uns 20 anos haja tecnologia que possa colmatar a baixa autonomia, mas por enquanto, não compensa ter um veículo eléctrico, para mais tendo em conta que são mais caros do que os a combustão.

      • JL says:

        ??? quantas kms faz por dia e quantas horas ele está parado ?

        • Tesla says:

          Basta chegar a casa, por a carregar durante 10h para ter 230 Km de carga, isto com monofásico. Como o trajeto do dia-dia não leva mais de 80 Km, e para viagens mais longas há o carregamento no destino da Tesla, ou alguns Superchargers, está controlado. E para falhas de contas há o carregamento de emergência do ACP…

    • PJA says:

      Exatamente, não tem problemas nenhuns. Demora é mais tempo.

  4. Vida says:

    Eu tenho um zoe carrego a 8 amperes, leva muito tempo, consigo carregar a 16 amperes leva menos tempo, mas aquece um pouco por evito usar a 16 amperes…. O carregador carrega a 8, 10, 13 e 16 amperes…

    • PJA says:

      Se instalação aquece é porque a instalação elétrica está mal dimensionada para a potência. 16 A, não é nada de especial, uma máquina de lavar roupa e um aquecedor de 1500w.

  5. PJA says:

    A EDP está a mentir podem carregar o BEV em casa sem problemas numa tomada normal. O carro não vai consumir mais energia do aquela que a instalação domestica permite. 

  6. Miguel Ângelo Gomes says:

    A Mobi.E não recomenda?… Não será parte interessada? Como é bom de ver, à portuguesa, o sistema de carregamento fora de casa é um rico negócio, sem que tivesse de o ser. Pagamos tanto ou mais de taxas e disponibilidades como de energia propriamente dita. Devia haver mais carregadores da Tesla, onde isso não acontece. Muitos mais!

  7. Dinis says:

    Eu tenho vários disjuntores de 16A. 14A é peanuts. Se a cablagem foi bem feita para os 16A não há problema de estar 48h ou mais a dar electricidade… O problema é que os “espertos” electricistas portugueses podem fazer a instalação com o cabo com um calibre menor porque as máquinas de lavar e etc não estão constantemente a chupar os 16A.
    Mas se o calibre dos cabos estiver certo nunca vai aquecer.
    A terra é fácil de testar com um multímetro…
    Belo concelho da Mobi.E… para eles claro…
    Em casa à noite arranja-se por 0,11 kWh vazio, 0,17 cheio… nas máquinas deles (22Kwh usei uma de Lisboa que dizia 0,012/min) gasta-se 0,37 por kW (acho que fiz bem as contas, senão corrijam-me) .
    ATENÇÃO: para quem tem baterias e carros elétricos a endesa tem um plano com um dia gratuito (o que permite a carga das baterias e do carro à borla)
    PS não sou funcionário da endesa, lol. Foi a empresa que usei como exemplo. Talvez haja mais barato.

  8. Miguel says:

    Como diz o ditado mais vale Prevenir do que remediar. Tenho BEV a mais de 10 anos, com 240.00km, e mais de 41.000kWh de energia carregada. O que interessa é olhar para a etiqueta técnica do EVSE, o tal cabo com tomada ‘Schuko’. Vai lá estar indicada a corrente de consumo, em A, isso é que interessa. Pois generalidades podem resultar num incêndio que, não será com certeza o que quer quem vai carregar um BEV.

  9. naosouimortal says:

    “Se tens dinheiro para comprar um eléctrico, também tens dinheiro para comprares uma wallbox”

  10. Nirelle says:

    Falam que as tomadas não aguentam. Se não aguentam então metam uma “wall box” para carregar o carro.

    • Histórias says:

      Vai lá dizer isso ali ao JL o homem sabe de tudo é reconhecido pelos 3 primeiros eletricistas da história, pois é, o homem já leva uns séculos disto, formou-se e especializou-se sem nunca ter na vida sequer pego numa chave de fendas, ele é tão bom que nem á escola foi, aprendeu tudo na escola online é um excelente profissional.

      As ultimas duas obras onde foi instalar tomadas reforçadas os edifícios pegaram fogo, mas foi tudo controlado pelos bombeiros e proteção civil, não foi grave, tiveram de mandar o edifícios abaixo para fazer de novo, não houve feridos, foi algo que aconteceu no período de almoço, os edifícios estavam desocupados no momento…

      Não percas os próximos capítulos da histórias do JL…

      • JL says:

        Como sabe que não peguei numa chave de fendas ? Conhece me de algum lado?

        Então o culpado foi você, já que depois de instalar as tomadas o edifício pegou fogo.

        Portanto inventar é o que está a dar, depois diz que os outros é que têm histórias. Enfim, ao que chegou o desespero.

        • ABAIXO O JL decima quinta volta says:

          Ele sabe e eu também bem adorei aquela dos 3 primeiros eletricistas boa, porque é que não me lembrei disso. ahahaha

          O único desesperado aqui é ao amigo JL não deixa de poluir tópicos atrás de tópicos com a sua sabedoria saloia e continua a mostrar que não sabe rigorosamente nada de eletricidade as suas contas no mínimo ridículas o que demonstra que não tem mesmo noção do que anda aqui a propagandear, há aqui pessoas fartas de dizer como as coisas são mas vossa excelência continua na sua a bater na mesma tecla, continue que nós adoramos entretenimento…

          • JL says:

            Quem está a poluir é você e outros com as vossas invenções, não veem que não vão a lado nenhum, nem um simples argumento meu conseguem refutar.

            Se não sei, refutam ou digam o que está errado, mas não o fazem por alguma razão….

            E sim, vou continuar tão como sempre.

          • Nirelle says:

            Calma!! Calma!! Eu sei de eletricidade e sei como é difícil fazer instalações, é preciso uma paciência do caraças.

          • JL says:

            Mude de atividade, se não gosta do que faz, o melhor é mudar.

  11. Mapril says:

    1. Se a rede doméstica obedecer às especificações legais, não há qualquer risco.
    2. Se o automobilista consumir diariamente em média 1/3 dos 40 KWh e carregar diariamente, só demora 7 horas a carregar – não é mau.
    3. A rede Mobi não recomenda carregamentos em casa. Porque será?

  12. jota says:

    Rede Mobi.E=Júlios!

  13. Fernando says:

    A BlocShare, https://blocshare.pt, uma empresa Portuguesa patenteou e desenvolveu um sistema para carregamentos em casa, condominios, garagens e parqueamentos sem sobrecarregar a instalação electrica e com total controlo da corrente , da temperatura das tomadas e da energia consumida durante o carregamentos. A forma mais adequada para carregar um veiculo electrico é sempre durante os longos periodos em que está estacionado e os utilizadores estão a fazer as inúmeras outras coisas do seu dia a dia, tais como descansar, dormir, trabalhar, etc.

  14. Croft Lara says:

    1) a montagem habitual com os cabos regulamentares e tomadas de qualidade normal, uma instalação dá 16A constantes, sendo que a maioria dos carregadores portáteis (o meu Tesla incluído) dão máximo 13A. Pelo menos o da Tesla tem sensor de temperatura e flutuações e pode baixar até 6A se detetar esses problemas.

    2) um carregador de parede com uma instalação revista e adaptada faz sentido para valores >16A. QUALQUER instalação devia permitir 16A contínuos já que há aquecedores ou aparelhos que precisam disso por muitas horas. Se metem artistas a fazer de eletricistas ou querem poupar onde não devem…

    3) 350 km em AE

  15. Luis says:

    tantos comentários, não consegui ler tudo e não fiquei preocupado.
    tenho um PHEV, carrego o carro quase todos os dias na mesma tomada na garagem.
    a tomada está ligada a um disjuntor próprio 16A, a secção cabos é 2,5 mm, que nunca disparou.
    não tenho forma de validar a temperatura dos cabos durante o carregamento, estou confiante no funcionamento do disjuntor.

  16. VpokaFP says:

    Carro elétrico é sinónimo de problema e insónia para o proprietário. São carros muito problemáticos.

  17. Eletron says:

    1° – Para carregar um BEV ou PHEv no mínimo cabo de 3 X 2,5mm. Os cabos “normais” dos circuitos de iluminação ou tomadas não servem porque pura e simplesmente não são indicados para ter uma corrente a percorrê-los (sobrecarregar) durante tantas horas;
    2° – As tomadas normais estão preparadas para permitir correntes ATÉ 16 amperes, o que não quer dizer que as suportem durante longos períodos de tempo;
    3° – Se quiserem carregar os BEV ou PHEV de forma segura, pelo menos utilizem cabo 3 X 4mm (ideal 3 X 6mm para ATÉ 32 amperes já a pensar no futuro) , uma tomada reforçada (pode ser industrial, daquelas azuis – 5-7€) e de preferência uma wallbox (350€ são suficientes) para poderem ter a garantia de que os riscos são reduzidos, tanto para a instalação como para as vida das baterias.
    4° – A acrescer e também importante, um disjuntor diferencial bi-direcional com sensibilidade de 30mA para precaver variações de tensão, correntes de retorno da bateria e proteção humana.

    De resto, cada um tem de fazer as contas conforme o seu perfil de condução diária e fim de semana, revisões, desgaste normal dos componentes, IUC, preços dos carregamentos em casa ou postos públicos para aferir qual a solução mais rentável para o seu caso particular.
    Não critiquem só por criticar, porque ninguém é dono da VERDADE. Há muitas “verdades” e nem sempre a nossa é a melhor…

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