Há novas regras para quem anda de mota. O que muda a partir de hoje?
Se tem um motociclo, é essencial estar a par das recentes alterações ao Código da Estrada que entraram em vigor hoje. Saiba o que mudou.
A partir de hoje motociclos e triciclos motorizados poderão circular nas faixas BUS
A partir de hoje há novas regras feitas na sequência das alterações feitas ao Código da Estrada e entram em vigor a partir desta terça-feira, 1 de abril- Lei n.º 24/2025, de 12 de março.
O fim das inspeções obrigatórias não é a única alteração importante para motociclistas em 2025. Outras medidas visam melhorar a mobilidade e segurança:
- Classe Própria nas Portagens
- Está a ser criada uma categoria específica para motociclos nas autoestradas, o que pode reduzir custos de utilização;
- Acesso aos Corredores BUS
- A partir de hoje, os motociclos e triciclos motorizados poderão circular nas faixas BUS, anteriormente geridas pelas Câmaras Municipais. Esta medida uniformiza a aplicação em todo o território nacional;
- Estacionamento para Motociclos
- Os parques de estacionamento urbanos deverão disponibilizar pelo menos 5% da sua área para motociclos, com um mínimo de um lugar;
- Redução do Imposto Único de Circulação (IUC)
- Reformulação do cálculo do IUC para aliviar os encargos financeiros dos condutores de motociclos.
O prazo para as entidades responsáveis pelos estacionamentos garantirem vagas para motos e triciclos motorizados termina a 31 de dezembro.
Apesar do fim das inspeções obrigatórias, a segurança dos motociclistas depende da manutenção regular dos seus veículos. Recomenda-se verificar frequentemente:
- Funcionamento das luzes;
- Estado e ajuste dos espelhos retrovisores;
- Eficiência dos travões;
- Pressão e desgaste dos pneus;
- Possíveis fugas.
Realizar revisões periódicas ajuda a evitar acidentes e garante um funcionamento eficiente do veículo.





















esperem.. eles não podiam andar na faixa do bus antes?.
É so alguns câmaras municipais, exemplo, Lisboa pode circular na faixa do BUS e no Loures não pode andar. Agora Já pode circular na faixa do BUS todas câmaras municipais.
“Eles” podem fazer o que lhes dá bem na gana. Para a maioria de “eles” o respeito pelo código da estrada e civismo, são coisas que não lhes assistem.
Só é pena é não haver agentes da autoridade de fiscalizar.
Resposta de um acefalo que o mais perto que teve de uma foto foi o triciclo que recebeu no natal…
Idiotas e as duas generalizações… haja paciência.
Pois, eu pena só tenho dos que cumprem, os outros que ficam estendidos por acharem que as regras não se aplicam, desses acéfalos não tenho pena nenhuma.
mas não tenhas dúvida que o teu comentário é típico de um acéfalo. o HP tem razão. é uma estupidez generalizares. Se há motociclistas que cometem erros não há condutores de carros que têm o mesmo comportamento???
E então… qual a lógica do teu comentário!? nenhuma!
Os outros é que são acéfalos!!! Tens de comprar um espelho
@EntireCity
Não defendendo a cena de chamar nomes às pessoas, o Jakim mencionou “maioria” e sinceramente, a minha experiência é a mesma. A maioria dos que vejo a circular fazem-no de forma muito pouco prudente (para usar um eufemismo).
São só os condutores de motas que têm este tipo de comportamento? Claro que não. Mas pela minha experiência muito mais depressa encontro uma moto a fazer “avarias” do que um carro, e vejo, de longe, muitos mais carros que motas.
Em linha com o artigo, lamento que a fiscalização tenha virtualmente desaparecido, palpita-me que isto dará azo a um maior número de “negligências” no futuro e é de lamentar quando há vítimas (especialmente inocentes) por causa disso.
@bot101
não chamei nomes a ninguém.
só disse que o comentário dele era típico de um acéfalo.
ou seja, um acéfalo é aquela pessoa que tipicamente demonstra falta de conhecimento e inteligência em determinado assunto e precipita-se em conclusões espatafúrdias e generalistas sem o devido cuidado.
😉
P.S.: sou condutor de carros e de motas das mais variadas potências e cilindradas há anos q.b. Não falo de cor!
*estapafúrdias
Eu digo o mesmo, acéfalos que não sabem o que é um risco contínuo.
Os mariquinhas que têm medo de andar de mota e só andam de carro são todos exemplares, nem se vê estacionamento abusivo em Portugal nem nada, ou excesso de velocidade, ou não parar nas passadeiras, ou não fazerem piscas para sinalizar manobras, quem nuca pecou que atire a primeira pedra.
Novo conceito de “mariquinhas”, ter medo de andar de mota.
E justificar o erro, com o erro dos outros é que está certo…
Como indico: “Só é pena é não haver agentes da autoridade de fiscalizar.”, e também podem fiscalizar os do estacionamento, da velocidade, das passadeiras, e dos piscas.
@Jakim+Zé
Eu sei que dói, mas a verdade é mesmo essa: mariquinhas!!!
A maioria dos enlatados bufa por todos os orifícios que tem, sempre que vê um motociclo a passar uma fila de trânsito e vêm logo com a conversa das linhas contínuas e da condução perigosa… mas a maioria desses chorões nem precisa sentar se numa mota, basta ouvir o motor a trabalhar e já lhes tremem as pernas!!! Façam se homens, bolas!!!
Toda a gente sabe que só refilam, porque também queriam “skipar” as filas de trânsito, mas como falta tomatinhos, preferem ir alapados no popó a barafustar com os motociclistas!!!
Eu tenho carro, obviamente, mas quase não o uso (mesmo no inverno) – andar de mota é qualidade de vida!!!
Requer cuidados??? Mais do que qualquer outro veículo, mas a não ser que estejas a sair da puberdade, o juízo começa a ser interiorizado e as manobras de risco também diminuiem a pique…
A sério, jovem: ganha coragem e junta te ao grupo – no final ainda ficas também a gostar!!! Como não??? 🙂
Eu sou condutor de mota e carro há pelo menos 20 anos e confirmo totalmente o que o “Jakim+Zé” comentou.
Há irregularidades nos automóveis mas pelo menos não podem fugir escondendo a matrícula e são obrigados a inspeções periódicas. No caso das motas, é o maior escândalo possível já que a esmagadora dos condutores são acéfalos e para eles motas = libertinagem. Eu próprio quando vou de mota levo com malta pelo menos 50% mais de velocidade, ultrapassam por onde houver espaço e muitos com a matrícula levantada; como se isso não chegasse, tenho 99% de certeza que a maioria está com configurações ilegais, já que o barulho que emitem é no mínimo escandaloso.
Portanto, o problema não são as motas, são a maioria (não todos) dos condutores de motas, políticos que não exigem inspeção (nem que fosse cada 2 anos, por metade dum de gasolina. Seria só ver as luzes, matrícula, emissões e ruído e já apanhavam a maioria dos infratores) e a total falta de controlo policial. Uma pena por nós outros que andamos de mota, levamos com o mau ambiente.
AInda há pouco passou um artista por mim numa via de 70…a pelo menos 120. Claro que a matrícula não se via, afinal vai de mota e tudo é válido…
E o José acha que quem anda com “as luzes, matrícula, emissões e ruído” ilegais ia levar a moto nessas condições à inspeção? Ou ia endireitar a matrícula e colocar as luzes e escape de origem para passar e depois voltar ao mesmo?
O que é preciso é mais fiscalização na estrada. Não é preciso inspeções para verificar espelhos, matrículas ou outras ilegalidades.
As inpeções são totalmente inúteis, basta ver os charutos de quatro rodas que andam por aí, todos torcidos, sem luzes e a cair aos bocados.
Ando de mota todos os dias desde 2009 e todos os dias os senhores dos carros tentam matar-me…. O mais normal é não usar o pisca ou achar que o pisca dá prioridade…
E olhar para os espelhos quando se muda de faixa também tá grosso…
eu ando todos os dias de carro, e todos os dias apanho motas aos ziguezagues, pela direita, matriculas dobradas, etc…
Por isso é igual sejam motas, ou sejam carros…
Ya mas tu com um carro pesas 1000kg e a mota pesa 200… Não queiras comparar o dano…
Para a maioria? eheheheh que comentário tão aziado e infeliz. sim, há muitos que “não cumprem”, como há muitos condutores de carro que não cumprem, o que agrava mais quando está uma mota do outro lado. basta ver as rotundas onde os carros acham que têm prioridade ao entrar, sobre a mota que circula, porque sabem que a mota vai parar porque não tem chapa.
e tenho carta de carro há 29 anos e de mota há 15 e sei bem o que é estar dos dois lados.
Não. Só era permitido possível em alguns locais, tais como centro do Porto ou Lisboa, por opção dos municipes.
Não, era somente no Porto e penso que em lisboa em alguns locais…
Quem tem mota e bicicleta e varrido, ainda ha pouco na marginal foram 3. Tem de ir para a ciclovia
É uma questão de os ciclistas começarem a ajustar contas com os automobilistas que não cumprem com os 1,5 metros de afastamento lateral. Se tens espaço passas, se não tens aguentas. Senão és um agressor e não te admires do ajuste de contas quando o teu carro aparecer a jeito. Pode acontecer algum paralelo a cair no para-brisas, uns pneus a esvaziar e por aí fora. E aí aindar de bicicleta torna-se muito mais seguro.
Sou motociclista desde os 19 anos, tirei a carta em 2008. Já fiz pequenas asneiras, ja tive uma mota de baixa cilindrada e alta cilindrada, mas nunca tive a necessidade de ser parolo ou executar manobras que aumentam em 1000% o risco de acidente.
É só degradante ver na estrada pseudo rossis que nunca na vida passarão do feito de se filmar a fazer barulho ou a sacar de um cavalito.
Se têm gosto pela condução de motociclos aluguem uma pista com os amigos ao domingo e mostrem o que valem.
Da minha parte, sempre que vir um motociclista digno da palavra terá o meu respeito e até lhe dou mais espaço para estar confortavel. Sempre que vir um parvito armado em cowboy, digo aqui abertamente, é fechar todo o espaço legalmente para o mandar ao chão.
A estupidez só se resolve desta maneira infelizmente
Nem mais. Tanto nas motas como nos carros é fácil ver os cowboys, basta ver os carros mais alterados (tunning ou a cair de velhos) e mais barulhentos / fumo. Basta ver um e seguir o comportamento. Sensibilidade de 99% hahaha.
E agora troca motociclista por automobilista e o seu texto não muda de sentido, já reparou?
+1 conto com mais de 150000kms de mota e atravessei vários países… em nada me identifico com Motards, ou “Racers” como falas, prefiro o estilo à velocidade… e tenho mota de alta cilindrada e uma Vespa 250 com a qual fui de Lisboa a Mónaco e voltei
@Miguel, top essa viagem de clássico, se poderes partilhar mais alguns pormenores da viagem e se tens algum blogue a falar da mesma se poderes partilhar agradeço, eu também adoro fazer viagens de mota e faço todos os anos uma grande viagem de mota, este ano vou fazer o Sul de Espanha agora nos feriados de Abril e Maio.
Por acaso fui de Vespa moderna, a GTS 250cc de 2006. Mas foram comigo duas PX, uma “recente” e uma antiga. Tb já fiz Porto -> Suiça (para passar em Furka Pass e Stelvio Pass) e voltar por Lago de Como e sul de França. (Isto já foi com a minha segunda moto, uma F700GS)
Não tenho nada público das viagens.. Mas difícil é saír, depois de estar em viagem é tudo simples, hoje em dia temos tudo o que precisamos no telemóvel.
@Sergio
Comentário triste…
Um dia calhas de ter azar, aleijas alguém, se acabas por ter culpa ainda ficas a pagar indemnizações o resto da vida!!!
Alguém te encomendou o papel de justiceiro???
Ganha juízo, preocupa te com a tua vida e deixa lá os outros… vais ver que ganhas menos cabelos brancos…
Lol amigo eu tenho uma MT07 e faço dela gato sapato quando tenho a vontade, a diferença é que vou para um local sem ninguem ou pista apropriada.
Eu não sou nenhum justiceiro, mas consigo ter a visão das varias pessoas que circulam numa via.
Se tu acederes à pagina MT Portugal e vires o que para lá é publicado de manobras, achares aqui “fixe” ” do caraças”, é porque quem não tem juizo és tu.
E não te preocupes que eu nunca vou aleijar ninguém, mas a minha faixa se for desrespeitada o parolo é que cai.
Regras?? Só vejo regalias! Então a fim da obrigação de inspeção, que nunca chegou a concretizar é a cereja no topo do bolo.
Enfim, que tenham é cuidado e não se matem e mantenham a poluição sonora fora das localidades.
Sim, porque quem anda de mota não quer saber da manutenção pra nada LOLOLOL É com cada parolo.
Se foi isto que tiraste do meu comentário, não sei quem é o parolo!
Abraço e roda sempre no ar!
Parolo não é o JMNo de certeza, porque (a maioria) quer saber da “manutenção” da mota no sentido de alterações para barulho, potência e até retirar algumas coisas legais. A minha por exemplo, está toda de origem com exceção do escape que troquei para ser… mais silencioso! E cumpre todos os requisitos de origem.
“(a maioria) quer saber da “manutenção” da mota no sentido de alterações para barulho, potência e até retirar algumas coisas legais.”
Não sabes o que dizes, acredita.
Se não chegou a concretizar é porque não havia obrigação.
@JMNo
Se tivesses familiarizado com motas, saberias que as inspecções não resolvem problema algum…
As alterações são efectuadas em 10min no dia anterior, logo…
E quanto à manutenção: a não ser que fales da malta da Uber eats e as suas 125, a maioria do pessoal das motas pesadas, andam com elas um brinco!!!
É que uma falha mecânica num carro, chamas o reboque… numa mota pode ser a diferença de IRES ao chão e aleijares te à patrão!!!
Como um gajo do PSD disse e BEM: nos motociclos a inspeção não resolve nada (é só para encher o bolso aos IPO’s e ao governo)… o que é preciso é mais fiscalização na estrada…
Conduzo mota à mais de 40 anos e dos poucos acidentes que tive só um foi por minha culpa, quando tinha 14 ou 15 anos tinha uma mota toda preparada para fazer um trofeu de velocidade em Portugal e ao “testar” a mota na via publica com pneus slicks numa curva estava uma poça de água e claro o resultado foi um valente trambolhão, todos os outros foram por culpa de condutores de carro que não fazem piscas.
Ainda este fim de semana fui ao Cabo da Roca, na minha mota clássica de 500CC de 26cv numa velocidade estonteante de 50 ou 60 km hora e é ver doidos que não têm outro nome a ultrapassar em plena curva, depois lá estava mais um estatelado no chão à espera de ambulância.
Eu adoro andar de mota, tenho duas motas, uma clássica e outra para viajar e ando a velocidade reduzida a desfrutar do prazer de andar de mota.
Para mim poder andar entre os carros nas filas é um favor que me fazem, não é dever que os outros condutores me deixem passar, como tal nestas situações ando com todos os cuidado e em muito baixa velocidade.
já tínhamos topado que eras sénior, a avaliar pela “qualidade” dos teus comentários! 😉
@EntireCity, por isso respeitinhos ao mais velhos
“Conduzo mota à mais de 40 anos e dos poucos acidentes que tive só um foi por minha culpa, quando tinha 14 ou 15 anos” – Não fazia ideia que já estavas nessa faixa, desculpa por qualquer coisa.
“Ainda este fim de semana fui ao Cabo da Roca, na minha mota clássica de 500CC de 26cv numa velocidade estonteante de 50 ou 60 km” – que top! Isso sim é um fds de qualidade
Tenho uma mota para viajar e tenho uma mota clássica para ir aos fins de semana ao Cabo da Roca e algumas concentrações mais perto de casa.
Viva os anos 70
+1
Muita gente comenta e poucos andaram de mota, talvez um dia percebam o que é andar de mota
+1
Para quem anda de mota? Creio que a abreviação de Motociclo é moto. Ou houve alteração na língua portuguesa?
Boas,
Perguntamos a quem domina 🙂 Acho que não houve alteração na língua portuguesa entretanto.
https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/mota-e-moto/22152
Houve portanto uma alteração. Pois nos anos 80, 90 pelo menos, mota só os apelidos, e com M maiúsculo.
Artigo (CE)107º. > a definição do veículo é “motociclo”:
1 – Motociclo é o veículo dotado de duas rodas, com ou sem carro lateral, com motor de propulsão com cilindrada superior a 50 cm3, no caso de motor de combustão interna, ou que, por construção, exceda em patamar a velocidade de 45 km/h ou cuja potência máxima exceda 4 kW.
2 – Ciclomotor é o veículo dotado de duas ou três rodas, com uma velocidade máxima, em patamar e por construção, não superior a 45 km/h, e cujo motor:
a) No caso de ciclomotores de duas rodas, a potência máxima não exceda 4 kW e no caso de motor de ignição comandada tenha cilindrada não superior a 50 cm3;
b) No caso de ciclomotores de três rodas, a potência máxima não exceda 4 kW e tenha cilindrada não superior a 50 cm3 tratando-se de motor de ignição comandada, ou de 500 cm3 no caso de motor de ignição por compressão.
3 – Triciclo é o veículo dotado de três rodas dispostas simetricamente, que por construção, exceda em patamar a velocidade de 45 km/h, ou tenha motor de propulsão cuja potência máxima exceda 4 kW, ou tenha uma cilindrada superior a 50 cm3, no caso de motor de ignição comandada, ou de 500 cm3 no caso de motor de ignição por compressão.
Proibir os motards que andam com os 4 piscas ligados no meio do transito a buzinar para ultrapassar não?
isso já é proibido 😉
O código é o mesmo de quem tem carta de “enlatado” carro… já agora o que são “motards”?
Pois.. os “4 pistas” possuem uma designação e, naturalmente, uma função. Chamam-se luzes de emergência! Infelizmente, quer sejam motociclos quer sejam automóveis, é muito comum esta infração… ou se vai levar os meninos à escola e tem quer ser mesmo ao lado da entrada destas, ou tem que se tomar o pequeno almoço, comprar tabaco, ou ter que falar com alguém… lá se acionam os “4 piscas”… no caso dos motociclos são muito usados para as ultrapassagens .
Artigo (CE) 38º. > deixo aqui o número 3 deste artigo…
3 – Para a realização da manobra, o condutor deve ocupar o lado da faixa de rodagem destinado à circulação em sentido contrário ou, se existir mais que uma via de trânsito no mesmo sentido, a via de trânsito à esquerda daquela em que circula o veículo ultrapassado
É ridículo que todos os veículos que andem na estrada não tenham motores, passo diariamente por várias motas que queimam mais mais óleo que gasolina, é tanto fumo azul que ás vezes é preciso fechar as entradas de ar do carro!
Tanta vantagem para esses maus condutores!
Acabem com as motas nas estradas! Esses vandalos tem de ser punidos
@Olha dei um pum
Isso, acabem com as motas…
… por mim, era as motas e os carros também… passávamos a usar as estradas para andar a pé – parece te bem???
O facto de as motas “skiparem” filas de trânsito provoca uma azia aos enlatados que até dá dó… :/
Epa, que vos aquece isso, afinal??? Desde que os motociclistas não façam manobras perigosas e passem por vocês devagar (para não vos apanharem desprevenidos), deixem nos ir à vida deles, porra…
Entendam uma coisa: quem compra mota não é para estar parado em filas de trânsito – para isso continuavam a andar de carro e agora juntavas mais uns milhares de carros aos “poucos” que já existem na estrada… quem compra uma mota é para poder esgueirar se entre os carros… aceito que alguns tenham uma condução agressiva e podem assustar alguns condutores que estejam entretidos com o telemóvel/infotaiment… mas desde que a manobra seja feita com calma e cautela, que vos importa que eles façam isso??? Deixem nos ir à vida deles, bolas… sabem lá vocês de todos os perigos que os motociclistas passam (são carros, é o piso degradado, falta de sinalização, a METEOROLOGIA – muita gente anda todo o ano de mota, etc), mas fazem no pela qualidade de vida/mental de não estar horas enfiado dentro de uma lata no trânsito e porque é um ESTILO DE VIDA!!! Mesmo com todos os perigos a que estão sujeitos, se perguntares aos motociclistas se pensam largar as motas, a larga maiores vai dizer te que “nem pensar” – é muito perigoso, mas também é um dos maiores prazeres que esta vida pode te dar!!!
Quem nunca andou, não sabe… mas acreditem que para muita gente, vive se mais intensamente numa hora em cima de uma mota, do que muita gente num ano inteiro nas suas vidinhas!!! Aquilo faz te sentir VIVO e quando formos embora deste mundo, o que realmente vai contar??? A resposta parece me óbvia…
Não fui eu que escrevi/concebi o CE… Art. 38º., no seu número 3, é bem claro no que concerne a forma de ultrapassar…. um veículo não pode ultrapassar outro que circule na mesma via, sendo que a manobra terá ser efetuada pela esquerda. Sim até se pode facilitar, não querendo com isto afirmar que se tem que estar alerta com o veículo infrator. Depois, lamentavelmente, existem condutores de motociclos que julgam que não será assim, que podem o fazer, chegando ao ponto de efetuar gestos que visam ofender.
É fixe ver a malta que, todos os dias, vai sozinha para o trabalho num carro de 5 lugares, a comentar os problemas ambientais causados pelas motas sem inspeção.
Compreendem a ironia do vosso veículo, claramente sobredimensionado para a utilização que lhe dão? Enquanto estão nas filas dentro do vosso carro, já pararam para olhar à vossa volta e ver quantos veículos têm apenas um ocupante? Acham que isso faz sentido?
Eu andei muitos anos de carro, muitos anos de mota, e felizmente agora, como moro perto do trabalho, ando há já alguns anos de bicicleta. Honestamente, deixem-se de merdas contra os motociclistas e tirem mas é os olhos dos telemóveis enquanto conduzem.
Mas e que tal reforçar que o andar constantemente a serpentear no transito de uma faixa para a outra são 3 transgressões ? está no código da estrada e comportam-se como se estivesse tudo bem. Quando o transito está parado tudo bem percebe-se a facilidade na mobilidade mas fora isso, nem pensar, quantas vezes se vê alguém a desviar-se de buracos na estrada ou tampas altas e vem o artista a fazer B lane e provoca um acidente porque quer ultrapassar entre uma linha continua, com veiculos de frente? … só neste país
@hangon “o artista a fazer B lane e provoca um acidente porque quer ultrapassar entre uma linha continua, com veículos de frente? … só neste país”
Errado, já há muitos países em que os condutores de carro são obrigados a deixar espaço para as motas passarem, na Ásia é normal teres faixas mais estreitas no meio da estrada para as motas.
Há pessoal de mota que gosta muito de ultrapassar pela direita, e isso sim muito perigoso.
Algumas das pessoas que comentaram aqui não tem a mínima noção do que é um motociclo muito menos do que conduzir um, catalogam o motard ou condutor como “mau” quando veem um ziguezague ou ouvem um escape mais barulhento.
As inspeções ás motos não resolvem nada, quem tem alterações ilegais reverte-as para a inspeção a moto passa e volta a colocar as alterações. Tem de existir é fiscalização e serviços IMT eficientes. Tenho um escape não original, certificado e homologado pela união europeia que não consigo registar no livrete porque os serviços não funcionam.
Ando de carro e de moto á 20 anos e quando ando na estrada gostem ou não a maioria das imbecilidades que vejo vem dos condutores de automóveis, a probabilidade de cometer erros ao conduzir um automóvel é maior do que a conduzir um motociclo.
O Conforto, estamos dentro do nosso espaço, no nosso casulo é muito fácil ficar relaxado e distraído com o som do radio enquanto desfrutamos do Ar condicionado, já me aconteceu entrar em modo “automático” e certamente não foi só a mim, sabem aquelas vezes em que entram no carro e depois de chegarem ao destino nem se recordam do percurso que fizeram? foi “automático” passei o tempo dentro da minha cabeça.
As Distrações, botões rádios ecrãs telemóveis e conversas com passageiros.
No motociclo é o oposto não há relaxe, se relaxas vais ao chão ou és abalroado, ali há foco, tem de haver não tens outra hipótese. Não tens a chapa á tua volta o teu corpo é o teu para choques. Felizmente nunca tive um acidente ou despistes mas não estou livre e tenho noção disso, sim tenho um escape que faz mais barulho que o normal mas esse escape que para muitos é barulhento já me salvou varias vezes em cruzamentos e interseções, se o ouvem vê-lo-ão, deixei de contar os quase acidentes que tive por causa dos carros que entram na via porque não se apercebem que eu la estou e quando mudei de escape esses quase acidentes reduziram para menos de metade, ainda acontecem mas menos. Ziguezagues faço sim e vou fazer sempre , tenho de fugir dos condutores que estão a usufruir do Conforto, não quero correr o risco de ficar panqueca entre dois carros, por isso sim faço ziguezague e ando no meio e não atrás dos carros , não fiques chateado ou chateada comigo quando optaste pelo conforto e segurança no teu carro eu compreendo, apesar de estar de moto também opto pela segurança e por isso tenho de ter um escape que faz barulho para que me oiças e faço ziguezagues para que não me passes a ferro .
Não desculpo todos e existem muitos maus exemplos, conheço alguns, mas não vamos generalizar, na próxima vez que te cruzares comigo pensa que aquilo que criticas e não gostas acontece porque amo a vida e quero continuar a viver.
Concordo contigo Nuno, a alteração do escape é também por motivos de segurança, pena tenho eu que na minha mota a linha de escape é completa, não posso só alterar a ponteira.
Não sou apologista de escapes muito barulhentos, ando muitas vezes com a minha esposa e passado algum tempo se o escape for muito ruidoso acaba por incomodar o passageiro, ma minha mota clássica mesmo com o escape de origem faz um barulho bastante alto, mas como é um clássico não é para andar a grande velocidade acaba por compensar o ruido.
E podemos também lembrar os mais distraídos as corridas elegias feitas em plena via pública do pessoal do tuning dos carros, há exemplos de todo o lado tantos dos bons como dos maus , temos de partilhar a estrada por tanto temos de respeitar o espaço de cada um,
Se servir para substituir em massa SUVs e carros por motos em Lisboa e Porto já é positivo. Mas o remédio infalível para isso é cobrar portagens urbanas aos carros e não às motos.
A malta que critica os motociclistas, normalmente são os mesmos que nem de bicicleta sabem andar.