Há muitos carros sem seguro contra cheias à venda na Internet
Todos os portugueses se lembram certamente das recentes cheias registadas em algumas cidades do país. Os estragos foram enormes e foram várias as imagens que vimos de carros totalmente inundados e até arrastados pela força da água.
Desde que foram registadas essas cheias, têm aparecido na Internet vários carros para venda. Segundo informações, são carros que não tinham seguro contra cheias.
Após tentativas falhadas de reparação... carros são vendidos na internet
A notícia está a ser avançada pelo JN (acesso exclusivo) que revela que desde as cheias em várias cidades de Portugal, são vários os anúncios online de venda de carros e haverá também muitos no mercado.
Com preços bastante baixos, o objetivo é encontrar algum comprador mesmo sabendo que os automóveis não têm condições para circular. Segundo revela o jornal, após tentativas falhadas de reparação ou de venda junto das oficinas, e perante a falta generalizada de cobertura dos seguros para estes fenómenos, os anúncios online poderão chegar às centenas.
O Automóvel Club de Portugal (ACP) alerta para "negócios que, à primeira vista, parecem um achado pelos preços apresentados, mas que podem tornar-se um pesadelo, já que a maioria não está em condições de circular". Ao JN, Bruno Gomes, diretor de serviços técnicos do ACP, disse ter identificado "dezenas de anúncios", como no OLX, onde os carros inundados pelas cheias são apresentados como tal e surgem nas fotos cheios de lama. Mesmo assim, "é vender gato por lebre", garante, por "induzir em erro o consumidor".
A Associação Portuguesa de Seguradores estimou um valor 18,6 milhões de euros em indemnizações relativas às inundações ocorridas na Área Metropolitana de Lisboa, entre os dias 7 e 16 de dezembro. Do total, apenas 15%, ou seja, 2,79 milhões de euros são relativos a seguros multirriscos automóveis.
Este artigo tem mais de um ano
Pois claro, a pessoa compra o carro online e recebe pelo correio.
Não sabe o que é um test-drive nem nada….
O português sempre teve a mania que é feirante e, portanto, mais esperto que os outros para depois se gabar perante os amigos e conhecidos de que faz excelentes negócios. Basta ver o preço das coisas de quem vende no OLX. No OLX pedem por produtos usados quase o mesmo que custam os mesmos produtos novos. No eBay pelo contrário já se faz excelentes negócios onde pedem por produtos usados o seu valor real ou até inferior. Enfim, tugalhada.
” produtos usados quase o mesmo que custam os mesmos produtos novos”
já vi várias vezes usados mais caros que novos
As vezes quando apanho esses Espertos mando-lhes mensagem na base da amizade. É bastante giro ver a forma agressiva como respondem. xD
As vezes a uma simples pergunta tipo. “A esse super valor, ja inclui portes?!?”
Vai haver muito engano…
O mercado em segunda mão é um perigo. Já não basta a aldrabice dos carros salvados, da manipulação de kilometros em tipos de gama e elétricos (sim, para os céticos, perguntem pela garagem no Prior Velho)… Salve-se quem puder…
Ok, que tem essa garagem em Prior Velho ?
Só um grande à parte, mas nos carros elétricos há uma grande mania de fazer as métricas de valor comercial pelos quilometro que tem e não pelos ciclos de utilização da bateria. O Motor elétrico é entre 4 a 5 vezes mais resiliente que o motor a combustão logo o desgaste é diferente pois tem menos partes moveis.
Por situações as métricas tem de ser alteradas Já não é a primeira vez que passo por um stand que tem viaturas com 3 e 4 anos elétricas, em que as únicas métricas mencionadas são os anos que tem e os quilómetros percorridos.
E se perguntas quantos ciclos de carga restam na bateria do carros, não sabem responder de imediato ou tentam mudar o assunto para outro beneficio da viatura.
Que estranho um stand apresentar as vantagens de um veículo que tenta vender e esconder as que não têm tanto interesse… Quem diria…
Pois não sabem os ciclos de carga, também sabem os ciclos de trabalho de um motor a combustão ? nem os fabricantes sabem, por isso já não se usar esse valor para duração.
Depende de muito fator, tal como num motor a combustão.
LOL. Fala-se em BEV e você começa a salivar.
Cada um fala daquilo que gosta.
Curiosamente também no prior velho há o ACP que tem um certificado para carros usados. Por ~90€ (para não sócios ACP) eles fazem um check-up completo ao carro e encontram pormenores que não lembram a ninguém. Só compro carros em 2ª mão solicito ao vendedor que para levar o carro. Se o vendedor não quiser, já sei que está a esconder algo e salto fora do negócio. Se lá levar o carro, os peritos fazem um checkup e com base no resultado, logo decido se compro ou não. Pelo preço, justifica e por isso, fica a dica. (Se souberem de serviços semelhantes de outras entidades, partilhem sff).
Aqui está uma razão muito séria para deixar de comprar carros. Muitos dos que comprarem os carros das cheias, quase todos, vão arrepender-se amargamente.
Só é enganado quem quer, quando comprei carro usado, exigi levar o mesmo a uma oficina da marca para uma revisão, que seria paga por mim caso tudo estivesse como apresentado na venda, caso fosse encontrado algum problema “escondido” a revisão ficaria a cargo do vendedor. Comprei um bom carro.
Isto claro não é imune a que o carro avarie mais tarde por algo completamente diferente, mas é uma forma de ão ser enganado no momento da compra
Isso sim: atitude inteligente.
Há quem leve um mecânico da sua confiança pessoal, mas ir à marca é ainda melhor, se tiver confiança que não estão em conluio com o vendedor, claro.
É exatamente o que faço… Nota-se logo o “À vontade” do vendedor sobre o carro quando se aborda esse tema. Nem todos são maus negócios, apenas temos que saber comprar.
Qual é a parte onde os anunciantes avisam que são carros inundados pelas cheias e estão nas fotos cheios de lama, que o pessoal não entende?
Porque falam em test drive se o anúncio é explícito?
“onde os carros inundados pelas cheias são apresentados como tal e surgem nas fotos cheios de lama”…
+1
A estupidificação em acção – se está explícito, não consigo perceber porque se diz que estão a enganar os compradores; nos casos em que é escondido, aí sim.
Se os compradores sabem ao que vão, porquê este alerta!!!!
Està a escapar-me alguma coisa…
Acho que o alerta está no facto de que agora vem os artistas “dar um jeito” e metem a venda com grandes margens de lucro e mal de quem fica no prejuízo quando os problemas começam a aparecer
Esse sim é um verdadeiro perigo… Daqui a 1 anos já ninguém se lembra das cheias nem os destinos do carros. Infelizmente essas coisas nao ficam registadas em lado nenhum. 🙁
Eu nem entendo e como e que alguem ainda vai comprar carros desses. Mas como ha malucos para tudo entao algum vendedor e capaz de se safar, ou nao.
Peças
Se os veículos são apresentados como afectados pelas inundações, não vejo onde está o truque ou aldrabice.
Quem o comprar já sabe ao que vai.
Agora que um carro assim poderá ser interessante devido a vários factores, como preço baixo, poder mudar peças para outro carro, como portas, vidros, e outras peças que possam ser de fácil limpeza e ficam em condições etc, ah sim, pode ter muito interesse para isso.