Há caixas vazias que se fazem passar por radares de velocidade
Como temos referido, em Portugal há radares de velocidade por "todo o lado". No entanto, a matemática também não engana, e se os Governos não compraram a totalidade dos radares, estes também não estão instalados. Em Portugal há caixas vazias que se fazem passar por radares de velocidade.
Dos 25 radares de velocidade... apenas funcionam 4 radares
Em Portugal, se for multado por um radar de velocidade, tem uma forte possibilidade de não pagar multa se recorrer da mesma e se o aparelho que o ‘autuou’ não estiver devidamente legalizado, refere o i. Na página da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) há alguma informação sobre equipamentos, mas os aparelhos que a GNR tem, os radares e alcoolímetros não constam dessa lista.
Segundo o Nascer do SOL, os sucessivos governos anunciam novos radares, mas esquecem-se de os comprar. Colocam caixas vazias que acabam por ‘obrigar’ os condutores a reduzir a velocidade. Há, inclusive, algumas caixas de radares que até têm tiros de caçadeira. Fonte ligada ao processo dos radares, dos 25 radares que foram anunciados em julho apenas funcionam 4. Os outros 21 apenas são uma caixa oca à espera das máquinas que irão fazer o trabalho.
O facto de não existirem equipamentos dentro das caixas não acontece só em Portugal. Muitas das caixas, umas vezes estão vazias, outras estão com os devidos radares.
Atualmente apenas 10 dos radares de velocidade média estão em funcionamento. Outros tantos apenas têm espaço para se colocar a máquina fotográfica.
é melhor não arriscar e abrandar sempre na proximidade dessas “caixas”
Isso tem um nome, chama-se caixa dissuasora.
nao precisas abrandar se fores a comprir os limites..
Se calhar ainda deviam haver mais. Assim não talvez as pessoas moderassem a velocidade
100% de acordo.. só que nao deviam ser permitidos os radares escondidos. e devia haver 1 revisao e possivel contestacao dos criterios de certos limites sem sentido que vejo em mtos sitios.. A titulo de exemplo, quando conheci a Madeira percebi que é possivel teres limites de velocidade adequados e com criterio para largura de via, etc etc.
Não, isso é impossível, então segundo alguns, radares é para financiar o estado com multas.
Os Teslas nunca apanham multa pois circulam a 80km/h para poupar bateria. Muitos desses condutores ficam com tendinite.
O que poupam em eletricidade despois gastam no médico.
Só apanha multas em teslas quem é nabo, ele indicam onde estão.
Para poupar bateria ? não entendi.
Oh secalharya, essa doença pela tesla já deve estar a provocar danos cerebrais.
O Waze faz melhor e há mais tempo.
Faz o mesmo, a fonte de dados é a mesma, a diferença é que não precisa de abrir aplicações e mais não sei o que.
Não fala nem alerta. Apenas dá um som XOXO q se confunde com outros sons do sistema. Obriga a olhar para o ecrã para ver onde estão os radares o q é mais um foco de distração e insegurança. Os olhos são para estar atentos à estrada.
A Tesla na melhor das hipóteses usa o sistema do Gmaps que é a mesma tanga, nãofala e dá um som imperceptívele é qd já está em cima deles. . O sistema do Waze é muito melhor. Fala a quantos metros está o radar ≈500metros antes de passar por ele. Nem é preciso olhar para o mapa. É muito mais seguro.
Alerta sim, a primeira versão só metia no display, agora já dá sinal sonoro. E nos de velocidade média apresenta os cálculos.
Dá um som que para alem de ser baixo se confunde com os restantes sons do sistema. Já o tinha dito. O Gmaps é igual.
Não queira colar a eficácia do Waze ao tesla pq não tem como.
Nop, é bem audível e diferente, pelo menos no meu
JL estas errado! A fonte nao é a mesma já que a maioria dos avisos no waze sao feitos pelos utilizadores! A onde é que isso é feito na app da tesla?
@luisa, o @JL é um sonhador 😛
Pelos utilizadores. Duhh
Claro que são para fazer dinheiro. Não servem para mais nada. Só não vê quem não quer ver.
E como é que as caixas cobram as multas ? têm lá uma ranhura para meter as moedas ?
A sério que fizeste essa pergunta ? Nem leste o artigo ?
Sempre foi assim, que eu saiba o radar da 2ºcircular nunca funcionou
Mas que m…a! Qual é a ideia de promoverem contestação de multas, quando realmente a pessoa saber que infringiu a lei! Porque é que as pessoas ficam tão chocadas quando recebem uma multa em casa? andassem
Qualquer dia pensas que não funciona e funciona mesmo.
Não. Na 2ª circular todos funcionam. A noticia refere os radares anunciados no passado mês. E que eu saiba os da 2ª circular já lá estão há muito tempo.
Pois já aquele da repsol passo sempre a 120/130 durante estes 15 anos 0 multas
Como sabes muito bem, isso é conversa fiada.
E há caixas que podem ter radar uma semana e na outra podem já não ter. A GNR vai lá e tira e coloca noutro local.
Chama-se a isso usar a inteligência.
E como carros sem matricula os radares não detectam
Ou matrícula falsa.
Não basta adquirir os radares é preciso muito capital para a manutenção e utilização. Razão pelo quais muitos países decidiram deixar estes radares de lado, mas os politicos de Portugal vivem num Portugal que desconheço e pensam que somos do 1º mundo quando na verdade estamos cada vez mais no 3º mundo.
Que giro, a grande maioria dos javardos que querem usar a rede viária para parque de diversões queixa-se é de que aquilo foi posto lá com o intuito de encher os cofres do estado à custa dos infelizes utilizadores das estradas.
@Grunho deixa-me elucidar-te o meu ponto de vista, não sou contra os radares quando estes estão em sítios perigosos e promovem a prevenção. Já visitei alguns países e vi radares que faziam sentido, além de estarem bem assinalados percebia-se bem o intuito deles (zona perigosa) prevenção 100%, pois bem, os radares de Portugal por onde passei, além de estarem mal assinalados (propositadamente para poder encher os bolsos a gulosos), não vi nem percebi que perigo havia ali, logo deduzo que é mesmo Caça a Multa. Prevenção ZERO.
Quem não tiver esta noção (Caça a Multa) em Portugal, quando nunca circulou noutros países, tem uma enorme falta de neurónios.
Mais um vez defendo, não é a velocidade que mata, apenas a estupidez.
É preciso ter-se mesmo acéfalo para não perceber que um radar não é para estar assinalado. É para estar escondido para caçar javardos à má fila e fazê-los inteirar-se de qualquer lugar de qualquer estrada do país pode ser uma armadilha para eles se não mudam de comportamento. Não há sítios perigosos e sítios seguros. Há comportamentos perigosos em quaisquer sítios onde possam surgir, e a velocidade faz sempre parte do perigo. A ‘caça à multa’ está moralmente justificada e é a prevenção mais eficaz. Na estrada a segurança consegue-se com a insegurança daqueles que contra ela atentam, e a insegurança deles faz-se com o medo das multas e da apreensão da carta.
Então pela tua lógica os últimos relatórios da sinistralidade rodoviária em Portugal são falsos. Já leste ?
Só os microcefalos conseguem chamar acéfalo a outros, e começo a perceber que Portugal tem uma boa percentagem de pessoas (se é que pode chamar pessoas) com microcefalia. Sorte a minha poder visitar outros países com pessoas mais saudáveis.
O que mantém por cá é haver ainda pessoas que lutam por um Portugal melhor, exemplo o @Aindanaoseitudo. “Grunho” não conseguiria pensar em melhor nome para defini-lo.
Mas que m…a! Qual é a ideia de promoverem contestação de multas, quando realmente a pessoa sabe que infringiu a lei! Porque é que as pessoas ficam tão chocadas quando recebem uma multa em casa? andassem dentro da velocidade de lei, não estacionassem em segunda fila, não fizessem manobra perigosa, parassem no semáforo a tempo, não abusassem no álcool….
Estou completamente de acordo.
Porque temos muitos crimisos. Em condução. Cá por portugal.
Os radares não ajudam em nada. Vê o que se passa diariamente na curva do Palácio de Queluz no IC 19, ou vê o que acontece agora nos acesso à Ponte Vasco da Gama com o radar da velocidade média.
Não desacererem, é tudo falso, não há dinheiro para nada.
Eles mudam os radares de vez em quando.
Vens a 70 que é o limite imediatamente antes naquela estrada.
Do nada surge um sinal de 30 que não se vê à noite pq a tinta reflectora já não brilha (ou nc brilhou)
Frames a 40 metros, 30 metros, 20 metros e 10 metros:
https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbhw6WozlyfFR2ZB_g
Só vês o sinal qd estás em cima dele e é se fores a olhar para o lado. As pessoas normais vão atentas à estrada e portanto não reparam no sinal. 5 metros a seguir ao sinal acaba o muro e surge uma reentrância ainda pior iluminada onde ocasionalmente é montado o radar.
Até de trotinete sem motor eras apanhado pq aquilo é a descer e bem. Portanto não digas asneiras. Vai lá mas é matricular o veiculo que é para passares a ser multado para aprenderes o que custa a vida. É que os que andam aí sem matrícula andam a cair que nem tordos, só o ano passado foram parar à quinta das tabuletas pelo menos 53.
Esta é para o @Grunho mais acima.
Já se sabe que desde que instalaram as primeiras famosas caixas de radares, nem todas estariam equipadas com os mesmos, sendo que os radares mudariam de caixa de tempos a tempos, coisa que penso nunca ter acontecido.
No Alentejo os radares caem com o vento
Passem os radares para a AT, já que a sua única função é faturar.
Radares escondidos atrás de uma árvore não é prevenção.
Autos de contraordenação que demoram mais de 6 meses a chegar não é prevenção.
Podes sempre passar em excesso de velocidade para confirmar quais estão vazias…
Ainda bem, a malta abranda na mesma que é o objetivo, se uma pessoa for distraída também não é logo autuada. Em França há uns anos começaram a meter carros da policia em plástico nas nacionais e a malta começou a abrandar, era tão eficaz como um radar. Nem sempre é preciso castigar
O radar à entrada da Costa da Caparica é um dos que serviu de tiro ao alvo….venham mais dessas pontarias, é da forma que quando consertarem os vidros ficamos a saber que a probabilidade da caixa não estar vazia é elevada.
Desde 2002 com o meu 1° cobra 6 canais ( anti VG-2) que sei tudo que se passa a mais de 200m do carro a 360°… Multas 0….