Há 25 novos radares de velocidade a partir de hoje! Cuidado…
Nas estradas portuguesas existem 123 Locais de Controlo de Velocidade (LCV), sendo que hoje entram 25 novos radares. Os radares de velocidade não são todos iguais e foram escolhidos tendo como base o excesso de velocidade registada nos locais onde foram instalados.
Novos Radares de Velocidade: 14 são de velocidade instantânea e 11 de velocidade média
Hoje, 6 de julho, por ocasião do 8º aniversário do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), gerido pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), entram em funcionamento os 25 novos radares.
Com a entrada em funcionamento destes 25 Locais de Controlo de Velocidade (LCV) fica concluída a duplicação do SINCRO, que se iniciou no dia 1 de setembro de 2023, com 37 LCV, e que passa a contar com 123 LCV, dos quais 23 de Velocidade Média e 100 de Velocidade Instantânea.
Em comunicado, a ANSR explica que, dos 25 novos LCV, 14 são de velocidade instantânea e 11 de velocidade média. Segundo as informações, os novos radares vão ser instalados:
- IC2 (Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro)
- A29 (Santa Maria da Feira, em Aveiro, e Vila Nova de Gaia, no Porto)
- IC1 (Santana da Serra, concelho de Ourique, distrito de Beja)
- IP3 (Coimbra)
- EN18 (Évora)
- EN 125 (Albufeira, Faro)
- EN 6-7 (Carcavelos e Parede, em Cascais)
- IC17 (Loures)
- A43 (Campanhã, Porto)
- IC1 (Poceirão e Marateca, em Palmela-Alcácer do Sal)
O SINCRO é uma das várias medidas de combate à sinistralidade rodoviária. Prova disso são os resultados obtidos com os 61 radares que começaram a ser instalados há precisamente 8 anos, em que todos os indicadores baixaram. Quando comparado com igual período anterior à data de funcionamento deste sistema, registaram-se menos 36% de acidentes com vítimas, menos 74% de vítimas mortais, menos 44% de feridos graves e menos 36% de feridos leves.
Recorde-se que a seleção dos locais onde foram instalados radares do SINCRO obedeceu à análise dos locais de maior concentração de acidentes e à análise das causas dos acidentes, nomeadamente onde a velocidade excessiva se revelou relevante para essa sinistralidade, revela a ANSR.
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“ Hoje, 6 de julho, por ocasião do 8º aniversário do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), gerido pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), entram em funcionamento os 25 novos radares.”
Não era preferível um bolinho com umas velas e depois melhorar as condições de segurança das estradas??
A mediocridade só sobrevive com o “show off” e a cultura da imagem.
E nós a pagar.
Já eram para entrar a semana passada: bora lá uma notícia.
Agora entram amanhã: mais uma notícia.
Prá semana entram outra vez: mais uma noticia e assim sucessivamente.
O mais certo é que em alguns desses locais não esteja lá radar nenhum ou então são os que foram “inaugurados” já há uns dois ou 3 anos e voltarão a ser “inaugurados” daqui a uns meses..
Aumentou Tambem os cofres do estado
Tens valores que permitam afirmar isso?
Não estou a criticar a afirmação. Mas sem contexto, o valor da afirmação é zero.
Por exemplo:
Quanto custa ao estado cada vida poupada por acidente devido ao excesso de velocidade? E em termos materiais?
Quanto custa cada radar? E o valor das multas que o estado recebeu dessas radares?
Eu sou critico destes radares quando mal colocados. Devem servir para alertar os menos atentos nas zonas mais perigosas e não ser usado como caça a multa.
Prefiro que o Estado use as receitas arrecadadas com os infratores do que por via de impostos. Se pudéssemos substituir as receitas do IVA e IRS com as multas dos azeiteiros isto era um paraíso
Nos 2 locais, na margem sul do Tejo, desde que ficaram operacionais (1 deles num acesso a uma praia muito visitada nesta altura do ano), não sei se andam a passar muitas multas mas, em 2023, o número de acidentes foi de 1 (despiste em dia chuvoso), com ferido ligeiro. Em 2019, foram 251 acidentes (6 de Junho de 2022 foram 7 acidentes no mesmo troço de 2800 metros), 2 mortos e 24 feridos graves e 81 ligeiros. Por isso, mesmo que não apanhe nenhum acelera, em número de acidentes, a estrada ficou muitíssimo mais segura.
Os radares são colocados para controlar a velocidade dos veículos nas estradas, sendo a coima um efeito colateral da transgressão. Esse é o principio, goste-se ou não. O que está menos bem é a determinação das velocidades máximas em certos troços de estrada e a colocação dos radares em pontos estratégicos onde a velocidade é mais difícil de controlar para cumprir esses limites, como por exemplo logo à saída de algumas AE ou certas ruas nas grandes cidades.
Podes sempre usar o travão para controlar a velocidade. É uma grande ajuda, diminui as dificuldades que apontaste.
Em muitos carros que andam por aí os travões (e os piscas) são apenas opcionais
Isso é fácil de falar, mas não somos máquinas. Para nós humanos não é tudo 0 ou 1. On or Off.
Há vários sitios em que para um ser humano normal é difícil de ser tão exacto. Por exemplo:
Já fui multado numa saída de AE, imediatamente a seguir a uma placa que marcava 60, apanharam-me a 92, e como é fácil de perceber eu estava a travar e não ia em excesso de velocidade aparente para nenhum pessoa com 2 dedos de testa, mas não querem saber disso… Como não sou máquina, não travei tão forte como um robot. Devia ter travado mais forte ou com mais antecedência, para talvez ver se provocava algum acidente na AE onde as pessoas circulavam a 120 ou mais, e eu para garantir que passava a placa a 60 teria que ter travado antes para 60 ou menos!
E vê lá a coincidencia que era mesmo naquele sitio que eles se meterem a controlar e não nos sitios onde há realmente problemas de velocidade. Ou um pouco mais á frente ou atrás, não… tinha de ser logo a seguir á placa!
E há muitos anos, também fui uma vez apanhado a 72 na avenida Lusiada em Lisboa, uma avenida que tinha na altura, 8 vias (4 para cada lado)!! separador central, vias largas etc. Ir a 50 parecia que era completamente desadequado para a estrada em questão.
Se for a uma praia da margem sul do Tejo, Fonte da Telha (Almada) vai encontrar uma estrada que são 2800 metros em recta, onde há 3 lombas e separador central. Em 2019 morreram 2 pessoas em 251 acidentes. Perto de 100 foram levados para o hospital. Era o habitual, até que, em 2021 colocaram radares para os 2 lados mais próximos do acesso à praia. Em 2022 foram 6 acidentes, sem feridos graves. Em 2023 foi 1 acidente (despiste em dia chuvoso). Por isso, aqueles radares estão a salvar vidas. Não sei se vão passando multas com eles, lá que o número de carros acima de 200kmh desapareceram, isso é verdade.
Entretanto, numa estrada de acesso a um aterro sanitário, morreram 8 pessoas, em 2023, jovens entre os 16 e 28 anos, pois os 3km são usados para fazerem corridas.