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Há 25 novos radares de velocidade a partir de hoje! Cuidado…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. André R. says:

    “ Hoje, 6 de julho, por ocasião do 8º aniversário do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO), gerido pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), entram em funcionamento os 25 novos radares.”
    Não era preferível um bolinho com umas velas e depois melhorar as condições de segurança das estradas??

    • CSantos says:

      A mediocridade só sobrevive com o “show off” e a cultura da imagem.
      E nós a pagar.
      Já eram para entrar a semana passada: bora lá uma notícia.
      Agora entram amanhã: mais uma notícia.
      Prá semana entram outra vez: mais uma noticia e assim sucessivamente.
      O mais certo é que em alguns desses locais não esteja lá radar nenhum ou então são os que foram “inaugurados” já há uns dois ou 3 anos e voltarão a ser “inaugurados” daqui a uns meses..

  2. Naodou says:

    Aumentou Tambem os cofres do estado

    • qs says:

      Tens valores que permitam afirmar isso?
      Não estou a criticar a afirmação. Mas sem contexto, o valor da afirmação é zero.
      Por exemplo:
      Quanto custa ao estado cada vida poupada por acidente devido ao excesso de velocidade? E em termos materiais?
      Quanto custa cada radar? E o valor das multas que o estado recebeu dessas radares?

      Eu sou critico destes radares quando mal colocados. Devem servir para alertar os menos atentos nas zonas mais perigosas e não ser usado como caça a multa.

    • nunof says:

      Prefiro que o Estado use as receitas arrecadadas com os infratores do que por via de impostos. Se pudéssemos substituir as receitas do IVA e IRS com as multas dos azeiteiros isto era um paraíso

    • Manuel da Rocha says:

      Nos 2 locais, na margem sul do Tejo, desde que ficaram operacionais (1 deles num acesso a uma praia muito visitada nesta altura do ano), não sei se andam a passar muitas multas mas, em 2023, o número de acidentes foi de 1 (despiste em dia chuvoso), com ferido ligeiro. Em 2019, foram 251 acidentes (6 de Junho de 2022 foram 7 acidentes no mesmo troço de 2800 metros), 2 mortos e 24 feridos graves e 81 ligeiros. Por isso, mesmo que não apanhe nenhum acelera, em número de acidentes, a estrada ficou muitíssimo mais segura.

  3. Nuno says:

    Os radares são colocados para controlar a velocidade dos veículos nas estradas, sendo a coima um efeito colateral da transgressão. Esse é o principio, goste-se ou não. O que está menos bem é a determinação das velocidades máximas em certos troços de estrada e a colocação dos radares em pontos estratégicos onde a velocidade é mais difícil de controlar para cumprir esses limites, como por exemplo logo à saída de algumas AE ou certas ruas nas grandes cidades.

    • Fred says:

      Podes sempre usar o travão para controlar a velocidade. É uma grande ajuda, diminui as dificuldades que apontaste.

      • nunof says:

        Em muitos carros que andam por aí os travões (e os piscas) são apenas opcionais

      • Hugo Nabais says:

        Isso é fácil de falar, mas não somos máquinas. Para nós humanos não é tudo 0 ou 1. On or Off.
        Há vários sitios em que para um ser humano normal é difícil de ser tão exacto. Por exemplo:
        Já fui multado numa saída de AE, imediatamente a seguir a uma placa que marcava 60, apanharam-me a 92, e como é fácil de perceber eu estava a travar e não ia em excesso de velocidade aparente para nenhum pessoa com 2 dedos de testa, mas não querem saber disso… Como não sou máquina, não travei tão forte como um robot. Devia ter travado mais forte ou com mais antecedência, para talvez ver se provocava algum acidente na AE onde as pessoas circulavam a 120 ou mais, e eu para garantir que passava a placa a 60 teria que ter travado antes para 60 ou menos!
        E vê lá a coincidencia que era mesmo naquele sitio que eles se meterem a controlar e não nos sitios onde há realmente problemas de velocidade. Ou um pouco mais á frente ou atrás, não… tinha de ser logo a seguir á placa!
        E há muitos anos, também fui uma vez apanhado a 72 na avenida Lusiada em Lisboa, uma avenida que tinha na altura, 8 vias (4 para cada lado)!! separador central, vias largas etc. Ir a 50 parecia que era completamente desadequado para a estrada em questão.

    • Manuel da Rocha says:

      Se for a uma praia da margem sul do Tejo, Fonte da Telha (Almada) vai encontrar uma estrada que são 2800 metros em recta, onde há 3 lombas e separador central. Em 2019 morreram 2 pessoas em 251 acidentes. Perto de 100 foram levados para o hospital. Era o habitual, até que, em 2021 colocaram radares para os 2 lados mais próximos do acesso à praia. Em 2022 foram 6 acidentes, sem feridos graves. Em 2023 foi 1 acidente (despiste em dia chuvoso). Por isso, aqueles radares estão a salvar vidas. Não sei se vão passando multas com eles, lá que o número de carros acima de 200kmh desapareceram, isso é verdade.
      Entretanto, numa estrada de acesso a um aterro sanitário, morreram 8 pessoas, em 2023, jovens entre os 16 e 28 anos, pois os 3km são usados para fazerem corridas.

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