Governo dos EUA planeia gastar milhões de dólares em veículos blindados da Tesla
A Tesla é umas marcas mais preponderantes dos Estados Unidos da América (EUA), atualmente, pelo que a escolha do Governo para as novas aquisições deverá cair sobre ela: o Departamento de Estado planeia gastar cerca de 385 milhões de euros em veículos blindados assinados pela marca de elétricos.
O Departamento de Estado dos EUA está a planear gastar 400 milhões de dólares (cerca de 385 milhões de euros, à taxa de câmbio atual) na compra de novos veículos blindados da Tesla.
Segundo a imprensa internacional, uma previsão de compras do departamento mostrou que 400 milhões de dólares serão aplicados em "Tesla blindados (unidades de produção)".
Não é claro qual o modelo de veículo blindado que o Governo dos EUA vai adquirir.
No entanto, é provável que esteja a planear gastar milhões de dólares em Cybertrucks, a pickup elétrica da empresa, considerando as alegações de que é à prova de bala.
O documento de previsão do Departamento de Estado dos EUA sugere que o contrato da Tesla será adjudicado no final de setembro.
O site do órgão governamental contém duas versões do documento de previsão de aquisição, segundo a imprensa internacional:
- A primeira mostrava a aquisição planeada da Tesla, inscrita em 13 de dezembro de 2024, um mês após a eleição de Donald Trump, mas antes de ele tomar posse, no mês passado;
- A segunda mostra que a inscrição foi "modificada" na quarta-feira à noite, aparentemente após a aquisição ter sido relatada, pela primeira vez, pelo Drop Site News, um órgão de comunicação independente.
Esta última inscrição é idêntica à versão anterior, excetuando a referência à "Tesla", que foi eliminada. Em vez disso, diz que o departamento vai adquirir "veículos elétricos blindados" - sem fazer referência a uma marca.
O Governo dos EUA adquire regularmente veículos blindados. O mesmo documento de aquisição, aliás, contém inscrições para "sedã blindado" e "EV blindado (não sedã)" feitos por fabricantes não identificadas, além de "BMW X5/ X7 blindado".
Estes contratos foram avaliados em 50 milhões de dólares, 40 milhões de dólares e 40 milhões de dólares, respetivamente.