Governo cortou nos apoios à compra de carros elétricos
Portugal tem vindo a disponibilizar apoios para a compra de carros elétricos. Esse apoio não vai desaparecer, mas a verba que estava prevista vai ser reduzida. Os apoios à mobilidade elétrica também não serão cumulativos com os incentivos ao abate.
Apoio para compra de carros elétricos passa para 6,1 milhões de euros
O Governo cortou o apoio de 10 milhões que estava destinado à aquisição de veículos elétricos. A verba, que é financiada pelo Fundo Ambiental, foi reduzida para 6,1 milhões de euros, segundo consta na proposta do Orçamento do Estado para 2024 (OE 2024). Além disso, o Ministério do Ambiente e Ação Climática confirmou que os apoios à mobilidade elétrica não serão cumulativos com os incentivos ao abate.
Apesar de tudo o que está a acontecer no nosso país, o calendário do debate orçamental mantém-se até ao próximo dia 29 de novembro. Nesse dia o Parlamento deverá aprovar a proposta do OE 2024.
Relativamente ao incentivo de abata, o Governo tem destinados 129 milhões de euros que servirão para incentivar, segundo as informações, o abate de cerca de 45 mil carros. Neste caso os incentivos irão variar entre 2.000 e 6.000 euros. No caso do abate de um veículo ligeiro, o cheque pode chegar aos 4.000 euros que poderá ser descontando na compra de um carro elétrico ligeiro de passageiros novo ou usado, até quatro anos.
Os apoios à compra de um carro ou bicicleta elétrica, e à instalação de postos de carregamento não sofreram alterações.
Este artigo tem mais de um ano
Cortou ou reduziu ?? Das duas uma. Pelo que li no artigo reduziu as ajudas mas não as cortou.
Cortou nos apoios, não o apoio.
Tens que ler mais livros para ajudar à interpretação de textos fáceis.
Uma pequena comparação com o país vizinho: Em Espanha o apoio para a compra de um carro eléctrico é de 7k para ligeiros de passageiros e 9k para comerciais. Os carros têm um preço de venda mais baixo. O salário médio em Espanha é cerca de 40% superior. ao de Portugal (dados EU).
Em Espanha, nos ligeiros de passageiros o apoio pode chegar aos 7.000€ mas em duas parcelas:
– 4.500€ do apoio à compra e mais
– 2.500€ do subsídio ao abate (“con achatarramiento”)
Ou seja, sem abate o apoio à compra são 4.500€.
Cá, para 2024, mantém-se o apoio à compra (era de 4.000€ e dizem que vai ser reduzido) e foi criado um subsídio ao abate (entre 2.000€ e 6.000€), mas parece que não se pode acumular os dois. Isto era para ficar esclarecido no debate do OE 2024 na especialidade.
https://www.motorpasion.com/futuro-movimiento/ayudas-plan-mover-comprare-coche-electrico-2024
https://rr.sapo.pt/artigo/explicador-renascenca/2023/10/13/quais-sao-as-novas-regras-nos-apoios-a-compra-de-carros-eletricos/350648/
veja o meu comentário , tem lá a resposta
” No caso do abate de um veículo ligeiro, o cheque pode chegar aos 4.000 euros que poderá ser descontando na compra de um carro elétrico ligeiro de passageiros novo ou usado, até quatro anos.”
O Governo aprovou esta fossa!! Ninguém vai no seu perfeito juízo abater um carro sabendo que não lhe vão pagar. Uma medida 100% falhada.
Antes do abate candidata-se ao apoio.
Vais a uma sucata, compras um carro por 200€, registas em teu nome e depois abates. Pensas que o tuga é burro? Coisa que o tuga sabe é navegar o aproveitamento das esmolas dos subsídios, seja em automóveis, agricultura, desastres naturais, etc, se tem subsídio o tuga tem esquema.
Nesse caso o tuga era burro sim, toda a gente sabe que se está na sucata já está abatido.
Lol.. vê-se que conheces o país onde vives..
E mesmo que estivesse abatido, quando existiam estes benefícios para a aquisição de carros novos quantas vezes o mesmo carro era abatido com matrículas e vins diferentes? Estás a ser anjinho.
Além que tuga que é tuga tem ou tem um primo com um seat Marbella/fiat panda/R5 da década de 80 parados no quintal a servir de abrigo a vegetação e bicharada.
Precisas de sair mais, de preferência para sítios onde não existam carregadores, aí conheces a tuga
Você é que não conhece, manda um carro para a sucata e não se certifica que ele foi abatido ? Depois quem o livra de continuar a pagar impostos sobre ele ?
Você é que está a ser anjinho e não sabe como o sistema funciona. Está lá parado a pagar imposto.
Enfim, mais uma das suas invenções.
Sim precisa de sair mais e saber como funciona o país.
E por que é que deveria haver?
Só subsidio dependentes.
Também pode ser pelo aumento de impostos naquilo que se pretende reduzir, como por exemplo nos a combustão.
Nem uma coisa nem outra.
Uns subsidiam os outros,.
Para reduzir é mesmo reduzir os carros.
Se com aumento de imposto, então para todos.
Não foi sempre assim ? quem paga seguro, paga para os que têm acidentes.
O que querem reduzir é o número de carros mais velhos e poluentes.
Nem devia existir, ainda por cima entregue pelo Fundo Ambiental. Poluem mais q os outros.
De qq forma o grande subsidio nem é esse, mas sim a isenção do ISV, do IVA s/ISV, do IUC para todos e o IVA e ainda por cima as empresas deduzem IVA sobre td o que incida no carro electrico, o incluindo o próprio carro e abatem o valor do carro à coleta. Se fossem oferecidos e anulassem este circo, os elektros sairiam mais caros.
Errado, poluem menos, mostre aí o seu canudo de ambientalista ?
Temos pena, já chegou do circo de andarem a incentivar carros poluentes como diesel, por isso quando os cortaram as vendas foram ao fundo.
Estou farto de lhe mostrar. Aprendesse.
Já lhe disse que não pertenço ao rebanho que acredita em qualquer treta, mostre primeiro o canudo.
@JL Estou também curioso por ver o teu
Por não ter é que uso os dados dos que têm.
Dúvidas ?
@JL Sim, tenho dúvidas. “Esses dados dos que têm”, são acreditados por quem (quem é que os carimbou como verdadeiros)? Nesse sentido de ideias, tens de aceitar a opinião, mesmo que contrária à tua, de quem te disser que também “usa os dados dos que têm”. Caso contrário, cais na contradição.
Pelas comunidades cientificas e por organizações não governamentais, e os que vê aqui são creditados por quem ? pelo próprio ?
Ah estou a ver, portanto a poluição é uma questão de opinião, portanto basta mudar de opinião e pronto, acaba-se a poluição.
Enfim, ridículo apenas.
@JL Faz uma pequena pesquisa sobre o escândalo ecológico em que a BMW está envolvida em relação aos carros elétricos e um fornecedor marroquino.
Então e depois ? é pior que o escândalo do cobalto usado pela refinação de combustível ? E tanto outros como o da vw ?
Já agora, que isso tem a ver com o que estávamos a falar, está a mudar de assunto ?
@JL Acho que percebeste bem o que pretendi dizer. Basta teres dois palmos de testa para chegares lá.
Ja fizeste a pesquisa sobre o caso da BMW e da (grave) poluição indireta com os carros elétricos?
E onde neguei essa poluição ?
Porque não coloca aqui o link ? já que o quer mostrar.
Basta ter 2 dedos, e não 2 palmos para ver que quer mudar de assunto.
@JL não se faça de sonso. Todos os dados têm suporte científico. Inclusive alguns colhidos nas suas fontes como é o caso das 434 gramas de CO2 libertadas por cada kWh de electricidade produzida através do gás (T&E)
Outra do professor Buchal estava em apreciação na UE desde 2020 e o Timmermans, depois de tentar ganhar o tempo possível, finalmente curvou-se às evidências mandando a norma EURVII às malvas no que concerne aos combustão que ficaram na mesma e exigindo que a norma passasse a contemplar responsabilidades aos elektros no que concerne às partículas emitidas por pneus e travões, tempo de vida de baterias e tipo de energia usada no fabrico de baterias e carros.
Vc é conhecedor disso tudo.
Pq anda já aí a passar info falsa alegando que os nrs são meus? Fica-lhe mal e retira-lhe toda a credibilidade que possa ter granjeado.
Aguente-se recomendo AlkaSeltzer e ENO na farmácia.
Um assunto não tem nada a ver com outro.
436 gramas é a média europeia, e mesmo assim já sabe como ficam as contas.
A norma continuou igual devido ao já discutido, para quê gastar enormes investimentos em algo que está condenado ? mais vale aproveitar esses dinheiros para o que realmente interessa.
Sou conhecedor sim, por isso é que digo que não vale a pena andar a inventar.
Eu passei informação falsa onde ?
“é pior que o escândalo do cobalto usado pela refinação de combustível ? ”
Bem…você hoje está potente. Mentira atrás de mentira.
O que é que o uso do cobalto nos catalisadores tem a ver com o escândalo em torno do tema?
2022-Uso de cobalto na produção de baterias para carros eléctricos …50% +
2022-Uso de cobalto na producao combustíveis que tb serve para electricidade e muitas outras coisas tb usadas no carro eléctrico e pelo carro eléctrico e GAS (que serve para produzir electricidade)…3%
2022-Uso de cobalto em refinarias de combustível que tb serve para electricidade e muitas outras coisas tb usadas no carro eléctrico e pelo carro eléctrico e GAS (que serve para produzir electricidade)…3%
Só há escândalo pq apareceram os carros elektros
Meta isso nessa cabecinha.
436 gramas é a média europeia,”
Vc hoje está lerdo ou faz-se?
Falo-lhe em alhos e vc responde com bugalhos. Loool
É mentira onde ?
https://www.cobaltinstitute.org/essential-cobalt-2/powering-the-green-economy/catalytic-converter/
Só interessa agora ? e quantas décadas andaram a usa-lo ?
Agora disse a grande verdade:
“Só há escândalo pq apareceram os carros elektros”
Claro, encontraram quem culpar, é sempre assim, as maiorias tentam culpar sempre as minorias dos seus males.
Falando em T&E, até nisso está desatualizado.
“Taking into account the above update of emissions factors and country generation mixes, the calculated
EU27 average life-cycle carbon intensity of the electricity grid is 261 gCO₂e/kWh in 2022,”
https://www.transportenvironment.org/wp-content/uploads/2022/05/TE_LCA_Update-June_corrected.pdf
Quem mente é você, nem deixa links para não ser descoberto:
https://www.cobaltinstitute.org/wp-content/uploads/2023/05/Cobalt-Market-Report-2022_final-1.pdf
40% EV
30% Portables
9% Super Alloys
5% Hard metals
3% Catalysts
3% Ceramics/Colours
10% Others
Não.
A média era essa, agora é de 261 g/kwh como está no relatório acima.
Errado, não se usa cobalto no carvão e no gás, e muito menos em combustíveis pouco refinados.
Onde isso já vai. Eu a falar do CO2 que a produção de electricidade através do gás acarreta e vc a dar-lhe com mix’s europeus completamente disparatados e fora de contexto. e a disparar para todo o lado excepto para o que estava em discussão:
As emissões da electricidade produzida a gás. Qué q se passa?
Tome lá com os cumprimentos dos seus amigos a ver se lhe aviva a memoria:
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrM8El7hFFyYwlkJouQ
Já se lembra?
Não se esqueça de ir comprar o Memofante.
Eu lembro, mas só essa é que você manda consumir nos eléctricos ?
O que você faz há sabemos, usa os piores números para electricos e os melhores que aparecem nas tabelas do imt, sem contar com a produção do combustíveis, depois chega a essas brilhantes e falsas conclusões.
Como vê , quem precisa de comprimidos é você.
Eu não mando nada meu amigo. Eu estava a falar de gás na sequência de uma conversa. Vc é que começou praí a misturar os assuntos todos com os dados de emissões do gás.
Mas o pior nem sequer é o gás como está para ai a dizer. O pior é o carvão que emite mais do dobro do CO2 e o óleo Diesel não foge à regra.
Em relação ao carvão, o consumo de electricidade obtida por esta via aumentou e muito na UE seja por produção própria à custa da destruição selvagem de florestas milenares, aldeias inteiras, comunidades, etc, seja importada de Marrocos. Esta última nem entra nas contas pq não paga taxa de carbono.
Quem não optou por essa via, como é o caso de PT, teve que importar 20%das sua necessidades. Energia obtida essencialmente de fontes fosseis.
“Só interessa agora ? e quantas décadas andaram a usa-lo ?”
Para terminar, os catalisadores são uma solução feita lei ambiental recentemente para conter os óxidos libertados pela combustão de carros e refinarias Antes disso não eram usados.
A minoria está na área dos combustíveis 1.5%.
Mesmo que apenas sejam 40% na área EV (que há estudos que apontam para 50% (último trimestre de 2022) já reparou no ridículo da sua comparação?
Está a comparar a necessidade de recursos de uma opção de mobilidade rodoviaria que apenas é solução para não chega ab1٪ das necessidades mas devora (vá)40% dos recursos. Enquanto a outra opção de mobilidade rodoviaria que representa mais de 99% faz a festa com 1.5 % dos recursos e ainda permite que que outras soluções se mantenham em actividade como sejam os navios e os aviões.
E vc perante estes factos acha que o que provocou o desequilíbrio na exploração do cobalto foram os combustíveis?
Deixe de cair no ridículo!!!
Já sabemos que você escolhe os números que mais lhe convém.
Por acaso o pior é o diesel nos a combustão esses sim, são os piores.
Há estudos ? Então o instituto do cobalto não sabe aquilo que é gasto de cobalto. Loooooool
É uma medida recente ? Desde quando ,? Mostre lá.
E não posso comparar porquê ? E os híbridos também posso incluir que usam 10% ? E os telemóveis e gadjets que usam mais 10% ?
Deixe lá, isso deixará de ser uma preocupação, é que os carros mais vendidos já não usam cobalto nas baterias, depois as vossas preocupações ambientais vao ser outras. Looool
@JL Ninguém te disse que eram legalmente obrigadas. Falei em “empresa que se preze”, portanto moralmente tem essa obrigação. Estou a ver que deves fazer parte de um outro qualquer rebanho
,@yamahia tanto é assassino o que mata 1 como o que mata 10.
E não é 1%, sabe muito bem disso.
Nem disse que era menos ou mais, só referi que também usam e há muito mais tempo e nunca se preocuparam com isso.
De frisar que pelo menos está indústria tem feito mais pela redução do seu uso que a alternativa, que só usa se preocupa quando são obrigados.
Você disse que tinha a obrigação, por acaso não tem, e os outros clientes não têm? Porque não são referidos?
Você disse que tinha a obrigação, por acaso não tem, e os outros clientes não têm? Porque não são referidos?
Ele não aprende nada, só gosta de andar aqui a dizer que sabe mais que os outros, depois só calinadas…
Claro que não, não pertenço ao rebanho que come tudo o que lhe metem à frente.
@JL Já que insistem (se não pescares nada de francês, arranja aí um https://www.autoplus.fr/environnement/voiture-electrique/bmw-scandale-fournisseur-arsenic-environnement-1291644.html?fbclid=IwAR2SnLi3GcKat9B3lJiVXXjk1pxtmpFRxkaCEFZbJ-omPvehsr7q7yRQlqg).
Está a ver, se tivesse lido não vinha dizer disparates, mas pronto, já sabemos como funcionam os rebanhos:
“A fabricante alemã BMW se encontra em um escândalo. Na verdade, o seu fornecedor de cobalto liberta grandes quantidades de arsénico no ambiente”.
Afinal não é a BMW, mas sim o seu fornecedor.
Enfim
@JL Meu caro, eu li o texto e felizmente eu não preciso de tradutor automático. Tu é que lês as coisas na diagonal. Volta mais acima a um dos meus comentários e verifica se eu não disse “a BMW e o fornecedor marroquina”. Acho que só lês o que te interessa… E sim, está metida num escândalo. Qualquer empresa que se preze tem a obrigação de verificar se os seus fornecedor cumprem todo o tipo de regras e normas, mas se calhar, os interesses monetários estão antes do bem estar das pessoas. De vez em quando, é preciso acordar para a realidade das coisas e ver mais longe que a ponta do nariz.
Têm? Então mostre lá essa obrigação.
Enfim.
Está previsto, caso venha a ser aprovado o OE2024, a redução de 62.500 euros para 37.500,00 euros do teto máximo, de apoio na compra de VE.
Vide intervenção do Ministro Duarte Cordeiro entre o minuto 8 e 9 , no canal do parlamento do dia 13 de Novembro
Portanto se no abate de 45 mil veiculos o cheque a receber só é atribuído se for na compra de um veiculo eléctrico, o governo não cortou incentivos, aumentou sim os incentivos em mais de 13x.
Enfim, mais um de palas nos olhos, aumentou sim nos teu sonhos…
Quem ? você.
Então porque não diz onde estou errado ?
Nesse caso tb aumentou nos combustão novos, elektro até 4 anos e no passe social, nos Ubers etc
Não aumentou, reaparece para os carros a pilhas de emissões reduzidas (ainda não consegui ver quais parâmetros) que usem combustíveis.
O passe social e os ubers estão noutras parcelas.
Lá está vc com cenas, O incentivo será um valor pecuniário a ser atribuído pelo Fundo Ambiental, que pode ser usado para a compra de um carro novo ou usado com zero emissões (até quatro anos), de um veículo novo a combustão interna com emissões reduzidas seja lá o q isso for, de bicicletas de carga ou para depósito em Cartão da Mobilidade (para aquisição de serviços de transporte público e partilhado.
Portanto não aumentou, apareceu de novo depois de quase 10 anos fora…
Veja lá bem quem começou a usar o termo “aumentou”
“aumentou sim os incentivos ”
Aproveite e compre tb uma cxa de Memofante
Eu, que disse que aumentou para eléctricos, e não foi cortado.
Alguém sabe se existe apoio do estado ou de alguma entidade ao abate para quem compre carros usados ou seminovos a gasolina, além das campanhas das marcas?
Não há.
Anda aqui um user que já começou a irritar. Amigo, já ando perto de te conhecer…
Olá Hugo, está bom.
Então podemos conhecer, qual o problema ? deixe ai um método de contacto que eu entro em contacto consigo.
Então mas não dizia que me conhecia de uma certa marca falida ?
Se está irritado é problema seu, com isso não posso fazer nada, além de fazer pior….
Tem artigos com VE e aparece logo um eu ca sei
Anda aí ele…..
Olá Hugo, já voltou novamente com outro Nick ? Irra, isso deve ser angustiante.
Por acaso apareço em vários, vá lá ver melhor.
Eu Hugo?
Sou JS
De Hugo não tenho nada nem na Familia Toda
Sabe muito bem quem é. Looool