GNR: Condutor foi detido em Leiria depois de destruír radar
A segurança rodoviária é um bem para todos! O controlo é feito pela GNR ou pela PSP. No entanto, há quem se sinta indignado espacialmente quando a fiscalização é realizada sem qualquer indicação.
Um homem de 31 anos foi detido no passado sábado por ter destruído um radar de fiscalização e controlo de velocidade na A19, em Leiria.
O comandante do Destacamento de Trânsito da GNR de Leiria revelou ao canal REGIÃO DE LEIRIA que um indivíduo agiu de “forma voluntária e dolosa”, pois parou o carro junto ao radar e saiu “propositadamente” para partir o aparelho que controlava os veículos que circulavam no sentido Norte-Sul. Mas não foi só isso que aconteceu.
Homem destruiu radar da GNR e pôs-se em fuga...
De acordo com o capitão Rui Costa, o condutor tentou a fuga ao ser surpreendido pelos militares que operavam o equipamento. No entanto, aquando da tentativa de fugir embateu num outro veículo não causando vítimas. Mas, mesmo assim conseguiu seguir em fuga.
No entanto, o homem acabou por ser intercetado a menos de dois quilómetros de distância por outros militares da GNR que “garantiam o patrulhamento e a segurança naquele itinerário”.
O capitão Rui Costa garantiu que o condutor não estava a ser fiscalizado tanto mais que os militares não estão a proceder a ações de controlo rodoviário apeados, de acordo com as recomendações superiores relacionadas com a prevenção da Covid-19.
De acordo com o comandante, este é um crime punível com um pena até cinco anos de prisão e ao pagamento de uma indemnização à GNR para ressarcimento dos prejuízos. O detido foi constituído arguido.
A utilização de radares de velocidade por parte das entidades policiais continua a ser uma prática comum. O objetivo é garantir a segurança rodoviária, punindo os infratores. Em Portugal a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) é responsável pela aprovação dos equipamentos.
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Este artigo tem mais de um ano
Fonte: regiaodeleiria
Eu conhecia um pancado do meu curso na universidade que fazia isso. Quando via um radar numa variante, geralmente metia-se no sentido oposto, parava e ia lá pregar-lhe um estouro com um bastão ou um ferro. Que eu tivesse conhecimento, nunca foi apanhado.
gostava de o conhecer e pagava-lhe um almoço
podes pagar quando sair da prisão
Incrível não ser apanhado. Normalmente o radar está ligado ao carro onde está lá alguém.
@Polo, amigos imaginários não são apanhados.
Se houver crowdfunding avisem sff.
+1
Concordo.
“O objetivo é garantir a segurança rodoviária…”
Infelizmente não é esse o objectivo.
Deveria ser mas não é!!
o objetivo são 2, desviar o transito para as vias pagas , brisa e ascendi porque estas tem ligações ao PS assim valorizam as ações em bolsa e as finanças obtem receitas das coimas e do iva das portagens, votam PS vão ter + do mesmo
o objetivo é controlar as bestas que andam nas nossas estradas, espero que nuncas tenhas um acidente provocado por eles….PS: a brisa ja nao está em bolsa
Se fosse para controlar as bestas, vigiavam locais efectivamente perigosos
Quase que nos sentimos necessidade de dizer obrigado pelo serviço publico, ou não?
Mas que pancada,que anormal !! Agora de certezinha que vai ser preso e em tribunal vai levar pena de prisão ou uma multa pesadíssima !! Disto não se livra este mentecapto !!
Belo & Moral.
Acho uma vergonha esconderem os radares, querem fiscalizar a velocidade deveriam fazer de uma maneira mais visível, mais “legal”. Antes do local onde esta o radar deveriam avisar a sua existência (tipo num raio de X km velocidade controlada) e a velocidade indicada, depois podiam colocar o radar (VISÍVEL) e ai sim aplicar a multa.
Entretanto parecem “ladrões”, andam escondidos para caçar a multa.
Ao menos se esse dinheiro servisse para pagar as reparações das vias que estão uma lastima.
Ainda na sexta-feira vi um “escondido” na A4 antes da descida para a saída do Marco de Canaveses (sentido Porto-Amarante).
Para que? para apenas se cumprir a velocidade limite os 50 metros antes e depois radar?
Os radares não punem quem cumpre as regras da estrada…
Radares ocultos também não previnem nada e no entanto aqui estamos…
entao nao previne?
Se só andas dentro dos limites quando sabes que há radares, se souberes da potencial existencia de ocultos faz o mesmo efeito…
carro patrulha à vista ou radar identificado: (quase) toda a gente cumpre o código – prevenção.
Radar escondido: condutor passa em excesso de velocidade e mata uma pessoa 10 metros ou 10 kms mais à frente – onde está a prevenção?
muita gente so aprende quando lhe vão aos bolsos e não a saude…
Se é preciso um sistema que incuta medo que tenha de pagar, seja, do lado de quem cumpre não há diferença e quem não cumpre pode se que passe a cumprir.
A realidade é, qual é a alternativa?
@rjSampaio dizes “muita gente so aprende quando lhe vão aos bolsos e não a saude…” mas as nossas multas não dependem do património. Pagas tu 120 que ganhas o S.M.N., pago eu 120 que ganho 5000€/mês qual de nós chora mais o dinheiro?
@nop90 concordo com isso, dai gostar do sistema de pontos.
So tenho pena multas de estacionamento não perder pontos, que tal como dizes, alguns ricos nem querem saber, pagam as multas sem perigo de perder a carta.
Então mas o objectivo não é a prevenção? Os radares não previnem nada. E o facto de as autoridades se esconderem para apanhar as pessoas só demonstra que o objectivo é pura e simplesmente a caça à multa, não é a prevenção. Um veículo da GNR/PSP bem visível, sem qualquer radar, contribui mais para a prevenção do que 1000 radares escondidos. Mas não facturam tanto, não é assim? E chamam a isto “segurança pública”… É mais extorsão pública.
pagares multas por algo que fazes ilegalmente, não é extorsão.
Isso parece a base da religião de algumas pessoas, só nao faço coisas mas porque existe um deus que esta a ver, NÂO PORRA NÂO AS FAZES PORQUE É ERRADO/ILEGAL.
Extorsão é fazer caça à multa sob o pretexto de prevenção. Caça à multa não é prevenção nem contribui para prevenção. Errado é condicionar a deslocação com limites ridículos em zonas não habitadas apenas porque sim. Para depois poderem facturar na caça à multa.
Algo ser legal não o torna correcto. Não estamos a falar de pessoas que andam a prego a fundo, com risco de causar atropelamentos ou acidentes. Grande parte dos casos são pessoas que andam a 70 em zonas que sem qualquer lógica estão limitadas a 50 (que infelizmente é que mais há nas nacionais).
Mas continue, discuta espantalhos e acredite nas desculpas esfarrapadas, e nas leis e imposições do pai-Estado.
Concordo. Já fui multado por excesso de velocidade. Era uma variante com duas partes, na primeira o limite é 90 e na segunda o limite é 100. Só circulam veículos, não há pedestres e nem sequer motas de baixa cilindrada são permitidas aqui.
Fui apanhado a 102 na parte que o limite é 90, estava prai a 200 metros da parte de limite a 100. Eu até vi o radar, mas achei que era 100 em ambas as partes e não achei que fosse a transgredir, portanto nem abrandei. Fodi-me, fui mandado parar e tive que pagar na hora. E o Sr. Bofia ainda se começou a rir de mim e a gozar que eu estava a 200m da estrada onde já ia à velocidade legal. Fui multado em 60€ por ir a 12km/h em excesso.
Contribuiu em imenso para prevenir acidentes futuros e regulamentar velocidade, não foi de todo caça a multa. /s
fazes parte de essa seita rouba os cidadãos em nome de leis que mais não são do que roubos legais porque estão previstos na lei da caça á multa muda-se um sinal para 50 e toca a multar pacóvios , começa a ser inadmissível um dia vai criar uma revolta popular
mas qual roubar?
discordas que onde existe limites de 100 a decadas, ou maximos de 120, que a malta ande a 200?
ou é por causa dos pacovios?
Certo. Mas para isso funcionar seria preciso 1 carro patrulha por km. Não me parece exequível. Com este sistema, se o condutor recear ser “apanhado” vai mais devagar pois, “não sabe de onde elas caem”…. Tendo em conta o tipo de sociedade que temos esta continua a ser a melhor forma de prevenir…pelo medo. Porque apelar à responsabilidade das pessoas está visto que não funciona…….
Com este sistema, quem transgride vai continuar a transgredir o resto do percurso. Com o radar e carro escondidos, vai adivinhar? Passado uns meses é que recebe a notificação em casa. Onde está a prevenção? Este sistema não serve a prevenção. Serve a caça à multa, apenas e só.
Com o carro visível, quem transgride deixa de transgredir assim que o vir e durante vários Kms. E até pode avisar os outros nas mediações para regularem a velocidade, como é hábito. Isto sim, previne muito mais do que radares e carros escondidos. Uma autêntica vergonha para forças e meios que se dizem de “segurança”.
Sou tentado a concordar com o que afirma no primeiro parágrafo. Mas no que diz sobre os radares fixos, onde escreve vários kms deve concordar que na maioria dos casos são escassos metros. Assim que passam pelo radar é prego a fundo outra vez.
Talvez o melhor seja como nalguns países do centro europeu em que os radares são fixos, são muitos e espalhados por vários kms de autoestrada e em que apenas há a sinalização nos pontos de entrada dessas vias a indicar “via com velocidade controlada por radar”. Aí sim, as pessoas cumprem…porque não têm outra hipótese…
um herói
Como é que este Pais pode evoluir e modernizar-se, se há pessoas que acham que um radar escondido faz prevenção rodoviária.
Alguém disse e muito bem:
“powerverde
Carro patrulha à vista ou radar identificado: (quase) toda a gente cumpre o código – prevenção.”
Aqueles que não cumprirem quando a citação em cima esta em pratica, multa neles a doer.
Isto sim é que é Prevenção, tudo o resto é para encher os cofres do estado.
então qual a solução?
carros com GPS que multam automaticamente? Radares a cada 100m?
se na teoria não podes andar a mais de 120 em Portugal, limitem tudo a 120.
no entanto esta solução não dá receita ao estado.
E como é inegável que o estado quer apenas e só fazer “prevenção”
Por exemplo em Leiria foi criada uma auto estrada paralela ao IC2, (A19) sendo dada a orientação que não iria ser cobrada porque para além de proteger o Mosteiro da Batalha iria ajudar a reduzir a sinistralidade neste ponto mas como fazem muita “prevenção” pagamos um valor absurdo para circular nela. (no final todos andam no ic2 e eles estão lá sempre a prevenir)
Claro que é tudo “prevenção”
Ok, entao e para onde o limite é 50 e a malta anda a 90 ou 100?
se tivessem interesse podiam bloquear o limite de acordo com o local onde se circula seja por gps ou leitura de sinalização, etc
neste momento não estamos a falar de inventar a roda, e certamente o investimento seria bem menor do que é usado para a “prevenção”
Para além disso já vi muitas vezes quem faz a “prevenção” a infringir a lei mas neste caso a “prevenção” é só para alguns.
Concordo a 100% que devemos seguir regras mas não lhe chamem “prevenção”
o objetivo é condicionar o IC2 para irem para as vias portajadas á acordos com administração das portajadas para ser assim as pessoas aceitam e calam a tudo agora é a vergonha da construção de rotundas no IC2 em vez de cruzamentos desnivelados com pontes assim o transito passou de 50 para 30km/h é vergonhosa esta politica PS
Os políticos transformaram os agentes desta “força de autoridade” em banais coletores de multas.
Não admira o desprezo generalizado que se sente por esta entidade.
Os radares fixos têm de estar sinalizados! E sim, isto é um radar fixo! Radar móvel é o circula dentro das viaturas das autoridades!
“O capitão Rui Costa garantiu [ … ] tanto mais que os militares não estão a proceder a ações de controlo rodoviário apeados, de acordo com as recomendações superiores relacionadas com a prevenção da Covid-19.”
Então se não estão a proceder a ações de controlo… o que faziam ali com o radar? 😀 😀
Até mesmo nas entrelinhas, enganam os tugas…
Ainda ontem recebi uma multa de dezembro de 60€ de um radar fixo na A23, perto de Abrantes. Fui apanhado a 119km/h lol. Fui ver ao gmaps e entre a placa do radar e o radar em si, o limite baixa para 100!! Que raio…