GMW Taskman: Veículo elétrico chegou a Portugal e custa 9.990€
Aos poucos e poucos o mercado dos carros elétricos em Portugal tem vindo a crescer. Atualmente já há veículos para todos os bolsos e necessidades. O mais recente a chegar ao mercado português é o GMW Taskman da empresa norte-americana BILITI Electric.
Conheça as características deste carro e o preço.
A multinacional norte-americana BILITI Electric anunciou hoje a entrada em Portugal, através da sua marca GMW Europe, que irá comercializar veículos elétricos especialmente vocacionados para entregas de “última milha” em ambiente urbano. A empresa pretende criar uma unidade de produção no nosso país, com capacidade de montar até 500 veículos por mês, para distribuição em toda a Europa – o que representará um investimento total de cerca de 20 milhões de euros em Portugal e no mercado europeu ao longo dos próximos três anos.
O GMW Taskman, o primeiro veículo elétrico da empresa a chegar ao mercado, tem estado a ser usado por empresas de comércio eletrónico, tais como a Amazon, Flipkart (Walmart), IKEA, SokoWatch, Uber e Zomato, entre outras. Até hoje, estes veículos já percorreram cumulativamente mais de 32 milhões de quilómetros e entregaram cerca de 12 milhões de encomendas.
O Taskman é o primeiro veículo elétrico de três rodas do mundo concebido com um sistema de bateria intercambiável – designado Smart Swapp – que permite aos utilizadores a substituição das baterias descarregadas com baterias totalmente carregadas em cerca de um minuto. O Taskman é um veículo de carga compacto com uma capacidade de 300 kg.
As baterias destes veículos urbanos têm uma autonomia de 80 km por carga e podem ser totalmente recarregados em 3,5 horas ou substituídas em cerca de um minuto.
Estará também disponível uma versão adaptada à recolha do lixo, o DumpSTAR, que a empresa considera ser uma solução interessante para os municípios e empresas de gestão de resíduos sólidos que fazem recolha durante a noite.
Características técnicas GMW Taskman / DumpSTAR
- Operação 100% elétrica com bateria Advance GMW Li-Ion
- 80 Km de autonomia (com o veículo carregado) / tempo para carregamento total da bateria: 3,5 horas
- Sistema de bateria intercambiável (~1 minuto, realizada pelo utilizador)
- Capacidade de transposição de rampas (com o veículo carregado) até 20º de inclinação
- Capacidade de carga até 300 Kg / Caixa fechada de 2,7 m3
- Velocidade máxima de 40 Km/h (pode ser conduzido com licença L2e)
- Controlo e gestão inteligente (do veículo e/ou frotas) através de app e sincronização na cloud
O GMW Taskman já está homologado em Portugal e terá um preço de 9.990€. A versão adaptada para recolha de resíduos sólidos custará 11.990€. Estes preços incluem já uma bateria de lítio de 7 kWh substituível pelo utilizador. Cada bateria adicional (compatível com ambas as versões do veículo) tem um preço de 2.400€.
Este artigo tem mais de um ano
Não brinquem comigo….com o model 3 a pouco mais de 30mil euros apenas e ao alcance de qualquer um ninguem precisa desta motoreta
/s
AHAHAHAHAHAHA, “Pouco mais de 30k€, um model 3 ao alcance de qualquer um”, já te disseram que és um bom Humorista a contar piadas destas. ora não estivéssemos nós em Portugal não é.
Por isso é que anda ai tudo a comprar teslas não se vê logo…
Ele devia ir contar piadas para o GOT TALENTE PORTUGAL e eu até comprar os tomates para a plateia lhe atirar 😛
O argumento é inválido, nem os 30000 euros são acessíveis para a esmagadora maioria das PME portuguesas que lutam para sobreviver (apesar de muitas pagarem vencimentos miseráveis para que o seu dono possa conduzir um carrinho de de segmento elevado), nem ao model 3 possui baterias intercambiáveis, nem carrega em 3 horas, e muito menos se destina ao mesmo segmento de mercado tendo em conta o tipo de utilização previsto para este tipo de veículo. Mas, o grande problema, é que não encaixa na nossa mentalidade de pobres mas vaidosos com os carros… Esse é que é o busílis da questão.
Ok… Sabe que mais? Peça um desses teslas da sua rua emprestado a um vizinho e conduza ali até a Avenida do Brasil. Caso desconheça tem lá uma instituição especializada no tratamento de casos como o seu!
Nº53, para não errar na porta.
Atrás do teclado és o maior da tua casa, porque de resto é um belo cômico e todos se estão a rir dos teus comentários…
Primeiro, o model 3 não custa 30 mil euros. Depois tenta comprar varios tesla para uma empresa e esperas 2 anos.
Por favor diz-me onde andam os tais models 3 à venda por 30 mil euros que eu compro já um e quando ele vier daqui a 4 meses vendo-o logo.
Um zoe custa 30 mil euros… onde posos comprar um Tesla por esse preço?
Não dizes coisa com coisa!
Model X e Model 3? Moras nalgum bairro de lata? Aqui na minha ninguém precisa de poupar combustiveis e impostos, só os empregados é que têm carros de 6 cilindros, o resto temos todos carros de 8 cilindros ou mais, a gasolina, nada dessas latas de pobretanas.
por acaso o model 3 mais barato começa nos 52 mil euros
Onde é o espetaculo de stand-up?
Comprar um Model 3 é desperdiçar dinheiro.
Um Zoe serve bem e é bem mais barato.
Uma capoeira com rodas era o que faltava eheheheh
10.000 euros por isto ?? Mas anda tudo doido ou quê ?? Deus me livre. 😐
… por um triciclo dos gelados.
Kkk… 🙂
Aqui em Portugal não vai ter sucesso, dado que não combina de todo com a pindérica vaidade que portugueses e empresas sentem pelos seus carrinhos / parque automóvel. No entanto, nada que atrapalhe as grandes multinacionais referidas no texto e que pelos vistos adoptaram este veículo. Diferença brutal de mentalidade!
A realidade passa por ai, em Portugal as empresas dificilmente alguma vai adotar esta opção, até porque para muitas ou não preenche as necessidades ou simplesmente não é algo que gostem.
Estão a tentar o velho conceito da “Piaggio ape 50” mas é algo ultrapassado e com os Papa reformas estas acabaram por ai apenas a servir para alguns pequenos negócios específicos, longe dos tempos em que muitas empresas de vários ramos se serviam deste modelo.
Mas é contudo uma solução muito boa sob diversos aspectos para certos ramos de actividade que operem principalmente em ambientes urbanos ou até mesmo rurais, dentro de um raio de acção específico. Esteticamente acho feio, mas em termos de utilização prática espectacular, principalmente para a deslocação de técnicos e consultores que tenham de se fazer acompanhar de alguns equipamentos com reduzidas dimensões, uma malita de ferramentas, kits de demonstração, etc. Chega perfeitamente para esses casos, com grandes vantagens ao nível da facilidade de estacionamento, e o facto de ter baterias intercambiáveis que podem ser mudadas num minuto pelo próprio condutor do veículo, parece-me espectacular.
Por exemplo, CTT, Serviços Municipalizados em ambiente urbano.
E mesmo ambiente sub-urbano ou mesmo rural, também é válido, desde que o condutor transporte com ele 1 ou 2 pack’s de baterias. Nunca fica a pé.
Exactamente.
Certo, mas isso é do nosso ponto de vista, mas pronto, vamos ver como se vai desenrolar aqui por Portugal as vendas deste modelo.
Acrescentar que há a Piaggio Ape 150CC e acho mesmo que há também a 200CC, mas está não tenho a certeza
para transportar pombos bem bom
Carro?
Grande máquina!Mas é um pouco cara..
Que medo !
Anda tudo tolo !
Quem acha que é bom negocio que o compre.
Uma APE50 convertida em VE custa menos de metade do preço e é bem mais patusca….
http://www.piaggio.com.pt/gama-ape/Precos_gama_Ape.pdf
Convertida em VE? Onde viste isso?
O Citroen Ami já começa a parecer muito barato…
Só não tem a mesma capacidade de carga, por outro lado o condutor vai mais protegido…até anda 5km/h mais rápido, e por pouco mais (que o veículo da notícia) uma empresa compra Dacia Spring comercial e tem um VE de trabalho para toda a obra. É uma proposta estranha…mas se a IKEA adopta é porque deve ter potencial.
E para breve teremos por volta do mesmo preço o Silence S04 com Baterias removíveis em trolley.
Credo! Se estes “carritos” puderem andar nas estradas como os Mói Almas ou Papa Reformas e proliferarem, vai ser um desatino em que os outros (muitos) vão ter de desistir. Ultrapassar um já é chato. Cinquenta, vai ser o… cará… perdão, o valha-me deus. Bem, pior seria permitir~lhes andar em auto-estradas. Já agora…
Á cerca de 40 anos andava por estes lados o Sr Moreira a vender gás de garrafa num modelo bem melhor era cabriolé e muito mais barato
alguem ja viu o que esta pequena empresa alemã esta a desenvolver? isto sim
https://electricbrands.de/pt/
9000 fonix, realmente o nosso vencimento ficou mesmo na penúria… assim é complicado algum português, nos próximos anos comprar qualquer coisa, que desgraça.
Ironia ?? Mas acha que 9.000 euros é pouca coisa ?? Tenha dó. 😐
Os grandes negócios do lixo a pilhas, se estão preocupados com o clima os vendedores políticos quando assinam estas negociatas do clima podem fazer um acordo por cada entrega de um veiculo a combustíveis fosseis recebe um eléctrico similar a custo ZERO ou então o vendedor politico paga do bolso dele.
Arranjaram uma carapaça dos anos 60, meteram lá um motor elétrico manhoso e vá de ter lucro de 8k/cada.
Mais eficiente que um Tesla. Parabéns.