Filtro de partículas: é melhor não retirar do seu veículo
Um filtro de partículas é um componente utilizado entre a linha de escape dos motores turbodiesel (e nos mais recentes motores a gasolina) e evita a emissão de partículas nocivas para a atmosfera. Se o seu veículo tem, é melhor não retirar. Saiba a razão.
Retirar o Filtro de partículas é ILEGAL...
Se o seu veículo tem filtro de partículas é melhor não inventar e retirar. Se retirou o filtro de partículas do seu carro é melhor repor, pois, pode chumbar na inspeção. O inspetor pode considerar que o seu estado ou o da sua carga não permitem a realização de todos os ensaios e verificações sem colocar em risco a sua integridade física ou a de terceiros ou provocar danos em equipamentos de inspeção, nas instalações ou no próprio veículo.
O filtro é uma peça que custa algum dinheiro. Quando começa a dar problemas, alguns condutores tendem a retirá-lo do veículo, apesar de ser ilegal em Portugal e em outros países da União Europeia. A remoção do filtro compromete o cumprimento das normas de emissões de poluentes estabelecidas por regulamentações ambientais, como o Regulamento Euro 6, e pode acarretar várias consequências legais e práticas. A legislação portuguesa proíbe explicitamente alterações nos sistemas de controlo de emissões dos veículos.
O filtro, geralmente feito de cerâmica ou metal poroso, retém as partículas presentes nos gases de escape. Periodicamente, o filtro aquece as partículas retidas (normalmente de forma automática) e queima-as, transformando-as em gases menos nocivos, como CO₂. Esse processo é chamado de regeneração.
A regeneração pode se ativa ou passiva. No caso da regeneração ativa, esta é controlada pela central eletrónica do carro, injetando combustível extra para aumentar a temperatura. A passiva ocorre durante viagens mais longas, quando a temperatura do escape é naturalmente elevada.
Hmnnn dar 20€ a mais na inspeção ou correr o risco da mulher pegar fogo ao carro e manutenção do FAP Acho que vou pelos 20€ a mais mesmo. Literalmente a unica vantagem de ficar com o FAP é o meio ambiente, porque des resto se o inspetor não chumbar por isso vai ser por outra coisa…
Não de esquece que das partículas potencialmente cancerígenas.
E o carro quando arde não carga essas partículas e tantas oitra também nocivas ?
Para além de perdermos o nosso meio de transporte para o “ganha pão” também perdemos o dinheiro que tanto lutámos para o conseguir.!…
O meu Corolla D4-D não tem nada disso.
Menos uma dor de cabeça.
ja somos dois 😀
Quase á 20 anos que se anda a ouvir esta lenga, lenga….
Retirar o filtro de partículas pode provocar redução de consumo, redução de problemas, aumento de rendimento…Melhor só fazer o pack, EGR+FAP
check! +1
Eu tirei do meu a diesel e ficou outro carro baixou os consumos em 2lt, não manda fumo preto nem nada, e na inspeção por estúpido que pareça ao medir a poluição baixou. Antes fazia com 20€ 200km/220km, agora faz 250/270. Ainda e um diferença considerável. Além da manutenção ser mais barata.
O meu reduziu de 5lt/100 km para -10 litros / 100
Nasce gasoleo no tanque.
Qual é a surpresa tudo o que estiver no sistema de escape reduz potência, e por consequência aumenta consumos.
+ adblue
Opel Astra de 2010, filtro de partículas na marca custa €2900
Á anos que os portugueses andam a remover o miolo do filtro de partículas(o Filtro continua lá, mas não faz nada). E continuam a passar nas inspeções. Não existe legislação para combater essa prática falou-se á anos que iria ser criada mas nunca andou para a frente.
“A remoção do filtro compromete o cumprimento das normas de emissões de poluentes estabelecidas por regulamentações ambientais, como o Regulamento Euro 6.”. Frase muito bonita mas falta dizer que as marcas chutaram os custos da regulamentação ambiental para cima dos clientes. Uma regulamentação que visava produzir carros mais “limpos” transformou-se não na produção mas na utilização. Não falando na chatice de regenerar o FAP à hora que “carro” decide, ter que andar em autoestradas (mais um custo inerente) para regenerar o bicho não lembra a ninguém. Isso ou andar a 120 nas estradas nacoonais. Ridículo. Aquando da compra, o funcionário do stand deveria perguntar: “Está a pensar andar em autoestrada?”, “não?”, “Então lamento, este carro não é para si. Este carro é para andar em autoestradas. Experimente um em segunda mão com, pelo menos, 25 anos.” Lá se vai o ambiente. Parem de enganar as pessoas. Se a norma é para cumprir, então não ponham os custos em cima do cidadão comum. Nem que todos os cidadãos tivessem o dobro ou triplo dos rendimentos. Esta prática por parte das marcas é simplesmente uma prática nada ética. Ao fazerem isto, ao menos as marcas tenham a dignidade de admitir que o FAP foi uma das formas de tornear a regulamentação. Sim, UMA das formas. Nem julgo necessário desenvolver o tema das informações falsas dadas às instituições competentes para monotorizarem o cumprimento das normas ambientais.
resumidamente para todos que aqui estao sim ilegal mas e para tirar para alem de trazer problemas e uma dor de cabeca assim que tiverem oportunidade tiram e vendem ainda por um bom valor
Em outras noticias, a água é molhada!
É só malta doente da cabeça a fugir á lei por todos os
Buracos possíveis… depois falam dos políticos e pessoas em Cargo de poder!
Nem o mexelhão consegue ser honesto, logo a imagem dos políticos é a copia do povo…
Se os políticos querem lixar o povo nos só temos de ser espertos e lixar a esses f…….
A imagem do povo é a cópia dos politicos.
Diga nos últimos 881 anos, qual o rei, politico ou detentor de cargo de poder, que não tenha fugido à lei?
Existem gabinetes de advogados que trabalham as leis antes de serem votadas para dizerem onde devem ser colocadas as excepções às mesmas.
Adoro fazer running coal em Teslas.
Já oiço a mesma coisa a cerca de 15 anos e desde então que tenho carros diesel em todos retirei FAP + EGR em 2 fiz repro e passou sempre na inspecção sem problemas nenhums e sem pagar rigorosamente nada!
Nunca houve FAPS e de repente é que é muito importante? Preocupação com o meio ambiente são os EVS, o resto é só uma forma de chular as pessoas com barbaridades de dinheiro, os carros presos, mais consumos, menos prestação do motor enfim…
Quem o tiver que o mantenha faz muito bem, eu também vou manter os meus… bem longe dos meus carros 😀
“Nunca houve FAPS e de repente é que é muito importante? Preocupação com o meio ambiente são os EVS, o resto é só uma forma de chular as pessoas com barbaridades de dinheiro, os carros presos, mais consumos, menos prestação do motor enfim…”
Tanta ignorância numa só frase, incrível. 🙁
Ah sim? Então ilumina-me lá oh inteligente?
Disse alguma mentira? Os FAPs vieram na década de 2000, antes não existiam carros? E tinham FAPs?
Uma falange…tira…poupa-se o material e a carteira…vem a inspecção, volta a meter e siga bingo!
Portanto o pessoal que gastou dinheiro a retirar, agora vai gastar dinheiro a colocar ? Lol
Bom para as empresas que o fazem, não se esqueçam que temos uma indústria que precisa se trabalho.
Continuamos a tapar o sol com a peneira.
É do conhecimento geral, já foi tornado público que , táxis, viaturas da polícias e gnr, bombeiros e claro os particulares andam sem os filtros particulas, catalisadores.
Este artido com o devido respeito pelo jornalista que escreve este assunto é igual ao chover no molhado, ninguém quer saber .
As entidades oficias conhecem o que se passa e nada fazem, fazer cumprir a legislação da própria UE sobre os limites de emissões ppm que são 2 unidades e em portugal até 4 ppm está tudo aprovado nos centros de inspecção sem nada a registar, é bom que se diga que não são os centros automóveis que estão a não cumprir, mas os sucessivos governos .
Os centros falham em muitas situação de que deviam resultar em reprovação e os veículos são aprovados.
Todos os motores a combustão emitem Co2 e oxcidos de axoto Nox , as motos também mas por um qualquer fenómeno parece que não, a situação mais absurva são as revistas sobre motos cuja informação tecnica omite os valores de emissões de Co2 das motos, referir que mais uma vez as motos não vão estar sujeitas a inspecções periódicos, como em espanha o que é lamentável..
Afinal, o melhor de tudo, é fazer exercicio ao ar livre com carros passando ao lado. O pulmão agradece. Se dão subsidio aos carros elétricos, que no fundo somos nos que estamos a pagar para quem compra o carro eletrico, por que não ter subsídio para os filtros. Na minha opinião, por respeito, não só ao meio ambiente, mas sim aos pulmões, quanto mais filtros melhor. Agora teria de se buscar uma maneira de tornarlos mais baratos. Como muitos não respeitam a lei, imagino até que o filtro fique mais caro, por reduzir a escala de produção e ficar mais caro para a empresa produzir os mesmos.
Mais ainda ?
https://auto.sapo.pt/noticias/671a4b0f810986099424ecd0/quanto-mais-polui-mais-recebe-subsidios-da-ue-a-automoveis-a-combustao-de-empresas-valem-42-mil-milhoes-de-euros-por-ano
Para quem quer ou vai tirar ou já tirou o FAP, digo só 2 coisas:
-pensem nos vossos filhos/filhas
-é crime ambiental, por isso e punível
Hahahahaha
Filhos ou filhas tem noção que as emissões dos automóveis são insignificantes no bolo da poluição humana…
E nenhuma cidade cheia de carros vai causar impactos que sejam minimamente compatíveis á indústria extrativa e nucleares…
Pagamos tudo já tenho filtro de partículas no carro ainda pagamos taxa carbono gasóleo para que só chulos governo corruptos
um bom carro antigo, bom motor, robusto, confortável, seguro, sem fap, egr anulada, que ainda tenha peças no mercado, para mim é a melhor solução
Não há nenhum veículo a gasolina que vá a inspecção e consiga passar sem catalisador… Já os fumarentos diesel passam Todos… Isto é uma vergonha, depois a maioria da populaça anda por aí a defender o meio ambiente…Mentirosos, vigaristas, vocês não querem o bem da sociedade, aliás só olham para a vossa barriga, vocês vão viver 200 anos…
A prioridade na Europa é sempre a agenda globalista. É engraçado que estatísticas dizem que os aviões são o meio mais poluente mas ninguém fala nisso, nem tem restrições. O meio de transporte das elites. Foi por isso que Trump ganhou nos U.S mete seus cidadãos de classe media em primeiro lugar. Tenho uma astra 1.7 (motor Isuzu) de 96 e um Saxo Cup, não estou a pensar trocar nenhum deles e não é por falta de dinheiro é porque acho que os carros novos são lixo, meus pais têm carros novos as vezes conduzo, odeio aquilo! Parecem carros para retardados mentais, têm sons irritantes, travão sozinhos, são feios, altos, lentos, menos eficientes podem agradecer a U.E por ter destruído está indústria.O sector automóvel é o principal “motor” económico da Europa e a VW já anunciou despedimentos, continuem a votar em imbecies e nosso filhos é que vão sofrer.
É engraçado esse mundo que vivemos, não tem lógica e agente perceber isso que acabamos de ler, quer dizer é uma peça muito mesmo muito importante para o ambiente o estado ou governo ou sei lá o que deveria proibibir o custo muito elevado sobre essa peça tal filtro de particula. Tem gente que passa mal tem gente que não consegue levar um vida tranquila eu falo por mim e ainda tenho que pagar cerca de 500€ ou mais para o tal filtro, por amor de Deus é muito dinheiro, é assim que as pessoas proferem retirar fica mas barato. Nem tudo o mundo é rico.
Ainda eles não se lembraram de fazer o teste de PPM juntamente com a opacidade , visto que salvo erro o maximo que um carro deve ter com filtro de partículas são 15 PPM, basta fazer um buraco no filtro vai para uns 300 ou 400 PPM. Ainda tem sorte de o teste ser feito ao nível da opacidade dos fumos, em que basta um injetor pingar em vez de vaporizar é tal o fumo que não passa.
Não se queixem muito que os das inspeções são maus, que a maior parte ainda insistem nos teste dos gases a ver se passa no limite. Muitas vezes esses 5 min. a mais a tentar passar poupam, para ser simpático , mais de 1000€.
Já disse varias vezes, o problema não são os combustiveis e os seus aditivos, são os óleos baratos comprados no supermercado e a manutenção reduzida, que devia ser de ano a ano.