Filtro de partículas: é melhor não retirar do seu veículo
Um filtro de partículas é um componente utilizado entre a linha de escape dos motores turbodiesel (e nos mais recentes motores a gasolina) e evita a emissão de partículas nocivas para a atmosfera. Se o seu veículo tem, é melhor não retirar. Saiba a razão.
Retirar o Filtro de partículas é ILEGAL...
Se o seu veículo tem filtro de partículas é melhor não inventar e retirar. Se retirou o filtro de partículas do seu carro é melhor repor, pois, pode chumbar na inspeção. O inspetor pode considerar que o seu estado ou o da sua carga não permitem a realização de todos os ensaios e verificações sem colocar em risco a sua integridade física ou a de terceiros ou provocar danos em equipamentos de inspeção, nas instalações ou no próprio veículo.
O filtro é uma peça que custa algum dinheiro. Quando começa a dar problemas, alguns condutores tendem a retirá-lo do veículo, apesar de ser ilegal em Portugal e em outros países da União Europeia. A remoção do filtro compromete o cumprimento das normas de emissões de poluentes estabelecidas por regulamentações ambientais, como o Regulamento Euro 6, e pode acarretar várias consequências legais e práticas. A legislação portuguesa proíbe explicitamente alterações nos sistemas de controlo de emissões dos veículos.
O filtro, geralmente feito de cerâmica ou metal poroso, retém as partículas presentes nos gases de escape. Periodicamente, o filtro aquece as partículas retidas (normalmente de forma automática) e queima-as, transformando-as em gases menos nocivos, como CO₂. Esse processo é chamado de regeneração.
A regeneração pode se ativa ou passiva. No caso da regeneração ativa, esta é controlada pela central eletrónica do carro, injetando combustível extra para aumentar a temperatura. A passiva ocorre durante viagens mais longas, quando a temperatura do escape é naturalmente elevada.
Hmnnn dar 20€ a mais na inspeção ou correr o risco da mulher pegar fogo ao carro e manutenção do FAP Acho que vou pelos 20€ a mais mesmo. Literalmente a unica vantagem de ficar com o FAP é o meio ambiente, porque des resto se o inspetor não chumbar por isso vai ser por outra coisa…
Não de esquece que das partículas potencialmente cancerígenas.
O meu Corolla D4-D não tem nada disso.
Menos uma dor de cabeça.
Quase á 20 anos que se anda a ouvir esta lenga, lenga….
Retirar o filtro de partículas pode provocar redução de consumo, redução de problemas, aumento de rendimento…Melhor só fazer o pack, EGR+FAP
check! +1
Eu tirei do meu a diesel e ficou outro carro baixou os consumos em 2lt, não manda fumo preto nem nada, e na inspeção por estúpido que pareça ao medir a poluição baixou. Antes fazia com 20€ 200km/220km, agora faz 250/270. Ainda e um diferença considerável. Além da manutenção ser mais barata.
Opel Astra de 2010, filtro de partículas na marca custa €2900
Á anos que os portugueses andam a remover o miolo do filtro de partículas(o Filtro continua lá, mas não faz nada). E continuam a passar nas inspeções. Não existe legislação para combater essa prática falou-se á anos que iria ser criada mas nunca andou para a frente.