FIAT vai parar o fabrico do 500 elétrico pela falta de procura
A FIAT partilhou que vai parar, temporariamente, o fabrico do 500 elétrico. Este já não é o primeiro modelo, cuja produção vemos interrompida.
A FIAT anunciou que, devido à queda na procura, vai parar de fabricar o elétrico urbano entre 12 de fevereiro e 3 de março. Esta interrupção afetará diretamente o contrato de 2250 trabalhadores da fábrica de Mirafiori, em Turim.
Segundo um sindicato italiano, isto acontece, em parte, porque os clientes estão a adiar as suas compras enquanto aguardam novos auxílios estatais.
Conhecido comercialmente como 500e, o FIAT 500 elétrico não está a conseguir o sucesso comercial que se esperava. No final do ano passado, aliás, o grupo Stellantis havia decidido interromper a sua produção durante duas semanas devido à estagnação das vendas. Desta vez, o caso parece ser pior.
Com a produção de mais de 90 mil unidades prevista para 2023, a FIAT fabricou apenas 77 mil.
Ainda assim, a empresa acredita que a atual tendência de queda será compensada pelo recente lançamento do 500e nos Estados Unidos. De ressalvar, porém, que o público norte-americano não costuma ser adepto de carros tão pequenos.
Para alguns, a queda da procura pelo 500e deve-se à chegada do 600e, um modelo maior, mais capaz e mais prático. Isto, sem ser substancialmente mais caro que o irmão mais novo.
A situação do 500e pode ainda piorar, este ano, com a chegada do Panda elétrico.
Procura têm… o preço é que está desajustado com a procura.
Vai trabalhar tottoo, quem não fem 30 mil para dar por um careo hoje em dia e porque e mm um parolo preguicoso que não faz nestum
Eu não tenho, e se tivesse não dava 30 mil por um electrico como este, por 10 mil comprasse um carro equivalente a gasolina. O pessaol que gostas de carros a pilhas são todos muito ricos.
Ainda hoje fui abastecer a lata a gasóleo e o que paguei para a abastecer para 1 mês, paga-me 6 meses do meu carro elétrico…
Obrigado por validades o meu ponto 🙂
Procura têm, o preço é que está elevado…
agora em português sff!
Quem não tem???? Se calhar 99% das pessoas com vossa excelência incluído, que só é rico atrás do teclado, de resto é como todos os outros a contar os tostões até ao final do mês e nem carro deve ter.
Tu se usasses esses 30 mil para aprenderes a escrever é que eras um herói.
+1
Pelo preço que pedem tão pequeno e pela capacidade da bateria é normal não terem vendas.
Ponham o preço justo para o carro_20 a 25 000 euros e não terão necessidade de fechar.
Se o Fiat 500 com o motor a combustão tivesse o preço disparatado como tem o elétrico, teriam os mesmos problemas. Dêm prioridade ao 500 3+1 com autonomia a ultrapassar os 400 KMS e a custar até 22500 euros e depois avisem-me se tem problemas …
Se baixarem o preço para um valor justo, a procura sobe com certeza! Não ajustando os preço para a realidade da sociedade atual, será mas uma marca a caminho da falência a médio prazo!
Este fabricantes europeus vão sofrer tanto com a eletrificação dos veículos.
Andaram todos como mafias a apostar no ICE até 203x e que depois só quando achassem bem, para VÊ. Tramaram-se, em especial o grupo VAG e Stellantis.
Mais um… caem q nem tordos.
Por acaso são as marcas tradicionais que estão a cair que nem tordos:
– VW está com problemas financeiros;
– Mitsubishi está com problemas financeiros;
– Mercedes está com problemas nas vendas…
– Honda não está com problemas nas vendas…
– Seat deixou de existir;
– Stellantis está com problemas nas vendas…
Entretanto é a a Tesla é a que mais vende na Europa conseguindo vender mais que os Dacia Sandero que são carros económicos e de grande venda. E a BYD está a bater records a cada dia que passa em termos de vendas. A Cupra – que substituiu a Seat, bateu records de venda em 2023.
E a Renault assiste a uma subida de 25% das vendas em 2023.
O problema não é do carro elétrico, mas sim das soluções das empresas que demoraram na transição para os carros elétricos e perderam o comboio.
Para além disso a explicação do FIAT 500 está na descrição:
“Segundo um sindicato italiano, isto acontece, em parte, porque os clientes estão a adiar as suas compras enquanto aguardam novos auxílios estatais.”
Basicamente vai em linha de conta com o que foi dito:
O carro têm procura, não tem é preço para a procura.
Com preços daqueles é óbvio não é competitivo.
Por alguns dos comentários que se vê por aqui vê-se o sentimento europeu de muitos portugueses, só lhes falta abrir a garrafa de champanhe por a Fiat estar com problemas nas vendas e a VW mas estão sempre à espera do subsídio da união europeia que não é mais do que dinheiro tirado dos impostos dos trabalhadores dos países mais ricos.
Não é nada disso pá. è mesmo o peço que é elevado para os kms que faz entre outras coisas
Não podia estar mais enganado, o problema é os valores praticados em função do que é oferecido, aplicado as pobres economias, ninguém vai comprar, é isso que eles tem de perceber, os fabricantes devem pensar que as pessoas iam a correr comparar um veiculo VE como se fosse qualquer outro equipamento eletrônico, pois as coisas não são bem assim…
Essa fiat. Meu vinho sofrendo hoje com um carro que não funciona por causa de um termostato no retrovisor. Aparece risco de neve na pista no painel. Moro em São Paulo, Neve?
Fiat fabricado no Brasil não é exemplo, comparado com a Europa.
Fiat 500e 27.000 euros
Hyundai i20 16.000 euros
Com os 9.000 euros de diferença, a uma média de 6l/100km em cidade (que nao imagino se o i10 faz mais ou menos), dá margem para 112.500 km.
Ora, num carro de cidade, isso dá para quantos anos???
Cerca de 4 a 6 anos.
Assumindo um preço de €1,7/L e um consumo de 5L/100km, significa um custo de €0.085/km.
Ou seja cerca de 105.000km.
Se assumir um consumo de 6L/100km, significa um custo de €0.102/km.
Ou seja, cerca de 88.200km.
Os consumos anunciados para esse carro são de 5.5L/100km e os testados 6.5L/100km portanto a realidade a diferença deve andar no meio entre os 88.000 a 100.000km.
A eletricidade com todas as despesas e taxas custa cerca de 15kWh (AC) e um consumo de 14kWh/100km (AC – já com perdas ou 12kWh/100km DC). O que dá um custo por km de €0.021/km.
Assim:
Para fazer 100.000km um carro elétrico gastaria cerca de €2100.
Para fazer 100.000km um carro a gasolina gastaria cerca de €8.500 a €10.200.
Ao fazer as contas, e em entrar em linha de conta com seguros e manutenções, um i20 ao fim de 100.000km e se levares 5 anos (20.000km/ano) fica-te por €16.000 + €8.500 + €500(IUC) = €25.000
Um carro elétrico ao fim de 5 anos fica-te por €27.000 + €2100 = €29.100
Está na linha de conta entre os 4 e os 6 anos, dependendo da utilização, pois as contas são feitas da mesma forma que se faz para ver se compensa um carro a gasolina ou um carro a gasóleo. A opção elétrico é apenas mais uma opção para o consumidor.
Para quem anda pouco, um carro elétrico citadino não compensa em relação a um a gasolina, já se andares mais um elétrico compensa largamente.
“Para fazer 100.000km um carro elétrico gastaria cerca de €2100.” isso para quem tem a possibilidade de carregar em casa. faz la as contas a quem tem que ir a carregadores publicos
Também queres que faça as contas no tarifário tri-horário ou nas vezes que carrego grátis?!
Conforme referi:
“A opção elétrico é apenas mais uma opção para o consumidor.”
Leia-se:
“Ao fazer as contas, e SEM entrar em linha de conta com seguros e manutenções.”
NOTA: Fiz contas ao preço de um Hyundai i10 (€16.000) e não ao preço de um i20 (€17.800).
9000€ ou 11000€? essa matematica. o seja ainda vai dar para mais Km
O i20 é mais caro, são €17.800 e não €16.000.
Mas é do segmento acima, o fiat500 tens que comparar com o i10 que sao os tais 16000€
Então mete o i10 com mudanças automáticas e com um motor maior para compares alhos com alhos.
Mesmo assim as contas estão feitas ao preço do i10 por €16.000, ao preço do combustível a €1.7/L e um consumo, por baixo, de 5L/100km para 100.000km em 5 anos.
=€1.7/L x 5L /100 = €0.085/km
Para 100.000km = €8 500
O preço para andar durante 5 anos com um i10 por 100.000km =
€16.000 + €8.500 + €500(IUC) = €25.000
Portanto está nos valores que eu disse de entre 4 a 6 anos.
E no fiat quanto gastas a carregar durante esses 6 anos? em casa e em postos publicos!
Se não tens forma de carregar em casa, custa-te um carro novo ao accionistas da Galp…
Entao só compensa a quem tem sitio para carregar, ou seja muito pouca gente
Segundo o INE, 58% das habitações em Portugal, usadas como residência principal, possuem pelo menos um lugar de garagem e essa percentagem aumenta com as novas construções. Portanto o teu “muito pouca gente” é de facto a maioria das pessoas.
Assim, da mesma forma que só te compensa gasolina se andares menos em relação ao gasóleo ou nem sequer te compensa ter carro se andares muito pouco…
Neste momento o elétrico é mais uma opção para o consumidor e que lhe pode trazer poupanças bastante significativas no longo prazo, embora já se anteveja que os carros elétricos estão a começar a superar problemas em relação à contraparte a combustão e seja uma questão de tempo para os substituírem na totalidade. Para além de outros fatores externos que vão começar a surgir, como começarem a desaparecer os postos de abastecimento de combustível…
Assim sinceramente, mais vale focares a tua atenção para teres uma casa com garagem, como a maioria das pessoas possui, do que focares a tua atenção contra nos carros elétricos porque conforme estas a querer colocar parece que tens as prioridades trocadas.
E quem disse que nao tenho garagem, nao vou é gastar €€€ ou fazer credito por causa de um electrico quando tenho carro de empresa a diesel
A empresa mais cedo ou mais tarde vai substituir o diesel por um EV…
Portanto é uma questão de tempo.
Ui, que surpresa!
Cerca de 29k por um “carrinho do continente” só porque é elétrico?
Estavam à espera de quê, que se vendessem como pãezinhos quentes?
Cambada de idiotas gananciosos.