Farizon SuperVAN chega a Portugal! Oferece 398 km de autonomia
A Salvador Caetano Auto, líder na distribuição e venda de veículos, tem uma parceria estratégica com a Farizon. A marca Farizon, chega a Portugal com a SuperVAN, um comercial 100% elétrico, com autonomia de até 398 km e potências entre 231 e 272 cavalos.
Enquanto marca pertencente ao extenso portefólio do Geely Holding Group, a Farizon beneficia da experiência e recursos da Geely no setor automóvel. A Farizon, conhecida pelos seus veículos comerciais elétricos de vanguarda, introduziu a Farizon SuperVAN no mercado ibérico.
Características principais da Farizon SuperVAN
- Autonomia e Potência
- Autonomia elétrica de até 398 km (ciclo WLTP), com opções de potência entre 170 kW (231 cv) e 200 kW (272 cv).
- Bateria e Dimensões
- Disponível com baterias que variam entre 49 kWh e 106 kWh de capacidade, e comprimentos que vão de 4,990 metros a 5,995 metros, adaptando-se a diversas necessidades de transporte.
- Capacidade de Carga
- Suporta uma carga útil de até 1.480 kg, tornando-a ideal para uma variedade de situações.
- Versatilidade
- Com uma arquitetura modular e diversas configurações de carroçaria, a SuperVAN adapta-se às especificidades de diferentes negócios, oferecendo uma solução personalizada para o transporte de mercadorias.
- Preço
- Os preços da Farizon SuperVAN em Portugal começam a partir de 39.592,68 euros (mais IVA).
A Farizon é uma marca do Geely Holding Group e está focada no desenvolvimento e produção de veículos comerciais elétricos.
A empresa chinesa, pertencente ao Geely Holding Group, é uma marca de referência no setor dos veículos comerciais elétricos na China.
Não tem faróis?
A maquete parece q não. Deve ser para parecer mais futurista
Em baixo já aparecem fotos reais com faróis. Essa carrinha já tem 2anos de mercado, pro menos. Chega a Portugal prestes a atingir a obsolescência, própria dos produtos electrónicos.
Não estão a falar de veículos a combustao.
O Sr.@Jl sabe muito bem q um elektro há 2anos no mercado, já está ultrapassado.
E quando dão exemplos de elektros com 100.000km e 4 ou 5 anos para tentar provar a fiabilidade? Lol, isso é quando um diesel começa a ganhar a cama 🙂
Sei, então mostre lá que está ultrapassado ?
Só 100 mil ? Até lhe posso mostrar um com 700 mil.
Realmente na foto de baixo as carrinhas já têm faróis. 😉
vê lá bem.
398 km de autonomia, sem carga, sem ac e sem radio e de dia, sem vento! Com isso tudo passa para metade.
Com mau tempo, frio e chuva, fica-se por uns 150 KMS de autonomia.
O q é dramático. Nem dá para ir a Sintra e voltar. Meio salário é gasto à espera que o carro carregue.
A outra metade é para o trabalhador e ainda vai ter q adicionar umas horas extras para ele concluir o serviço ( se ele aceitar e se não tiver família). Caso contrário perde os clientes todos.
Voltar para onde ? Para o Porto ?
Sim para o Porto de Lisboa, ali em Sta Apolónia ou Alcântara.
Ena, então vai dar a volta a Mafra ?
Por Mafra? Tb pode ser. Não me choca 😛
Já que vai dar uma volta maior. Loool
E porque havia de esperar ? Não estou a entender
Se a carga for cxas de esferovite vazias tlv faça com a versão de 106 kWh de capacidade na bateria.Se a entrega for em vias urbanas e sem muito para arranca e como dizes, se não ligar o AC, as luzes, o rádio e evitar andar em dias ventosos e chuvosos.
Então prove lá que não faz ?
As maiores empresas mundiais utilizam veiculos electricos para entregas locais ou urbanas e resulta. Cada vez se ve mais e aparentemente compensa.
Agora sendo Portugal seja um mercado demasiado pequeno provavelmente 3 já cobrem todas as zonas urbanas 😀
Não é necessário nada disso. A autonomia é em ciclo WLTP, ou seja, mesmo sem essas coisas que mencionas não passa dos 300km.
Que rádio tem no seu que consome assim tanto ?
Um sistema de infotainment (Tablet+processador mais som) consome à vontadex 0,7 kWh/h
Mas claro, já sabemos que para a tesla só conta a energia gasta para fazer mover o carro. Tudo o resto é para o tecto.
Então mostre lá esse gasto.
Que computador potentissimo, já não me recordo que computador tive que gastava 700 wh. Looooll
É algum computador gamer ? Nem esses consomem tanto.
Mas estas carrinhas têm um sistema da Tesla ?
Deve ? Então mostre lá esses supercomputadores que consomem 700wh. Loooool
Tive um computador que tinha um dos processadores mais comilões, um AMD qualquer que chegava 250w, com placa grafica chegava aos 500w, ainda gostava de saber que raio de infotaiment são esses com computadores gaming.
www .techtudo.com.br/google/amp/guia/2024/08/quanto-um-pc-gasta-de-energia-saiba-calcular-e-como-economizar-edinfoeletro.ghtml
E desde quando o infotainment é só o processador?
Infotainment é écrans, som etc. Só o Y LR são 16 colunas de 600vols ~0,6kWh/hora.
Fora o resto.
É por estas e tb outras que vc sai num tesla com 100% numa bateria com 75kWh aproveitável e chega com indicação de 2% de carga na bateria (~1,5 kWh) e uma indicação mentirosa no painel que a média de consumo foram 18 kWh/100 feitos com 63 kWh da bateria.
Então por onde andam os 10.5 kWh que faltam? Obviamente foram gastos em todos os outros sistemas, incluindo o infotainment. Eventualmente o tesla parado numa fila dá consumo zero, mas sabemos que não é assim, quanto mais não seja, as camaras e outros sistemas estão a consumir e não é assim tão pouco qt isso. No caso em apreço, numa descarga relativamente rápida, 14% da bateria esfumaram-se em outras coisas, não se sabe a ordem de grandeza de cada uma delas, mas em vez dos 18.1 kWh aos 100 está bem claro que o carro gastou 20,634 kWh aos 100.
Não seria melhor a tesla ser mais honesta?
P.S. O mais engraçado é que há uns tempos já lhe tinha sido aflorada esta questão colhida no model 3 do chino, mas vc, como sempre, não retém nada!
Então mas eles andam sempre no volume máximo ?
Quantas são não interessa interessa é a potencia máxima do amplificador.
Não é mentirosa, ela aprece lá nas percentagens.
Ele disse onde foi.
Nas só há Teslas no mundo ?
Existem nas estradas milhares de carrinhas de elektas a circular diariamente. E esse numero tem vindo a aumentar. Para a utilizacao que fazem tem autonomia que chegue
Até os Noruegueses acham que elektras não são solução (70% do mercado das vendas de novas ainda são a gasóleo, fora as q eles compram usadas nos vizinhos alemães)
Os noruegueses compram carros usados ? Deve ser por isso que o número de carros a combustão está a cair.
Já lhe tinha dito que compram aos vizinhos alemães e não são assim tão poucos como isso.
Também na NO um combustão usado importado, paga muito menos imposto que um novo a combustão.
O que você diz não se escreve, já agora, eles não são vizinhos.
São tão poucos que os veículos a combustão e até plugin estão a diminuir de numero no território.
https://www.skatteetaten.no/en/person/duties/cars-and-other-vehicles/importing/calculate/
É só fazer as simulações. Lá como cá, qt mais velho o carro importado melhor. Se o carro tiver 20 ou mais anos já só paga o IVA sobre o valor de mercado (melhor q PT)
Exemplo um carro com 20 anos já está isento de imposto de registo. Se lhe der um valor de 2000€ só vai pagar 500€ de IVA na alfândega norueguesa, sem outras taxas de registo.
O imposto de registo começa a cair para carros com mais de 10anos, a razão de 10% ao ano e atinge a isenção aos 20 anos.
Então quer dizer que andam a comprar carros velhos ?
Loool
É verdade, quem diria. Naquele vídeo pelos Fiordes não deixei de reparar numa A6 com a suspensão já bem afundada. Deve ser modelo de 1999 ou antes…
Provavelmente foi importada.
Havia mais carros com uma certa idade que me chamaram à atenção num país como a NO. Mas é o que é. Para andar pelos Fiordes devem dar para o gasto.
Provavelmente era um estrangeiro.
Não se esqueça que na Noruega também existem turistas.
Sim, nos fiordes não há luz, não há nada, aquilo é um deserto, tal como se vê nos vídeos cortados.
O vídeo não está cortado nas partes onde aparecem carros. Está em camara lenta nas partes onde aparecem carros q é para se ver melhor.
Esse A6 tudo indica q é de um residente dado que está estacionado à porta da habitação.
Mas há inúmeros carros já com uma certa idade. É ver o video com mais espírito crítico.
A A6 foi apenas um exemplo.
Sim, está cortado onde aparecem carros a combustão.
Claro, os turistas nem ficam em casas.
Existem pois, e cada vez menos, tal como indicam os números e a idade média do parque deles.
Mais sucata se tivemos em conta a autonomia anunciada.
Para que raio quero um comercial com 230cv??? para ter força para aguentar com as baterias? só pode!!!
Ha assim tanta diferença para as a gasóleo que costumam ter à volta de 200 ?
Acho q as Ivecos que andam aí têm entre 100 e 130cv e aquilo anda nas horas.
Acabei de ir ver ao site da Mercedes e tem vito com 190cv a diesel, e também tem eléctricas com 102cv.
Um veiculo comercial com 230cv é algo sem necessidade alguma!!!
Meter 230 ou 190 cv num eléctrico é exatamente o mesmo para o veiculo, no entanto tem vantagens.
Os cv dos elektros não são alazōes, são pilecas, já lhe tinha dito e demonstrado.
Por acaso é o contrário.
https://youtu.be/MUgbz0-vS3k?si=L7FU2mnXqHVgxL0n
Ou seja, os números dos CV a combustão se pagassem impostos até os baixavam, já que não os têm ou são molengões.
Vantagens de ser multado mais facilmente, isso tem sem duvida, sempre que pego no meu V8 tenho de estar sempre a puxar o pé para cima!
Eu também, no meu v16.
Se voce tem um v16 é porque deve ser rico, portanto nao tou a ver a sua pancada por carros electricos!! Qual o seu problema com o preço da gasolina? ou é para proteger o ambiente? LOL
O meu V8 tem 25 anos e bate muito carro novo.
E você por ter um v8 não é?
Pancada ? Não entendi ?
Eu disse que tinha problema com o preço da gasolina ? Onde ?
Mas o meu V8 tem 25 anos…. e que me recorde V16 nao tem muitos anos!!!!
Então se nao tem problemas com o problema do preço da gasolina, tem um electrico e defende tantos electricos porque razao??
Eu defendi eléctrico onde ?
E não, não é um carro, é outro veiculo.