Estratégia ou marketing? BMW desenvolve parafusos impossíveis de remover
Numa altura em que as marcas disputam tecnologias para o futuro, há quem ainda se preocupe em criar soluções que são personalizações complicadas de aceitar. A BMW seguiu este caminho e apresentou agora parafusos que podem ser impossíveis de remover. Será uma estratégia bem pensada ou apenas uma jogada de marketing única?
Uma estratégia ou marketing da BMW?
A gigante alemã do setor automóvel, BMW, está a implementar uma mudança radical de design que dificultará a adulteração de veículos por parte de proprietários e mecânicos independentes. Novos pedidos de patente, divulgados pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI), revelam cabeças de parafuso especiais com o formato do icónico emblema da marca.
Ao contrário das estruturas clássicas de parafusos estrela, planos ou Allen, este design permite remover e instalar parafusos apenas com ferramentas especiais disponíveis na rede de assistência autorizada BMW. As cabeças dos parafusos, que têm o mesmo formato do logótipo "hélice" da marca, apresentam uma estrutura complexa onde dois dos quatro quadrantes são rebaixados e dois são planos ou salientes.
Isto dificulta diretamente os processos de reparação, uma vez que as ferramentas manuais comuns encontradas no mercado não conseguem agarrar o parafuso. A iniciativa da BMW reacende o debate sobre o “direito à reparação” no mundo automóvel. As declarações constantes dos documentos da patente confirmam claramente que o principal objetivo deste projeto é impedir intervenções por parte de “pessoas não autorizadas”.
Criou parafusos impossíveis de tirar
Estes parafusos, concebidos para utilização em áreas críticas e visíveis, como componentes internos, pontos de fixação dos bancos e o compartimento do motor, estão a obrigar os proprietários de veículos a visitar centros de assistência autorizados mesmo para reparações simples.
Embora a empresa defenda esta medida com base na manutenção dos padrões técnicos e de segurança, os centros de assistência independentes e os utilizadores consideram-na uma interferência nos direitos de propriedade e nas condições de mercado competitivo.
Numa altura em que concorrentes como a Mercedes-Benz tentam melhorar a capacidade de reparação, substituindo o sistema adesivo por parafusos para facilitar a troca dos faróis, a posição da BMW aponta para um choque de estratégias opostas na indústria automóvel. Nem sempre estas situações são bem recebidas, ainda mais por limitarem a capacidade de reparação destes carros. Vamos ver como o mercado e os consumidores reagem.






















Conhecendo várias marcas (algumas de renome) não deve demorar muito a fazerem ferramentas para esse tipo de parafusos.
Agora o preço delas é que pode ser elevado e dependendo da quantidade de carros da marca que as oficinas recebem para revisão/reparação cada oficina pode ou não fazer o investimento na ferramenta
O chinês não quer saber da patente……
Vai estar um jogo de chaves de caixa da BMW a venda por 15€.
É só mais um Set para add a caixa de ferramentas…
A VW também usa aquelas chaves ZHX ou o como se chama a sigla. 10€ no chino e não é que as chaves até são minimamente boas.
Isso é tudo treta, não existe tal coisa de “impossível de remover “, eles bem podem tentar, mas existe sempre forma, não é nova esta situação de parafusos proprietários…
Impossíveis de tirar ou usam uma chave proprietária ?
Se fosse impossível de tirar, chamava se Rebite.
Haha
Atualmente, com as CNC’s, fácil é criar uma chave para tirar estes ‘impossíveis’ parafusos! Enfim…
Nem é preciso tanto, com 3 chaves de fendas resolvo o problema
Nada é impossível …usamos a cabeça e tudo sai!!!
Impossíveis… Em menos de nada os chineses já fizeram a ferramenta. O mesmo fez a Krups com parafusos doidos nas máquinas de café para impedir a abertura, um amigo fez-me uma chave improvisada, tirei os parafusos todos e substitui por parafusos normais. A Apple também tem essa mania, e há sempre chave.
+1
É uma idiotice… E se a UE já tem normas pra as portas USB, devia fazer o mesmo aqui , definir meia dúzia de tipos de cabeças de parafusos e acabar com esta idiotice….
Vendo isto de um lado mais ecológico, para quem goste de ir por aí, isto torna-se pior, até…
Mas, é difícil criar uma ferramenta para usar nesta cabeça de parafuso? Deixa-me rir.
O lois rossman em breve deve comentar sobre isto já que mais uma vez as marcas querem tornar cada vez mais dificil a manutenção e reparação destes equipamentos pelo cliente…. É ridiculo.
É Louis Rossmann (com 2 énes, como ele faz questão de apontar) e já fez o vídeo sobre este assunto há uns dias.
O problema dos carros modernos nem é a mecânica é a eletrónica.
O fabricante faz alterações especificamente para teres de usar as peças deles.
Até um cabo de 2 condutores, se não for da marca o carro trabalha mal.
Usam resistências internas específicas para o carro só trabalho com aquele cabo se não dá erros de leitura.
Isto já chega a roçar o ridículo!…
Perdem tempo a desenvolver problemas, em vez de melhorias nos seus produtos.
Qdo um parafuso não sai, corta-se a cabeça e saca-se o resto com um berbequim.
E substitui -se por sextavado. Estes construtores são mesmo canalhas.
Eu tenho aqui uma chave com todos os tipos de “Bujão” se alguém precisar .. 🙂
Se é esta a sua ideia para vender automóveis, se é sua estratégia de vendas neste momento, enfim a BMW no seu melhor. Demonstra o declínio desta marca e o seu desespero e um caminho errado a seguir…comprem BMW, pois assim eu tenho mais serviço para executar surpreender os meus clientes, com mais opções e soluções.
Tantos comentários sobre ser ou não impossível de retirar ou fazer chaves para os parafusos (que ainda são só patente) e além deste comentário, ninguém fala sobre a mentalidade por detrás de iniciativas deste tipo; sobre como querem retirar ao proprietário do veículo e às oficinas não oficiais, a possibilidade de efetuar reparações.
Basta usar uma impressora 3D e…voilá
Nova funcionalidade para o alicate de pontas… ridículas estas coisas nos dias de hoje
Enquanto existirem rebarbadoras e maçaricos, não existem parafusos que não saiam do lugar…
Vamos imaginar, por momentos, que realmente fazem um parafuso que ninguém, excepto eles, podem manusear.
Estou mesmo a ver, retirar um parafuso, 20 euros, retirar dois parafusos, 40 euros, e por aí adiante, até chegar à peça estragada.
Depois, instalar parafuso, 20 euros, etc…
Mas tb, se é para clientes BMW, está bom, que eles gostam de ser enrabados.
Até verão isto como um símbolo de status, o tradicional iBurro.
Leva um pingo de solda sai que nem um maluco
aqui está uma boa razão para não comprar BMW
se fosse a TESLA a comunidade EUROPEIA já teria planos para a parar, incluindo uma grande parte dos media
+1
Boa sorte!
A marca que queria vender uma subscricão para bancos aquecidos quer agora controlar quem pode ou não reparar os seus carros? Estou chocado. CHOCADO!
Os gajos da bimmers ainda não tinham acabado de inventar o parafuso, ja o chineses tinham feito a chave para desapertar
Que parvoíce, que apostem em exigir aos condutores habilitações psicológicas, porque a maior parte já se sabe como se porta atrâs do volante desta marca, vá-se lá saber porquê…
agora parafusos? faltam é parafusos aos proprietários
Se não querem que o cliente comum desmonte, não é com parafusos que lá vão. É soldar tudo e tornar tudo uma peça única. Aí sim só loucos é que se aventuram. Por outro lado não vendem mais carro nenhum porque qualquer avaria têm de ir à marca e o arranjo deve ser mais caro que o carro.
Bela mentalidade.
Já pensaram que os engenheiros da BMW apenas querem garantir que ninguém regista um parafuso com o logótipo deles? Muitas patentes servem só para isso…
E também podem decidir que carro que não tenha os ditos de origem não podem ser reparados nas oficinas deles 🙂 Vai ser um sucesso de vendas 🙂
1) “Se esses parafusos chegarão à produção é um palpite de qualquer um. As montadoras arquivam muitas patentes que nunca saem do caderno de desenho. Esses projetos específicos foram apresentados em 7 de junho de 2024 e tornados públicos em 11 de dezembro de 2025. Mas, por enquanto, são apenas desenhos.”
2) “Alguns apontaram que os fornecedores do mercado de reparação provavelmente produziriam chaves e parafusos compatíveis quase imediatamente. Alguns utilizadores do Reddit até brincaram que as imitações apareceriam no AliExpress e no Temu antes que os parafusos da BMW fossem usados um carro real”
SrBla
27 de Dezembro de 2025 às 10:37
Bom comentário, deste SrBla !!
Muito comentário útil, certamente, mas falta aqui algo que todos não mencionam.
A culpa e a responsabilidade destas e outras situações são dos Governos e dos Parlamentos que NÃO DEVIAM PERMITIR LEGALMENTE estes subterfúgios tecnológicos para obrigar os proprietários a usarem exclusivamente os serviços de reparação das marcas fabricantes, que além de mais dispendiosos tendem naturalmente a um aumento de preços ao longo dos anos superior às Oficinas Brancas Multi-marca. Já para não falar de um condutor com formação em mecânica tem o direito de ser ele a reparar o seu próprio carro ou mota…
Isto é um abuso de posição de mercado por parte das marcas fabricantes e devia ser PROIBIDO por Lei.
Mas percebe-se que as marcas fabricantes também financiam partidos políticos e estes devam ser complacentes com as marcas fabricantes como moeda de troca…
É o poder económico a “tramar” os proprietários e oficinas brancas com a benevolência do poder político…
se continuares a votar a esquerda tendes mais do mesmo, Votai á direita,
Impossível de remover .
Vão ficar tristes
Com uma broca e um saca parafusos a ver se não sai. Melhor ainda era deixar-se de comprar BMW’s para se deixarem de parvoíces