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Estas turbinas eólicas não têm pás e foram feitas para produzir eletricidade no seu telhado

                                    
                                

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Gonçalo says:

    Muito bom, cada tecnologia que aparece é melhor que a anterior já não falta muito para todos os edifícios serem auto sustentáveis.

  2. AlexS says:

    Ruído? produção energia por velocidade vento, investimento etc.

    • Grunho says:

      Preços e eficiência não faço a menor ideia, mas o ruído é completamente abafado pelo dos carros que passam. Para não falar de motorizadas a 2 tempos, que ainda imperam.

  3. HMartins says:

    Tem uma turbina e tem pás (provavelmente 3). Duas delas veem-se na imagem. Deve fazer um rido parecido com uma sirene.

    • Vítor M. says:

      Leiam sff o texto antes de dizerem tonterias. Tem as lâminas que fazem girar o rotor e que, por sua vez, gira o mecanismo que produz energia elétrica, óbvio. Mas o contexto do artigo refere “As unidades eólicas de telhado, que não têm partes móveis externas ou pás…” externas, externas!!!

      Esta explicação faz toda a diferença, pois tem como objetivo explicar que pode ser uma boa solução para a captação de energia eólica em locais, como, por exemplo, os telhados, não havendo barulho das pás externas, de maior dimensão e em horizontalidade que, essas, sim, fazem muito “barulho”.

      E não são 3, são 5, como também era fácil verem no documento que acompanha o texto.

      • HMartins says:

        Tretas e mais tretas.

        “as lâminas que fazem girar o rotor”

        São pás.

        “não havendo barulho das pás externas,”

        Há barulho das pás. De qualquer forma, rodam a uma velocidade muito mais alta produzindo um ruído tipo sirene. São, no entanto, mais um excelente sugadouro de subsídios. O habitual.

        Isso é mais uma “invenção” já tentada dezenas de vezes ao longo dos últimos muitos anos.

        • Vítor M. says:

          Conversa sem sentido. Porque para ser homologado tem de respeitar o limite de ruído. Falam mas… deviam ler o documento que acompanha a tecnologia.

          • Duarte says:

            Correto , aliás muito mais fiável e barata que a solar , sem contar com a limpeza obrigatória e a consequente perda de produtividade e que só funciona de dia .
            Com esta já vale a pena investir numa da Tesla e aglutinar durante a noite para usar durante o dia .

          • Vítor M. says:

            Então combinado com energia solar!!! 😉

          • IMF says:

            Victor 8 painéis solares para uma habitação normal chega sobra e dá para vender…

            Se tiveres carro elétrico e quiseres carregar a noite é outra história.
            Mas para min issa tecnologia é excelente para ser usada a noite para carregar carros.

            Porque tendo eu 6 painéis solares, consigo produzir mais de 20kw dia constante. Inverno, verão, encoberto.

            Acho que até dá mais, em alguns dias mas tenho limitado a produção, quando a bateria desta carregada. Só injeto na rede no máximo 1kw/h com as baterias cheias.

          • JL says:

            Não tem injeção zero ? Eu também tenho painéis e bateria, com 8 painéis faço a vida mesmo com carro eléctrico, só no inverno e nos dias encobertos é que vou à rede. Entretanto adicionei mais 8 e já devo ficar livre da rede.

      • Grunho says:

        Lâminas internas ou pás. É sempre uma superfície móvel calculada para oferecer uma certa resistência ao vento, de maneira a converter em energia o movimento gerado pelo vento. O que conta aqui é a relação custos do material + produção + instalação versus energia produzida. E o mesmo vale para os painéis solares.

    • Bob says:

      Para perceber melhor, nada como realmente ler como funciona:
      https://aerominetechnologies.com/product

      E um exemplo real de 1 unidade em funcionamento.
      https://www.youtube.com/watch?v=RoVIsGfTkS0

  4. yamahia says:

    “turbinas eólicas gigantes, em terrenos relativamente áridos”
    Áridos após a instalação das eólicas. Antes do desmatamento até eram relativamente férteis, frescos e cheios de vida.

    • JL says:

      Onde, deixe ai um exemplo dessas serras cheias de vida ?

    • JL says:

      Não entendo então como vão instalar tanta eólica e painéis solares para produzirem combustíveis sintéticos…..

      • Grunho says:

        Não precisam de produzir combustíveis sintéticos. Basta extrai-lo dos poços e rotulá-lo de ecológico.

      • Yamahia says:

        Tenha esperança. O H2 branco é exemplo. Há pouco tempo nem sabia da existência dele e do q ele pise resolver. Não precisa de eólicas e painéis para coisa nenhuma e é net zero, ao contrário da electricidade q polui q se farta.

        • Toni da Adega says:

          A unica opcao é deixar de utilizar tudo que seja electrico. Espero que esse comentário nao tivesse sido feito através de um dispositivo electrónico senão estás a contribuir imenso para a poluicão.
          E H2 branco é bom, mas desde que não seja necessario andar a esburacar, para isso já basta o petroleo e metais.

        • JL says:

          Ah agora já é tenha esperança ? portanto os sintéticos vão surgir por esperança. LOOOOOOL

          Já se sabe da existência dele há muitos anos, não se explora porque é mais caro que extrai-lo do gás natural. não é novidade nenhuma, só se for para alguns.

          Não ? então assumindo que tem hidrogénio, que nem é puro, logo tem de purificar, como extrai co2 do ar sem energia elétrica ? como aquece a os 2 produtos a mais de 300 graus C para o produzir ? isso tudo vai ficar barato.

          Venham eles, para sabermos quais os preços.

          Sem eletricidade não há nada, nem combustíveis.

          • Yamahia says:

            Isso quer vc e os elektromaníacos:
            “Hydrogen found in Earth’s crust is ‘limitless fuel supply'”
            https://archive.ph/RbQwv
            Uma fonte inesgotável e auto-regenerável!
            Já foram descobertos depósitos em todos os continentes e em muitos países ao redor do mundo, da Rússia ao Brasil, dos EUA à Austrália, da Namíbia à Islândia, e também em França e ainda vamos no início.
            Uma empresa do Canada ( https://hydroma.ca/ ) já começou a dar os 1ºs passos e a oferecer graciosamente electricidade a uma comunidade africana.

          • JL says:

            Então mas espere lá, o buraco mais fundo que fizeram até agora tem 11 kms. LOOOOL

            Mas se foram, porque não exploram ? desde 2008 e até antes, segundo algumas pesquisas.

            https://en.wikipedia.org/wiki/Natural_hydrogen

            Curioso porque esse artigo até fala nas dificuldades.

            Venha ele, até fica mais facil alimentar eléctricos, já que a forma mais eficiente de usar esse gás é em eléctricos, já se esqueceu que os carros a hidrogénio são eléctricos ? Pronto, já le vai dar uma dor de barriga….

          • Yamahia says:

            As dificuldades vão ser ultrapassadas.
            Tb há carros a H2 a combustão. E não me chocam os H2 com célula de combustível, ao contrário do que parece suceder consigo e com a restante pandilha elektra. Afinal na prática só o combustível muda, o resto é idêntico.

          • JL says:

            Não, não há nenhum carro a h2 a combustão, nem um, o que existem são protótipos com algumas dezenas de KMS de autonomia, e tem o caso só Toyota corola GR H2, que até já nem se ouve falar dele há algum tempo….

            Mas quem quer um carro com 100 KMS de autonomia que gasta 250 euros para os fazer, que leva cerca de 5 minutos a abastecer se não encontrar ninguém à frente a abastecer nos últimos 20 minutos ? Senao é esse tempo que leva a mais.

            Recordo que a Toyota com todos os sistemas e mais alguns, com 5 camiões tir de equipamento, e apenas 1 carro em pista, conseguiu tempo médio de 7 minutos por abastecimento, com autonomia média de 45 KMS por abastecimento, com uma velocidade média de 67 kmh em pista. Enfim, números maravilhosos. Depois foram para o hidrogénio líquido, onde prometiam um aumento de autonomia e maior rapidez de abastecimento, foi tanto que não deixaram os números, há quem os tenha calculado, só que os problemas foram tantos que nem divulgaram números, ao que parece a bomba de combustível não trabalha bem a -253 graus C, estranho uma marca tão inovadora não saber que metais a estas temperaturas têm outro comportamento. Resultado, as bombas de combustível duravam pouco mais que um abastecimento. Entretanto desistiu da corrida porque o carro incendiou, uma pequena fuga no compartimento do motor, ou seja, muito promissor, a gasolina e gasóleo já são o que são, estes basta ter uma pequena fuga do elemento com a molécula mais pequena do universo, que muitos protelam como vantagem, mas que na verdade são apenas desvantagens…

            Toda a informação aqui:

            https://toyotatimes.jp/en/report/hpe_challenge_2021/150.html

          • JL says:

            Não, não é idêntico, é muito diferente, já que você não carrega em qualquer lado, só abastece em bombas de combustível, que não existem, nem são funcionais, já que a maioria das que existem estão avariadas, e além disso têm preços estratosféricos, por ser uma tecnologia muito complexa e exigente, já que estamos a falar do elemento mais leve e pequeno do universo, é que isso só lhe cria problemas….

            Veja o que acontece no estado com mais bombas por carro, 4.5 horas para abastecer, num carro a combustão você não precisa de esperar 15 a 20 minutos após o que estava à sua frente ter abastecido….

            https://youtu.be/7MEnKFFQKBg?si=F4chQXXAUECJkuR4

          • Yamahia says:

            Hoje abastece GPL, amanhã vai de H2. O que não falta aí é rede estabelecida.

            Vc fica nervoso com o H2, caramba. Tenha calma. Há muito tempo para amadurecer a opção.
            Andar permanentemente com uma marreca de 500 kgs e a levar com secas de 200 em 200 kms é que não dá com nada!

          • JL says:

            Mas onde ? Diga lá onde abastece ?

            Não tem nada a ver com GPL, são processos muito diferentes.

            Mas tem a certeza que sabe o que é H2? Já viu GPL a ser abastecido a -40 graus e a uma pressão de 700 bar ?

            Você fica nervoso com os eléctricos, eu pelo menos posso falar daquilo que já experimentei….

            E andar com 500 kg de marreca com h2 é diferente de quê? Não viu já que o Toyota Mirai pesa mais que um carro idêntico eléctrico ? Ou vai negar isso também ?

            Os a hidrogénio fazem o mesmo, e até mais vezes, já que em casa não carregam, e passam 4.5 horas para os abastecer e depois pagam 5x mais que andassem a gasolina.

            https://youtu.be/7MEnKFFQKBg?si=3ZbPr4GoXrS-I4te

          • JL says:

            Mais tempo ainda ? 60 anos não chegou ?

          • Yamahia says:

            Vá-se habituando, Já não bastava a Toyota, a Kia e a Hyundai a trabalhar nos motores a combustão a H2, agora há mais um com vontade de se juntar ao clube.
            VOLVO:
            https://www.popularmechanics.com/science/green-tech/a60915727/hydrogen-combustion-engine-innovation/

          • JL says:

            Mas tem alguma ciência ? Ainda não entendeu que isso é para engolir fundos e continuar a prometer tretas para continuar a vender o que dá lucro ? Até já existem artigos sobre esse fenômeno, assim que tiver no PC deixe aqui.

            Já estou habituado há muitos anos, já conheci isso há mais de 20 anos.

            Mazda Rx8 Re, BMW Hydrogen 7..

      • NunoManuelAlves says:

        Não esquecer tb o Hidrogênio TDi :):):):):)

  5. Nirelle says:

    Será que só agora é que pplware descobriu esta tecnologia tendo ela mais de 4 anos de existência?

  6. Rodrigo says:

    A nível estético são uns monstros feios até dizer chega e gostava de saber o ruído que isso faz porque já vi um vídeo mas tiraram o som.

  7. Toni da Adega says:

    Turbinas são feias, ineficazes, barulhentas. A única forma de sermos autónomos e reduzir a poluição é colocar um gerador a gasóleo na marquise.

  8. JL says:

    Parece que o tema das rotundas nunca fica velho. LOOL

  9. _RJCA_ says:

    Qual será o nível de vibração num prédio com meia dúzia destas engenhocas? O mesmo duma ventoinha de teto a trabalhar?

  10. NorthWind says:

    Isto já é velho na China. Há-os com várias configurações

  11. Fernando Vieira says:

    Artigo interessantíssimo em que o autor nem se deu ao trabalho de converter unidades.
    Reparem como se escreve sobre tecnologias de futuro sem uma única referência a custos e dinheiro.
    Serão grátis?
    Se quiserem fazer contas, para instalar a potência de um dos grupos destruídos em Sines ou no Pego, precisam de 6000 geringonças destas. Para produzir a mesma energia, na altura em que lhe apetecer, apontem para 30000.
    Antes de terem tentações de comprar um sistema parecido não se esqueçam do ruído (ai os vizinhos do último andar!) e de que isto tem manutenção, custos permanentes, como as lubrificações e custos inesperados, como reparações.
    Depois é preciso quem assuma a conservação destes equipamentos: representantes com peças de reserva, operários formados…
    Os velhos do Restelo são uns chatos.

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