Está a vender o seu carro? Atenção onde o estaciona com o papel
Ver carros com papéis colados a dizer "Vende-se" ou "Procuro outro dono" é algo comum em Portugal. Sabia que se colocar um papel com informações do veículo e o deixar num parque de estacionamento está sujeito a uma multa?
Ter a informação afixada que o carro está à venda não dá multa, mas depende do local onde o veículo esteja estacionado. Além disso, o facto de o papel apenas ter indicações do veículo e contacto também o responsável pode ser alvo de multa.
Segundo o Código da Estrada, artigo 71º - Estacionamento proibido...
- Nos parques e zonas de estacionamento é proibido estacionar:
- a) Veículos destinados à venda de quaisquer artigos ou a publicidade de qualquer natureza;
- b) Automóveis pesados utilizados em transporte público, quando não estejam em serviço, salvas as exceções previstas em regulamentos locais;
- c) Veículos de categorias diferentes daquelas a que o parque, zona ou lugar de estacionamento tenha sido exclusivamente afeto nos termos dos n.os 2 e 3 do artigo anterior;
- d) Por tempo superior ao estabelecido ou sem o pagamento da taxa fixada nos termos do n.º 2 do artigo anterior.
Tendo em conta o que diz o Código da Estrada, o condutor apenas pode ser multado se o carro estiver num parque ou zona de estacionamento. Fora destes locais não é considerada uma infração.
Quais as coimas para quem estacionar o carro onde não deve?
Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de:
- a) (euro) 30 a (euro) 150, se se tratar do disposto nas alíneas b) e d);
- b) (euro) 60 a (euro) 300, se se tratar do disposto nas alíneas a) e c).
Pode estar num parque de estacionamento com informação afixada de um número de telemóvel. Não pode ser autuado por isso, não existe enquadramento legal que o sustente.
Só podem ter à venda num terreno privado. Fora isso é multa. A minha na altura foi de 9.98€ mais 50€ de custas à GNR pelo processo.
Podias ter um aviso de que trocavas por euros… não era uma venda, mas sim uma troca…
Relativamente ao estacionamento proibido nos parques e zonas de estacionamento, é mencionado na alínea a) “Veículos destinados à venda de quaisquer artigos ou à publicidade de qualquer natureza”.
Alguém consegue explicar, então, se viaturas com logotipos e informações de empresas ou produtos, como, por exemplo, táxis, que adotaram publicidade, estão a infringir a lei?
boa questão! num caso…noutro caso já…é isso
Tens de ter licença para publicidade. mesmo se aplica a lojas, para teres publicidade na vitrine tens de pagar licença para isso.
Colocar um número de telefone não infringe a lei
Se a polícia te ligar e tu disseres que estás a vender o carro, podes bem lerpar.
Então e os papéis do “Compro o seu carro” isso é legal ?
Aqui a legalidade é uma coisa bastante flexível e adaptada aos interesses dos stands de automóveis, O que se pretende é impedir por todos os meios as pessoas de anunciar os carros para venda de particular a particular e evitar intermediários. O tal papel do “compro o seu carro” já é legal, porque favorece os interesses de um negociante de carros. Basta isso. Agora, o que eu gostava mesmo que me dissessem é se alguém sabe a comissão que os negociantes profissionais de carros pagam aos politicos por isto.
É com cada teoria.
A legalidade é adaptada aos interesses dos negociantes de viaturas?
“O que se pretende é impedir por todos os meios as pessoas de anunciar os carros para venda de particular a particular”??? LOOOOOL
Sabes, o que fizeste quote ai, é o resultado do de quando se aperceberam que vinha ai o que veio…já passava á larga as “25” semanas e então agora olha, gramas com estas leituras… ^^
Explica em Português o que queres dizer.
O que eu quero dizer? Eu?
Os argumentos que apresentaste são inválidos. Qual é a tua dúvida mesmo?
O tal papel do “compro o seu carro” também está sujeito a regras, incluindo as de publicidade e de poluição. Na prática vale o que vale. Continuamos a ver por todo o lado. Continuamos a levar com o Prof. Bambo ou outro qualquer no vidro do carro e por aí fora. Mas isso não faz com que seja legal.