Espanha aumenta lista de autoestradas gratuitas em 2021
Enquanto em Portugal ainda se discutem descontos nas ex-SCUTS, a vizinha Espanha já anunciou que vai alargar a lista de autoestradas gratuitas. De acordo com informações recentes, a Espanha ficará com mais 640 quilómetros gratuitos. A manutenção das vias de circulação ficará a cargo dos cofres do estado espanhol.
Saiba quais as novas autoestradas que entram na lista das gratuitas.
Troços da AP-1, AP-7 e AP-4 entram na lista de autoestradas grátis
A partir das 00 horas do dia 1 de setembro de 2021 a Espanha terá mais autoestradas gratuitas. De acordo com a informação, entram para a nova lista a AP-7, a AP-2 e a C-32. No total, serão mais 640 km de autoestrada totalmente gratuitos. Resta saber qual será o custo de operação e manutenção dessas vias de circulação, bem como o impacto no fluxo de tráfego, que se intensificará principalmente na AP-7.
Este processo dá continuidade ao que já havia sido feito em anos anteriores, mais concretamente à AP-1 (entre Vurgos e Armiñon), alguns troços da AP-7 e da AP-4.
Segundo o Ministério dos Transportes Espanhol, a eliminação de todas estas portagens fará com que muitos dos veículos que circulam nas rodovias paralelas às vias de pagamento as escolham para os seus percursos, com o consequente aumento do tráfego nas vias expressas e liberalização das vias convencionais. Este facto obrigará a que sejam tomadas novas medidas, como a melhoria das ligações e a adaptação do pavimento às novas condições de tráfego, algo que já está a ser tido em consideração e que está a ser orçamentado.
Em Portugal os descontos para as ex-SCUTs já foram aprovados! A redução das portagens nas autoestradas A22, A23, A24 e A25 começa já em janeiro de 2021. Descontos nas autoestradas da Costa de Prata, Grande Porto e Norte Litoral só em julho.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Ok. Pagam todos os espanhóis o desgaste das mesmas. Quer use ou não.
Cá pagas 3 vezes e não te queixas… Pagas a portagem, pagas no iuc e pagas no combustível…além do que sai do OE.
Quando pagas as auto-estradas, pagas à empresa privada que explora a mesma, e que a mantém nunca ao estado. Andas mt mal informado. Pagas taxas de combustível, iuc e afins é porque o povinho vota em partidos que adoram cobrar mts impostos para distribuir migalhas ao povo, que tanto adora essas esmolas.
“Quando pagas as auto-estradas, pagas à empresa privada que explora a mesma, e que a mantém nunca ao estado.” Que grandessíssima aldrabice, as empresas privadas para além do que cobram têm uma “tensa” do estado, que somos todos nós, ou seja numa viajem pagas uma e a outra é paga por todos os tugas usem ou não, capishe…
Posso indicar-lhe o modelo de exploração privado. A empresa privada prevê que vão passar, 5000 carros por mês e para tal o estado deverá pagar 50% e os utilizadores 50%. Caso num mês exista uma redução para 2500 carros por mês o estado deve pagar 50% do acordado mais 25% do que a empresa não pode cobrar aos utilizadores que só foram 25%. No entanto, caso exista um aumento num mês de utilizadores, ou seja, 7500 carros. Os utilizadores vão pagar 75% o estado vai pagar os 50%….., agora o bónus, e mais 25% do valor por desgaste da exploração.
Bem-vindo às PPP em Portugal.
Ps: não sou contra os privados, no entanto, ainda não vi um contrato que favoreça o Estado, no sentido em diminuir os impostos aos contribuintes.
Pagamos e mesmo assim estão como estão.
Exemplo -> Mesmo a ‘recente’ A32 é um autentico manto de água quando chove e mais cara que a A1 paralela com melhor qualidade (e mesmo assim na escala ‘amarela’ segundo as metricas da UE).
Deve ser como na saúde, não?
Ou as pessoas com doenças mentais deviam pagar uma taxa de IRS maior?!? É cada um…. ahahahhahahahhaha
Deixa lá que a A25 tem uma “linda manutenção” do pavimento…
Se és utilizador, processa a empresa. Tens de defender os teus direitos. E não assobies para o ar. Mexe-te.
Por essa ordem de ideias eu também não devo pagar o metro das cidades ou os transportes públicos. Não utilizo… Vejo cada coisa.
Só pagas a utilização. É assim que deve ser : principio do utilizador-pagador.
Entao acabem com o SNS e quem quiser que vá ao privado, utilizador pagador…
Se nao houver dinheiro para pagar o médico privado, que morra a porta, nao há stress… mais um menos um…
Ou não percebes, ou não queres mesmo perceber. Se vais ao privado, pagas. O SNS é um sistema de saúde publico, construído com o dinheiro de todos, com os impostos e assenta no principio altruísta de que uma sociedade evoluída deve cuidar da saúde de todos os que a constituem. Obviamente que não é perfeito. Mas que sistema o é ?
@Há cada gajo,
Pelo que parece tu é que nao conseguiste perceber.
Ele diz que é a favor do utilizador pagador, por lógica, é a favor do utilizador pagador na saúde, logo deixe de ir ao SNS e passe a ir sempre ao privado sem execepcao.
Quando nao tiver dinheiro para pagar, azar da vida… aqui é utilizador pagador…
Não, parte do orçamento de estado é para subsidiar transportes públicos. E bem. Como as autoestradas devem ser pagas por todos.
Encontrei o liberal.
Se eu não vou utilizar, porque é que tenho de pagar pela sua construção?
Que rico exemplo os nossos vizinhos nos dão!
Aqui também. Carrega costa que o povo gosta
Seja o Costa ou outro, tem que arranjar dinheiro para o “sistema” funcionar. Queres mais IRS como na Alemanha, Áustria, Holanda ou Suécia? Não. Ok.
Exemplo para os lentos de cabeça que só reclamam!!!
– Portugal tem ~10 milhões de pessoas e cerca de 3000 km de autoestradas = 300 km / pessoa
– a Alemanha tem ~80 milhões de pessoas e 13000 km de autoestradas = 163 km / pessoa
Portugal tem 2x mais km de autoestrada que a Alemanha!!! Quem paga isso? Pois é, afinal para financiar tudo isso não é fácil. Mas reclamar o tuga está sempre pronto!
Essas contas estão mal. Ou melhor, as unidades estão mal. Se fossem 300km/ milhão de habitantes sim, estava certo.
Portugal: 3 000 / 10 000 000 = 0.0003 km/pessoa
Alemanha: 13 000 / 80 000 000 = 0.0001625 km/pessoa
Mas no fundo sim, é verdade, é quase o dobro.
0.0003/0.0001625 = 1.85,
Pagar concordo. Não concordo com os preços abusivos praticados pelas concessionarias das autoestradas. Já está mais do que debatido que os contratos feitos entre o estado e as concessionarias lesaram e lesam o estado e os contribuintes (incompetência ou corrupção?).
Exemplo para os tontaços da cabeça como tu és.
Financiamento de algumas (muitas) auto-estradas de Portugal foram financiadas pela UE, como aconteceu em vários países que as tem gratuitas e sabes porque? Porque a UE multa Portugal TODOS OS ANOS mas como a multa da UE é mais baixa do que o dinheiro que Portugal ganha nestas artimanhas, resumindo estão se a cag**
Só te esqueceste de dizer que na Alemanha, percentualmente aos rendimentos, pagas menos impostos que em Portugal… aliás, percentualmente, Portugal é dos países da UE onde mais impostos pagas.
Não é. Portugal está a meio da tabela dos países da UE no que à carga fiscal diz respeito.
Nao nao está…
Olha aí um bom exemplo…
https://uk.talent.com/tax-calculator?salary=30000&from=year®ion=Great+Britain
Num salário de 30k/ano, que é baixo… Portugal, 38.2% de impostos…
Até os nossos amigos Espanhois com o mesmo salário bruto levam para casa em média mais 15% do que os Portugueses, só quem nunca saiu de Portugal e se acredita nas historinhas da carochinha é que diz que a carga fiscal em Portugal é baixa… 😀
A diferença desses países que mencionou para o nosso é que eles têm uma rede secundária muito melhor que a nossa. Não dependem tanto das auto-estradas como opção principal. Fazem facilmente 400/500 Km numa via secundária.
Estamos a comparar Espanha e Portugal e tu foste buscar os teus países de eleição. Bons argumentos. /s
Outras mentalidades… pura e simplesmente isso!
1) as “outras” mentalidades têm um sistema político a cair de mal; o desemprego vai de 25 a 40% dependendo da zona. Em Portugal tens sistemas políticos estáveis e o desemprego nem 1/3 deles é
2) passaram a ser gratuitas porque acabou a concessão, logo o governo tem que tomar conta delas. Se falares com um espanhol vês que todas as autoestradas a cargo do governo estão cheias de problemas
3) autoestradas gratuitas para o utilizador… não são gratuitas. Os impostos vão subir (ex combustível) ou IRS ou as estradas vão ser pior mantidas. Não há nada grátis. Só que em vez de ser o utilizador que paga boa parte, agora vão ser todos e a autoestrada vai piorar. Não vão ter o mesmo e mais barato.
Mentalidades… na Alemanha os camiões pagam portagem (via “via verde”), as pessoas pagam mais IRS (parte das estradas é muito superior a Portugal ou Espanha e eles são 80 milhões e menos km estrada por habitante) e parte estão nos combustíveis. Logo… alguém paga 🙂
O combustível deles sobe mas continua mais barato que o nosso… O IRS deles sobe mas ganham mais que nós… Nós pagamos para circular e há troços que têm o pavimento todo fdd…
Lá está… como o mirarilas disse… e assim como Espanha, Alemanha e podia-se enumerar muits mais… mentalidades!!
Um exemplo muito pratico e simples…depois de perceberem que o aeroporto do montijo é capaz de dar mal resultado…viram que é mais barato fazer uma linha ferrea de beja até lisboa… ou nao é mentalidades?
Breve auxiliar de memória: não há autoestradas grátis. Há autoestradas em que o utilizador paga, há autoestradas em que todos os contribuintes pagam, e há situações mistas. Na prática as autoestradas em que todos pagam estão em piores condições porque normalmente o Estado não se fiscaliza a si próprio e porque atraem ainda mais trânsito. Havendo alternativas, sou forte defensor do princípio do utilizador pagador.
Na Suíça, cada proprietário de automóvel paga um sêlo anual de 45 francos ou perto disso e tem as autoestradas todas à disposição durante um ano.
Alguma comparação com Portugal?
Viva o terceiro mundo.
Essa do utilizador pagador tem piada.
Eu não uso escola pública e pago, eu não uso saúde pública e pago.
Como é que eu faço para deixar de descontar para isso? Alguém me dá uma ideia?
Não sabes o que significa ser utilizador-pagador. E …queres comparar a Suíça com Portugal ? A sério ? Na Suíça uma empregada de limpeza ganha 60 mil euros por ano…queres mesmo comparar estas realidades ? Tem juízo.
Penso que existe uma grande confusão. Qd pagamos a auto estrada pagamos a uma empresa privada, para a manter, aumentar o número de faixas qd o número de frequentadores aumenta, etc. Já tive pneu que rebentou numa Auto estrada pelo mau piso e processei a empresa que explora a auto estrada, nunca o estado. Que povinho analfabeto e mal cheiroso que por aqui anda.
Sendo assim, então o estado deve fazer ele próprio autoestradas, sob pena de não prestar um serviço público.
Oh gajo, vc é que tem que ter juízo. Veja lá se se acalma.
Porque razão não posso comparar a Suíça com Portugal, diga-me lá?
Até lhe digo mais e faço mais comparações, a Suíça tem menos população que Portugal e o território é menor e estão como estão.
Então pense lá bem e diga-me onde está o problema…
E mais, a Áustria tem a mesma população e território que Portugal e são iguais à Suíça.
Onde é que não se pode comparar? Nos habitantes… aí é que lhe dou inteira razão.
E ainda lhe vou dizer mais, se trocarmos os Suíços por Portugueses e os Portugueses por Suíços isto aqui passa a ser o paraíso e a Suíça um pardieiro.
Lá está, acabo por lhe dar razão, não há comparação…
Vamos comparar Portugal com o Burkina Faso, quer?
Deve estar esquecido que a suiça só tem a riqueza que tem porque foi o unico país do mundo a lucrar com as guerras mundiais I e II, era o banco da alemanha e por isso sempre ficou de fora e ganhou muito dinheiro com isso, achar que ter contribuido para o exterminio de milhões é motivo de orgulho para a riqueza que se possui é algo que me ultrapassa.
Basta acabar com as Off-Shores dos donos de Isto tudo e a Suiça, nem pia….
José Fonseca Amadeu, não fales besteira… Se Portugal tivesse a economia da Suiça com os offshores e o ouro da Alemanha, Portugal hoje seria da mesma um país extremamente pobre com meia duzia de politicos podres de bilionarios! Temos 2 exemplos que podemos usar como analogia… Angola e Noruega, 2 grandes produtores mundiais de petróleo e são as principais industrias de ambos países, apesar de tudo o povo angolano é 90% extremamente pobre mas seus politicos são podres de ricos enquanto que a Noruega não é por acaso o país mais rico do mundo e seus politicos tem uma qualidade de vida semelhante ao restante norueguês comum… Sabes qual a diferença entre Angola e Noruega? É a mentalidade de todo o seu povo! É escusado que dizer que na analogia, Angola faz o papel de Portugal e a Noruega da Suiça, não é?
E na Alemanha os combustíveis são mais baratos que na Suíça e já incluem os custos das autoestradas! Viva o terceiro mundo na Suíça…
Que mentalidade tens. A Suíça é dos países que menos contribuem ou ajudam o mundo, são um paraíso fiscal onde as pessoas se interessam por si mesmas e dinheiro, ponto. (Isso com conhecimento de causa).
A base de países como Portugal, Espanha, França, Itália, etc é:
– países que querem ter auto-estradas de alto nível
– os impostos (IRS) são baixos (na Alemanha ou Holanda adicionas pelo menos 10% mais de IRS e em países nórdicos 50% do salário bruto vai para impostos), logo estas estradas têm que se financiar: via impostos nos combustíveis + via pagamento utilizador- pagador.
– comparar países periféricos pobres em indústria (ex: Portugal) vs. países centrais com muita indústria (ex: Alemanha) é surreal, já que em 100 km de autoestrada passam 50x mais camiões (pagam tarifa + gastam muito combustível, logo mais impostos) e carros, logo 100 km financiam-se na Alemanha muito mais rápido! Para Portugal ter o mesmo necessita dinheiro extra (portagens).
Os portugueses só reclamam que noutros sítios é melhor, mas se aumentam o IRS para pagar estradas, logo quem só anda em cidade reclamaram… ou seja, toda a gente só reclama. Soluções? Nem ver. Reclamam dos políticos, querem tudo barato, poucos impostos, mas como solucionar donde vem o dinheiro necessário… nada.
Essa está boa, vc nem imagina a quantidade de Alemães que trabalham na Suíça, na parte que fala Alemão, óbvio.
Pelos vistos aquilo não é o terceiro mundo…
Essa do ajudar o mundo tb está boa…Eles interessam-se por eles mesmos e pelo seu país, é isso que eles fazem e fazem-no muito bem e é assim que deve de ser.
Portugal ajuda o mundo em quê, já agora?
Só se for a ajudar a gastar o dinheiro que os cidadãos dos outros países pagam e nisso do gastar o que é dos outros somos uns mestres.
E mais, isso do paraíso fiscal quer dizer o quê?
Se é assim tão bom porque é que não fazemos igual?
Pois é, ninguém confia em nós, não é?
A justiça não funciona, a corrupção é geral, a incompetência é gritante, tudo ao contrário da Suíça.
Pois é, caro Senhor, isto de ter credibilidade e oferecer garantias não é para qualquer um.
É preciso disciplina, ordem, saber gerir, as instituições funcionarem, lá funcionam e aqui não.
Que chatice e trabalheira que dá ser organizado, disciplinado e metódico…
Quando disse que a Suíça era do terceiro mundo, foi gozando com a tua comparação, para demonstrar que a Suíça também tem deficits relativamente a outros países.
Quando dizes “Eles interessam-se por eles mesmos e pelo seu país, […] e é assim que deve de ser.” acho que já disseste tudo sobre ti e a tua personalidade. Realmente fica pela Suíça e fora da UE, não me parece que irias enquadrar-te em países como Portugal, Espanha, França, Holanda, Alemanha, Bélgica… nestes países o dinheiro não é tudo, felizmente.
Posso dizer-te que nestes países todos existem centenas de projetos e associações de ajuda a países / pessoas necessitadas. Ainda bem.
Na Suiça quem nao pagar o selo anual e for “apanhado” a conduzir na auto-estrada FICA SEM O CARRO. Mas fica mesmo nao é abrincar como aqui… Se calhar o exemplo da Suiça é que devia de ser replicado em Portugal. E alterar a lei para que quem nao cumprisse fosse sujeito a um julgamento sumário onde o resultado seria sempre o mesmo: FICA SEM O VEICULO.
Se a penalidade por nao cumprir a lei for realmente dissuasora os cidadãos CUMPREM.
Nuno, Segundo alguns utilizadores daqui, a avaliar pelos comentários, só se faz isso no terceiro mundo.
Num país a sério não se faz nada, como o nosso…
Somos tão bons e ninguém sabe.
É preciso ter azar…
Aqui as virgens ofendidas invadiam tudo o que é comunicação social e chamar-te-iam logo de radical extremista, fachista e autoritário.
Mas na Suiça só há emigrantes cheios de medo do estado. Em Portugal, quem é de cá não deve temer. Agora os trolhas têm que se pôr finos senão têm que fugir para França xD
Na Suíça (onde tenho amigos) os tugas (e outros estrangeiros) têm um medo das autoridades que os expulsem e acabe o bem- bom e cumprem todos como cordeiros; em Portugal como ninguém expulsa ninguém, cumprir… nada!
Existe o IUC, pagas o selo anual e ficas com todas as estradas gratuitas à disposição.
Um país do terceiro mundo nem autoestradas tem ou então estão num estado deploravel, dificilmente podemos qualificar as nossas AEs como isso.
Também é preciso lembrar que a suiça só tem a riqueza que tem porque foi o unico país do mundo a lucrar com as guerras mundiais I e II, era o banco da alemanha e por isso sempre ficou de fora e ganhou muito dinheiro com isso, achar que ter contribuido para o exterminio de milhões é motivo de orgulho para a riqueza que se possui é algo que me ultrapassa.
E uma boa parte do nosso ouro veio de onde ?
A mim o que me ultrapassa é termos na Assembleia da República Portuguesa partidos que defendem o Estaline e o Gordo Kim da Coreia do Norte.
Para que saiba, morreram mais pessoas ás mãos do Estaline do que do Hitler.
Mas lá está, eram Russos, e dos Russos ninguém quer saber.
Já ouviu falar do Holomodor? Não? Pergunte a um qualquer comunista que ele explica-lhe.
Por isso, ao falar em a Suíça contribuiu para a morte de milhões deve estar a confundir as coisas.
Até porque como todos sabemos se a Suíça quisesse parar a máquina de guerra Alemã e evitar as guerras mundiais poderia tê-lo feito…
Só a marinha de Guerra da Suíça aquilo mete medo, já para não falar nas alcateias de submarinos…
Amigos paguem e não bufem. O português só refila mas trabalhar está quieto, por isso e que ate polonia e Hungria já vos passaram no PIB per capita.
Frango, neste momento só a Bulgária está um pouco atrás de nós.
Mas calma, está tudo bem, estamos a ajudar o mundo….
Temos que nos preocupar com o mundo porque o mundo sem nós vira uma tragédia ingovernável.
Não precisamos de nos preocupar connosco porque estamos muito bem.
É por gente que pensa assim que estamos como estamos e com um futuro ainda pior…