Escândalo Dieselgate: Antigo diretor executivo da Audi condenado…
Apesar de já ter acontecido há algum tempo, o caso Dieselgate ainda hoje é notícia. Os mais recentes desenvolvimentos do caso levaram à condenação de Rupert Stadler, antigo diretor-executivo da Audina, na Alemanha. Este é o primeiro executivo do Grupo Volkswagen a receber uma sanção penal no âmbito dos motores a gasóleo manipulados.
Dieselgate: Rupert Stadler foi condenado a uma pena suspensa de 21 meses de prisão
Apesar de já terem passados alguns anos, o escândalo batizado de “DieselGate” contínua na memória de todos. Houve proprietários de veículos que foram compensados, mas há ainda muitos processos a decorrer.
Rupert Stadler, antigo diretor-executivo da Audi, filial da Volkswagen, foi julgado na Alemanha no caso Dieselgate. De relembrar que a Volkswagen admitiu ter instalado dispositivos em 11 milhões de veículos das marcas do grupo que os faziam parecer menos poluentes em testes de laboratório. De acordo com as mais recentes notícias do caso, Rupert Stadler foi condenado na Alemanha a uma pena suspensa de 21 meses de prisão e a uma multa de 1,1 milhões de euros.
Stadler admitiu, no tribunal de Munique, ser culpado no escândalo dos motores diesel manipulados. Rupert Stadler disse que "aceitou" que os veículos fossem colocados à venda com ‘software’ não autorizado. Além disso, "falhou" em informar os parceiros da Volkswagen, segundo a declaração lida pela advogada, Ulrike Thole-Groll. Stadlera é o principal arguido no primeiro processo penal deste caso.
O escândalo que foi batizado com o nome Dieselgate teve um impacto mundial e prejudicou fortemente a reputação da indústria automóvel alemã.
Este artigo tem mais de um ano
Grupo Vw nunca mais vergonhoso o que fizeram e ainda mais vergonhosa a solução que foi tirar cv ao carro
Como se tivessem sido a única marca a fazer isso.
Posso dizer que fui um dos afectados e é despresável a forma como a VW lidou com o caso nos diversos países, uns de primeira e outros de terceira classe. É caso para dizer que VW nunca mais !
Sim porque o que a VW fez afectou te imenso!!!
Sim afeta porque a solução foi tirar cavalos ao carro cavalos esses que tu pagaste por eles, é vergonhoso
Sobretudo se for Elektro.
Os donos de ev’s também são tratados como primeira e terceira classe ? temos um queixoso ? ahahaha
Para quê? Num país de badamecos deixar um deles ter a chave de um vw no bolso já é um subidíssima honra. E ainda se atrevem a reclamar, dizem os alemães. Comprem lada ou tata.
No meio de tantos problemas que apareceram após a “intervenção” a perda de potência foi o menor deles. Simplesmente vergonhoso
Entretanto andam por aí uns elektros cujos mentores dizem que poluem zero e ninguém os prende ou multa e ainda por cima os recompensam anualmente com fortunas superiores ao PIB de alguns países.
Tens de me explicar onde é que um elétrico polui
polui indiretamente com o fabrico de baterias, que iram mais tarde ou cedo ficarem desgastadas e precisarás de trocar uma nova ou comprar um veículo novo.
abraço
Tem de comprar novo ? então o seu quando precisa de peças também compra novo ?
O mesmo acontece com os a combustão, também poluem no fabrico, na manutenção (sim, os óleos e filtros não caiem das arvores) e até no fabrico do combustivel e no final, duram até menos.
Indirectamente o fabrico de qualquer carro polui. E baterias até os de combustão gastam: 4 ou 5 baterias de chumbo/ácido durante a vida útil do carro. Fora o resto dos resíduos de reciclagem zero: óleos, filtros, correias, velas, tubos.
Sério @Rui? Uma bateria de 100kWh =200.000 KMS num carro a combustão , o equivalente a 23 anos à média nacional e 9000 KMS/ano.
Só por aqui já estamos conversados.
Depois mais de metade da electricidade provém do fóssil e ainda estão para saber qual o verdadeiro impacto das baterias em fim de vida.
1º Mais de metade da eletricidade vem de fontes renováveis
2º Mesmo que 100% venha de fóssil são centrais que não estão nas grandes cidade ou seja o foco da poluição está longe das cidades onde vive 80% da população, e a poluição nas centrais é perfeitamente controlável o Co2 que a central produzir é controlado através de uma tecnologia de ponta chamada arvores.
3º Nas tuas contas já adicionaste a extração de petróleo transporte marítimo refinação e transporta para as bombas?
4º Baterias em fim de vida são recicladas para novas baterias já existem meia dúzia de empresas a fazer isso a mercedes por exemplo já vai contruir uma fábrica de reciclagem de baterias
O que não é verdade, nem perto disso, e se juntar a produção de combustível nem 40 mil kms chega.
Não entendo porque continua a ateimar com esses valores falsos.
Sim, entendo que são falsos, qual a dúvida ?
eu também respondo.
1º. a produção de combustíveis é de origem 100% não renovável, e ainda usa parte das renováveis para produzir combustíveis nas refinarias e para os bombear até chegarem ao depósitos dos carros. Sim, eles não vêm por pombos correio.
2º já no seu caso é em todo o lado, não tem como escapar.
3º – errado, a extração fossil para geração de eletricidade até é considerada um ganho, já que são combustíveis aproveitados da outra parte, senão eram emissões de metano, que se chamam emissões fugidias e são 7% de todas as emissões no mundo.
4º errado, não só a nortvolt como a panasonica através da redwoodmaterials, ainda tem a duesenfeld, li-cycle entre muitas outras que já tratam da massa negra, mas isso você nunca refere, nem lhe convém..
@JL vc entente, faz-se é desentendido.
Vá lá ajudar o Timmermans a dar a resposta
https://www.europarl.europa.eu/doceo/document/E-9-2020-001306_EN.html
@Rui
1º As energias renováveis representaram apenas cerca de 29% da geração global de eletricidade. Não me venha com Tretas!
Até PT que se diz exemplo das renovaveis anda perto disso apesar de ter abolido a produção com recurso ao carvão (mas não diga a ng que importamos de Marrocos, OK? É que é electricidade produzida a carvão e não entra nestas contas!)
2º Então vc é dos tais que desde que não polua à minha porta está tudo bem. O Planeta que se f… No entanto andam com a falácia do sec.XXI a apregoar que os BEEV são a solução para salvar o Planeta. Na verdade os emissões subiram bastante de 2019 até ao momento.
3º Tb não estão nessas contas a extracção do fóssil (cada vez mais agressivo) para a produção de electricidade. Bem pior que para os combustíveis. E não fazes a vida sem um sem nr de produtos que sobram do barril após o refino do gasóleo e gasolina, incluindo uma série de produtos usados nos queridos BEV’s que vão salvar o planeta.
4ª Das baterias só retiras o alumínio. Promessas dessas da Mercedes, da NorthVolt e outros que tais assentam que nem uma luva no “É p amanhã, bem podias fazer hoje; Porque amanhã sei que voltas a adiar”
E poluem zero, tenho em conta que a vw foi incriminada por poluirem na estrada, onde os ev’s nada poluem, nos termos das mesmas emissões…
As centrais ao largo das estradas não contam?
Os os gases trazidos pelos ventos das fabriquetas de baterias tbm não?
Não, tanto que para este escândalo não contou com os poços de petróleo, nem com os navios que o transportam, nem com as refinarias, nem com os camiões que transportam constantemente esses produtos nem tampouco as fábrica de óleos, filtros, correias, injectores, e todas essas partes.
Portanto de quer ser honesto, seja honesto e faça comparações justas em vez de inventar.
Já agora, os carros elecricos nao consomem baterias dentro dos cilindros dos motores eléctricos.
Os carros a combustão tbm não consomem os tanques de combustível. Mas de certeza que qd chegar o momento da reciclagem, os tanques vão poluir infinitamente menos que o raio das baterias.
Já agora onde é o pilhão para baterias? lool
Então e motor e todos os componentes e líquidos que ele usou durante a vida ? Esses não precisam de ser reciclados.
Mais uma comparação ridícula para o monte.
Onde é? Depende de cada marca. Qual quer saber?
Motores é uma coisa e ambos têm, armazenamento de combustível é outra.
Não faça VC comparações ridículas. Num combustão é o tanque, num Elektro é a bateria.
Errado.
O motor de um é mais pequeno e simples que a caixa do outro, quer continuar com a comparação ridícula ?
O motor de um só serve para acionar as rodas, o motor de outro serve para tudo, até para abrir os vidros.
Quer continuar com a comparação ridícula ?
Quero lá saber.
Motores só uso um por cada carro. Nos elektros chegam a ser quatro.
Motores são motores. Locais de armazenamento de energia são o tanque num caso e as baterias no outro.
Novamente, não faça vc comparações ridículas!
Um como ? mete-o a trabalhar com manivela ?
Bomba de combustivel é como ? de pé ?
Ventilador do radiador ? abanador ?
Quer mais motores ?
Mais um boneco a comparar poluição centralizada com descentralizada não é preciso ter muito QI para saber que a poluição de uma central é perfeitamente controlada ao contrário de poluição de carros que andam por todo o lado
Ainda esta semana mais um Audi a arder na A1. Ninguém fala disto? Já é um flagelo!
A combustão ? Não falam porque isso é a normalidade, os jornalistas buscar sempre a raridade.
Nos EUA que têm estatísticas sobre incêndios e veículos, ardem em média 500 veículos por dia, mas só quando há teslas a arder é que se faz notícia, já que são casos muito raros.
Já agora, em Portugal ardem em média cerca de 7 carros por dia, já viu o flagelo que era levar com 7 notícias sobre isso todos os dias ?
Quantos são por actos de vandalismo e/ou sabotagem?
Vandalismo e sabotagem ? LOOOL
Só se estiver a falar dos EV’s.
Ui e quantos BEV foram consumidos pelas chamas em Pedrogão?. Certamente a maioria loolooolool
Certamente, lol.
O egoisto destes ambientalstas é atrós. Carros nas cidades é mau porque poluem e normalmente estes individuos estão nas cidades. Mas se for uma central a carvão a Poluir no interior para produzir as ditas pilhas, já não os incomoda. Pois esta poluição supostamente já não os afetará. Mas afetará quem no interior vive e que passrá a ter de suportar poluição para as cidades terem menos. Isto tem um nome Egoismo. Quem está mal nas cidades mude-se para o interior se as cidades tem poucas arvores, palntem mais em vez de construirem centros comerciais….
Cá não se produzem pilhas, portanto o seu argumento é falso.
Nem sequer existem cá centrais a carvão, portanto mais uma falsidade.
Não vale a pena mudarem para fora da cidade, senão as aldeias passam a ser cidades.
Sugiro que gaçam uma pesquisa rapida de definição de bateria e definição de pilha e a comparem.
relativamente às centrais a carvão, efetivamente cá já não funcionam, mas cá também até onde eu sei não são produzidas as ditas baterias. De qualquer forma carvão ou não qualquer que seja a tecnologia usada é poluente.
Sugiro que seja você a fazer, já que uma bateria é um conjunto de elementos primários ou secundários.
Pilha é o dispositivo que fornece energia por decaimento ou oco-redução dos elementos químicos que a compõem, este é um elemento primário e não permite recarga.
Elemento secundário ou acumulador é um elemento que armazena energia por via de reações químicas, sendo recarregável.
Quando chamam pilhas recarregáveis quer dizer que são elementos recarregáveis do formato e para utilização em aplicações que usam as pilhas não recarregáveis tradicionais.
E sim , existem carros a pilhas e carros a baterias. Se não pesca nada do assunto o melhor é estudar e não mandar os outros pesquisarem dos seus erros.
Não são, tem a certeza ?
Eu não sou pescador, logo não posso pescar o que quer que seja.
Cada um lê e interpreta da forma como bem entende. Na minha pesquisa baterias são constituidas por pilhas logo é a mesma coisa.
source: pt.wikipedia.org/wiki/Bateria_(eletricidade)
Exacto, por isso é que uns chumbam e outros passam.
Eu já lhe confirmei isso, bateria é um conjunto de elementos primários ou secundários, mas se insiste dar o nome que quer as coisas é consigo, já lhe disse que existem carros dos 2 tipos, se não quer aprender e prefere ser teimoso é consigo. Fico à espera que me mostre um fabricante que lhe chame isso ou que troque as tecnologias, por isso eu ter dito que só a toyota tem carros a pilhas.
Já agora se faz pesquisas, ao menos leia o que pesquisa, senão fica saber o mesmo, o seu link explica que:
“ As pilhas não devem ser confundidas com as baterias. Enquanto a primeira apenas converte energia química em energia elétrica, a segunda faz a interconversão entre energia química e energia elétrica.[9]
”
explica tanbém que “A bateria é formada por várias pilhas em série ou paralelas.”
Já agora dada a minha ignorancia agradecia que desse exemplos concretos de carros dos dois tipos. Não conta para isto como é obvio carros telecomandados das crianças.
Porque não leu o resto ao invés de ler aquilo que não lhe dá razão?
Tesla qualquer um deles, é um carro eléctrico alimentado por baterias
Toyota Mirai – é um carro eléctrico alimentado por pilhas de combustível.
Dúvidas ?
Pilhas de combustível ? Nunca eu me referi a pilhas de combustivel, tecnologia vulgarmente conhecida por veiculos a hidrogénio….
Referiu pilhas, porque só podem podem ser estas coisa.
Errado, pode existem outras tecnologias que usam pilhas e não são a hidrogénio.