Empenhada nos veículos autónomos, Volkswagen oferecerá test drives para clientes
A Volkswagen está muito focada no desenvolvimento de carros autónomos e a comprová-lo estão os planos da empresa para oferecer test drives a clientes ainda este ano, em condições reais de estrada.
Na conferência de imprensa anual da Volkswagen Commercial Vehicles (VWCV), Carsten Intra, CEO da Moia, saudou os progressos realizados pela divisão de tecnologia autónoma da empresa alemã.
Atualmente, a Moia opera um serviço de ride-sharing, utilizando veículos autónomos, na cidade de Hanover. Ainda este ano, porém, oferecerá "test drives para clientes", em condições reais de estrada, em Hamburgo e Austin (Texas).
Os objetivos da empresa passam por "testar realmente a frota", que tem estado a circular nas estradas públicas nos últimos dois anos.
Só se o carro funcionar muito bem e se tivermos aprendido a comportar-nos - a interação entre o carro e os clientes estiver a funcionar - é que vamos retirar também o condutor de segurança.
Disse o executivo, explicando que os veículos terão um condutor ao volante para assumir o controlo em caso de emergência, mas assegurando que o objetivo é que o condutor se torne redundante o mais rapidamente possível.
Portanto, estamos a começar com um grupo fechado de utilizadores, depois queremos retirar o condutor e, em seguida, queremos oferecê-lo a um público mais vasto numa base paga por milha ou por quilómetro.
Partilhou Cartsen Intra, revelando que o serviço pago poderia começar em 2026.
Apesar da vontade de colocar veículos autónomos nas estradas, o CEO da Moia disse que a "segurança e a transparência no desenvolvimento e na operação" são conceitos basilares na atividade da Volkswagen.
[...] Sempre dissemos que quem se debruça sobre a condução autónoma hoje em dia tem de estar preparado para uma maratona. E, de facto, estamos.
Disse Carsten Intra, asseverando que a introdução dos veículos autónomos dependerá do sucesso dos próximos testes.
Muito bem! Já era sem tempo. Os carros autónomos deverão ser a regra e não exceção à imensa sucata altamente poluente, barulhenta, perigosa que deixam circular, que se houvesse inspeções/fiscalizações a sério nunca circulariam. De certeza que diminuiria enormemente o nº de mortes e atropelamentos devido à “condução” fora da lei, velocidades criminosas, etc.
Vai la para fora e leva um pouco de ar fresco que bem precisas
Vai tocar um pouco na relva para saires desse buraco
O que é que um carro autónomo tem a ver com o ser eletrico ou poluente ou what so ever…
Se os VE não viessem cheios de tretas, poderiam ser bem mais baratos. Mas a aposta nunca é o Ambiente.
Os carros eletricos tem que melhorar imenso, porque senão são caixões andantes.. Este fim de semana assisti a um acidente em que um carro eletrico capotou numa subida a entrada de Lisboa… Os ocupantes simplesmente
nao conseguiam sair do carro. O carro é tão pesado que praticamente esmagou o habitaculo… Num carro a combustão isto não acontecia. O acidente foi relativamente simples, a baixa velocidade, e poderia acontecer também num carro a combustão. A diferença é o brutal peso do eletrico… E para manter competitivo os preços os fabricantes poupam na estrutura…
Como sabe que não acontecia ?
Os clientes estão é mais preocupados num empenho em que os preços dos carros desçam drasticamente! O preço é muiiiiiiiito mais importante do que o carro conduza sozinho!
Eu não me chateio se tiver de conduzir o carro. Chateio-me é de ter de o pagar.