Elon Musk renuncia aos radares, mas discretamente testa o LIDAR num Tesla Model Y
É sabido que Elon Musk muitas vezes diz o que lhe vai na alma, mas que deixa sempre uma meia verdade por contar. No entanto, se há um ponto onde nestes anos todos tem sido intransigente é na utilização do seu sistema de câmaras para auxiliar a condução autónoma. Aliás, recentemente deu mesmo indicações aos seus engenheiros para retirarem da equação os radares. Não obstante, foi visto um Tesla Model Y, nos EUA, a testar o sistema LIDAR... que Elon sempre criticou!
A imagem mostra um elétrico da Tesla com um poderoso conjunto de LIDAR nas estradas de Palm Beach.
Com o objetivo de conquistar a condução totalmente autónoma, sem a necessidade de mapas, rotas digitalizadas, LIDAR, sensorização e demais necessidades das empresas rivais, Elon Musk anunciou há dias a nova versão beta V9 do FSD (Total Autonomous Driving System).
Esta versão destina-se apenas a grupo beta tester exclusivo nos Estados Unidos.
Segundo o que tem sido dito pelo próprio Elon, a marca de elétricos quer ter a sua própria tecnologia de visão e os resultados mostram que efetivamente há uma evolução visto que o sistema consegue medir distâncias com segurança e ter um comportamento satisfatório.
Tínhamos que nos concentrar em remover o radar e confirmar a segurança. Este lançamento irá para produção dos EUA na próxima semana. Em seguida, será lançado uma ou duas semanas para polir a visão pura FSD e beta v9. A diferença entre v8 e v9 é enorme.
Referiu Elon Musk no dia 11 de maio.
Tesla Model Y apanhado a testar um sistema LIDAR
Durante o dia de ontem, algumas fotos publicadas num tweet de Grayson Brulte tornaram-se virais. Nelas é visto um Tesla Model Y com a grade de tejadilho onde carrega o que aparentemente, segundo o tweet, são sensores LIDAR da empresa Luminar.
Spotted in Palm Beach, Florida. A @Tesla Model Y with #LiDAR and CA Manufacturing (MFG) Plates. Can anyone offer details/insights? pic.twitter.com/5Uh4WU0U41
— Grayson Brulte (@gbrulte) May 20, 2021
O Model Y fotografado na Florida carregava placas de "fabricante" com sensores Luminar que mostram que a empresa de Palo Alto, apesar da relutância, poderia estar a avaliar as capacidades desta tecnologia.
O "denunciante", Grayson Brulte, é o fundador de uma empresa de consultoria em tecnologia de direção autónoma fundada em 2009, o que o torna uma fonte segura no que toca a condução autónoma e tecnologias associadas.
Extrapolando uma realidade que não foi oficializada, poderemos especular que de facto Elon quer provar que o seu sistema é melhor que qualquer outro, inclusive com o LIDAR. No passado, o CEO da Tesla criticou outros fabricantes por estes usarem o sistema LIDAR.
Seguramente não quererá ser apontado como tendo um sistema pior e que não tem a segurança de um dos mais reputados sistemas ligados à condução autónoma.
O uso poderá comparar a captação de imagem do LIDAR com as capacidades do novo software Tesla e do seu sistema de visão baseado nas oito câmaras.
Este artigo tem mais de um ano
Explorar a tecnologia não quer dizer que a vão usar, podem muito bem estar simplesmente a testar para ver se a tecnologia que eles têm de camaras já consegue ser tão precisa como um lidar.
E só uma correcção os teslas sempre usaram um radar mas um radar é diferente de um Lidar portanto radares eles já usam desde o inicio o lidar nunca foi a visao deles porque é caro e sempre acreditaram que é possivel polir o software a um ponto que fique ao nivel de um lidar muito ao nivel do que a google fez no inicio apostou muito no software e com o software aprimurado e com muito menos hardware conseguiam fazer muito mais que os outros
Sim, claro, eles não são tolos, sabem bem se têm ou não tecnologia melhor com base nos testes das outras. Mas, mesmo assim, e porque o objetivo é ter o primeiro carro com condução autónoma, a Tesla pode “abrir” exceções para liderar este mercado, em vez de se atrasar para ter a sua própria tecnologia.
Sobre os radares, sim, e está escrito isso com a citação do que Elon disse. Eles sempre usaram radares, mas as indicações que ele deu à engenharia da empresa foi para retirar o radar da equação e apostar o sistema de câmaras. De facto ele sempre criticou outras marcas por usarem o LIDAR dizendo que tinha tecnologia melhor. E de facto é a única marca com um nível elevado de automatização da condução.
Fácil de explicar. Estao a usar isso para ensinar as cameras e computador do carro a saber medir a distância apenas através de câmeras. Ensina o carro com os dados do lidar para depois não precisar desse mesmo lidar
Fácil para quem percebe do assunto. Acredito que assim seja, dado a complexibilidade da condução autónoma faz sentido que seja aplicada a IA na aprimoração dos dados e assim obter uma condução autónoma perfeita.
Capaz, mas é interessante usar o LIDAR para ensinar as câmaras que Elon diz serem melhores que o LIDAR, mas que aprendem com o LIDAR 😀
Certo, aprendem. Até que um dia superam o LIDAR
Exato.
é lidar…
Recolha de dados para treinar modelos de ML.
É preciso comparar para ter certezas. Só os imbecis é que têm verdades absolutas.
Isto não é novidade, já há vários meses que se fala nisto e como foi dito aqui serve apenas para ajudar a treinar a visão do sistema, que claramente vai ser superior ao Lidar.