PplWare Mobile

E se usássemos a base das turbinas eólicas para criar datacenters?

                                    
                                

Autor: Vítor M.


  1. yamahia says:

    “…o centro de dados funciona com eletricidade que, de outra forma, não seria utilizada porque as redes não a poderiam absorver.”
    É agora q dá um xilique ao @JL.

    • JL says:

      Óbvio, se a electricidade vai para um lado, não vai para o outro, qual a dúvida ?

      • yamahia says:

        Exacto, produzem qd não é preciso e qd é preciso não produzem.
        E é exactamente para aproveitarem a eletricidade q produzem qd não é preciso q estas soluções fazem sentido. Estas e o H2V.

        • JL says:

          Então mas agora já não produzem quando não é preciso ? ora bolas, antes é que andavam a queimar.

          Este paragrafo deve estar relacionado com zonas onde elas não estão interligadas com outros centros de consumo, que não é o nosso caso, o nosso sisterma europeu é interligado, além disso existe armazenamento, tanto em baterias como em barragens, dai os electricos serem a solução perfeita, são autenticos bancos de energia.

          O H2V não faz sentido nenhum, porque o inventimento não paga o proveito, quem gasta 1000 euros num equipamento para apveitar 1/% da energia que ao longo da vida util vai aproveitar 500 euros ? só um maluquinho, ou aqueles que recebem dinheiro para o fazer.

          • Yamahia says:

            Que exagero

            Qt a baterias não são a solução para um melhor ambiente q é o dizem q se pretende.

          • JL says:

            Tanto dão que permitem retorno, quando ao ambiente as 2 soluções têm impactos, maior para o H2 até porque duram menos.

        • JL says:

          Para ter uma ideia de quanto custa uma fuel cell, e estamos a falar de um de dezenas de kW… Custa mais que o veículo novo, isto também acontece na Toyota, por isso dão menos garantia na fuel cell que na bateria, e perdem entre 50 a 100 mil dólares por cada carro que vendem…

          https://youtu.be/jIrZFSTD20o?si=nDn8uSjJ8MZZDoWQ

          • Yamahia says:

            Até algumas marcas de carros a bateria perdem imenso dinheiro, apesar de terem à disposição uma rede de carregadores paga à conta dos otários. Até a Tesla já anda a mamar na teta.
            Para não se perder dinheiro é preciso vender muito, seja do q for. Seja com FC, seja com ICE o desenvolvimento está a acontecer e até proibirem os fósseis vão ter muito tempo para se consolidaram.

          • JL says:

            Perdem mas não tanto.

            E como pensa que é paga a rede de abastecimento de H2 ? Não são otários ? Só para meia dúzia usar ? Qual a diferença?

            Muito tempo para receberem dinheiro que não vai dar em nada ? A não ser que mudem as regras da física. Lol

          • JL says:

            Olha afinal os eléctricos gastam pneus como os outros, que coisa má.

            https://ibb.co/vdbRxN6

  2. João Pires says:

    A noção de que “de outro modo a energia seria desperdiçada” é estranha.
    O data center, na base da turbina eólica, irá gastar aproximadamente a mesma energia que se estivesse instalado a 500 metros ou, 1 Km, por esse motivo não se deve considerar que a energia seria desperdiçada. Apenas que seria gasta num ponto um pouco (ou muito) afastado.
    Não faz muito sentido.
    Utilizar o espaço / infraestrutura da base da turbina faz todo o sentido mas, provavelmente não para um data center, pois um dos grandes consumos de energia é no manter a temperatura dos servidores dentro dos valores definidos pelo fabricante.
    As bases das turbinas eólicas não são desenhadas para grande eficiência térmica.
    Posso estar a analisar mal a questão mas, fará mais sentido instalar as turbinas próximo do data center e arrefecer (parcialmente) com água do mar / rio / barragem, como o radiador de um automóvel.
    Não polui a água e é aproveitado o arrefecimento gerado pela mesma.
    Provavelmente até estarei errado mas é a minha observação, no imediato, ao artigo.
    Melhores cumprimentos

  3. Ferreira says:

    Ideia parva. O efeito de escala e os requisitos assiciados a um datacenter não se coaduna com o que se enuncia.

  4. Zerto says:

    Mas será que o mundo está estúpido? Ou não tem noção nenhuma da energia de um DC? Na realidade quantas torres eólicas seriam necessárias para satisfazer realmente uma necessidade? É mais como foi estudado uma torre não gera energia suficiente para ser auto suficientemente logo deixa logo de compensar gastar milhões em alho que não vai conseguir se autosustemtar.

    Estamos no mundo da estupidez onde os meios justifi am os fins. Basta olhar para os últimos 5 anos reduziu se o carro a combustão nas estradas e aumentou mais a pokuicao nos ultimos 5 anos que em os anteriores 20…. mas esses números não são chamados a cima da mesa.

    Faz lembrar o anterior governo que depois de gastar milhões em campanhas para reduzir a sinistralidade sem sucesso, alterou a maneira de contabilizar as vítimas mortais. Agora só é considerado morto na estrada se morrer no local, se morrer a caminho ou no hospital já não entra na estatística de vítima na estrada e o povo come os gelados com a testa com estas políticas de treta validadas pelos media que ganham diariamente com esta vergonha

    • JL says:

      Mas a poluição diminuiu, onde leu que aumentou ?

      A sinistralidade também diminuiu, e se formos falar em mortes, então …

      Já são considerados mortes só na estradas há muitos anos, não é de agora.

      Sobre a energia, 1 a 2% da energia no mundo é usada para alimentar datacenters, logo usar só energia renovável faz muito sentido.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.