PplWare Mobile

E se circulássemos em autoestradas cobertas por “telhados solares”?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. rjSampaio says:

    Portanto em vez de o fazerem ao lado, fazem por cima, aumentando o custo, dificultando a manutenção, aumentando o perigo para os condutores, reduzindo a visibilidade, aumentando os reflexos dos farois…

    Como raio é que estas ideias saem do guardanapo onde foram rabiscadas?

    • nunov says:

      Até pode ser uma excelente ideia, porque ocupar mais terreno e fazer desmatamento se existe espaço por cima das estradas? O custo de instalação pode ser maior, não sei se muito maior, mas se existem muitos km de autoestradas, é aproveitar esses terrenos! E quanto à parte tecnica, penso que a Fraunhofer deve ter analisado todas essas questões. Em termos ambientais, os carros andam à sobra, menos AC ligado. E com a melhor circulação de ar por debaixo dos PVs, o rendimento destes até melhora!

    • Miguel A. says:

      O aumento do custo da instalação é compensado pelo facto que não tem que pagar o terreno novamente, porque ele já foi expropriado. As novas instalações fotovoltaicas que estão a aparecer por aí tem o custo do terreno associado. Coisa que aqui não acontece. Chama-se projecto piloto por alguma razão

      • rjSampaio says:

        A montagem é manutenção a não ser que se corte vias, vai requerer espaço extra espaço que ou será as permas, onde se perde área, ou a volta, onde ficava bem era os próprios painéis…

        • B@rão Vermelho says:

          Não se podia colocar nos railes de proteção?
          Eu já gosto pouco de andar AE, muitas delas não se vê nada de jeito e se ainda vão cobrir, nós aqui ainda temos sol que se farta, mas lá para aqueles lados não é assim tanto, lá vai o pessoal ter de tomar suplementos de vitamina D

    • Grunho says:

      Pelo contrário, se nesses pontos da AE onde forem montados painéis se aproveitar para travessia de peões e de ciclistas, o custo de cada utilidade até diminui.

  2. Marko says:

    A ideia é boa, o custo das portagens das ditas autoestradas é que deve ser péssimo… Se por auto estradas sem iluminação, com piso irregular algumas delas pagamos o que pagamos imagino com painéis solares…

  3. LA says:

    E aonde vão arranjar matéria prima para o fabrico de tantos painéis celulares?

  4. TT says:

    Seria um desastre ambiental! Iriam interferir ainda mais com os ecosistemas.
    Além de ser bonito ver o que aconteceria em caso de incêndio de um veículo.

  5. jhvs says:

    E vê-los voar no inverno… 🙂

  6. Tobias says:

    Era fixe! Mas fixe, fixe, era: e se circulássemos em autoestradas sem pagar? Isso então…

  7. Grunho says:

    Péssima ideia. Os inimigos da energia solar adoram vociferar sobre as tais “áreas verdes e de natureza arrasadas para colocar os painéis”. Se fizerem isso, perdem esse pretexto para lutar contra a energia solar. Coitadinhos, não se faz.

  8. Yamahia says:

    Parece-me uma excelente ideia!

  9. Jaquim says:

    Até lá ainda há muito onde implantar isso. Penso que a solução será antes a micro ou pequena produção. Telhados de apartamentos, hotéis, hospitais, pavilhões desportivos, quartéis, escolas, fábricas, etc, etc. Claro que não interessa aos grandes investidores que preferem derrubar árvores, mesmo protegidas para terem centrais de grandes potências. Outros locais que estão a surgir, parques de estacionamento de grandes superfícies, podem e devem em vez de toldos, sombreamento com paneis solares. Mas acho que se deve apostar mais nas éolicas offshore, onde há “vento” quase 24h/365

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.