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É assim que a Porsche produz combustível sintético, “crucial” para descarbonizar o setor

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. Daniel says:

    Isso no fim é muito bonito, mas pelo meio anda-se a tirar água do mar…que é uma fonte limitada, tal e qual como as energias fósseis.
    A Porshe quer tapar um buraco abrindo outro. Se isso avançar num futuro próximo em massa, daqui a 100 anos, a humanidade irá confrontar-se com outros problemas.

  2. Blackbit says:

    E qual o preço desse combustível sintético?

  3. Realista says:

    As petrolíferas adoram a ideia de não perder clientela…
    Só faltou referir o preço de 1L desse combustível.

    • Realista says:

      Está é na altura de mostrar o dedo do meio às petrolíferas, especialmente à OPEP que nos mantiveram reféns durante este tempo todo com as suas quebras de produção para fazerem subir o preço dos combustíveis.

      Também neste momento os e-fuels dão uma chapada de luva branca a quem diz que a rede elétrica não suporta os veículos elétricos porque para produzir 1L de e-fuel é necessário gastar 27kWh… e eu com 23kWh percorro 200km em ambiente citadino, mas com 1L de combustível nem 15km percorro.

      E de ricochete levam de novo uma nova chapada de luva branca no outro lado da cara porque não existe energia renovável suficiente para produzir e-fuels e portanto será necessário aumentar a produção elétrica com recurso a energias não renováveis.

      “Mas pode-se importar e-fuels dos locais onde possuam excedente de produção, argumentaram alguns, mas o murro no estômago chega quando o custo do e-fuel só com recurso a energias renováveis é de €10/L…

      É um Knock out nos primeiros segundos do primeiro round.

      • B@rão Vermelho says:

        Eu pergunto o que vai ser feito aos poços de extração de petróleo que temos espalhados pelo planeta fora?
        Estamos tão preocupados em quer acabar com os combustíveis fosseis quero ver depois as petrolíferas a abrir falência e os poços ficarem ao abandono e lá vamos nos contribuintes chamados a pagar a fatura.
        Quanto aos combustíveis sintéticos a Porsche em tempos falava em 1€ por litro, acredito com a procura e aumento da produção assim como novas formas de transformar venham fazer descer o preço.

      • Grunho says:

        Era bom, muito bom. Um kg de hidrogénio gasta quase 60 kwh de electricidade a produzir. Um litro de e-fuel desperdiça ainda mais, é um processo de ainda maiores perdas, obrigando a combinar o HH com moléculas de carbono. Se o hidrogénio já era um mega embuste, não sei o que se há-de chamar aos e-fuels. Mas €10/litro é mesmo a mais optimista de todas as previsões. Com menos de €100 ou 150 ninguém vai conseguir fazer 100 kms.

      • Raphael Rodrigues says:

        nao falas mal, tanto conhecimento e achas que nós temos capacidade de criar electricidade suficiente para abastecer todos os carros electricos? camioes? barcos? cargueiros, gruas?, plantas industriais? , és mais um sonhador . A india vai estrar 400 novas centrais a carvao, o paquistao igual, tens mais de 50 % da populacao mundial que está agora a conhecer os motores termicos as tencologias que tivemos nos ultimos 50 anos, e pensas mesmo que a producao electrica para todos os sectores vao ser sustentáveis???? fumas o que? até uma criança sabe fazer contas. por muito anti capitalista, anti america. anti opep que possa ser, nao é possivel electrificar tudo, sabes quantos litros de óleo leva uma eólica?, sabes as toneladas de rocha necessários para extrair o zinco, zirconio, nikel platina, cobre, ouro? mas tu tens noçao?? tens especialistas na area das minas que estao muito contentes com estes novos projetos verdes… aumento de 1000 % mil por cento, na area de mineraçao só para a transiçao. e nao estamos a falar dos porta contentores nem dos CAT gigantes que vao minar o teu precioso litio e afins para poderes andar num carro sem co2. quando antes gastaram 5 vezes mais só para ter os materiais para os carros ?
        Quantas toneladas de co2 vao ser precisas para fazer um carro eletrico, manter um carro electrico e aumentar todo o fornecimento de energia?? o knock out vai vir, e vai bater naqueles que estao na ilusao, aproveita o teu electrico, e a manutençao dele tambem.
        por muito que eu queira nao ficar dependente do petroleo , tens de ser realista. só os paises desenvolvidos é que estao a apostar nisso. falta a outra parte do planeta.

        • Grunho says:

          Quando a capacidade eléctrica instalada não for suficiente para mover todos os EVs a bateria, então também não chegava para mover 1/4 deles a hidrogénio. O carro a hidrogénio é um EV, com a particularidade de ser 4X menos eficiente que um EV a bateria. Além disso, não pode ser guardado em local fechado, por razões óbvias.

        • JL says:

          Se não temos para isso tudo, muito menos temos para estes combustiveis que usam muito mais.

          Quantas toneladas de rocha são precisas ? e para extrair petroleo, o que é preciso ?

          Ouro, niquel, cobre, também são usados nos outros, e nestas fabricas, qual a diferença.

          Zirconio para quê ? fazer reatores nucleares para produzir combustivel ?

          E quantas são durante a vida de um a combustão ?

          Que raio, só os electricos é que usam minerais, o resto cai tudo do céu ou aparece em arvores.

          Quem me parece que anda na ilusão é você, deve pensar que o seu foi produzido em arvores e o combustivel e oleo também vem de lá.

          • B@rão Vermelho says:

            O que eu acho é que a muita gente não percebeu é que os VE não são para todos, há países que nem da qui a 100 anos têm condições para ter rede elétrica estável, temos de assegurar que estes países/populações não fiquem ainda mais para traz.
            Outra coisa, mas as energias renováveis não podem ser usadas para a criação de outras alternativas energéticas?
            Da maneira que falam até parasse que não pode ser utilizado para a produção de hidrogénio ou sintéticos.
            Infelizmente os VE não são a opção mais fácil de adotar, pelos constrangimentos dos carregamentos fora de casa, que podem ser caros e demorados, mas acima de tudo pela infraestrutura necessária

          • JL says:

            Quem me dera que o combustível sintético ficasse a um euro, quer dizer que eu fazia 100 kms com menos de 40 cêntimos.

            Se não têm para eléctricos que gastam 10x menos, dificilmente vai ter para esses.

            Muita gente não entende que gastam a mesma energia. Portanto não há renováveis para eléctricos onde até podem ser usados como bancos de armazenamento, mas depois para desperdiçar em soluções que só usam 30% da energia que consomem já há para tudo.
            Ainda não entenderam que o mundo segue para o aumento da eficiência dos sistemas, isto é como voltar aos motores a vapor.

            Então e o hidrogénio é? Aqui fica um testemunho de hoje mesmo de um utilizador de um veículo a hidrogénio.

            “ It’s the hot days of summer H2 crash here in SoCal. Again. 46 miles of range used to drive to and from the nearest (re-upped) station that’s available. Reduces overall actual range available for doing actual driving things by 15%. And there’s an hour of my life I won’t get back. How long does it take to charge a BEV? Just curious.”

            Ao que parece estes sim é que andam cheios de constrangimentos.

          • Realista says:

            Os valores mais otimistas vão de €1 a €1.4 e os mais pessimistas de €3 a €4 mas isto sem taxas e impostos, portanto podes contar com o dobro no cenário mais otimista dos otimistas.

          • Vagueante says:

            Cada eolica necessita em média 1000KG de metais raros.

          • JL says:

            Que metais raros são esses. ?

          • Realista says:

            O que interessa é o saldo:

            Até podia levar 2 toneladas de metais raros que o importante é que evite ainda mais toneladas de CO2 emitidas pela queima de combustíveis…

            Podes dizer “aquele gajo têm uma divida de 1 milhão de euros no banco” mas o que é que isso importa se ele ganha 500 mil euros ao ano?! Nada. É preciso termo de comparação para se comparar.

        • Realista says:

          Não sou eu que digo que não há capacidade da rede elétrica.

          Digo sim que esse é que é um dos principais pontos de critica frequentemente os Veículos Elétricos, isto é, se todos passarmos a utilizar VE a rede elétrica a mesma não seria suficiente. E se para carregar todos os VE não existe capacidade da rede elétrica o que dizer de um recurso que necessita de 100 a 125 vezes mais eletricidade (27kw x 4 Litros de combustível de consumo médio) como os combustíveis sintéticos. Então agora para os combustíveis sintéticos já existe capacidade?!?!?!

          Para além disso, ninguém te esta a dizer que o petróleo vai deixar de ser usado, porque ele ainda é necessário em várias indústrias desde a energética à farmacêutica. No entanto este é mais um passo para nos libertarmos de um recurso vital para as nações e deixar de ter dependência externa.

          Mas pior que ter aumento de 10x na mineração é só o teu tubo de escape x 100 x Milhões de veículos só para teres uma ideia da escala. E pior mesmo é continuares sem entender o que é um investimento onde se gasta mais no momento inicial para se reduzir drasticamente no futuro.

          Mas ainda pior pior ainda é achares que o caminho é as nações estarem dependentes de recursos provenientes de regimes ditatoriais como a Venezuela, China, Rússia, Arábia Saudita, Iraque. Isso sim é que é pior!

          Aliás achares que eu sou anti-capitalista apenas por me ter pronunciado que não é desejável dependência externa de um recurso já diz tudo, logo eu que tomei a decisão de comprar um EV com base em critérios capitalistas… LOL

  4. JL says:

    Faltou referir que para produzir o metanol é preciso introduzir o co2 e o hidrogénio numa câmara de vácuo com temperaturas acima de 300 graus, mais uns kWh de electricidade, depois ainda é necessário transformar ou refinar o metanol para os combustíveis desejados.

    No total são cerca de 27 kWh por cada litro de combustível processado.

  5. José Costa says:

    Os combustíveis sintéticos não resolvem o problema da poluição, a combustão destes produz carcinogeneos, óxido de azoto e nanopartículas de carbono estas últimas segundo li 10x mais do que os combustíveis refinados do petróleo.

  6. Fo says:

    “a combustão dos sintéticos não liberta qualquer dióxido de carbono” ???
    Isto é falso.
    Podem ser neutros em carbono mas a combustão liberta dióxido de carbono, de outro modo, não era combustão.

  7. JL says:

    Basta! A eletricidade é que é o futuro! Ninguém sabe mais que eu nessa matéria. Eu desafio quem quiser! Sou inteligente o suficiente para dizer que a PORSCHE está enganada.

    • JL says:

      Mas a porsche só quer usar electricidade, 80 % para eléctricos , 20 % a combustão + estes combustíveis que são feitos de electricidade, portanto tudo a electricidade, ou é um JL que não sabe ler ?

  8. PTO says:

    A 3 litros de água para cada litro de combustível se esse for o combustível do futuro acabamos com a água no planeta e depois bebemos areia.

  9. Ferreira says:

    Até podem ser neutros em carbono, mas induzem a manutenção de motores ineficientes e o consumo de lubrificante fósseis. Alem disso localmente há libertação de gases nocivos à saúde. E deve ser caríssimo. Não me convencem.

  10. Ricar says:

    Carissimos. Aqui no Brasil temos o famoso ETANOL, produzido a partir de cana de açúcar. Usado em larga escala pelos mesmos veiculos que usam gasolina. Nós os chamamos “carros flex”. Todas as montadoras se adaptaram facilmente ao sistema e usa a mesma infraestrutura de transporte e comercialização existente. E, é carbono 0. O carbono liberado pela combustão foi retirado da atmosfera, pela cana de açúcar, meses atrás. Ainda restam as questões de eficiência e de uso de lubrificantes de petróleo.

    • JL says:

      Carbono é o menos importante, esses além de carbono emitem SOx.

      Além disso andam a cultivar plantas usando que combustível ? Diesel não é ?

      Outro ponto é que na Europa é proibido o cultivo de plantas para produção de combustíveis,‘já que é o modo de tirar comida da boca das pessoas.

    • Ferreira says:

      Eventualmente poderá ser um complemento à descarbonização. Desde que o preço não seja muito alto e a eficiência global seja acessível.
      Nesse contexto ola experiência do Brasil será importante.

  11. JL says:

    Deviam pagar-me. Eu sou mesmo um expert nesta matéria. Acredito que ninguém aqui no fórum sabe mais que eu. Já disse, o futuro é elétrico. Aprendam comigo.

  12. EEQTR911 says:

    Combustível sintético será o futuro.

    A farsa do carro elétrico acabará brevemente.

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