Duo e Bento renovam a mobilidade urbana para ser simples e segura
Respondendo ao desafio diário de deslocar pessoas e bens dentro e fora das cidades, a Mobilize reafirma o seu compromisso com soluções de mobilidade simples, seguras e sustentáveis. Conheça o Duo e o Bento, que prometem renovar a mobilidade urbana.
Conheça o Duo e o Bento da Mobilize
Concebido para utilização urbana, o Duo é um quadriciclo elétrico de dois lugares e pode ser conduzido com ou sem carta de condução, consoante a versão e a regulamentação local.
Por sua vez, o Bento, a versão utilitária do Duo, é uma microcarrinha que requer carta de condução e, ao invés de um lugar de passageiro, tem uma caixa de carga de 649 litros para transportar pequenos equipamentos e outros bens.
Ambos podem fornecer soluções de mobilidade em regiões com transportes públicos limitados, destinando-se a clientes particulares e empresas.
O Duo e o Bento encarnam uma visão arrojada e futurista da mobilidade urbana, com um design que transcende os códigos automóveis tradicionais.
Disse Matthieu Tenenbaum, COO da Mobilize.
Carros compactos destinados às cidades
O Duo e o Bento são compactos, com 2,43 e 2,54 metros de comprimento, respetivamente, e fáceis de manobrar no trânsito citadino. As suas dimensões reduzidas facilitam, também, o estacionamento.
Com uma posição de condução central e suspensão otimizada, o Duo e o Bento proporcionam uma experiência de condução única. São equipados, de série, com um airbag para o condutor, uma novidade no segmento dos quadriciclos.
Ambos os veículos têm uma autonomia de até 161 km para o Duo e 149 km para o Bento, pelo que não necessitam de carregamentos frequentes.
Concebidos para serem eco-responsáveis, o Duo e o Bento incluem mais de 40% de materiais reciclados e são 95% recicláveis.
Além disso, são nativamente conectados: dispõem da sua própria aplicação móvel "MyDuo", que permite gerar até seis chaves digitais, uma novidade para o Grupo Renault.
Respondendo aos desafios da mobilidade dentro e fora das cidades, o Duo e o Bento refletem a visão da Mobilize: oferecer aos clientes, tanto particulares como empresariais, soluções de mobilidade mais seguras, mais simples, mais ecológicas e estreitamente alinhadas com os principais problemas que as cidades enfrentam atualmente.
Explicou Gianluca De Ficchy, CEO da Mobilize.
Apresentados nas suas versões definitivas, no Salão Automóvel de Paris, o Duo e o Bento estarão futuramente disponíveis na rede Renault.
E devem custar…..
7.000€ no máximo… mais do que isso é uma autêntica tentativa de assalto aos bolsos dos clientes! (digo eu)
O Bento consegue levar 1 gerador na caixa de carga 🙂
Para ? carregar a bateria de algum a combustão ?
Imagina então o Bento XVI… 😀 😀 😀 😀
O Bento só não consegue carregar as tuas frustrações lol
Brinquedos. Assim anda o mundo, é só lixo.
Parecem quase um smart fortwo dos antigos. Até não são feitos de todo e para uma cidade, chegarão bem. O preço deve andar pelos 10.000, senão o AMI leva vantagem, dependendo das caracteristicas/velocidade/bateria.
Em França parece que começa nos 10 mil euros sem IVA (terá isenção de IVA em França?).
Por esse valor meto mais 2.5K e compro um Dacia Sandero novo Bi-fuel do segmento B e carregado de dispositivos de segurança.. Estes quadriciclos são muito giros e eu até tenho interesse mas tem de ser por um preço correto.
Também concordo. Mas por outro lado é elétrico e carrega em casa e bem mais barato. Se bem que GPL também tem custos interessantes. Houveram vários carros a gás na família e poupança é grande.
Já quanto ao preço, o AMI fica por +/- 9 mil. Além de que 10k em França será mais qq coisa cá pela tugalândia. Acho que o AMI ganha bem.
O AMI comparado com este fica a perder em tudo menos no preço. A especificações do Duo assim como as condições de conforto estão acima do AMI. O problema na tecnologia dos EVS é que de uma ano para o outros os avanços tornam os veículos anteriores cada vez mais próximos da osboloscência quando comparado com um modelo recente.
Já nos veículos ICE não assistimos a isso, o meu Dacia Sandero Bi-Fuel de 2013 não está obsoleto quanto ao modelo novo. As performances são semelhantes, o conforto a bordo também, mas o modelo novo já traz novos dispositivos de segurança e mesmo neste aspeto acho que não posso falar em obsolescência.
Obvio que não está obsoleto, já vemos isso há décadas, vendem o mesmo carro com uma cara diferente, o resto é tudo igual.
Obsolescência? Em quê?
Mas os carros ICE também já sofrem de alguma obsolescência nesse sentido. Alguns ficam sem peças, outros sem atualizações de software (para já principalmente nos sistemas “infotainment” mas já tanta coisa é eletrónica). E acho que não tem necessariamente a ver com o facto de ser ICE ou EV. É o sinal dos tempos. Se temos cada vez mais tecnologia nos carros, ficamos também cada vez mais à mercê disso tudo. Eu tive um carro de 1994 que, em 2010 já me via lixado para ter peças. Claro que tem a ver com a popularidade das marcas e dos modelos, mas ainda 1 ou dois anos um amigo meu ficou 2 meses à espera de um farol para um Peugeot 308 de 2016 ou 17 (por aí), que andam por aí ao pontapé.
Mas os carros (principalmente os ICE) são resistentes ao novo paradigma de consumo. Não é a questão de “é cada vez mais difícil reparar um carro”. A questão é “ainda é possível reparar um carro”, pois quase tudo o que se vende hoje em dia é usar até morrer e deitar fora. Mas comprar um carro para rolar 20 ou 30 anos será para desaparecer no futuro próximo, seja ICE seja elétrico.
Ainda na semana passada andei uns dias com um carro de aluguer e saiu-me um Arona de 2021. Só aquele painel central com tudo e mais alguma coisa, leitor de sinais de trânsito, ligação ao tlm e sei lá mais, tablier “programável” e com várias funções e visualizações que se podem mudar nos botões do volante… estou mesmo a ver isso tudo a funcionar bem daqui a 10/15 anos. Para já não falar nos softwares das “centralinas” que nem sempre é compatível com certos sistemas e softwares usados pelas oficinas ou que necessitam de licenças específicas.
E quanto à questão da tecnologia, os EV não evoluem assim tanto. Podem ter “atualizações”, mas a tecnologia no geral é a mesma desde o tempo do EV1 ou do Rav4 elétrico.
Os EVs podem ser tão ou mais “reparáveis” e costumizáveis como um ICE atual. A questão é que nem num nem noutro caso querem. Por a malta tem a mania de ir reparar o carro fora das marcas, esses malandros. O que as marcas fazem nos carros (e diga-se em tudo) é fechar os sistemas para que mais ninguém possa mexer. Tal como nos telemóveis, nos computadores e por aí fora. Aliás, as medidas “right to repair” já deviam andar também em cima dos carros. Mas um carro é cada vez mais um telemóvel com rodas que é preciso trocar de tempos a tempos.
Compara um Nissan Leaf de 1ª geração a um de 2ª ou a qualquer EV com pack de baterias refrigerado a líquido. Vais-me dizer que o de 1ª geração usado é um bom investimento, não? Para ti deve ser!
Compare um Peugeot putetretas com 80 mil KMS de primeira geração com um de segunda e veja qual é o melhor investimento…. Ah espere, nesses nenhum é bom investimento.
Posso comparar todos, tudo depende do estado deles, que é informação aberta e transparente, ao contrário dos puretretas.
Acho q o mais recente traz corrente @JL.
Tb nc percebi muito bem qual foi a ideia de banhar a correia no óleo. De início nem queria acreditar, mas lá deve ter um propósito qq guardado em segredo e fechado a 7 chaves.
Curioso porque não é a única marca que o faz, Ford por exemplo também tem.
Propósito é fazer durar menos aquilo que já antes durava pouco.
O propósito segundo li era de baixar as emissões dos carros… infelizmente à custa da carteira do utilizador.
O problema nem é a correia, o problema são os vedantes do banho do óleo que vão à vida e dão cabo do conjunto.
E mesmo as correntes de torque tem que se lhe diga, pois podem “laçar” com o trabalho o que dá outra série de problemas.
Nisto não à volta a dar o motor elétrico é muito melhor, por ser extremamente mais simples mecanicamente.
Sim, já sabemos que são cheios de problemas.
Só a mim é que estes me parecem um Renault Twizy redesenhado???