Pplware

Donald Trump é contra a produção de carros a combustão mais amigos do ambiente

Para além dos carros elétricos, que localmente não emitem gases que provocam efeito de estufa, as fabricantes estão também empenhadas em desenvolver tecnologias para carros com motores de combustão interna mais amigos do ambiente. Contudo, Donald Trump é contra esta medida.

A seu ver, o desenvolvimento de carros a combustão menos poluentes apenas levará ao efeito reverso do pretendido… Será que o Presidente dos EUA tem razão nas suas considerações?


O estado norte-americano da Califórnia criou recentemente um acordo com várias fabricantes de automóveis para reduzir as emissões de carbono desencadeadas pelos seus veículos. O grupo engloba já várias marcas de renome mundial: Ford, Honda, Mercedes-Benz, BMW e Volkswagen. Não obstante, mais fabricantes poderão aliar-se a esta causa no futuro.

Os esforços propostos pela Califórnia e que serão colocados em prática pelas fabricantes remetem para a governação de Barack Obama, que tinha criado planos de impulsionar a redução das emissões de gases do efeito de estufa por parte dos veículos. Ora, com Donald Trump esses planos desvaneceram-se e agora o presidente norte-americano está “zangado” pelo facto de a Califórnia estar a realizar esta jogada com as fabricantes.

Segundo a imprensa internacional, Donald Trump é contra esta medida porque a mesma acaba por ter, na prática, o efeito reverso do que é pretendido inicialmente.

Na visão de Trump, a implementação de tecnologias para a redução de emissões em carros novos levará a um aumento do preço de aquisição desses veículos. Consequentemente, esse aumento nos preços levará a que as vendas de veículos novos sofram uma queda.

Ou seja, os condutores norte-americanos irão optar por opções de carros usados ou então manter os que têm atualmente. Essa postura levará à manutenção de carros mais poluentes nas estradas, visto que os novos modelos não serão tão bem sucedidos comercialmente.

Têm sido várias as vozes contra estas considerações de Donald Trump, nomeadamente várias organizações acusam o presidente norte-americano de não ter uma visão correta dos factos e da realidade… O que leva a que tome decisões que prejudicam o cumprimento dos compromissos ambientais.

The clean car standards are the most effective policy we have on the books to fight climate change, and the transportation sector is the country’s largest source of the carbon pollution that causes climate change. The Trump administration’s push for dirtier, less efficient vehicles would pump more carbon pollution into our air.

| Organização sem fins lucrativos Sierra Club

Na sua opinião as considerações de Trump fazem sentido? Será que a inserção de tecnologias ecológicas nos novos veículos levam a um aumento no preço e a um consequente desinteresse por parte dos condutores? Deixe a sua opinião nos comentários!

Exit mobile version