Disputa industrial: Volkswagen sugere vender duas fábricas da Alemanha
A Volkswagen enfrenta um momento de complexas decisões, à medida que os sindicatos exercem pressão sobre os executivos. Uma das alternativas em cima da mesa é a venda de duas fábricas alemãs.
A administração e os representantes dos trabalhadores da Volkswagen iniciaram, hoje, uma terceira ronda de negociações salariais, em Wolfsburg, onde a empresa tem a sua sede.
De ressalvar que a estrutura empresarial da Volkswagen confere uma voz relevante aos trabalhadores nas principais decisões, tornando processos como este mais demorados e complexos.
A partir de agora, faltam apenas dez dias para encontrarem uma solução antes de os sindicatos concretizarem greves em todas as fábricas alemãs.
Volkswagen mantém negociações com sindicatos de trabalhadores
As negociações dizem respeito aos salários de 120.000 dos 300.000 trabalhadores da Volkswagen, na Alemanha, funcionários em seis fábricas regidas por um acordo coletivo de trabalho separado do resto da força de trabalho.
A Volkswagen exigiu um corte salarial de 10%, argumentando que precisa de reduzir os custos e aumentar os lucros, de modo a defender a sua quota de mercado face à concorrência chinesa e à queda da procura de automóveis na Europa. Além disso, ameaçou encerrar fábricas, na Alemanha, pela primeira vez em 87 anos de história.
Agora, de acordo com pessoas familiarizadas com o assunto, que não quiseram ser identificadas porque as negociações são privadas, a Volkswagen sugeriu a venda das fábricas de automóveis em Osnabrück e Dresden, bem como a utilização das suas instalações de Emden para o fabrico por contrato.
Em cima da mesa das negociações, os líderes sindicais colocaram a renúncia a bónus, durante dois anos, bem como a criação de um fundo para financiar uma redução temporária do horário de trabalho em áreas menos produtivas da empresa. Segundo eles, estas medidas evitariam despedimentos.
Este fundo seria financiado por um aumento salarial de 5,5% para a força de trabalho, que os trabalhadores alocariam, como um ato de solidariedade para com os colegas das áreas da empresa que sofrem de excesso de capacidade e cujos empregos estariam em risco.
Os sindicatos não forneceram pormenores sobre a forma como estas poupanças seriam geradas. Além disso, esta proposta dependia do facto de a administração excluir o encerramento de fábricas, mas a Volkswagen recusou-se a fazê-lo.
Se a administração rejeitar as propostas dos sindicatos, estes exigirão um aumento salarial de 7% e o não encerramento de fábricas. Os membros do sindicato farão greve a partir de 1 de dezembro em todas as instalações alemãs, as primeiras greves em grande escala no negócio alemão da fabricante - VW AG - desde 2018, quando mais de 50.000 trabalhadores saíram às ruas devido aos salários.
Na Alemanha, os sindicatos organizam frequentemente greves de aviso, ou seja, suspensões temporárias que servem para pressionar a administração quando as negociações salariais estão num impasse.
Vendas baixas deixam fábricas sem trabalho
A fábrica de veículos elétricos da VW, situada na cidade portuária de Emden, no norte do país, prevê uma redução da produção no próximo ano devido à fraca procura de veículos a bateria.
Por sua vez, a fábrica de Osnabrück não tem contratos para produzir para além de 2026. Atualmente, constrói os Porsche Cayman e Boxster, bem como o T-Roc Cabriolet da Volkswagen. No entanto, a Porsche anunciou planos para construir as próximas gerações destes dois modelos na sua fábrica de Estugarda, e Volkswagen vai parar a produção do T-Roc Cabriolet no próximo ano.
E a pequena fábrica da Volkswagen em Dresden não oferece a escala necessária para uma produção económica.
Entretato:
“Global EV sales heading for record 16.7 million sales in 2024, despite reports of slowdown.
While claims of a slowdown in the demand for purely electric vehicles (EVs) dominate headlines, EV sales continue to increase and are heading for a record year in 2024.
In a presentation at the BloombergNEF Summit in London last week and a subsequent analysis published on Tuesday, BNEF analysts say EV sales are heading towards 16.7 million units in 2024, up from 13.9 million in 2023 and in line with the firm’s forecast at the start of the year.
Across the first six months of 2024, global EV sales increased by 26 per cent, while preliminary data suggests that sales increased around 30 per cent in September, slow than the previous years – which included a 33 per cent increase in 2023 and 60 per cent in 2022 – but off a higher base.”
The Driven
We discovered from the BloombergNEF report that EV sales including battery-electric and plug-in hybrid vehicles can spike up to 16.7 million units this year but was 13.9 million in 2023.
Para quem não sabe “hybrid vehicles” são veículos com motor eléctrico e um a água….
Se a venda dos electricos que ninguem quer subiram. Os dos a combustao puro que é o que o pessoal todo quer devem ter tipo um aumento pelo menos 4 ou 5 x superior em relacao aos Elektros
Estava a brincar, o Hybrid têm um motor a combustão, não a água….
E têm vários motores eléctricos. Loool
Este @Realista nunca mais aprende. Papa os grups todos. 😛
O Realista é como outros, não anda em reuniões de rebanhos a levar lavagens cerebrais.
Se for analisar como deve ser, irá verificar que os BEV levaram uma grande trolitada em 2024.
O q está a crescer sao os PHEV que, devido ao peso excessivo, acabam por consumir mais combustível q o seu semelhante puro a combustão.
O velho “grup” vulgo “lavagem cerebral” que quer fazer crer q híbridos são elektros para criar hype nas massas e disfarçar o mais possível o autêntico flop que são os elektros.
Portanto não acertou, os únicos que estão a crescer são os bev e os hev, todo o resto está a cair.
Ninguém disse que híbridos eram electricos, nem mesmo o artigo que ele colocou ali.
E você está a tentar criar que hype?
Se os elektros que ninguem quer e levaram uma grande trolitada (vendas devem ter caido bastante).
Quanto é que subiram os a combustao puro que sao o que o pessoal mais quer?
Papo os grupos todos de noticias em vez dos teus do facebook que é para não estar pelo terceiro ano consecutivo que dizer que os BEV não vendem…
…para depois chegarem os números ter de engolir o sapo novamente.
Híbrido dá para funcionar 100% electrico 90% das vezes.
Combustivel só é necessario para algumas deslocacoes de fim de semana ou viagens.
Híbrido dá para funcionar 100% a combustível 90% das vezes.
Electrico só é necessario para algumas deslocacoes que podeiam ser evitadas se comprassem uma bicicleta.
Se usam o motor elétrico para realizarem as viagens quer dizer que não precisam do motor a combustão…
LOL
@Anung peço desculpa esqueci-me que o pessoal faz centenas de KM diariamente. Para quem faz em media 10.000km por mes é complicado.
Se vcs têm duvidas, nada como analisarem o boneco, tlz seja mais fácil compreenderem:
https://cnevpost.com/2024/11/14/china-ytd-nev-production-10-million/
É mais que evidente que de 2023 para 2024, os BEV’s levaram uma grande trolitada enquanto os PHEV continuam a crescer e muito.
Sobretudo o @JaLeco que tem o tique da negação maior que a preguiça na investigação
@Toni, hoje em dia qq carro q substitua o motor de arranque por um myld hibrid já não é carro a combustão. Melhor, os carros bi-fuel já não são considerados carros a combustão. O importante é continuar a enganar o pacóvio e meter o BEV no 1⁰ lugar das vendas.
@Realista, não frequento o Facebook.
Não sei se reparou, mas isso é produção e não vendas.
Pois não, anda numa seita dos elektros contigo, onde quem não tem elétrico não presta. Não compra porque não quer.
todos têm 30 ou 40 000€ para comprar um elektro. e todos ganham o ordenado do JL e todos têm vivenda para ter paineis e carregar o carro em casa.
O BMW serie 3 mais barato os preços começam nos €48.000 e o série 1 mais barato os preços começam nos €33.000.
No entanto um Tesla M3 os preços começam nos €40.000 é considerado caro…
A 2 marca mais vendida em Portugal é a Mercedes-Benz, conhecida por ser das mais baratas do mercado.
Mercedes-Benz vendeu mais carros que a Dacia 🙂
Lá está você com a dor de cotovelo, não vê que não é dessa forma que se pede….
Mil x’s um serie 1 q um model3.
Obvio, só mesmo 1000 série 1 que um model 3.
Basta um.
Sim, um model 3.
A VW está assim por má gestão. Não venham com tretas…
A VW está assim porque no mercado onde iam buscar 50% do seu lucro agora só quer elétricos e nem sequer está virada para os que a VW tem em produção porque são inferiores e cheios de problemas de software…
E Além disso teem um preço exosrbitante, pois a Eenergia na Alemanha ficou extremamente care desde 2022.
E quem é que andava todo contente a comprar energia a dois tostões à Rússia?
Deviam era ter-se precavido. Agora quem anda à chuva, molha-se.
Mais, depois do dieselgate, dos muitos problemas com entrega de carros novos e de peças (meses e anos de espera), modelos desajustados ao mercado e caros em comparação com ao concorrência e um design questionável. A VW andou anos a “transformar-se” numa empresa de carros quase “premium”. E o que temos visto nos últimos anos é a malta dar menos importância ao carro e comprar soluções mais baratas, como se tem visto no caso da Dacia que tem sido sempre a crescer. Adicionando a isto tudo, temos mais concorrência. Mais marcas no mercado. Coincidentemente são várias marcas que quase exclusivamente vendem carros elétricos. Coisa que a VW ainda não sabe fazer de forma sustentada. Também nada fizeram para isso. A política deles para os carros elétricos continua a ser pegar num carro que já têm e espetar-lhe com umas baterias e uns motores. Ainda não são capazes de fazer um carro elétricos de raíz e de forma célere e sustentável (dito pela própria marca).
Os VW já eram caros antes de 2022, e a empresa já estava atolada antes disso também. Agora são é desculpas. Que peçam reembolso dos bónus que andaram a pagar aos gestores. E certamente que vão continuar a pagar.
Só espero que o governo Alemão e/ou a UE não comecem a despejar dinheiro na empresa sem qualquer critério. Quando isso acontece é pior para todos. Manter elefantes moribundos nunca é boa solução.
Não me oponho a ajudas para reestruturação como, por exemplo, transformar as linhas de produção para carros elétricos, a hidrogénio… qualquer coisa mais viável e rentável. Agora manter por manter, já temos que chegue pelo mundo e em PT. Efacec, CP, Estaleiros de Viana…. era cá uma lista de empresas falidas há 500 anos.
O preço da energia voltou a descer em 2023…
Vasco, não se macardito que a energia na Alemanha ficou extremamente cara.
Eu vi a Ursa Mentirosa a declarar solenemente que o “LNG americano é mais barato que o Russo” dixit.
Portanto, não percebo o porquê da crise hihihi…
Quando temos governantes deste calibre, conseguimos prever o futuro com alguma certeza.
Geralmente só vem desastre atrás de desastre…
Existe gente mentirosa, mas dizer que o gás liquefeito vindo dos EUA é mais barato que o gás Russo, isso já não encaixa na categoria de mentiras.
Nem existe palavra adequada para descrever gente assim…
Pois a Bursuliar é uma criminosa do meu ponto de vista, e nota-se que ela sente a falta do calor do Zelinsky, a Banalina a mesma coisa e o mesmo se pode dizer das outras.
É uma vergonha, as mulheres na Europa vão todas a correr para lá, nota-se logo que elas estão a salivar, quando ficam perto do bicho.
Ele deve lançar umas boas operações nocturnas, pois elas fazem fila.
E até já aqueles que antes se fingiam muito machos, aqui na Europa, estão a deixar de esconder os esqueletos nos armários e vão fazer fila, para conhecer o verdadeiro puder do Zeli the Clown, dizem que se chama-se white mutola!
Agora em relação ao Gas, ou a qualquer outro tema, pois claro que um producto que vem do outro lado do mundo tem que ficar muito mais caro do que um que vem logo dali de cima.
Depois o LNG é gás comprimido, o taxa de compressão é muito alta.
Ora quem paga os custos astronómicos dessa compressão??
E quando cá chegar, tem que ser descomprimido a uma velocidade controlavel, para não haver surpresas, posto nas condutas, e depois eventualmente comprimido de novo, desta feita não sei se sao as mesmas taxas.
Sim tem que ser descomprimido, caso contrario as tubagens vão pelos ares.
Ou seja um custo brutal, porque é gas de xisto,comprimido antes, transportado, e depois descomprimido para transporte dentro dos gasodutos do país, para depois levar a compressão final nos depositos.
Quem paga esta loucura?E a poluição que fazem ainda antes de ser enviado??E a que fazem no processo de envio e entrega??
Já ninguém se preocupa com a poluição do ar e dos mares e dos solos??
Ora o gas de pipeline, pode ser enviado sem compressão, ou caso o cliente deseje uma quantidade maior do que o valor do pipeline, é comprimido em tempo real, mas aqui já ha um custo extra, embora que muito baixo comparado com o LNG porque é uma compressão que os gasodutos suportam.
Ou seja, no Gás russo tem entrega directa, quase na hora, ou um dia de diferença, não ha poluição extra dos mares/ceus/solos, como o gaz não é altamente comprimido, os custos dessa operação não existem, e a existirem a pedido do cliente são baixos.
Gas barato, entrega fiavel, indepndentemente de tempestades furacões,etc, sem poluição..
Mas os loucos em algumas posições aqui na Europa Central, acham que o LNG é cinco vezes mais barato…eu não tinha o povo Alemão como tão estupido.
Como loucos sim, mas estupidos não.
Vender aos Chineses ,depois basta os chineses fazerem com motores de qualidade para matar as marcas na europa , motores Puretch a pior porcaria que a Peugeot fez , a Vw com motores de bosta por exemplo seat moror 2.0 Tdi 30.000km gasta 15 litos de oleo para a marca é normal estes valores , por cada 1000km tem de meter 0,5l, a Honda outra desgraça , a Renault vai pelo mesmo caminho. Por isso será muito facil aos Chineses arrumar com a industria automovel actualmente , os fabricantes deixaram de saber fazer carros, vende lixo bio-degradavel.
O declínio das marcas europeias é fácil de entender
– dominaram o mercado
– começaram a ser gananciosas e a fabricar motores de pior qualidade e manutenções caríssimas
– esqueceram o cliente e olharam só à carteira
– como dominavam, achavam que o resto do mundo ia seguir o rasto de demorar 30 anos ainda a explorar os motores de combustão (start &stop, dez anos depois híbridos, dez depois plug in, e logo lentamente ou hidrogénio ou elétricos de bateria).
Resultado: a Tesla e os chineses tiraram-lhes o tapete debaixo dos pés e agora estão à nora. Acharam que iam ter tempo de desenvolver baterias de jeito e os chineses mostraram que não. Acharam que iam ter sempre mais conhecimento e tecnologia de ponta e os chineses deram-lhes a volta. Se não fosse a ASML ainda a ter a maquinaria mais avançada de litografia, nem isso restaria à Europa…
Daqui a 10 anos vamos ter os asiáticos e americanos a serem os donos da Europa, e a Europa a serventia de férias a limpar os pés e a dar-lhes de comer à boca.
“ Daqui a 10 anos vamos ter os asiáticos e americanos a serem os donos da Europa, e a Europa a serventia de férias a limpar os pés e a dar-lhes de comer à boca.”
Se vires bem, foi assim que fizemos com a China…
Lara, daqui a 10-20 anos a Europa vai ser um califado.
“Acharam que iam ter tempo de desenvolver baterias de jeito e os chineses mostraram que não”
Mete um i4 ao lado de um Seal e depois faz nova tentativa a ver se alguém acredita.
Como vê as baterias de um e de outro ?
As baterias do Seal são melhores.
O que vejo é que o Seal chino é um guloso de 1ª apanha e o i4 germano dá-lhe uma abada ao nível dos consumos. Nem a forma de peixe feio e saloio safa o Seal. Logo os europeus não têm nada a aprender com os chinos aldrabilhas.
O que os chinos têm é praticamente o monopólio das terras raras e por isso há muito que digo que nos devíamos afastar desta falácia que são os carros 100% elektros.
Menos que o bmw i4.
Então depois como tem um telefone para vir aqui ?
E como tem terras raras para os a combustão ? anda a pé ?´
Meu caro, digo com orgulho q o meu telefone principal actual, de chino tem ZERO. E o meu secundário q foi principal até onde foi possível, ou seja 7 anos, tb não tem nada chino e ainda funciona!!!!!!
Como sabe que tem zero ?
Eu estou de férias na Ásia, já visitei várias capitais e nas capitais até se vê alguns VE principalmente duas marcas em particular, NETA e ORA, fora dos grandes centros urbanos praticamente não se vê VE, mas carros novos europeus ainda há muitos a circular.
A China só por si é quase um continente e de relembrar que a China é uma ditadura se amanhã o Xixi Pig se lembrar e dizer que só podem andar de carroça vai haver um Boom nas vendas de carroças.
Há jotas exposições de VE de marcas Chinesas então centros dos shopping estão cheias de VE.
Ainda a dias estava na Tailândia e estava uma exposição de Mitshobichi um L200 toda equipada fica por 19.000€.
A China tem 1.4 mil milhões de pessoas. A UE e US cerca de 400 milhões cada.
Adiciona à população da China grande parte dos países da Ásia e tens um mercado gigantesco. Mercado asiático que muitas vezes tem sido tratado como mercado de segunda pelas grandes marcas.
Há diferenças gigantescas entre classes na Ásia tens pessoas super ricas e tens super pobres , eu ainda estou de férias na Ásia e todos os anos aqui venho de férias e conheço melhor a Ásia que a Europa, os únicos países que visitei na Europa são a Espanha e a Polónia, mas na Ásia apenas o Japão ainda não visitei.
Como digo o que ainda vai safando as construtoras europeias e o estatuto que dá conduzir um carro topo de gama europeu, coisa que os carros Chineses estão a anos luz de proporcionar, nada melhor que mostrares a alguém que és bem sucedido na vida que um carro topo de gama.
O grande mal é esse da qualidade. Os carros europeus tinham qualidade e estatuto na ásia. Agora só mesmo estatuto em algumas marcas a qualidade vemos bem que tem-se degradado e os custos de manutenção “programada” cada vez maiores.
Já os carros asiáticos têm evoluído enormemente, ao ponto de já terem estatuto cá (BYD, XIAOMI entre outras).
Barão, ao contrário do que pensa e diz, o Xi tem contas a prestar a quem de direito.
Não faz o que quer, esqueça lá isso…