Danificaram-lhe o carro e não sabe quem foi? Saiba o que fazer
Quantos de nós já não tiveram o infeliz momento de olhar para o nosso carro e ver que sofreu mais um risco ou uma batida? Infelizmente tal acontece e o culpado "desaparece". Saiba o que fazer nestas situações.
Carro riscado ou danificado? Saiba o que fazer se não souber o autor
Deixou o seu carro estacionado num parque de estacionamento e quando chegou o mesmo estava danificado? Face a tal cenário, o mais normal é ficar extremamente chateado e, se calhar, até chamar as autoridades policiais ao local.
E é isso que deve mesmo fazer. Primeiro, não mexa no carro e tire algumas fotografias que mostrem evidências das zonas danificadas. Em seguida, chame as autoridades policiais para fazerem a participação do sinistro e posteriormente usar esse registo para entregar à companhia de seguros.
Até que cheguem as autoridades policiais, procure algumas testemunhas. Registe, se possível, o nome, cartão de cidadão e o número de telemóvel e tente perceber se a testemunha viu algo anormal.
Se o carro estiver estacionado num parque publico e existirem câmaras de vigilância, as autoridades podem recorrer a esses conteúdos. Se, por outro lado, for num parque privado, de acordo com o Artigo 167.º do Código de Processo Penal...
as reproduções fotográficas, cinematográficas, fonográficas ou por meio de processo electrónico e, de um modo geral, quaisquer reproduções mecânicas só valem como prova dos factos ou coisas reproduzidas se não forem ilícitas, nos termos da lei penal.
Esses registos podem ser solicitados pela via judicial. Depois dos passos anteriores, caso faça sentido, contacte o seu seguro para ver se cobrem os danos. Caso não concorde com a decisão do seguro, pode sempre recorrer ao Centro Nacional de Informação Arbitragem de Conflitos de Consumo.
Sim… Depois de acontecer… já foste..!!! … Queixa contra desconhecidos é sempre a perder. E se os culpados forem ciganos ou algo parecido é jogo perdido.
Bem é isso, 99% das situações a culpa morre solteira e nós com o prejuízo…
Não precisam serem pessoas de outras etnias…há pessoas que simplesmente não têm cuidado ou que ainda nem entenderam o efeito das molas das portas dos carros (muito toques ou mossas são através das portas já que os lugares marcados na maioria do parques de hipers ou shoppings são bastante pequenos, isto para “oferecerem” mais lugares possíveis por m2)… pessoas de idade em carros dos familiares ou crianças a abrirem as portas dos carros sem que os adultos se lembrem de avisar antes ou fingem um ralhete depois de acontecer e corda nos sapatos…), depois há os azelhas a estacionar , aqueles que gostam de sentir o carro do lado para saber quando devem parar, e há aqueles que andam com um chaço e pouco se importam que ganhe mais um toque ou um risco e se o carro do lado for um de boa marca, o condutor deve ser um milionário e deve ter dinheiro para mandar o seu criado levar o carro à oficina reparar e usar o ferrari que está como suplente na garagem ao lado de mais meia dúzia de carros… E depois em Portugal é raro haver pessoas que assumam o erro ou se preocupem em contactar o dono do veiculo no qual infligiram o o dano..
Deviam haver rastreadores de matriculas (já que as câmaras não podem filmar caras porque as pessoas são muito pudicas para serem filmadas, mas depois nos facebooks dizem e fazem tudo e mais alguma coisa) com time lapse…porque às vezes só pela tinta que fica na transferência de contacto, descobre-se o carro do/a artista em fuga…
Cada vez existem mais motivos para que seja aprovado o uso de DashCams. Calculo que existem pelo menos 3000 casos se não mais que poderiam nunca ter chegado a tribunal se houvesse as DashCams.
O meu carro levou um raspão no para-choque traseiro do lado direito num estacionamento de um super mercado. Como é que um DashCam resolvia a identificação do carro que causou os danos?
Nunca ouviste falar em sensores de movimento, pois as coisas estão evoluídas a esse ponto, aproximas-te e começa a gravar…
Há camaras 360º…agora aquelas que só mostram pelo vidro frontal pode não ser suficiente para chegar lá..mas o artista pode atravessar-se na frente ao ir embora ou ao chegar e assim associar ao carro que activou a câmara com o toque/vibração.
Pois é, mas estás num país em que as leis ainda estão ao nível do século 19…
Se fosse obrigatório resolvia muita coisa que se passa ai na estrada…
Ao aproximar (a pé ou de carro) de um Tesla estacionado ele começa logo a gravar (modo sentinela), grava tudo, mesmo o que não é crime, nem sei até que ponto é que não viola a privacidade de terceiros. Tirem as vossas conclusões.
Pois o problema é que não se pode por em causa tudo pela privacidade se não isto começa a ser um problema, se noutros países tudo é vigiado e tudo se filma e ninguém se preocupa com isso, só neste país na cauda da Europa é que se preocupam com privacidade até os azares lhes baterem há porta e ficarem a arder, ai nesse momento já não olham para esse pormenor querem é provas de quem foi seja testemunhas , seja câmeras, engraçado não é…
No entanto, andam debaixo de câmeras em tudo o que é centro comercial, ruas, telefone que sabe onde andam a toda hora, interessante esse conceito de privacidade quando ela não existe hoje em dia…
A lei da privacidade é só para aqueles que se preocupem com as porcarias que andam a fazer… podem ser descobertos! E depois há aqueles que mostram os podres de muita gente e entidades e depois caem-lhes em cima como lobos e ficam nas grades até ao fim das suas vidas. As leis, e principalmente as portuguesas estão para os gatunos..
Alguem que me diga. Se for num parque privado, estamos a pagar a um sitio para deixar o parque. Nao deveriamos estar minimamente assegurados?
Senão até os “esmolinhas” fazem melhor trabalho de vigia
Não amigo, isso era um fartote se assim fosse tão linear, o parque ser privado não lhe garante nada, quando os danos são realizados por terceiros ai o parque é completamente alheio a essas situações, tenham batido, vandalizado, roubado, apenas podem fornecer imagens de vídeo se, existirem que muitas vezes devido a ângulos mortos ou o timing de a câmera não estar virada a apanhar o momento, pois nem todos tem câmeras fixas mas rotativas…
Os parques apenas se chegam há frente para cobrir estragos se os mesmos sucederam em algum evento com o mesmo que tenha causado origem no problema, normalmente até tem isso estampado nas paredes para a malta ler as condições em letras bem grandes, para não irem a correr armados em cowboys quando chegam ao carro e tem um risco ou uma mossa…
Por outras palavras não queres preocupações compras um tanque de guerra ai quase certo que ninguém estaciona ao pé…
não o fazem porque dá trabalho, custa dinheiro e pode dar muitas chatices e porque a lei ainda não os obriga a isso… os que têm câmaras são apenas para inglês ver que existe um “segurança” numa cabine a fingir que está a controlar as câmaras de vigilância e não para o ecrã do seu tlm… e evitar que tenha de sair da gaiola e fazer rondas a pé…