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Custos dos EVs são mais elevados e continuarão a ser no futuro, diz CEO da Mercedes

                                    
                                

Fonte: Reuters

Autor: Marisa Pinto


  1. Traveller says:

    É melhor ir ter uma formação com a Tesla ou então pode começar a ter problemas.

  2. Joaocesar says:

    A Toyota que tem uma larga experiencia em hibridos já mencionou que o electrico não é o futuro nem é viavel mas cada um compra o que quer.

    • Vasco says:

      A Toyota simplesmente ficou para trás na corrida ao elétrico…e agora lança toda e qualquer tipo de desculpas para tentar esconder isso.

      Acha que vai ser o Prius com preços a começar nos 41.990,00 € ou RAV4 nos 53.100,00 € ou CH-R nos 34.130,00 € que vai fazer com que as pessoas não apostem antes em Model 3 nos 39.990 € ou Model Y nos 45.490 €.

      Isto sem falar do elétrico deles…sim é verdade…sabe que a Toyota também tem elétrico na sabe… mas a partir de 52.990,00 € por um elétrico que está nos menos eficientes do mercado…não será grande aposta.

      Já que diz que a Toyota tem uma larga experiencia em híbridos…não era de esperar uma eficiência ao nível dos melhores no mercado no seu elétrico???

      Você é daquelas pessoas que acha que o hidrogénio é que é o futuro certo!?

      Um Mirai com 5mts de cumprimento…4 lugares e apertados atrás…uma bagageira que nem aos 300Lts chega (até um Clio a tem maior)…e uma autonomia que, correndo bem, chega aos 600km…é isso o futuro?
      Agora experimente meter um Toyota Corolla ou Yaris a hidrogénio…que é o carro “normal” que as pessoas compram…terá quê? 250km/300km de autonomia…se calhar nem isso…onde irão meter os reservatórios do hidrogénio? Para manter o tamanho dos carros se calhar nem 200km de autonomia teriam.

      Para si então, o que é o futuro no automóvel ligeiro de passageiros?

      • Fusion says:

        Não importa qual é o futuro da tecnologia, se calhar não vai ser nenhuma das que foi falada, não tenho conhecimento nem bola de cristal.

        Mas comentei só para perguntar porque raio é sempre está postura de ataque e defensiva por malta da malta dos EV.

        Foi raras as vezes que conheci uma pessoa dos EV que não estivesse na defensiva e ataque ao mesmo tempo, é incrivel o padrão destas pessoas.

        Não da para dizer só que compraram um EV e que se lixe o que as outras pessoas fazem?

        Ou por exemplo ter um EV e paralelamente dizer que tambem tem um a combustão e que adora ambos?

        Fico estupido com estas coisas

      • Joaocesar says:

        A Toyota vê mais a dormir do que os outros todos acordados , alguma vez é realistico ter um um parque automovel composto por carros electricos não existe estrutura que aguente isso nenhum País tem condições para isso , o electrico vive da propaganda de uma mentes que vivem num mundo de ilusões.

        • JL says:

          Por acaso a toyota tem mais ilusões que os outros, além de apostar durante 30 anos numa tecnologia que nunca conseguiu viabilizar, e ao fim de quase 20 na Califórnia não consegue ter uma rede de abastecimento a funcionar e ainda com preços absurdos, depois disto ainda vai apostar em carros que têm uma autonomia de 100 kms a gastar mais de 300 euros por cada 100 kms.

          Se isto é ter visão, então nem sei.

          Já agora, não existe infra-estrutra para todos porque está a crescer, segundo os dados europeus a rede atual permite 33% de carros eléctricos sem qualquer modificação, portanto não falem sem primeiro consultar os dados.

          • Joaocesar says:

            Qual crescer ? basta fazer contas no predios onde tenhamos 10 condonimos se tivermos 20 carros acha que vai ter extrutura para carregar esses 20 carros ? agora multiplique isso ! vamos ter centrais nucleares para alimentar tudo ? e cabos para aguentar isso ! e radiação electromagnetica ! acorde amigo , e deixe de estar nas ilusões.

          • JL says:

            Onde os estacionam, qual a dificuldade ?

            Centrais nucleares para quê? Quanto aumenta o consumo de electricidade em Portugal se for tudo eléctrico ? Sabe responder ?

            Cabos ? Radiação magnética ? Que mal tem isso? Não é a mesma que já tem em casa ?

            Ilusão está você a criar.

        • PeterJust says:

          esse mito já foi mais que desmitificado, foi mais ou menos ao mesmo tempo do terraplanismo, ainda há malucos a acreditar na terra plana?

      • B@rão Vermelho says:

        @Vasco, não sei se sabes o tamanho do mercado que a Toyota tem, na Asia ou na Africa, se a Toyota deixa-se de vender carros na Europa em comparação com estes dois mercados a Europa é uma migalha.
        Parvos seriam eles se matassem a galinha dos ovos de ouro para satisfazer um “capricho” dos Europeus.
        Os VE infelizmente ainda não são para todos.

    • JL says:

      Se não é porque aposta tanto nos eléctricos ?

    • EEQTR911 says:

      +1. O elétrico nunca será o futuro. Mas o Musk charlatão tenta vender a narrativa dos EVs.

      • Blackbit says:

        Os ICE é nao serão de certeza.
        Qual a tua alternativa?

        • JL says:

          Ele já disse muitas vezes, hidrogénio a combustão, porque a gasolina está barata demais e porque os eléctricos têm autonomia a mais.

          A outra é combustível sintético, mas apenas pela razão que a gasolina está barata demais, até porque neste caso têm mais autonomia.

          • PeterJust says:

            Hidrogénio a combustão ainda é mais piada que as células, o combustível sintético é outra anedota. De facto estás completamente aliado da realidade, vais fazer companhia à Toyota que sinceramente não tenho pena, os teimosos tem o que merecem

    • Traveller says:

      ahahaha 2023: “A Toyota vai dar prioridade aos modelos elétricos e mudar profundamente a forma como trabalha. A promessa é do novo diretor executivo, Koji Sato. No primeiro discurso após a sua nomeação, o novo diretor executivo da Toyota, Koji Sato, deixou uma promessa: a Toyota vai apostar (muito) mais nos elétricos”

    • PeterJust says:

      A Toyota com essa teoria está a ser ultrapassada a um ritmo que há 10 anos era inimaginável, o que lhes vale são os mercados emergentes como o asiático e africano que ainda se baseiam muito nos carros convencionais, vai ser uma chacina tal que nem peças vão sobrar, o mais certo é um grupo chines pegar naquilo e tentar ainda ir a tempo de retomar à realidade

  3. Aa says:

    Não tem nada a ver , mas a MEO tv anda funcionar bem ? Através da aplicação de TV não consigo ver nada e o site down detector diz que não sou só eu ….

  4. Jota says:

    Continuai com os preços elevados que a Tesla continuará a crescer em detrimento vosso! Não é por aquilo que dizes que o mercado vai virar a vosso favor ou não! Esse frase só vai fazer com que continues a estender a passadeira vermelha à Tesla! E claro, a Tesla continuando a crescer, alguém tem de decrescer!

  5. António de Oliveira S says:

    É por aqui que as marcas europeias vão morrer na praia…

    Isto para o capitalismo são contas simples, carros elétricos tem menos manutenção, então o lucro pós venda é mais baixo, logo o preço do veículo tem que ser mais alto

    • Grunho says:

      Exactamente. Isto é tudo mentira, o único custo extra de um EV é o material das baterias, e mesmo esse vai anular-se quando passarem ao sódio. O que se passa é que o carro de combustão está feito para avariar e exigir a compra de outro ao fim de x centenas de milhar de kms, deixando pelo caminho um enorme rasto de despesa de manutenção e acessórios substituídos, enquanto o EV faz milhões sem substituir praticamente nada a não ser baterias. O chiffre d’affaires das marcas e dos concessionários faz-se com os carros que avariam, não com os que duram.

      • Joaocesar says:

        o EV nem avaria vai ser eterno e tudo de borla.

      • RedO says:

        A manutenção de um EV pode ser mais baixo mas tem. Mas quem o diz é quem entende isto de carros:
        https://youtu.be/NjsGDRkmQBA?si=NOzmsgJOHjevj_Dr

        • Traveller says:

          Pois pode entender de carros mas não entende de V.E. podes dizer o que quiseres mas basta começar pelo motor quantas peças tem um e quantas tem o outro? nem falou, turbos, intercooler, motores de arranque nem falou,
          A parte de usar mais em cidade que ele diz então é mesmo para rir, por fim pensei que a velocidade MAXIMA na AE era 120Km\h e não 140km\h.

          • JL says:

            Diz que vão avariar tanto ou mais, no entanto mostrou um a combustão a reparar e um electrico que foi emprestado para estar ali. LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

        • JL says:

          O homem até diz que os carros eléctricos têm pouca manutenção porque só existem 2% de carros do parque automóvel!!!

          What ? então mas o que define a manutenção dos carros é o numero que existem no parque ?

          Já agora, ele errou logo na primeira peça, aquela parte de cima do “motor” é o carregador.

          E não, não tem caixa de velocidades, tem uma caixa redutora direta ao diferencial.

          Já agora o T-ROC mais leve pesa 1307 kilos e não mil cento e poucos como ele diz.

          Outra, sendo um carro com mais binário, não a mesma transmissão que um carro a combustão, ela é maior, mais robusta para aguentar esse binário, basta comparar o tamanho dos carretos que estes usam, existem muitos videos com essa informação. Um carro com 200cv e 250 nm de binário (seja ele qual for) não vai ter a mesma transmissão que um de 100cv e pouco mais nm de binário, sele é percebe de mecânica já devia saber disto.

          Errado, nenhum carro electrico tem variação continua, nem uma marcha ou 2 para a frente e uma para trás, com EXCEPÇÃO do porsche taycan que tem uma caixa que tem 2 velocidades, e nenhuma para trás, o que faz a marcha-atrás é a inversão de rotação do motor.

          Já agora o problema do zoe é um problema semelhante ao que foi encontrado no hyundai em espanha, falha de desenho do mesmo, onde um pequeno desalinhamento provoca o desgaste de um rolamento, o que já foi resolvido nas versões seguintes, as versões anteriores, existem muitos poucos casos desse problema, alguns até substituidos pelas novas versões.

          Consumo de energia tão grande quando se liga o AC ??? é menos de metade e com as novas bombas de calor reduz para 1/4 aquilo que um a combustão gasta para fazer o mesmo.

          LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL

          Só rir, os carros eléctricos avariam por igual, no entanto tem lá um a combustão para reparar, e para mostrar o electrico pediu um emprestado para fazer publicidade, muito bom. LOOOOL

          Quanto ao carregamento, nem isso acertou, aquilo não é um tesla para levar 100 kwh de energia.

          Se ele quer um carro que faça Lisboa -Porto a 140 kmh com o ar condicionado, é um comprar um model 3 lr, faz isso e ainda chega lá com 25 %.

          Portanto não é negacionista quando fala de zoe’s. looool

      • Yamahia says:

        O amigo dos carrosEV do YT pagou quase 1000€ pela 2ª revisão no 2⁰ ano ao elektro dele.
        Tudo à borla portanto.
        Outro para meter o Tesla em condições largou 1500 biscas ao fim de 4anos.
        Mais uma borla da ME, ehehe

    • EEQTR911 says:

      Estas marcas sabem fazer dinheiro ao contrário da Tesla que só rebenta $$$.

  6. Rui says:

    E depois temos o Elon na tesla a produzir o model 3 por menos de 30k e a vender com margens de quase 20% isto antes de sequer terem lançado a versão nova que supostamente reduz o custo de fabrico…
    A BYD também tem lucros a vender eléctricos e embora não seja tão atrativos preço benefício com a tesla ganha claramente a qualquer marca europeia ou americana…

    • Naodouonome says:

      A Tesla não tem nem de perto esse lucro sobre os 30k!!
      Baixou o preço pra despachar o stock e porque sabe que atingiu o limite de vendas.
      Os lucros da marca são os carros mais caros tal como em todas as marcas.
      Não esquecer que nos EUA sai mais barato ter um carro a combustível que um tesla, o custo da gasolina sai muito mais em conta mesmo tendo centrais nucleares.
      As pessoas têm que perceber que carros baratos e acessíveis pro bolso português não vai voltar.

      • Rui says:

        Carros a combustível fóssil ainda existirão durante algumas décadas…… felizmente.

        • Grunho says:

          Também a gasolina com chumbo ia existir durante algumas décadas.

        • Traveller says:

          Existir vão mas depois a maior partes das bombas irão fechar e o argumento falacioso do tempo para carregar vai ser ao contrário.

          • Blackbit says:

            certo, basta ver o que esta a acontecer na Noruega, o pais mais eletrificado da Europa, quisas do mundo: nao param de abrir postos de carregamento eletricos e há postos de gasolina a serem reconvertidos para postos de carregamento.
            Esse é o futuro.

      • Nuno says:

        Em vez de desdenhar a estrategia do maior produtor de automoveis do Mundo ganhamos mais em tentar percebela. Caso a Toyota se foque em EVs fica dependente da china para a construcao dos seus carros ( baterias ), e nao e so a Toyota , sao todos os outtos fabricantes . A Unica maneira de conseguirmos independencia da china nos nossos supply chains e mesmo com hidrogenio e ou motores a combustacao . Acredito ate que haja pressing politico no japao sobre a Toyota nesse sentido bem como de outros governos sobre outras marcas .

        • JL says:

          Porque fica dependente da China ? pode recorrer à sua tecnologia e aos seus fabricantes para lhe fazerem as baterias, a Panasonic é uma delas, e ao lado ainda tem a LG Chem.

          Curioso porque a toyota apostou no hidrogénio e tá dependente dos chineses para produzir as pilhas de combustível.

          • Nuno says:

            Veja a cota de mercado da lg/Panasonic vs os fabricantes chineses . E materia primas para baterias china tem mais de 70% da cota de mercado .

            Quanto as fuel cells, como e um gajo inteligente sabe de certeza que tanto em materias primas como tecnologia a china aqui nao tem controlo de nada.

            Tenho EV e digo com certeza que nunca terei um carro a hidrogenio , mas Temos de ser honestos e ver que a china esta a dominar o mercado e nestas condicoes passa a ser um tema de seguranca europa\usa , a china ira continuar a ter esta cota de mercado a nao ser que haja tecnologias alternativas .

          • JL says:

            Não é bem assim, as fuel cell usam alguns elementos que as baterias usam e mais alguns, pode começar pelo lítio, iridio, cobalto, grafite, platina, entre outros.

            Depois tem os tanques, fibras de carbono também já têm muita liderança por estes.

            Mas lá está, é possível fazer muita coisa sem a China, os preços é que serão outros.

  7. FilipeP says:

    Gostava de ler o artigo original. Porque as principais categorias segundo as quais os preços dos elétricos não vão descer são simplesmente ridículas:
    1 – não há nenhuma tecnologia que com a sua maturidade não baixe de preço. É um simples facto dos mercados: há mais produção, os preços são menores.
    2 – O preço das baterias tem vindo a descer sempre a descer. E com o dinheiro que é investido na pesquiza de novas tecnologias é só normal que continue a descer. (https://www.energy.gov/eere/vehicles/articles/fotw-1272-january-9-2023-electric-vehicle-battery-pack-costs-2022-are-nearly)
    3- Desenvolvimento de software… Bem, basta pensar no software que temos disponível hoje em qualquer plataforma, seja num pc, num telemóvel, numa box, numa consola e verificar quanto este evoluiu nos últimos anos se que isso se tenha refletido no preço (podemos comparar um telemóvel de 100€ atual com um com 10 anos.. ) Agora que as fabricantes de automóveis clássicas não tenham este tipo de engenheiros já é outra questão (parece que os chineses e a Tesla têm).
    4- Preço da eletricidade. Com cada vez mais produção a partir de fontes renováveis é só natural que a eletricidade fique mais barata. Só no mês de julho os preços dos painéis solares na china baixaram 10%. Dá para perceber a tendência. Agora que é necessário repensar como se produz eletricidade isso definitivamente. Em Portugal a produção é manipulada pelas empresas que conhecemos.

    E já agora, as pessoas não precisam e pelos vistos (a julgar pelo carro, não eléctrico, mais vendido na europa) não querem carros que parecem naves espaciais por dentro e que se conduzem sozinhos. Talvez produzir carros eléctricos sem toda essa tecnologia fique mais barato.

    • RedO says:

      bons pontos.
      No entanto
      Dev SW, 2 pontos: 1. upgrade do SW pode vir a implicar em HW mais potente. (aqui podes usar o exemplo do telemóvel que se encaixa bem, em 3 anos, algumas aplicações evoluíram tanto que o telemóvel mediano já tem dificuldades em dar uma boa experiência de utilização ); 2. mais funcionalidades que serão controladas pelo fabricante. €€ por funcionalidade a cobrar pelo fabricante.

      Preço da electricidade… verdades que dizes, mas, minha intuição (errada, espero), faltando o €€ dos impostos sobre os combustíveis, os estados (não vai ser só em PT) vão aplicar + impostos na electricidade. Posso e quero estar errado.

      E sim, os carros electricos deviam ser mais simples mas, provavelmente, a % do custo de ter toda a electrónica é reduzida qd comparado com o resto, e ficam mais atractivos na venda.

      • Traveller says:

        @Redo depois quando conseguires interpretar um texto comenta, o artigo não é custo de utilização mas sim de construção.

        1-Actualmente não vejo qual seja a diferença de software de um electrifico para um carro a combustão;
        2-Eletricidade basta ver os telhados das fabricas Tesla e das fabricas da Mercedes;
        3- custo bateria superior sim mas depois também tem muito menos peças no carro a combustão.

      • JL says:

        O meu tesla tem 9 anos e continua a receber atualizações com o mesmo hardware que tem de origem. Ah e está bem mais rápido que aquilo que era de inicio, lembro-me bem do lag que tinham quando sairam.

        Agora se eu quiser ter as novas funcionalidades dos que saem agora, tenho de instalar sim o novo hardware e a tesla dá essa possibilidade, é a única marca que permite que os carros sejam atualizados.

        No meu caso não vou fazer essa atualização porque são coisas que não uso, netflix, youtube, camaras online e mais umas coisitas que sinceramente não fazem falta nem justificam os 1500 euros que eles pedem.

        Vão aplicar impostos nos carros, na eletricidade não faz sentido, já que não se sabe se a vai usar no carro ou no forno, não está errado, mas os impostos servem para pagar despesas do estado, se estes vão ter menos despesas com estes, é normal que vão pagar menos, uma delas é a taxa de carbono.

        Tem carros bem simples no mercado, a começar no dacia spring, e as versões de entrada de outras marcas e modelos.

    • Nuno says:

      E facil, a china tem o monopolio do fabrico das baterias e materias primas . Agora comes que e barato, mas o que os impede de comecar a controlar os precos como a opec ? ( neste caso e ate BEM mais simples e apenas um pais sobre uma ditadura )

      • JL says:

        É avançarem, deixam de vender porque não só eles têm os requisitos, pode dizer é que estão mais avançados e mais baratos, mas não são os únicos que tem o que é necessário.

      • JL says:

        Alías, é exatamente por isso que os fabricantes europeus vão produzir peças para os seus carros a combustão na China…

  8. JP says:

    SUV é o que esta a dar…são mais poupadinhos na sua produção e no seu consumo, preocupações ambientais sem duvida….
    Tudo preocupado com o ambiente…. Depois dá nesta produção desenfreada de carros e não só, com durabilidade duvidosa e toca a fazer novos.
    Só eu tenho um corsa com mais de 20 anos e 520 km com motor sem nunca ser aberto, será que se tivesse comprado 5 carros nesse espaço temporal tinha sido melhor para o ambiente..

  9. Awake says:

    Pesquisem pelo motor da INNengine….mais barato de produzir, mais economico, manutenção mais barata, uma inovação que irá manter os motores a combustão no mercado, se tudo correr bem.

    • Vicente Seguro says:

      São tudo rosas…queres ver?

      1) O INNengine é desenvolvido por espanhóis que têm tanta história a desenvolver motores como eu a desenvolver naves espaciais > com isto quero só dizer que a probabilidade de que saia algo REALMENTE bom dali é extremamente baixa

      2) a história conta que empresas de renome e tradição alemãs, japonesas, etc desenvolveram motores “inovadores” que iam revolucionar (cilindros opostos da porsche, motor “rotativo”, etc etc) e todos eles apresentaram imensos inconvenientes e desgaste. Este motor espanhol também usa cilindros “opostos” (mas vão um em direção do outro)

      3) os espanhóis têm que pintar tudo de rosa para terem investimento para lançarem o motor. Agora a REALIDADE de que o motor é assim tão fabuloso é no mínimo improvável, senão algum grupo gigante já tinha comprado a empresa / patente.`

      4) os motores ICE poluem a nível local que é o que se quer acabar, daí que por muito bom que seja, ou sai água / O2 daquele escape, ou não tem interesse. Poderá no entretanto ser uma alternativa para transportes pesados onde o elétrico ainda é difícil de implementar.

    • Toni da Adega says:

      É basicamente um motor a 2 tempos com umas alterações. Não trás assim nada de novo.
      Aliás a empresa diz que a aplicação ideal é utilizar o motor para carregar baterias dos EV.

    • JL says:

      Se fosse bom já as marcas tinham adaptado nos carros, quem mais que as marcas de carros quer motores bons, robustos e económicos ? quanto mais tiverem disto, mais vendem.

  10. Vicente Seguro says:

    Ora bem, eu com o meu Tesla tenho praticamente custos zero, salvo trocar de pneus cada +- 50.000 Km e alguma mudança de óleo dos travões.

    Os EVs têm custos mais elevados no fabrico, devido aos materiais e refrigeração dos motores / baterias mas… já está. Quantidade gigante de menos peças e complexidade, muito menos manutenção e desgaste.

    Quem vem com as teorias da conspiração, que os elétricos blá-blá-blá… podem e devem continuar, assim mais unidades há disponíveis para quem os quer agora! Como há mais procura que oferta, quantos mais houver para os que querem dar o salto…melhor! E assim nos carregadores, menos fila, etc.. só vantagens. E assim continuam com as suas pandeiretas de combustão interna, manutenções caras, combustível caro… força.

    Relativamente ao tema: a mercedes não faz nem quer fazer carros baratos, daí que se conseguir justificar com blá-blá-blá o custo absurdo dos seus carros, melhor (para a mercedes e acionistas). Se a mercedes metesse menos panel….ces, menos luzes interioes e menos ecrãs (parecem naves espaciais!) e por conseguinte menos hardware para alimentar tanto pixel, conseguiam baixar imenso o preço. Mas eles não querem isso, pois não?

    Vantagens Tesla e chineses:
    – uso comedido de ecrãs e panel….ces
    – método de construção muito optimizado
    – retirar botões e afins não necessários (a Tesla nisto exagerou neste novo M3…)
    – baterias LFP -> muito mais baratas e duram 2.5x mais ciclos e temperaturas extremas, para veículos são perfeitas.

    Versão Mercedes:
    – muitos ecrãs e panel….ces
    – baterias gigantes, pesadas e caras
    – alguns modelos parecem tijolos com rodas (EQB e EQC por ex.)

    Não sei na vossa zona, mas na minha cidade ver Tesla e BMW i4 é aos montes!

    • B@rão Vermelho says:

      É tudo super fantástico até teres problemas com a bateria.
      Apenas conheço pessoalmente duas pessoas com VE, uma delas tem o Leaf, que agora deu problemas na bateria, a minha colega optou por poupar metade do valor pedido e comprou um Dacia.
      Eu perguntei porquê que não mandava reparar, a resposta foi perdeu a confiança na tecnologia.
      Ela diz mesmo que ao inicio ficava assustada com a autonomia, quando acelerava a autonomia descia, quando travava aumentava, segundo ela ao inicio foi complicado, mas depois já sabia que a bateria dava para fazer a vida do dia a dia nem olhava, chegava ao final do dia e punha a carregar, mas agora ela está desapontada e optou por voltar aos “fumarentos”

      • JL says:

        No meu tive problema, foi à oficina, reparou e está a andar novamente, isso é diferente de uma junta da cabeça queimada em que aspeto ? acho que até gastei menos.

    • EEQTR911 says:

      Depois trocas a bateria e tens uma conta de 75% do valor do carro. Parabéns.

  11. JP says:

    E pesquisem por este inventor Maxwell Chikumbutso…. se calhar não resistiu a mais uma tentativa de homicídio, desaparecer dos media misteriosamente.

  12. freakonaleash says:

    Ainda bem que não faltam alpha e beta testers com posses para testar a tecnologia dos BEV. Eu também queria mas não chego lá, não enquanto 15k não chegarem para um BEV segmento B.
    Papa reformas BEV a 10k…fiquem com eles! Até 2035 ainda haverá muitos usados ICE à disposição do pobre!
    Dito isto acho bem quem tem posses opte por BEV a bem do ar que se respira nos centros urbanos e da democratização da tecnologia.

  13. Hola says:

    A marcas tradicionais querem a todo o custo contrariar o inevitável, foi a Toyota, a PSA e agora a Mercedes. Começaram por desvalorizar os VE, agora que ficam para trás vêm com os custos. É certo que vai haver fecho de fábricas e a de Palmela, a meu ver, já não vai abrir, porque a VW tem sido um fiasco com os VE. Tudo isto porque não previram o futuro. A Tesla vai chegar ao primeiro lugar mundial, por cá já é segundo e no pasa nada.

    • B@rão Vermelho says:

      Não sei o que chamas de fiasco, mas vejo muitos ID espalhados pela estrada, e os lançamentos associados nada fazem querer no fiasco que tu sonhas

    • RedO says:

      As 10 marcas mais vendidas (info da ACAP) em Portugal em 2022 foram:

      Peugeot (107.679 unidades)
      Renault (102.243 unidades)
      Volkswagen (98.750 unidades)
      Toyota (91.768 unidades)
      Opel (89.224 unidades)
      SEAT (88.296 unidades)
      BMW (87.059 unidades)
      Mercedes-Benz (81.040 unidades)
      Ford (78.820 unidades)
      Nissan (77.374 unidades)

      As 10 marcas mais vendidas em Portugal até Junho de 2023 foram:

      Peugeot (122.725 unidades)
      Renault (120.572 unidades)
      Dacia (76.525 unidades)
      Volkswagen (75.631 unidades)
      Toyota (91.768 unidades)
      Opel (89.224 unidades)
      SEAT (88.296 unidades)
      BMW (87.059 unidades)
      Mercedes-Benz (81.040 unidades)
      Ford (78.820 unidades)

      Onde está a Tesla????? Ou onde estão os números que colocam a Tesla como o 2o mais vendido em PT?

    • Yamahia says:

      O que é que a fabrica de Palmela tem a ver com elektros?

  14. Artur says:

    Portugal até tem umas reservas grandes de petróleo e tudo. Adoro ver a malta a defender carros a combustão e acham que a Tesla perde dinheiro a cada carro que vende ahahaha tuguinha.

    • B@rão Vermelho says:

      Por acaso já paraste para pensar um pouco, já reparaste que em Portugal a grande maioria dos prédios não têm garagem, os que têm garagem são garagens coletivas, vais querer pagar na conto do condomínio o carregamento do carro do teu vizinho?
      Acho que por agora os VE ainda correm o risco de ser carros “descartáveis”, quer seja da desconfiança na compra de VE em segunda mão, quer pela constante evolução natural da tecnologia dos mesmo em que a autonomia e eficiência esta a melhorar bastante, ainda a dias estava a ler um artigo, dos ferro velhos Chineses de VE, e uma das razões apontadas era essa mesmo, carros com maior autonomia e mais evoluídos leva a que as pessoas já não os queram.
      Para mim nunca fez sentido a compra de um carro caro, um carro têm de servir os meus prepósitos, um Ferrari é um carro magnifico mas para mim não tinha “uso para lhe dar”
      É um mau investimento a compra de um carro, como tal é minimizar ao máximo a perda, para mim o Dacia Spring ainda é um carro que penso em comprar acho que pelo preço é um investimento menos mau e para o uso que lhe dou vai ser provavelmente a minha opção para entrar no mundo dos VE

      • JL says:

        Não é bem assim, a maioria das habitações em Portugal tem garagem sim, o ACP até afirma que apenas 31% das familias usa a via publica para estacionar.

        Essa desconfiança existe e é real, no entanto é algo que se vai dissipar, tanto pelo aumento de confiança, tanto pelo aumento de oficinas e técnicos capazes de mexer nestas tecnologias.

        Sim, é verdade, com a saida de carros com maiores autonomias as pessoas trocam, e esses ficam para segunda mão, mas existem soluções, basta as baterias terem um custo mais reduzido para se aumentar a autonomia de um carro com 10 anos, eu já o fiz num veiculo meu, e há quem o faça, o Pedro Basto está a pensar fazer isso no seu leaf com 11 anos, um zoe de 24 kwh pode levar uma bateria de 40 kwh, ou até mesmo a de 52 kwh sem qualquer alteração, é tirar uma e meter outra, os teslas a mesma coisa, a bateria é toda igual, no caso dos teslas basta ir ao software de diagnostico da tesla ( que eles alugam) e dizer que agora tem uma bateria de X kwh.

        Imagine que compra um dacia spring e agora tem uma bateria de 26.8 kwh, daqui a 10 anos tem tem a possibilidade de gasta 6 ou 7 mil euros(que é quanto custa a bateria do spring atualmente) e colocar o dobro da capacidade ? Se o carro tiver em condições e necessitar de mais autonomia é algo que pode ser feito e vale o dinheiro. Aqui entra uma questão, será que vale o dinheiro ? para vender ou o mercado começa a valorizar estes carros em função daquilo que realmente fazem, ou então só valerá para o utilizador.

        Fica ao critério de cada um.

        • Yamahia says:

          O ACP agora é especialista em imobiliário .
          Mais um a contradizer o ACP.
          https ://www.mybrokerportugal.com/pt/noticias/show/so-uma-em-cada-quatro-casas-a-venda-em-portugal-tem-garagem_153/
          Aliás basta dar uma voltinha pelos bairros mais populosos de Lisboa e tirar a devida nota.

          • JL says:

            La vem você dizer com essa tanga, é que nem sabe a diferença de casas vendidas com casas à venda, usa um argumento sem sentido passa fazer negacionismo.

            Pois claro, as que tinham garagem já foram vendidas.

            Looooooool

          • Mr. Y says:

            Pensa um pouco antes de mandar essas postas de pescada.
            Como é que a análise de casas À VENDA prova algo sobre casas HABITADAS?

            Certamente sabes que haverá alternativas como carregamentos fora de casa, como postes de iluminação ou parques de estaciomamento privados que ficam no exterior, não sendo necessariamente preciso teres a carregar numa garagem ou com um cabo pela janela.

          • Yamahia says:

            Basta fazer um bocado de ciclo turismo por Lisboa e arredores para perceber que a maioria vê as garagens por um canudo. Alvalade por exemplo só as novas urbanizações à volta do estádio têm garagem. O resto é penar looolooolool

        • B@rão Vermelho says:

          @JL, eu tenho serias duvidas desses números da ACP. talvez tenham feito o estudo na zona da Expo, Lisboa prédios com garagem só depois do ano 2000.
          As novas construções sim são obrigatórias as garagens, vais para a Zona da Amadora, Sintra, Cascais, Queluz Massamá e por ai fora garagens são coisa que não há, dai eu duvidar e muito da ACP

      • B@rão Vermelho says:

        Desses 52% metade têm a garagem atulhada de lixo e não conseguem lá por o carro 🙂
        Mesmo acreditando nos 52% e diferente dos números do ACP.
        Acredito que esses 52% são em zonas mais residenciais “periferias” e não dentro das grandes zonas habitacionais, vais para a linha de Sintra, grande “dormitório” da zona de Lisboa e vais ver a dificuldade que há em estacionar, Cascais e Oeiras igual

    • Toni da Adega says:

      Portugal tem reservas de petróleo mas por qual razão são contra a sua exploração. Não entendo dizem que é uma energia limpa e depois não querem

  15. José Bacalhau says:

    Acho muito bem que quem gosta use carros elétricos, mas a verdade é que sem a subsidiação colossal dos automóveis elétricos e a tributação absurda dos combustíveis, os carros de combustão interna continuariam mais competitivos e económicos. O ponto fraco dos EV continua a ser a colossal bateria, um peso morto que onera imensamente esse tipo de viatura. E neste momento ninguém sabe muito bem o que fazer às baterias quando elas se começarem a acumular nos sucateiros. Li no outro dia no Financial Times que só uma pequena parte é reciclável, o que põe em questão a viabilidade de longo prazo desta tecnologia. Para já a Tesla impera neste segmento.

    • Yamahia says:

      É só o alumínio que é reaproveitado. Não sabem o que fazer com a massa negra.

    • JL says:

      Não sabem ? Eu sei bem o que fazer, onde estão ? São tão procuradas.

      Então leu mal, mas deixe aí o link para vermos.

      • Yamahia says:

        Eu relembro-lhe a história que já lhe tinha contado. Pelos vistos vc é muito esquecido, ou faz-se, como sempre!
        IWKS na Alemanha ou Hydrovolt na Noruega não lhe dizem nada? Sim? quer comprar massa negra? Sinta-se à vontade…Só goela!
        Jorg Zimmermann, diretor da IWKS, uma empresa alemã de reciclagem de baterias, afirmou que a massa negra das baterias em fim de vida é uma fonte de matéria-prima valiosa, mas que seu aproveitamento é inviável devido a uma série de fatores, incluindo a dificuldade de separação dos componentes, a toxicidade dos materiais envolvidos e a falta de investimentos em infraestrutura de reciclagem.

        Em entrevista ao portal alemão Automobilwoche, Zimmermann disse que a massa negra é composta por uma mistura de materiais, incluindo grafite, óxido de níquel, cobalto, lítio e metais pesados como chumbo e cádmio. Esses materiais são difíceis de separar, o que torna o processo de reciclagem caro e complexo. Além disso, a massa negra é tóxica, o que requer cuidados especiais para o seu manuseio e armazenamento.

        Zimmermann também apontou a falta de investimentos em infraestrutura de reciclagem como um obstáculo para o aproveitamento da massa negra. Ele disse que atualmente existem apenas algumas plantas de reciclagem de baterias no mundo, e que essas plantas são capazes de processar apenas uma pequena parte do volume de baterias em fim de vida.

        “A massa negra é uma fonte de matéria-prima valiosa, mas é inviável reciclá-la de forma economicamente viável no momento”, disse Zimmermann. “Precisamos de investimentos em pesquisa e desenvolvimento para encontrar novas tecnologias de reciclagem que sejam mais eficientes e menos tóxicas.”

        A IWKS é uma empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias de reciclagem de baterias. A empresa trabalha num projecto para desenvolver um processo de reciclagem da massa negra que seja mais eficiente e menos tóxico.

        A Hydrovolt na Noruega está tb a gerir esta problemática da reciclagem de baterias. Neste momento apenas estão a conseguir extrair o ALUMÍNIO com alguma rentabilidade (vendem-no à Hydro para que esta fabrique perfis em alumínio). Devido a não existir um padrão no fabrico das baterias não é possível automatizar o processo de reciclagem o que implica que o processo de reclicagem da chamada massa negra seja para já economicamente inviável e os fabricantes optam por comprar novo!
        Eles estão a tentar através que uma parceria com a sueca Northvolt venha a resultar no aproveitamento de boa parte dessa massa negra. MAS SÓ A PARTIR DE 2025. (o típico empurrar com a barriga que tanto caracteriza esta indústria) Sempre a meter a carroça à frente dos bois!

        Estas são as duas maiores empresas e com mais investimento na área. Pode procurar outras mas de certeza que não fazem nada para além de dizer que fazem e acontecessem. Do dizer ao fazer vai uma grande distância!

        • JL says:

          E já lhe expliquei porquê é inviável, porque simplesmente não há para reciclar.

          Além disso não existe apenas essa, há inúmeras empresas a desenvolver esse processo, mas você prefere sempre ir pelo negacionismo.

          Porque não fala de outras ? Essa é o patrão de todas?

        • JL says:

          Já agora, o IWKS não é uma empresa especializada, é sim um instituto de pesquisa e desenvolvimento, claramente essa mensagem é a pedir dinheiro.

          ´Já agora em vez de falar daqueles que não conseguem ainda reciclar a massa negra, porque não fala dos que conseguem ? até esses falam dos que já conseguem, vá lá ver o que a Hydrovolt fará à massa negra.

          Tudo isto é uma questão de escala, os óleos lubrificantes também eram um problema, até haver escala e solução para eles, as baterias de chumbo a mesma coisa, até pagam por elas e chegam a valer 30% daquilo que custa uma nova.

        • PeterJust says:

          Baterias de carro usadas nem que seja com metade da capacidade? Compro-as a todas, uma bateria com 30kw alimenta uma casa durante uma semana e se for comprar baterias neste momento, o custo está em cerca de 300€ por Kw, portanto, imagine quanto vale uma bateria de carro usada, obviamente que não é viável reciclar, ninguém manda uma bateria com alta capacidade para reciclar, mandam aquelas antigas de chumbo que alem de não valerem nada é tudo aproveitado/reciclado, agora baterias de carro para reciclar? Diga-me onde elas estão se faz favor que eu amanha estou lá para as trazer todas, meto-a em casa com meia dúzia de painéis solares e cancelo o contrato com a EDP! Convém ter um mínimo de conhecimento de causa antes de fazer afirmações baseadas em “sites e estudos”, o que não faltam são “cientistas” da treta

  16. Valdemar Santos says:

    A Tesla não é uma empresa de carros elétricos.

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