PplWare Mobile

Corrida de carros autónomos? Já aconteceu e não correu tão bem como seria esperado

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. Paulo Sérgio says:

    E depois a multidão em delírio, vê o robot xyz, a subir para o primeiro lugar do pódio, o robot zxy no segundo lugar, e em terceiro o yzx. Obviamente em vez do festejo com champagne irá ser com latas de óleo. 🙂

    • bigname says:

      Sim o pódio é o mais importante. Estas corridas é que desenvolvem a condução autonoma.

      • Paulo Sérgio says:

        Sei perfeitamente que também utilizam as corridas para testes. Mencionei o pódio em tom de brincadeira. Pelo menos para mim, desportivamente estas corridas são zero. Haver simplesmente carros a correr sem condutor, tirar o fator humano não tem qualquer interesse. Prefiro ver uma corrida de carros telecomandados do género Nikko.

        • JL says:

          Ninguém tira o fator humano, ele está lá na mesma, o carro anda sozinho mas com devido a habilidade dos seus construtores e programadores, não deixa de ser interessante na mesma.

          • Paulo Sérgio says:

            Não há dúvidas que há muito engenho por detrás desta tecnologia, ninguém tira isso. Mas faria uma analogia a um jogo de futebol ou outro desporto qualquer. Substituir os jogadores por robots… Será que na conferência de imprensa ele diria: a) que chutou com o pé que estava mais à mão, provavelmente não. Se calhar diria [fui ao chat gpt obter uma resposta] b) “Após uma análise cinemática da posição da bola em relação aos meus membros inferiores, considerei variáveis como a distância, o ângulo em relação à baliza e a biomecânica dos movimentos requeridos. Com base nesses dados, concluí que a escolha mais adequada para efetuar o chuto seria o uso do pé direito.” Pensando bem também seria engraçado ouvir isto 🙂 . O que quero dizer é que no desporto fica a faltar algo se não houver um intérprete humano. Mas, por outro lado, inteligência artificial ou roboticamente falando é algo muito interessante.

          • Mr. Y says:

            @Paulo Sérgio
            Já há jogos de futebol com robots: Robocup
            Aliás, as equipas portuguesas costumam ficar bem posicionadas.

  2. Patinhas says:

    “corridas cada vez mais interessantes” para quem? Casas de apostas?

  3. JP says:

    Mas desportivamente falando, qual o propósito?
    Se a intenção é desenolver tecnologia, boa, caso contrario….

  4. TdSR says:

    Se a F1 já é uma seca quando só ganha uma equipa…
    Estas corridas sem humanos são uma grande seca.

  5. Marcos says:

    Para testar e desenvolver tecnologias é bom mas de interesse tem pouco, a não ser que na segurança de um piloto ou motociclista que não se aleija, o robot vai para a sucata….. desenvolver tecnologias top, desportivamente e interesse é zero….

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.