Conheça o Carro Cannabis. É feito de cânhamo e muito amigo do ambiente
O mercado automóvel está efetivamente muito ativo, ambicioso e virado para o lado ecológico. Por isso têm surgido muitas propostas que são totalmente disruptivas. Hoje trazemos uma proposta de um carro bastante interessante.
Desde 2017, o inventor Bruce Dietzen - um ex-engenheiro da empresa Dell - vende um protótipo de carro apelidado de 'Cannabis Car' ou... carro Cannabis.
Carro Cannabis... um carro amigo do planeta
Embora o automóvel elétrico seja uma boa alternativa para reduzir as emissões, é verdade que a sua produção tem um impacto ambiental.
Não só a questão das baterias, mas como qualquer outro carro, precisa de uma série infinita de componentes produzidos com materiais como o alumínio, o aço, o plástico. Contudo, agora um antigo engenheiro da gigante tecnológica Dell, Bruce Dietzen, mostrou que é possível fazer carros de uma forma muito mais sustentável graças ao cânhamo.
Desde 2017, Dietzen vende um protótipo de carro bastante interessante. Depois de trabalhar anos no projeto, e de ter investido mais de 400 mil dólares, chegou a um impressionante resultado, que é conhecido como Renew Sports Car, o tal carro Cannabis.
Não se sabe há quanto tempo anda o antigo engenheiro a trabalhar no projeto, mas especula-se que seja há cerca de sete anos.
Desenvolvi o primeiro veículo neutro em termos de emissões.
Disse Bruce Dietzen.
E como foi fabricado este carro "psicotrópico"
O carro,que tem um aspeto de um Mazda Miata foi fabricado com um corpo feito de um composto que é 65% de tecido de cânhamo multicamadas e 35% de bioepoxy, que endurece e proporciona rigidez.
O resultado é um modelo que é mais leve e durável do que qualquer outro material no mercado.
Segundo o seu criador, ao contrário dos modelos feitos de fibra de vidro, fibra de carbono ou alumínio, a utilização do cânhamo tem uma pegada de carbono negativa, porque o cânhamo cultivado industrialmente não cria mais poluição quando é processado.
Pelo contrário, o dióxido de carbono absorvido pela planta permanece fechado dentro dela, um processo conhecido como captura de CO2 e, neste caso, aplicado à produção de um veículo.
Um saldo negativo que podemos comparar com as 10 toneladas de CO2 emitidas em média pela produção de um automóvel convencional.
Carro Cânhamo - Um projeto muito caro...
O inventor deste Cannabis Car refere que este não foi um desenvolvimento fácil ou económico. Dietzen refere que gastou cerca de 200.000 dólares do seu próprio bolso para o desenhar e fazer o primeiro protótipo.
Embora o primeiro modelo produzido não fosse elétrico, o seu desenhador indica que os clientes que o preferem poderão encomendar uma unidade equipada com um sistema elétrico.
Neste caso, o cliente poderá escolher a potência, que poderá variar entre um modesto 80 cv, perfeito para uma configuração mais económica e para passeios de lazer, até ser capaz de montar um motor de alta potência e ter "um verdadeiro dragster".
Preço e disponibilidade
São duas questão que não se sabe ainda. Nem quanto custará, nem quando chegará ao mercado. Isto porque o seu criador indica que ainda está à procura de investidores que lhe permitam levar o sistema à produção em 2025.
Mas embora a produção do veículo possa não ter muito futuro, a tecnologia que molda a sua carroçaria parece ter um futuro que oferece uma alternativa mais sustentável e fácil de reciclar. Dois aspetos que se estão a tornar cada vez mais importantes.
Este artigo tem mais de um ano
Mazda Miata onde?
Cannabis deve ter sido o que foi consumido à bruta para resultar neste design…Bom projecto, o design é pessimo.
Tambem emite fumo que lixa os olhos das outras pessoas , frita o cerebro e dá moca de segunda mão ás crianças ?
Grande moca! Que cena