Quantcast
PplWare Mobile

Pensamento computacional vai ser introduzido no ensino básico

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Jmac says:

    Cada macaco no seu galho, vão todos virarem programadores….dass

  2. O Silva says:

    Nem os problemas básicos do ” Joãozinho vai à mercearia…”, muitos dos alunos sabem resolver, quanto mais o desenvolvimento, de forma integrada, de práticas como a abstração, a decomposição, o reconhecimento de padrões, a análise e definição de algoritmos, e o desenvolvimento de hábitos de depuração e otimização dos processos.

    • frango assado says:

      achas que vao a esse nível? nem um “programador” que sai na universidade sabe programar (geracao copy paste). eu tenho ke dar formacao aos estagiarios que vao para a minha empresa e ja sei que vao demorar 1 a 3 anos a ficarem bons programadores….
      com esta medica ja deve ser possivel ter bons programadores a sair do forno. com esta medica os alunos vao perceber mais cedo que a linguagem mais fraca que vao aprender durante a sua vida toda é o Portugues….so meto acentos quando é necessario. acho estupido a sua existencia. já nem falo na nas maiusculas vs minusculas…enfim….é o ke temos e ja sei ke vem aí uma carrada de gente a defender uma linguagem tao rica e complexa bla bla bla. aprendam RISC vs CISC depois venham falar comigo….

      • frango assado says:

        medica = medida…pq raio escrevi medica beats me….

      • Zaark says:

        Que não saibas escrever é uma coisa, mas reserva isso só para ti e deixa os demais em sossego, quem nem tem nada a ver com o assunto em causa (e sim, sei o que é RISC vs CISC, portanto vim falar contigo).

        Do resto que disseste, concordo. É assustador ver o quão baixo temos chegado nas novas fornalhas de “programadores”. Podem pesquisar, é normal, mas fazer copy-paste às cegas e ter código extremamente mal estruturado é algo que arrelia.

  3. IKAROS says:

    Se fosse com a ajuda de um Lego Mindstorms isso seria bem giro!
    > Se Sensor 1 = Toque, Então Ligar Motor 1 => Aguardar 2 segundos => Parar Motor 1.
    (etc)

  4. Rodrigo says:

    Concordo, mas será que os docentes estão preparados para isto?

    • frango assado says:

      os docentes não como é obvio. Nao aprenderam para dar isso e a essa idade. Vao ter que se adaptar. Vai demorar alguns anos até acertarem na formula. Mas é o caminho certo.

    • Amilcar says:

      O saldo será sempre positivo. Penso que não existem dúvidas quanto a isso. Professores maus sempre existiram e sempre irão existir.

  5. Mac says:

    O ministério de educação ainda está a formar os formadores para darem formação aos professores!!
    Apesar da linguagem pomposa, o que os alunos terão de fazer é mais básico (adequado as idades deles) do que possa parecer…
    A grande questão é como vão articular estas novas aprendizagens num currículo já extenso.

  6. Rui Pereira says:

    E que tal pensamento social, relacional…?

  7. Edward Snowden says:

    nah, os putos deviam era aprender a preparar cocktails molotov. profissao de futuro. emprego garantido. quanto a quem sabe fazer apps, só se forem as apps do governo (stayaway covidas e etc.) pois essas sao impostas pela troika autoritária, polvo que cada vez mais se entranha na casa das pessoas.

  8. Carlos says:

    Claro que faz falta! Os putos no primeiro ciclo estão capazes de aprender tudo!!!

    No âmbito de um trabalho em que o professor da minha filha no 2º ano (antiga 2ª classe) propôs aos pais, cada pai (que pudesse) iria à aula apresentar a sua profissão durante 30 minutos (mais ou menos).

    Eu fui e tentei passar os fundamentos de programação, conceitos como instruções e comandos. No fim, lancei-lhes um desafio: que usassem o que lhes apresentei (comandos como andar, rodar e instruções como andar um passo ou rodar à esquerda) para fazer um programa que me levasse até à porta da sala.

    Foi um fartote e os putos adoraram!

    É possível passar conhecimento lógico. E esse mesmo conhecimento lógico é útil para a resolução de problemas de matemática.

  9. Sergio says:

    Faz todo o sentido, a aplicação tem é de ser bem feita e não em cima do joelho

  10. pj says:

    curioso é os professores não saberem de nada!!!!!
    mais uma das habilidades de quem manda!!!

  11. Enfim says:

    Acho uma parvoíce esta medida. Mais de 90% dos alunos do ensino público não vão seguir carreiras para esta área. Sinceramente é só gastar mais dinheiro de um orçamento público que já nem se aguenta com o sistema nacional de saúde ou o de transportes.

  12. Patrícia says:

    Para quem não sabe, serve para estimular e desenvolver o raciocínio! Mais importante do que acreditar que se irão tornar programadores… Além de que desenvolve a criatividade, o pensamento estruturado, etc, etc…

  13. pj says:

    essa medida e dezenas de outras atividades, que estruturam o raciocinio, d que são agora desvalorarizadas..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.