Condutor apanhado a 240 km/h em radar em Lisboa
Os radares de Lisboa têm sido várias vezes notícia. Como já referimos, a capital portuguesa tem um total de 41 dispositivos de controlo de tráfego, cujo objetivo é a diminuição da velocidade praticada nas vias e assim tentar reduzir o número de acidentes e a minimização dos seus impactos nas vítimas.
Segundo o último relatório, houve um condutor que foi apanhado a 240 km/h em Lisboa numa zona onde o limite era de 80 km/h.
Radar disparou nos 240 km/h! Coimas podem chegar aos 2500 euros
Segundo os mais recentes números, desde 01 de junho, registaram-se 62.123 infrações, com uma média diária de 1.380 ocorrências. A Câmara de Lisboa já teve uma receita de 275.724 euros desde o início deste ano até 30 de junho, “respeitante a 4.049 autos pagos por infração a velocidade/radares fixos”.
Segundo a Câmara Municipal de Lisboa, já houve inacreditável. Um condutor foi apanhado a circular a 240 km/h na Avenida Marechal Craveiro Lopes, junto às bombas do posto Repsol, no sentido Aeroporto/Benfica. Nessa zona, o limite de velocidade é de 80 km/h.
Dentro das localidades, quem ultrapasse até 20 quilómetros por hora (km/h) da velocidade permitida arrisca pagar entre 60 euros de coima mínima e 300 euros de coima máxima e quem exceder mais de 60 km/h do permitido pode ser sancionado entre 500 euros e 2.500 euros.
Fora das localidades, até 30 km/h a coima mínima a aplicar é de 60 euros e a máxima é de 300 euros, de 60 a 80 km/h varia entre 300 e 1.500 euros e superior a 80 km/h é sancionado entre 500 e 2.500 euros.
De acordo com o município, os novos aparelhos “são equipamentos modernos e com uma tecnologia mais atual, que possibilitam o controlo simultâneo de velocidade em várias vias e em ambos os sentidos”, enquanto os radares antigos apenas permitem controlar a velocidade numa única via.
Este artigo tem mais de um ano
240 “porque apareceu um carro á frente. Se não ia a 300. A estrada tem espaço é para dar gás. Os carros é pra andar…”
+1
É por isso que ficaram lá 3 em 2019. Até partes dos corpos ficaram nas placas de sinalização por cima da via
O horror. A tragédia. O drama.
E viste os a acelerar outra vez? Não, pois não? Problema resolvido.
Partindo da suposição que o piso estava em bom estado, tem um carro seguro e era o único na estrada naquele momento, concordo. Pode nem ter que pagar ou sequer haver contra-ordenação.
quem tem uma viatura que anda a essa velocidade pode pagar para andar a 240 quando quiser.
N é bem assim… o meu golf de 2008 chega aos 240 na boa e n sou riquinho
A viatura vai ser apreendida.
Isso hoje em dia não é bem assim, basta uma viatura com uns 160/200cv e tirando o limitador que facilmente chega a essas velocidades.
“ A Câmara de Lisboa já teve uma receita de 275.724 euros desde o início deste ano até 30 de junho, “respeitante a 4.049 autos pagos por infração a velocidade/radares fixos”.”
Curioso é, aí e tal a caça à multa… mas não vejo ninguém a se precaver…
E só não houve mais receita/multas pq não colocaram mais radares…
Eu ainda acho é que as multas são baratas em Portugal! Pq se mesmo assim a malta abusa bue… aumentem as multas…
“Curioso é, aí e tal a caça à multa… mas não vejo ninguém a se precaver…”
Milhares e milhares de condutores não apanharam multa. Foram só 4000 autos.
Nessa via passam mais de 80 mil carros por dia. Parece que muitos se andam a precaver 🙂
“Segundo o último relatório, houve um condutor que foi apanhado a 240 km/h em Lisboa numa zona onde o limite era de 80 km/h.” Ler isto é vergonhoso.Havia de levar uma multa das bem grandes e ficar sem a carta,era o que deveria ser.
Não me importo com o que faz sozinho, mas os limites existem por uma razão… para segurança de outrem!
No seu caso, a multa deveria ser extrapolada apenas pela atitude que tem… “eu não quero saber, quero é andar depressa”
Até acredito que já tenhas visto um Model S…mas em fotografias! Pelos teus comentários tenho quase a certeza que nem carta de condução tens…ainda te faltam ter idade para isso!
+1
E de que isso ia adiantar? Se as pessoas que mais precisam de carta (Taxistas, pessoal de transportes e reparações etc) são os que mais têm o pé pesado. Vão ficar sem carta, e ainda vão reclamar. Infelizmente, cada dia são mais os tontos que pensam que as leis são para os outros…
Levei com multa, sem perdão, por ir quase a 80 num dia que me atrasei para levar o filho à fisioterapia, mas aposto que este vai escapar incólume, como é costume.
Vergonha esta caça à multa,,,
os radares é que estão mal… eles é que vos perseguem… tá certo!
Quaisquer 12.000€ arranjam uma viatura para andar a 240 Km/h
Por 2000€ compra-se um G60, facilmente bate nos 280 km/h
G60 a 2000€ a dar facil 280kmh?? LoL
G60 em bom estado custa mais do dobro disso.** Depois precisas tambem desse valor para meteres preparação para atingires essa ponta.
**Valores em Portugal.
G60 a 280km/h??? E mais G60 a 2000€…. hahahaha
Basta ver em stands franceses ou alemães.
E 280 é stock, com investimento um G60 dá 320 km/h.
A clima devia ter um valor mínimo, e ir sentando conforme o valor da viatura. Do jeito que hoje é, quem tem uma viatura dessas ao sente no bolso.
A coima devia ter um valor mínimo, e ir aumentando conforme o valor da viatura. Do jeito que hoje é, quem tem uma viatura dessas não sente no bolso.
Então andam todos de smart que é para pagar menos……mas com o valor mínimo.
Alguém que pense, vamos andar na linha? Nada disso… a ideia é sempre andar depressa e arranjar formas de contornar as multas…
Não precisam de sentir no bolso. Ficam sem carta. 🙂
ISA (Intelligent Speed Assistance): limitador de velocidade automático que vai cruzar informações do GPS com dados locais da via em que o condutor está, o motorista será impedido de exceder os limites de velocidade;
De acordo, mas se calhar é melhor tornarem o sinal de GPS mais seguro ligando pelo menos a encriptação, como faziam ou fazem para certas utilizações, pois caso contrário o GPS spoofing está mais do que demonstrado e aparecerá rapidamente todo um mercado para a venda de uns certos dispositivos a instalar no carro. Penso que para ser completamente viável o carro terá de estar completamente integrado com estradas inteligentes, caso contrário será um festival nas lojas do indiano…
Por curiosidade histórica, existem rumores de que o avião onde ia o Samora Machel de Moçambique caiu por causa da utilização de uma tecnica algo semelhante. Nos anos 80, portanto imagine agora…!
As multas das câmeras de velocidade são dinheiro que entram para os cofres públicos para pagar os bons salários deles…o Costa fez questão de eles este ano multarem mais porque esses milhões das multas foram metidos no orçamento de estado portanto têm de fazer caça à multa
Pior é que vocês sabem disso tudo é mesmo assim ajudaram a aumentar esse “lucro” – não entendo
Reclamam mas continuam a lhes encher os bolsos!
“Chatice! Agora não posso infringir a lei à vontade?!”
Só pode ser uma moto.
Ficarias então surpreendido com alguns carrinhos que por aqui andam…
Um Honda Civic de 98 a dar 260 na Vasco da Gama. Eu já vi…
Isso é tao 2004… Atualmente qualquer honda/cup/106gti turbo faz facilmente +300kmh.
Os carros precisam de espaço para acelerar. As boas motas a aceleram a essa velocidade em “poucos” metros.
E assombrosa a quantidade de carros que atinge os 240 km/h, na gama média/alta. E de origem, sem modificações nenhumas. Bem, atingir atingem, mas quanto a ter estabilidade e parar rapidamente a essa velocidade, já é uma história completamente diferente. E, nunca, mas nunca, deveriam poder fazê-lo na via pública, que é de todos, e onde circulam todo o tipo de veículos, com todo o tipo de idades, quer do veículo, quer do condutor, e no caso de Portugal em estradas pouco mais do que sofríveis na sua maioria.
@Vasco
Estais a falar de algo que, ninguém o deveria fazer! Sejam carros de baixa ou alta CC, seja carro de consulados ou do estado, apenas e só carros em estado de emergência poderiam com a devida sinalização! Poderei incluir uma viatura em estado de emergência com sinalização e caso uma viatura da polícia o encontre tem o dever e obrigação de o acompanhar!
Tudo o resto não! Simplesmente não! Mas simplesmente não!
Por todas as razões e mais algumas… e apenas por uma questão de segurança…
Já todos de certa forma conduzimos rápido? Já mas meus caros uns pagaram com a vida pelos erros de outros… ainda ontem morreu um motociclista na Madeira por aparentemente uma ultrapassagem mal calculada…
As estradas portuguesas estão mais cheias de incompetências, desrespeito, falta de civismo do que o mau estado das estradas (buracos na estrada)
Essas pessoas que conduzem a essas velocidades deviam perder qualquer direito a voltar a conduzir ou definitivamente ou por um período longo e perda directa do veículo!
Pena? Sim tenho de quem perde pessoas por erros de outras que quando param, apenas podem dizer, peço desculpa! Mas quem perdeu alguém sofrerá até que a terra o leve!
Grande verdade. O sofrimento, esse ninguém o consegue apagar. Por isso, para mim, uma coisa evidente é que devemos respeitar os gostos e as opções dos outros, como se fossem as nossas próprias, e devemos lutar para que os outros tenham esse direito, mas, muito importante, com regras. Isso faz toda a diferença. Especialmente no caso da velocidade existem alternativas que não colocam ninguém em risco, a não ser o próprio e, eventualmente, a sua equipa tecnica, que são os circuitos de velocidade. Eu não compreendo, existindo em Portugal, pelo menos três circuitos de velocidade que organizam track days e open days, um no Estoril, outro em Braga e outro em Portimão, que quem goste de velocidade não participe neles. Aí sim, é que se pode acelerar à vontade, levar vários sets de pneus para substituição, usar telemetria para se melhorar a condução a alta velocidade, entre outras coisas, consoante a disposição e o gosto de cada um (e as possibilidades financeiras porque um jogo de pastilhas começa nos 400 euros e um conjunto de pneus nem vale a pena…) Mesmo o pessoal menos endinheirado, sem equipas, pode e deve correr nesses locais, e chegará certamente ao final do dia muito mais satisfeito e realizado do que se for acelerar para as nossas auto-estradas e vias rápidas. Paga a inscrição e pronto. Quer os preços quer as datas dos track days estão publicitadas online e os circuitos até agradecem pela participação. Até podem levar as amigas que quiserem e passar um dia engraçado. Mas não… Demasiada gente continua a acelerar de forma idiota nas vias públicas! A polícia deveria ser implacável com esse tipo de condução.
Só por curiosidade: por motivos profissionais tive durante algum tempo de andar por alguns circuitos e assisti a imensos track days. Posso dizer que o ambiente chega a ser mais engraçado do que o das competições oficiais. Vê-se de tudo: Desde pessoal que agarra no Celica antigo, até Datsuns clássicos, passando por outros que levam Lamborguinis, Ferraris, Jaguares, Hondas, etc, etc. Dá para todos. Penso que muita gente nem sabe sequer que tem essa possibilidade, e que os valores de participação nesses eventos nem sequer são assim tão caros quanto isso.
Ha pessoal que continua a pensar que esta sozinho na estrada. Para mim este tipo de atitudes era apreenderem-lhes a carta, e multa pesadissima, e com cadastro dificil de limpar. Ja que gostam de abusar e ainda acham piada pondo em risco de vida os outros condutores. Se as pessoas fossem mais civicas e honestas nao aconteceria nada disto. Mas nos ja sabemos que o comportamento e a educacao das pessoas se reflecte em todo o lado.
Acho que devia ser mais, deviam ser presos na hora ou os irem buscar a casa e deter sem condicional
Esta malta passado 20 anos lá dentro pode ser que aprendessem, se fosse lá fora em alguns países era pena de morte!
E de que adianta a pena de morte? Traz de volta um ente falecido num acidente? Entre outros exemplos!
Vamos ser racionais!
De que serve matar quando castigar severamente tem mais impacto? Multas mínimas nos ordenados mínimos, perda do veículo tal como da carta e em algum casos perta total da carta!
Há meios para fazer com que a malta acalme o “grelo”! Pena de morte deveria ser abolida no mundo inteiro, pois o problema não está em mostrar que se fizerem asneira morrem, mas sim em educar! E o problema aqui é simplesmente falta de educação e respeito na via pública, nos espaços públicos, falta de sensibilidade, civismo etc… a pena de morte não resolve isso! Não se constrói uma casa a começar pelo “terraço”…
Muitos países têm atenção pq as multas são caras! Um suíço respeita normalmente uma passadeira pq a multa é de 300 e tal! Mas há tb mortes na estrada e pessoas que excedem os limites… mesmo sabendo que podem ficar sem carro, cadeira, carta presa, multas absurdamente chocantes etc… pesquisem onde foi as multas de trânsito mais caras …
Na França os radares é aos milhares… e não demora a receber multas!
Na Alemanha há a dita estrada sem limites mas há que cumprir as regras da mesma (mas esquecem-se de informar que os seguros das viaturas normalmente não pegam se as velocidades forem superiores a 150km/h!
É um jogo, que pode dar certo ou errado…cabe a cada um saber respeitar tudo e todos e terem algum civismo na estrada… tudo é possível se quiserem que seja possível…
O país só não avança, porque estamos acomodados… povo sem instrução ou pouca instrução é como o pastor, com o cão a controlar o rebanho … on pastor o bonzinho, o cão o mete medo e acarreta ordens e executa sem questionar, as ovelhas seguem…
Pelo andar da carruagem o que está a dar é andar de trotinete, mesmo que acima dos limites… mas aí já não estão preocupados com a segurança!!!
A uma notícia num site de tecnologia há uns tempos… em Geneve, Suíça, uma trottinette a 140km/h… mas não falavam na coimas ou consequências… mas em média se não me engano acho que se fores portador de uma carta de condução és multado de igual forma… e vai a tribunal por vários delitos…desde limites, a usar veículos não regulados para circular em via pública, veículo não homologado pelo estado para aquele país, etc… mas tb não sou de acordo que uma trotinette ande menos que uma bicicleta não eléctrica… a lei diz que é 20’ou 25 e rapidamente essa velocidade é atingida sem grande esforço por uma bicicleta… mas as eléctricas de 45 impavam placa… é exigir o mm para as trottinette e controlar as mesmas como se faz para um carro! E exigir vestuário de segurança para as mesmas!
Quem devia pagar a multa e o representante das motas e carros . Se o limite de velocidade na europa e de 140 km. So deveriam fazer motores que limita se o lkmite macimo. Porque é que uma carrinha comercial tem o limite de 240km. Se so podemos andar no macimo 120 km..
O Governo devez de gastar 2 milhões em radares se possesem bocas de incemdios de 15 a 15 km nas autoestradas , ajudava os bombeiro nos incendios… pregjnto Na A1 quantas bocad de incendio existe? Aceita -se palpites
pq a malta ia desbloquear esses limites! Há já um limite imposto máximo! E mesmo assim a malta desbloqueia isso…
Não tens de bloquear nada! Tens de educar para não ser feito na via pública…
Por ter uma arma não quer dizer que tenha o direito de a disparar a torto e a direito! De lembrar que um carro, uma Mota, um skate ou patins em linha são uma arma! Apenas não lhes olhamos com esse valor, mas quando morrem milhares por ano por causa de… se calhar deveríamos começar a ser mais prudentes na estrada…
Certas autobahn’s dizem ‘olá’.
Velocidade por si só, não mata, as pessoas atrás do volante sem noção basica, sim, matam.
O Carlos Moedas vai passar a ser chamado de Carlos Notas!
Ainda é muito limitado. Deve ser Carlos Transferência.
deve ter sido uma trotinete
240 km/h nem devia de ser noticia, isso dá um renault 5 a descer
Lol
era tirar-lhe a carta. Que vá aprender a conduzir.
Uma coisa seria andar a 100 ou pouco mais numa zona zona de 80kmh. Outra é ir a 240..
Pode ser que se espete e se mate só a ele. Seria apenas a seleção natural a funcionar.