PplWare Mobile

Como os carros estacionados aquecem as ruas e as cidades

                                    
                                

Imagem: Lusa, via Renascença

Autor: Ana Sofia Neto


  1. JL says:

    Falta falar do calor que a maioria deles deita pelo escape e pelo radiador.

  2. Figueiredo says:

    Ao ponto a que chegamos, os liberais/maçonaria lembram-se de cada coisa para impedir a circulação dos automóveis e o direito dos cidadãos a conduzi-los e usufruir desse meio de transporte, a anormalidade é tanta que até sugerem alterar a cor dos «…veículos municipais, táxis e camiões ou carrinhas de entrega…», simplesmente porque lhes apetece.

    Só espero é que não tenha sido dado dinheiro público do Orçamento de Estado para este estudo.

    • BurroFuiEuQueEstudei says:

      Onde é que no artigo fala em proibir. Isto é apenas um estudo.

      Está descansado que vai poder continuar a andar horas e horas no trânsito de Lisboa dentro do teu carro preto.

      Devias mostrar a tua rebeldia e mudar a cor do teu carro para uma que ainda absorvesse mais calor.

    • PJA says:

      Os tipos da extrema-direita veem política em tudo, até num simples estudo.

  3. TugAzeiteiro says:

    E requalificação urbana? Plantar arvores nas cidades, em vez de as cortarem? Porque razão o culpado é sempre o mesmo?

    • JL says:

      Boa ideia, mas isso também tira alguns lugares de estacionamento, que já são poucos.

      • narcesudo says:

        Julguei que os veículos eléctricos fossem tão bons, tão bons que fossem também poupados no uso do estacionamento… sei lá, no máximo a consumirem meio lugar cada um!

        • JL says:

          O assunto aqui não são eléctricos, não entendi a afirmação.

          • Hugo says:

            O assunto realmente não é elétrico vs combustão mas o teu primeiro comentário (que não é resposta a ninguém) é literalmente:

            “JL
            29 de Agosto de 2025 às 14:04

            Falta falar do calor que a maioria deles deita pelo escape e pelo radiador.”

            És ridiculamente hipócrita miúdo..cresce.

          • JL says:

            O assunto aqui é o calor que é provocado pelos carros, onde esse também conta.

          • Hugo says:

            Não…neste artigo….esse não conta de todo. Lamento

          • narcesudo says:

            Caro JL, o assunto está interligado. Eu explico:

            O JL tem-se dado a conhecer como um fervoroso adepto dos veículos eléctricos pelas loas que sucessivamente lhes faz… no entanto veio queixar-se que árvores plantadas lhe podiam tirar os seus riquinhos lugares de estacionamento “que já são poucos”.
            Ora, árvores plantadas evitariam que os veículos sobre cuja sombra ficassem aquecessem tanto… diminuindo então o efeito de ilha de calor urbano para o qual, diz este estudo, os carros estacionados ao sol contribuem.

            Mas o JL, com a sua vasta experiência em veículos eléctricos, opõe-se à plantação de árvores por tirarem lugares de estacionamento… daqui se retira que afinal os veículos eléctricos… ou os seus donos… são tão glutões em estacionamento como qualquer outro. A ecologia/estilo de vida verde que apregoam com os seus veículos eléctricos é muito bonita mas tem limites: árvores que deem sombra e diminuam o calor dos centros urbanos sim desde que não tirem lugares de estacionamento!

            No fundo, os donos de veículos eléctricos são iguais a todos os outros. O terem veículos eléctricos serve então para quê? Para apaziguarem a consciência?

          • JL says:

            Então quer dizer que você é um fervoroso odiador de veículos eléctricos ?

            Os meus ? eu não preciso de estacionamento nas cidades, na cidade nem sequer ando de carro.

            Eu opus-me à plantação de árvores ? onde ? deve ser por isso que planto bastantes no meu quintal na aldeia.

            Mas quem anda sempre a falar de ecologia por aqui são os donos de carros a combustão, já viu algum dono de eléctrico a falar de ecologia por aqui ? já agora o que tem este assunto a ver com ecologia ?

          • JL says:

            Não são iguais, já que emanam menos calor.

            Servem para quê ? por aqui parece que servem para vocês fazer hate.

      • Há cada gajo says:

        Conheço locais onde por causa da queda de uns ramos na sequência de um temporal, cortaram árvores deixando a raiz no local…sendo árvores saudáveis. E depois a culpa é dos automóveis que agora lá estão e que sempre lá estiveram.

  4. RicardO says:

    Essa foto, n deveria ter a matricula desfocada?

  5. Yamahia says:

    Era mais fácil mandar caiar os prédios. Há q séculos que os alentejanos descobriram isso.

    • JL says:

      Também podem caiar os carros. Lool

    • Gonçalo says:

      What? Mais uma pescada do notinhas sem saber do que está a falar.
      O cal funciona para o interior não para este caso para este caso é ainda pior visto que reflete muito mais calor que a tinta convencional, o cal até ferve.
      Os alentejanos caiavam as casas para ajudar a serem mais frescas por dentro não era para a rua ser mais fresca.

    • narcesudo says:

      Mais fácil ainda seria “caiar”… pintar de branco os telhados.

      Olhe-se para as imagens de satélite de Lisboa ou qualquer outra cidade ou povoação e o que mais se vê são os telhados com as tradicionais telhas cerâmicas vermelhas que absorvem bastante radiação térmica. Quem, durante o Verão, já entrou num sótão em que o telhado fosse feito unicamente destas telhas (sem qualquer placa ou isolamento térmico) sabe bem o que estou a dizer…. o calor fica quase insuportável!
      É claro que na prática seria impossível pintar os telhados todos de branco mas se tal fosse algo de realmente concretizável, haveria muito mais radiação a ser reflectida para o espaço.

  6. AlexS says:

    Ai ai !
    A única diferença é energia estar mais tempo na chapa em vez de já ter sido reflectida para a atmosfera…

  7. JMarston says:

    Tanto elétrico a emitir radiação nas cidades. Muito mau para a saúde humana!

    • JL says:

      Que radiação é essa ? se fala em radiação eletromagnética, isso também acontece nos a combustão, já sabe que usam tensões altíssimas de mais de 10 mil volts ?

      Mas já agora, o assunto não é esse, descanse um pouco a veia de hater.

      • André R. says:

        Ai sim? Onde é que tem 10kV num diesel? Na velas?

        • JL says:

          Eu disse queria num diesel ?

          Também têm muito equipamento a consumir e com pouca proteção.

          Mas ainda gostava de saber que mal faz essa radiação.

          • André R. says:

            Disse “nos a combustão”…
            Só referi que no diesel não tem 10kV e nem as resistências de aquecimento funcionam sempre no nosso país, pois raramente temos temperaturas negativas, no geral. Sim eu sei que na Serra da Estrela e na Guarda isso acontece, eu sei JL…
            Mas que equipamento extra temos a consumir e com pouca proteção? Fiquei curioso…

          • JL says:

            Os a gasolina são a combustão.

            Elas funcionam sempre, basta olhar para a luz, mesmo no verão e com motor quente, ele liga. Mas as velas não trabalham por PWM ou corrente AC, já os injetores, bombas de combustivel, entre outros equipamentos trabalham, logo são passiveis de emitir radiação magnética, que se diga, não faz mal a ninguém, afinal é essa “força” que nos “fixa” ao planeta.

          • JL says:

            Ah, e não esquecer do alternador, diecção assistida e todos os equipamentos eléctricos que também têm.

  8. PJA says:

    Para os contadores de narrativas, o estudo é sobre as cores dos carros relativamente à temperatura absorvida e afeta os ICE como os BEV.
    Sobre a temperatura emitida pelos dois tipos de veículos, seria interessante ver um estudo. Acredito que os ICE emitem muito mais. Dito isto de um utilizador com um ICE preto, e sem nenhuma intenção de trocar por um motivo ou pelo outro. Bom resto verão.

  9. Joao Ptt says:

    Por tanto deste estudo concluí-se que vão trocar o asfalto por pedra branca? eh eh
    E que para baixar a temperatura vão oferecer aos carros escuros estacionamento fechado, por razões ambientais (manter a temperatura mais baixa).

  10. ojolhos says:

    Um estudo com dois carros sugere que o preto irradia mais calor que o branco. Que descoberta surpreendente.
    DOIS carros, e assume-se que a culpa é dos carros.

    Parabéns aos envolvidos e ao imenso trabalho que tiveram

  11. Rv says:

    Ai, a estupidez continua a aumentar e há quem defenda

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.