Como a Coreia transformou a condução num jogo e evitou mais de 30.000 acidentes
Estradas mais seguras são o objetivo de muitos países, que procuram cumpri-lo de várias formas, nomeadamente por via de radares de velocidade. Se há os que recorrem à lei para manter os condutores na linha, a Coreia do Sul transformou a condução num jogo.
A aplicação de navegação mais utilizada na Coreia do Sul, o Tmap, afirma que a sua "Pontuação de Condução" ajudou a evitar 31.366 acidentes entre 2018 e 2020.
Apesar de estes números não terem sido verificados de forma independente, sabe-se que se baseiam na comparação das taxas de acidentes de motoristas com pontuação alta e baixa.
De acordo com o Korea Herald, os telemóveis que tenham a aplicação descarregada monitorizam vários parâmetros da condução:
- Aceleração;
- Travagem;
- Curvas;
- Excesso de velocidade.
Pontuação motiva os condutores a adotarem melhores hábitos
Quanto mais suave for a condução, maior será a pontuação do condutor, que se traduz, posteriormente, em vantagens como descontos em seguros ou créditos para presentes.
As pontuações são públicas, integradas em aplicações que os coreanos já utilizam e classificadas relativamente a outros condutores, para que todos possam ver em que ponto estão.

As capturas de ecrã da aplicação Tmap de uma utilizadora mostram as suas pontuações recentes de 100 e 99, posicionando-a entre os 5% melhores condutores. Para Lee Ji-yeon, de 39 anos, publicar as pontuações online é como exibir uma medalha. Fonte: Cortesia de Lee Ji-yeon, via Korea Herald
Conforme reportado, no final de 2024, o Tmap registou 19 milhões de participantes, com 10,1 milhões a ganhar recompensas.
É uma das poucas competições em que todos se beneficiam quando as pontuações aumentam. Uma condução mais segura reduz o risco de acidentes, as seguradoras economizam em sinistros e os condutores economizam dinheiro. É um raro alinhamento de interesses.
Disse Chun Ji-yeon, do Instituto de Pesquisa de Seguros da Coreia do Sul.
Perante o exemplo do Tmap, outras aplicações concorrentes lançaram o seu próprio "jogo": a Kako Map lançou o seu próprio sistema em 2022, o Naver Map em 2024 e a plataforma de aluguer Socar aderiu, também, à ideia.
Apesar das questões relacionados com a privacidade dos condutores, pela recolha e partilha de dados sobre o seu comportamento ao volante, a gamificação da condução parece incentivar as pessoas a adotarem hábitos melhores, contribuindo para aquele que é um objetivo praticamente universal: ter estradas mais seguras.
Recorde:
Imagem: Newsis, via Korea Herald
Neste artigo: Condução, Coreia do Sul, segurança rodoviária




















As “pessoas de porcelana” (nome dado por um jogador de futebol que lá jogou, por serem tão brancas e fugirem do sol, como os chineses) são diferentes. O que lá funciona, cá-não e vice-versa.
É uma questão de civismo e cultura. Em Portugal não se pode pedir muito, quer numa, quer na outra. É o que é
A diferença é mais do que civismo, é cultural.
Estás a ver os portugueses, ou de outro país, com um sistema em que:
“As pontuações [de condução com melhores hábitos] são públicas, integradas em aplicações que os coreanos já utilizam e classificadas relativamente a outros condutores, para que todos possam ver em que ponto estão.” E a competir pelas melhores classificações?
Em Portugal há pelo menos 1 seguradora a fazer isso.
Podes explicar melhor?
Existe em Portugal uma seguradora que baixa ou agrava o valor do seguro mediante os teus hábitos de condução? A seguradora segue as tuas viagens através de uma aplicação?
É a Logo, na aplicação deles tem App ganha LOGO que dá descontos
A que utilizo é a app Drive da Fidelidade.
sendo assim há pelo menos 2.
Dá descontos mas na verdade, disfarçada de premiação de “bom comportamento” na estrada está a construção de perfis. Não se admirem de, no futuro, existirem penalizações e agravamentos de prémios de seguro porque, segundo as suas métricas, não foram condutores/as seguros/as. Já sucede no estados unidos.
A mim, não me convencem eles, apesar de insitirem em enviar emails para instalar a aplicação.
Sim claro, apenas sei da existência mas não me agrada a ideia que estar constantemente a mandar info da minha localização e condução de forma disfarçada de descontos.
A fidelidade consoante a condução que temos, dá pontos. Esses pontos podem ser trocados por vouchers de combustivel, descontos em hoteis, netflix.
Por ano estou a conseguir pontos para cerca de 100€ de netflix.
É triste as pessoas só seportam bem ou vigiando com policia ou jogando com dinheiro.
Enfim falta muita educação nestas pessoaos neste planeta, não têm o habito de já serem educadas e bem comportadas no meio que os rodeia.
Lavagem cerebral.
A Fidelidade tem algo semelhante, premeia a condução atribuindo pontos que podemos trocar por vouchers e descontos. No meu caso, já paguei ano e meio de Netflix com esses pontos ganhos. Também dá para FNAC, Decathlon, Pingo Doce, etc.
É como eu, em 4 anos que tenho a app já conseguir cerca de 400€ em vouchers Netflix.
Podiam fazer uma promoção cá em Portugal, a quem instalasse a app, ofereciam os piscas!
Apps que pre premeiam condutores:
– Fidelidade Drive (Fidelidade), pode ser instalada por quem não é segurado
– Ganha LOGO (LOGO)
– SmartDrive (parceria entre a Fidelidade e a Via Verde), existia em 2020-2021, não sei se continua
– Hit de Road (Liberty Seguros), existia em 2018, não sei se ainda existe
++++