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Combustível simples ou aditivado? Quais as diferenças?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Marko says:

    O meu só levou BP Ultimate Diesel e Repsol Diesel e+10 Neotech e 5 em 5 mil km’s ainda leva com aditivo Liqui Moly… Equipa que ganha não se mexe 😀

  2. Grunho says:

    O que faz trabalhar os motores são os kilojoules contidos no combustível, que são exactamente os mesmos por unidade de volume a temperatura igual. O aditivo não acrescenta kilojoules, portanto a ideia de fazer mais kms por causa dos aditivos é completamente otária. Dizem que evita a formação de depósitos e sujidades nas condutas e injectores. Dizem…

    • Lopes says:

      Pois então aqui por esta resposta se vê o que vossa excelência percebe do assunto, ou seja absolutamente zero…

      E sim existe diferenças entre usar combustível sem e com aditivos ao contrario do que pensa, mas estar a explicar a alguém que nem sabem o que é o pipo de uma roda, nem vale a pena perder tempo…

      • David says:

        Todos os combustíveis vendidos na Europa respeitam uma norma. Os carros são feitos para trabalhar com essa norma.

        Com base neste facto, acreditar que um combustível premium trás vantagens só tem uma consequência: gastar mais dinheiro em energia.

        • Refinado says:

          mais um iluminado que pensa que sabe, ele disse bem o outro manda bocas sem saber nada do assunto, logo depessa vem outro dar barraca, dizer o que pensa que sabe, amigo continue a pensar assim o simples cumpre as normas minimas, não quer dizer que sejam as ideais para usar todos os dias como apregoa, dai existir os combustiveis premium, as diferenças existem estão comprovadas, se só usa o carro para andar 2 dias por semana meta o mais barato, mas depois não venha dizer aos que gastam milhares de litros por percorrerem km’s a rodos por mês que não existe diferenças, só se está a enterrar por total desconhecimento no assunto, tal e qual como o user grunho em qualquer outro topico…

        • AdN says:

          Os eletrodomésticos de marca branca dão a mesma garantia de 3 anos que as marcas conceituadas. Também cumprem a legislação mínima para as funções a que se destinam. Posto isto: um aspirador de marca branca é igual a um aspirador da Bosch (por exemplo)?
          Acho que ja entendeu o conceito, nos combustiveis é igual. Pode não significar nenhuma diferença no meu carro e no seu, mas em muitos motores diesel já conhecidos, há sem duvida muita diferença, e em tudo: kms a mais, menos avarias, etc…

  3. Yamahia says:

    Cá o je é o mais simples possível, tanto para o gasosas como para o zagoil.

    • António says:

      A poupar é que pode não estar o ganho.

      • yamahia says:

        Olhe q não. Como a tanga das octanas foi pelo cano abaixo, inventaram essa para sacar mais uns cobres ao pessoal. Diz-lhe quem já usou muitos depósitos dos 2 de várias marcas.
        É não poupa nada. Se quiser obtém o Ecologic ás 4ªs feiras pelo mesmo valor.
        Único veículo q tenho em q usava Ultimate100 é uma mota alterada. Como deixou de haver a 100, agora é 98 de qualquer marca.

        • Hugo says:

          O meu carro tmb queima tudo e por consequência só bebe do mais barato mas o que é facto é que há cerca de meia dúzia de anos enchi o depósito da minha mulher na petroiberica e ao fim de meia dúzia de kms começaram os erros no sistema de anti poluição. É igual é igual… Mas não é.

        • Ban says:

          Pois eu no meu mazda 3de 2019 com 95 faço 580km por depósito até acender a luz, com 98 faço 740km nas mesmas condições, com a cmax a gasóleo também verifiquei uma diferença, mas menos importante, faço mais ou menos 60 70km a mais com o aditivado.

  4. Frebia says:

    Meus amigos, tudo se resume a um bom óleo (API SN) ,de 10 a 15 Mkm e um aditivo para limpeza de Injectores de 10 em 10 Mkm.
    Não se deixem ludibriar,nem em conversas sem fundamento, é só vendedores de ilusões e banha da cobra.
    Bem hajam.

    • Lopes says:

      Só te falta dizer que tens um carro com mais de 30 anos e está tudo explicado, ahahah e depois são ilusões e banha da cobra…

    • António says:

      Outro, a fazer fumo na via pública.

      • Armindo says:

        Tenho um carro com quase 24 anos,que sempre usou gasolina da que vocês dizem ser fraca,e problemas de motor e consumos?Nenhum e sempre passou nos testes de inspecção de CO com valor de 0,00%.E esta,Hein?Ha,o motor e a centralina nunca foram mexidos,está tudo de origem,e é Toyota.Agora tirem as vossa miseras conclusões…nunca usou uma gota sequer da gasolina que vocês dizem ser a melhor!!!!

        • Hugo says:

          Toyota eram máquinas de combate. Carros pra vida. Muito boa gente tem a mania de andar a mudar de carros pra manter as aparências e só enterram dinheiro. Se não dá problemas não se mexe. O meu tem 21 anos e as despesas que me dá é combustível, inspeção, pneus de longe em longe e também de longe em longe um ou outro problema se desgaste, tipo foles de transmissão e assim.

        • JJ_ says:

          A conclusão é simples de tirar, a 24 anos atras não havia combustível aditivado (ou o que havia era muito fraquinho) e ainda se podia usar 95 (que é melhor que 98). Então, o seu carro foi desenvolvido nessa base.

          Alem disso, um carro com +20 anos, é irrelevante usar ou não combustível aditivado, visto que não irá realmente fazer grande diferença.

          As tecnologias evoluem. Isso faz lembrar o que muitos dizem, que o start&stop estraga as baterias… estraga as baterias que não foram desenvolvidas para essa finalidade. As pessoas é que gostam de ir ao mais barato e depois queixam-se.

          • Grunho says:

            Pelo contrário, 20 ou 30 anos de serviço com combustível simples sem injectores nem rampas entupidas ou obstruídas é a prova provada que o aditivado não ia fazer absolutamente nada. Há quem não saiba isso, mas o aditivo não altera absoluta nada à octanagem ou ao poder calorífico do combustível. Teoricamente serviria para proteger injectores. Mas nem para isso é necessário.

          • Yamahia says:

            O índice de octanas é importante que não seja descurado em motores com elevada taxa de compressão. Quanto maior o número de octanas, maior é a compressão que o combustível consegue aguentar antes de inflamar e evitar a detonação susceptível de provocar dano no motor.
            Portanto é a única variável a reter aqui e a merecer especial atenção, sobretudo qd se tem nas mãos um maquinão.
            De resto dizer que incrementa a potência em motores convencionais é mais uma balela a exemplo dos aditivados.
            A meu gasosas anda a 95 pq não há 91RON no mercado. Se houvesse poderia usar sem nenhum tipo de problema. Por curiosidade, o Supra é um maquinão e tb se aguente com 91 RON, se necessário. Portanto nada como consultar as recomendações do fabricante.

  5. Frebia says:

    Não é o caso , mas e se fosse……
    Afinal o que é que está em causa para si ……
    O Zé que fumas !?

  6. Pensador says:

    Cada um tem a sua teoria É por isso que a sociedade está neste estado lastimável… segundo a legislação os combustíveis são legais, seja simples ou aditivado ,portanto, compra se o mais barato… há por este país uns rapazotes também muito inteligentes compram veículos a diesel caríssimos ,construídos para poupar, e depois os patetas vão alterar todos os parâmetros e andam por aí ,só a poluir, tanto fumo que o resto das pessoas nem os vidros podem abrir no final não há poupança nenhuma, gente pateta…

    • LMR says:

      Acabaste de dar outra teoria sobre o assunto, portanto sobre a tua outra teoria da sociedade, contribuíste a dobrar para o estado lamentável da sociedade

  7. Danos Colaterais says:

    O Pedro Andersson, jornalista da SIC, chegou a fazer uns testes com combustíveis aditivados, vale o que vale, até porque os testes não tiveram em conta sempre o mesmo trajeto ou velocidades, mas afirmou que notou que conseguia fazer mais km com o combustível aditivado da shell, fica o link para quem quiser ouvir:
    https://podcasts.google.com/feed/aHR0cHM6Ly9mZWVkcy5zb3VuZGNsb3VkLmNvbS91c2Vycy9zb3VuZGNsb3VkOnVzZXJzOjczNTAzMTE4MC9zb3VuZHMucnNz/episode/dGFnOnNvdW5kY2xvdWQsMjAxMDp0cmFja3MvMTQyNTI1NDQ3Mw?sa=X&ved=0CAUQkfYCahcKEwiwldnI1pn-AhUAAAAAHQAAAAAQNQ

  8. JR56 says:

    Quando tive um Opel City há muitos anos só usava gasolina Shell.
    Na rotunda do “Relógio” havia um posto Shell.
    Quando foi preciso mudar a junta da cabeça os pistons estavam limpinhos como novos 🙂

  9. Paulo Duarte says:

    Maior parte das estações de combustível metem simples no depósito de aditivado. Quem reduz o tamanho do pão também reduz no combustível. Sonae o maior traficante em Portugal

    • AdN says:

      Se s abe do que está a falar, devia era apresentar queixa com as provas que tem! Qualquer marca arrumava logo com esse gerente de posto!

      • António says:

        Ele até escreveu “Maior parte”, ou seja, mais de metade! Além dos responsáveis pelas bombas, ainda está a incriminar os motoristas dos camiões cisterna abastecedores!
        Quanto a mim, é mentira.

        • AdN says:

          Nem maior parte nem menor parte, eu não me acredito que alguém faça isso, é fácil de ser apanhado, pois tem que ter o tanque permanente em infração, e acho que não vale o risco. Estou como você disse, para mim é mentira.

  10. PTO says:

    Aditivado, sem qualquer dúvida.

    No meu Corolla D-4D de 2006 nota-se bem a diferença entre o simples e o aditivado, não só na performance como no barulho do motor.

    Só leva gasóleo Evologic, que com os descontos que existem um pouco por todo lado a maior parte das vezes fica praticamente ao preço do gasóleo simples.

    E quando não existem descontos em cupões, uso o cartão Galp Frota que me dá 9 cêntimos p/litro de desconto.

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