Combustível feito a partir de “cocó”? Sim, e tem vantagens…
Os combustíveis fósseis são fontes de energia formadas a partir de restos orgânicos de plantas e animais. Os principais tipos de combustíveis fósseis são o carvão, petróleo e gás natural. E se o combustível fosse feito exclusivamente a partir de "cocó"?
Combustível criado a partir de fezes humanas tem uma pegada de carbono 90% menor
Com o cada vez mais urgente fim do uso de combustíveis fósseis, há que encontrar soluções alternativas. De relembrar que recentemente foi estabelecido um acordo na COP28 para a eliminação progressiva dos combustíveis fósseis.
E se a solução para o fim dos combustíveis fósseis passasse por fezes humanas? A empresa Firefly desenvolveu um tipo de combustível de aviação que é criado essencialmente a partir de excrementos humanos. Os testes que já foram realizados mostram que o resultado é quase idêntico ao combustível fóssil padrão usado em aeronaves. O combustível criado a partir de fezes humanas tem uma pegada de carbono 90% menor do que o combustível de aviação.
De acordo com algumas estimativas, cada ser humano produz por ano dejetos suficientes para produzir quatro a cinco litros de biocombustível para aviação. Para um simples voo de ida de Londres para Nova Iorque seriam necessários os dejetos anuais de 10 mil pessoas, revela o Zap.
Pode parecer pouco, mas a equipa de investigação insiste: “Isto é muito empolgante. Existe uma exigência de 10% de combustível sustentável de aviação, isso é obrigação legal. E poderíamos responder a metade dessa exigência com fezes”.
Este artigo tem mais de um ano
e o cheiro
Eles acostumam-se. lol
Continua a diversão com a produção de biocombustível. Também foi feito um voo Londres Nova-Iorque com óleo alimentar. Criando um sistema gigantesco de recolha, o óleo durante um ano não dava para abastecer de combustível os aviões durante um dia.
A merda de 10.000 pessoas durante um ano dava combustível para um voo Londres-Nova Iorque. Do mesmo modo, criando um gigantesco sistema de recolha e tratamento, a merda durante um ano nem daria combustível para os aviões durante um dia.
Convém perceber uma coisa – a produção agrícola destinada à produção em massa de biocombustível foi afastada pela pressão que causaria na produção agrícola para fins alimentares. Essas alternativas, como os óleos de cozinha e outros (já para não falar das piriscas dos cigarros), não passam de diversão quando considerados como alternativas viáveis aos combustíveis fósseis.
Nao desesperes. Ainda temos a bosta de vaca e cavalo.
Ou por uns tubos no rabo das vacas para recolher o metano. Quem se lembrar disso também é notícia.
Já existe. LOL
https://www.youtube.com/watch?v=OJ0RT350bBM
The Fart Car LOL
A quatro litros por cabeça (ou rabo neste caso) 8.000 milhões de humanos podem dar origem, num ano de produção média, a 32.000 milhões de litros de combustível ou a 80.000 voos Londres / Nova Iorque se as contas não me falham. É obra (e bem porca)!
Quanto ao cheiro não seria pior do que aquele que já existe.
Nunca pensei ver escrito a palavra cocó no pplware!
E provavelmente o subproduto dessa transformação ainda deverá servir para fertilizantes. Lavoisier sempre teve razão
Finalmente uma utilidade para a “merda” que produzimos! Já era sem tempo!
Agora só falta saber como é que será feita a recolha, se ao domicílio (com sanitas próprias, ligadas em rede de fezes..) ou se tem de ser o próprio “produtor” a enviar o produto para algum centro de recolha…
Mas a ideia não é má, não senhor… pois disso é o que mais há no mundo e, ainda por cima, gratuita!
Gratuita ? nesse caso já vale bom dinheiro. hehehehe
Poderia ser deduzido no tratamento de resíduos….
Dirty Jobs com Mike Rowe.
Já tem mais um episódio com este tema…
Nah eu cheiro o buraco da pistola da gasolina faz bem à tosse
É só colocar o pessoal todo de fralda ou então ostomisado pra não desperdiçar o cocó
Cocó no local do combustível.
XIxi no local do Adblue.
Os carros a combustão estão sempre a progredir.