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Combustíveis: ISP baixa na gasolina na próxima semana! Saiba quanto

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Jane Doe says:

    Os combustíveis vão baixar mais de 20 cêntimos para a semana??

  2. Jota says:

    Apesar de mais uma vez o governo baixar os impostos sobre os combustíveis, as petrolíferas/gasolineiras vão subir o preço dos combustíveis em 2 cent./litro! Tudo normal…

    • Helio says:

      Se as gasolineiras são privadas, e principalmente aquela que era nacional privatizada na primeira metade dos anos 90, elas fazem o preço que entenderem.
      Hoje choramos de um imposto ISP que foi criado com o orçamento de estado em 1986, e depois ainda levámos com o adicional em 2014.
      Coincidencia terem acontecido pela mesma cor politica

    • int3 says:

      o preço cotado está a aumentar constantemente, o que é que os ISP tem a ver com a cotação internacional?!

  3. Tiago Rodrigues says:

    Os impostos nunca deviam de ter baixado.

  4. Nelson says:

    O que é que isso mexe no depósito? Absolutamente nada. Metes 20€ hoje e dá quantos litros? E segunda 20€ e quantos litros ganhaste?

    • Miguel aparecido says:

      20 euros? Eu so ponho 5-10 euros e chega bem. As pessoas continuam a usar o carro sem precisar. Usem bicicleta e transportes publicos seus preguicosos

      • old says:

        Nada como falar de barriga cheia. Para muita gente é a única alternativa. Onde moro, um trajeto que de carro demora 5 minutos, de autocarro tenho de apanhar 2 e demora 40 minutos, isso tem algum sentido? Transportes públicos em Lisboa ou Porto são úteis, fora dessa realidade já não é bem assim. Já para não falar da questão do preço do combustível estar associado ao preço dos produtos que te são vendidos, portanto, quanto mais o preço do combustível baixar, maior vai ser a descida do preço dos produtos que te são vendidos. Criticar por criticar é fácil…

        • Miguel aparecido says:

          Se demoras 5min de carro usa bicicleta que demoras o mesmo. Um carro so circula a 50kmh dentro da cidade e uma bicicleta tem praticamente a mesma velocidade. Deixa de arranjar desculpas seu preguicoso

          • Silva says:

            Gostava mesmo de te ver andar de bicicleta a 50km/h a subir declives elevados.
            Falar é fácil.
            A realidade é que nem tu estás disposto a fazer sacrifícios mas vens para a internet dizer m€&d@!

          • RC says:

            Como sempre, arranjam desculpas para tudo, depois dizem que tá caro.

          • Miguel aparecido says:

            Oh silva se demoras 5mins de carro não podes usar bicicleta no mesmo percurso? Declives acentuados? Bicicletas eletricas ja ouviste falar? Eu comprei uma e o governo ainda me reembolsou 500 euros e não preciso de carro para viagens pequenas. Para viagens maiores usem transporte publico e deixem de arranjar desculpas

          • old says:

            E quem te disse que não uso? Até a devo usar mais que tu, no entanto se estiver a chover a potes ou se eu tiver que fazer as compras do mês, carregas tu por mim as compras? Fora muitas outras situações que não me dão grande alternativa. Vai morar par uma aldeia longe de centros urbanos e depois dá essa treta das bicicletas e transportes públicos a quem lá mora. Falar por falar é muito bonito.

          • Grunho says:

            Um carro dentro de portas de Lisboa e Porto nem a 5kmh circula, quanto mais 50. A maior parte do tempo está parado a fumegar e a ver o ordenado do otário a fugir todo pelo tubo de escape. E a ver as trotinetes e bicicletas e passar como foguetes.

      • MCakaZim says:

        O meu trajecto casa/trabalho sao 25min de carro sempre a subir e descer por estradas municipais. Queria-te ver a fazer o meu trajecto todos dias de bicicleta para chegar ao trabalho as 6 da manha.

    • RC says:

      Tenho um amigo que diz que para ele não baixou nem aumentou, ele mete sempre 20 euros. 😀 😀 😀

  5. Jg says:

    O preço médio do gasóleo indicado pela DGEG deve ter em conta os postos espanhóis junto a fronteira, só pode…

    • JS says:

      Tambem penso o mesmo alias ainda ontem a gasolina de 95 estava 2.159
      São todos uns Aldrabões ja não sei quem fala verdade
      Ainda ontem vi na manif da CGTP pouco pessoal a manifestar-se
      So manifestações para o Futebol
      Afinal os Portugueses estão bem e ganham muito bem

  6. Daniel says:

    As petrolíferas/gasolineiras deveriam ter um texto máximo de lucro de 20cent. Litro.
    Era o suficiente para dar imenso lucro e era o que tinham antigamente.

    Enquanto o estado não impuser essa margem de lucro max isto não vai lá .
    Estar a dar €€€_ aos especualdoroes, brokers, bancos, petrolíferas só porque sim não da. Aliás o governo falou de imposto sobre ganhos extras provocados por pandemia e guerra…onde está?

    Se não querem isso voltem ao menos ao autovoucher 20€

    Como está é só estúpido …a ganância do lucro supera sempre baixa de impostos

  7. Há cada gajo says:

    Agora também alinham em artigos de propaganda politica ? Façam serviço publico e digam o que realmente interessa : os combustíveis vão voltar a subir na próxima segunda-feira. Não há mais nada a dizer.

  8. José Costa says:

    O GPL não tem direito a desconto porquê, o governo pensa que quem tem carro a GPL é rico? ou á cidadãos de primeira e cidadãos de segunda não

  9. Miguel aparecido says:

    Todos refilam com o preco da gasolina mas depois todos andam de carro com apenas uma pessoa la dentro. Usem transportes publicos, car sharing, bicicleta, o passe social custa 30 euros por mes. Os pobres não sao pobres por ganharem pouco mas por nao saberem gerir bem o seu. Aprendam a gerir o vosso dinheiro, deixem se de tabacos e alcools a meio do dia, andar de carro para todo o lado. O dinheiro não e de quem o gasta mas de quem o poupa. Um abraço a todos os que poupam e usam alternativas ecologicas

    • RC says:

      Eu não refilo, quanto mais alto ele estiver, mais eu poupo. 😀

    • Há cada gajo says:

      Agora acorda e enfrenta a realidade : compras carros com um só lugar ? Qual a versatilidade desses veiculos ? O sistema de transportes públicos que tens é bom ? E vias para bicicleta ? Como vives nas Avenidas Novas em Lisboa, tens essa ideia, mas devias sair daí para veres o que é a realidade…

    • nuno a says:

      sem noção

    • MCakaZim says:

      Seja bem aparecido. Mas não digas asneiras se não conheces outras realidades. Nem todos têm a mesma facilidade. E por esse comentário dos pobres, deves ser muito rico. Manda aí fotos do teu jato privado

  10. BRUNO says:

    SE ISTO FOSSE UM PAÍS A SÉRIO JÁ DEVERIA DE TER PARADO TOTALMENTE, CAMIÕES ATRAVESSADOS NAS AUTO ESTRADAS, ASSIM SIM.

  11. Os says:

    Ó camarada, sinceramente, você já está a enervar com as papais que manda ao ar! É óbvio que o combustível está caro! É só gatunagem! 1º: os transportes públicos não funcionam bem em todo o lado. 2º: não queiram impor uma cultura que não temos, andar de bicicleta sem ser por exercício, semelhante à Holanda por exemplo. 3º: foi a indústria e as melhores condições de vida que nos levaram ao consumismo. Por isso, se eu quero e posso ter um carro, porque querem tirar – me o direito da liberdade de ter um?

  12. Misha says:

    O governo está a profissionalizar-se como máquina de propaganda – a oposição esfrangalhada cede e a maioria absoluta concede. Mas nos preços dos combustíveis é outra coisa: o primeiro-ministro foi ridicularizado pelas gasolineiras, que no primeiro dia se apropriaram de 40% da descida do imposto. Não nos surpreende. Mas o governo faz figura de parvo, as gasolineiras fizeram figura de espertas – e na verdade foram estúpidas.

    É que nem disfarçaram.

    Há quase um mês, aqui escrevi sobre o risco de a descida do imposto não repassar para o preço final: “Quem nos garante que as gasolineiras não vão apropriar-se de parte dessa descida? Ninguém. Pelos vistos, nem o Estado.” É que “o governo late mas o Estado não morde” e “não se compreende que não pressione as gasolineiras a fazer parte da distribuição dos sacrifícios”. Pedi-lhes o mínimo de decência: “não abocanhar parte da descida dos impostos contando que ninguém veja.”

    Toda a gente viu.

    De domingo para segunda, os preços só caíram 8,7 cêntimos. O Ministério das Finanças exultara na sexta e o primeiro-ministro gabara-se na própria segunda: “A redução do ISP num valor equivalente à descida do IVA para 13% traduz-se, já hoje, num desconto de 15,5 cêntimos na gasolina e de 14,2 cêntimos no gasóleo.” Como diria o outro: lol.

    Rir às gargalhadas o tanas, nem da propaganda do governo dá para rir. Medina e Costa não mentiram, fizeram a conta básica: a zomba vem das gasolineiras. Ou não têm nada na cabeça ou julgam que nada na cabeça temos nós.

    No dia em que sabiam que toda a gente ia olhar, ver, verificar, confrontar. Ao nem disfarçarem, atiçaram a turba. A estupidez é essa: deram legitimidade a todas as intervenções do Estado. Até a erradas.

    Isto não fica por aqui – António Costa não se presta a ser feito de palhaço. Mas vai fazer o quê?

    A ASAE, com que o primeiro-ministro bramiu agora a espada na fiscalização às gasolineiras, nisto não serve neste momento para nada.

    A ERSE, com que o governo bradou há quase um ano, não serviu uma só vez até hoje para verificar margens abusivas.

    A ENSE, que mede as margens das gasolineiras, acaba de ser decapitada pelo próprio governo, que demitiu o seu presidente na semana passada sem dar explicações, não se sabe se por pressões das gasolineiras que a criticaram quando denunciou aumentos das margens na pandemia, ou se por um ataque de mau feitio do secretário de Estado João Galamba.

    A AdC desaconselha tetos administrativos aos preços, porque todos seriam levados a alinhar no preço máximo.

    O Governo anunciou um imposto sobre ganhos extraordinários das petrolíferas, mas esse windfall tax foi só vento caído, nasceu num discurso do ministro da Economia e morreu no discurso seguinte.

    Se não quer fazer figuras tristes, António Costa tem de fazer à espanhola e pressionar as gasolineiras, não basta aconselhar-nos a “olhar com atenção para a fatura”.

    Olhamos com toda a atenção e o que vemos é que o petróleo subiu 13% em dólares e 20% em euros desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, ao passo que o preço do gasóleo subiu 11% e teria subido 21% se o Estado não tivesse baixado os impostos.

    E porquê? Surpresa! Porque as empresas cobram o preço mais alto possível que um grupo de consumidores esteja disposto a pagar. Não é crime, é o mercado a funcionar e isso está certo. Mas o mercado só funciona se funcionar a favor do consumidor, se houver concorrência e regulação atenta a desvios. Houve? Perguntemos às entidades daquelas siglas todas já citadas: “Não sabe/não responde”.

    É possível que as gasolineiras tenham vendido pouco combustível na semana passada, porque os automobilistas guardaram-se para esta segunda-feira. É possível que tenham pois querido compensar na segunda-feira, quando podiam contar com uma corrida às bombas. É possível que agora até desçam os preços nos próximos dias.

    O que não é possível é tomarem-nos por parvos, como estão a tomar o governo, enquanto os consumidores pagam mais e mais. Porque isto não é bem a lei do mercado, é a lei da bomba. Da bomba da gasolina.

    • RC says:

      Texto interessante, mas deixo uma pergunta, vê alguém a tomar atitudes em relação ao preço mais elevado dos mesmos ? Tipo -> POUPAR.

      Eu pergunto porque nunca vi ninguém a fazer.

      Não, isto é a lei do mercado a funcionar, se alguém tentar controlar o preço, pior vai ser.

  13. Grunho says:

    Os consumidores de gasolina estão a pagar 20 cêntimos de imposto fixo a mais em litro (ISP+IVA sobre o ISP) para os de gasóleo o terem mais barato. A subsidiá-los fiscalmente. Isso é infame e vergonhoso – 1 litro de gasóleo são 2,64 kgs de CO2, contra 2,31 kgs para 1 litro de gasolina. O que é justo e urgente é indexar todo o imposto ao teor de carbono do combustível, seja ele gasóleo, gasolina, GPL ou lá o que for: tantos cêntimos por cada kg de CO2 que saia pelos escapes do carro.

  14. Mario says:

    Uma coisa mais interessante a discutir aqui seria como remover o acesso da SaltPay ao nosso portal das finanças já que o AutoVoucher acabou. Eles continuam a ter acesso aos nosso movimentos todos assim.

  15. cunha says:

    Reino Unido avança com imposto sobre petrolíferas de que Portugal abdicou

    Portugal falou mas não avançou, o Reino Unido não disse mas criou: um imposto sobre os lucros extraordinários das petrolíferas, que estão a ganhar mais dinheiro este ano com o aumento da cotação internacional do petróleo.

    O nome técnico é “windfall tax”, um imposto que tributa lucros obtidos por empresas que beneficiam de condições que não controlam nem provocaram.

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