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Combustíveis: Gasolina e Gasóleo baixam bastante! Saiba quanto…

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Hugo says:

    E mesmo assim o preço dos combustíveis é sempre a subir. Está incomportável. E infelizmente não é com os elétricos que vamos lá.

    • JL says:

      Eu vou a todo o lado. Lol

      • jaime says:

        Eu garanto-te que não vais de certezinha absoluta a todo lado…

        • JL says:

          Pois não, para a lua não vou, nem para o mar. Lol

          • Yamahia says:

            Aliás, o seu familiar de Paris, este ano, ate veio de elektro, não foi @JL? 😛

          • JL says:

            Óbvio, os combustíveis ainda se pagam, com estes só se paga as portagens.

            Viagens na Europa ? Isso é problema ? Tem de mudar de zona, seja difícil, África, e apenas na zona central até porque já começam a haver também postos de borla.

          • Yamahia says:

            Então mas veio ou não? Com um familiar assim já deve estar convertido.
            Só estou curioso para saber se chegou a tempo da festa da Aldeia.

          • JL says:

            Tanto foi como veio, tempo ? O tempo é o mesmo para quem faz viagens grandes, em vez de ter o carro parado sem fazer nada está a carregar.

          • WorldSee1 says:

            Não perdes uma, será que não percebes que não podes obrigar ninguém a andar de carro eléctrico como tu queres? Se gostas, boa força para ti, olha eu nem combustível pago que ando a óleo vegetal, é só ir buscar aos restaurantes, filtar e o carro tá sempre a andar. Mais uma coisa, quando avaria, pneus e travões continua a ser mais barato que o teu carro, porque novamente é um carro já com uma certa idade, seguro é barato, IUC tá isento, queres que continue? Mania deste pessoal quer impingir as coisas nos outros a força.

          • JL says:

            Onde é que disse que queria obrigar.

            Por acaso já andei a óleo vegetal usado, convertido para biodiesel.

            O que diz é mentira porque nenhum restaurante agora lhe dá esse óleo, existe bastante controlo sobre isso. Escusa de inventar sobre isso.

            Continua a ser mais barato porquê? O meu nem gasta travões, pelo menos até hoje só mudei num porque estavam a desfazer-se de velhice. Pneus são iguais aos outros.

            Seguro também e iuc também não paga.

            Se eu estou a impingir pior está você, que vem falar de uma solução que não usa e é proibida em Portugal .

  2. Danyyel says:

    pela cotação do brent, devia ter descido 10 centimos.

  3. Togas Pacho says:

    Já estou a ver o mais gasolina na 2ª feira….. desce 5 cêntimos
    na 3ª…. sobe 1,5 cêntimos…. lol

  4. Ze says:

    Nao percebo, semana passada era pra ter baixado ate 7cent e no entanto pelo menos na do jumbo nada mexeu.

    • Aves says:

      “Todas as sextas-feiras passou a ser previsto o preço dos combustíveis para a semana seguinte”, e a haver um post sobre isso, que diz sempre:
      “Com a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, temos assistido a um sobe e desce no preço dos combustíveis”. Há de haver quem ache que sim, que é essa a causa e mais o Costa a mexer nos impostos sobre os combustíveis.
      O que é de facto importante é o preço nos mercados internacionais. O barril de Brent estava a 95 USD a 27/09 e está a 84,6 USD no dia 6/09. A explicação de quem sabe:
      “Os futuros do petróleo bruto Brent permaneceram estáveis em torno de US$ 84 por barril na sexta-feira, com uma queda semanal de cerca de 9%, principalmente devido a preocupações com o enfraquecimento da procura global, apesar das preocupações com a oferta apertada. Além disso, a Rússia permitiu as exportações de combustível diesel através de portos novamente após uma proibição recente, mas as exportações de gasolina permaneceram restritas. No início da semana, os dados da EIA mostraram que os stocks de gasolina dos EUA aumentaram, e a procura por gasolina atingiu o mínimo desde 1998, indicando redução do consumo. Os analistas observaram sinais de redução da procura, possivelmente ligados à diminuição das viagens sazonais. Enquanto isso, a OPEP+ [OPEP + Rússia] manteve sua política de produção de petróleo, estendendo os cortes voluntários de oferta até o final do ano, alinhando-se com a decisão da Arábia Saudita e da Rússia.”
      https://tradingeconomics.com/commodity/brent-crude-oil

    • Aves says:

      @Zé
      Abri de facto uma caixa de comentários pata dizer que na semana passada não eram 7 cent, eram 0,7 cent. Acabei por escrever outra coisa.

  5. Antonio Santos says:

    Wow!… 5 cêntimos!… Nem posso esperar por segunda-feira para meter gasolina!

    • Aves says:

      Achas que desde julho é habitual descer 5 cent em relação à semana anterior? Ou o habitual tem sido subir 5 cent?
      A explicação está no link que coloquei acima (abrangendo, pelo menos 6M(meses) ou 1Y(Ano).

  6. Zé Camisas says:

    As pessoas falam, falam, falam, Mas continuam a atestar os carros com 90 euros ou 100 e as bombas continuam a vender gasolina e gasoleo ao preço de mercado. Segunda-Feira a gasolina podia estar 2,50€ e o gasoleo a 2€. Que eu aposto a minha vida como iria continuar a haver gente a meter gasolina e gasoleo. É o mercado, se querem andar de carro têm de pagar, tal como eu pago. No dia em que eu achar que não posso pagar, deixo de andar de carro. Simples. Os únicos que na minha optica têm razoes reais para se queixarem são as empresas e os transportadores, a maioria da plebe que só usa o carro para trabalho casa -> casa trabalho…Poupem-me.

    • JL says:

      E enquanto houver essa diferença de o gasóleo pagar menos que a gasolina quando é um combustível mais caro de produzir e mais poluente, mais caro vão pagar pelos 2.

      Países com combustíveis baratos têm o gasóleo mais caro que a gasolina, porque assim cada um paga o valor real de cada produzo, ninguém tem de andar a pagar o combustível do outro.

      • Yamahia says:

        É preciso lata.
        A gasolina não paga nada para o gasóleo. Na verdade tanto a gasolina como o gasóleo pagam as poucas vergonhas do sector elektro.

        • JL says:

          Paga pois, por isso é que é mais cara.

          Nada disso, esse dinheiro não vem desses impostos.

          • Yamahia says:

            Assim como o marisco tem uma carga fiscal superior ao bacalhau. O bacalhau é subsidiado pelo marisco?

            Então explique onde foram buscar os 5,6 mil milhões desbaratados na electricidade em apenas um ano. Apenas vejo um sector que dá a rentabilidade necessária para isso:-Os 11 mil milhões €/ano sonegados aos automobilistas.

          • JL says:

            Aos impostos da eletricidade, ou está isenta ?

            Não sabe já que a carga fiscal sobre os combustíveis e carros não dá receitas ao estado, só despesa ? Não viu o que o FMI já disse N vezes e durante Y anos ?

          • JL says:

            E nos outros anos, esses 11 mil milhões meteram onde ? nos bancos da Suíça ? deixe de ser ridículo.

          • Yamahia says:

            Nos outros anos, embora a receita fosse menor. Bastante menor se recuarmos ao “pré centrais a carvão”
            Não é preciso matar a cabeça para verificar que os serviços públicos não eram a desgraça que agora se verifica. Desde Hospitais a escolas. Entre outros.

          • JL says:

            Agora a culpa é do gás. Loooool

          • Yamahia says:

            É do gás e da falta de electricidade a Carvão entre outros cambalachos. 😛

          • JL says:

            Falta de eletricidade ? curioso, a minha nunca faltou, apenas quando os cabos caem por tempestade.

            Não há cá carvão, faz parte do passado, cambalacho quer você encontrar nos seus argumentos sem nexo.

          • Yamahia says:

            “Não há cá carvão, faz parte do passado,”
            Pois nao, agora tem que comprar. É bso mais 2,3mil milhões ao ano. Coisa pouca.

          • JL says:

            O que saia mais caro,‘comprar o carvão e o gás, ou comprar feito fora ?

          • Yamahia says:

            O que sai mais caro? Mas isso pergunta-se?
            Caso lhe restem duvidas
            veja a/as entrevista ao Mira Amaral sobre o assunto.

          • JL says:

            Sim pergunta, quantas e quantas coisas acontece isso.

            Então mostre-nos!

      • jaime says:

        Nunca tinha ouvido tal disparate, as vezes mais vale nem comentarem…

  7. falcaobranco says:

    E ainda podem baixar mais…

    É só a ANAREC ameaçar…é brutal…o governo fica logo com medo!

    • Aves says:

      À ANAREC interessa combustível mais baixo? Ou interessa-lhe a aumentar a margem dos postos de combustíveis? São as gasolineiras (Galp, Repsol, Prio, …) que levam os combustíveis aos postos. Os postos faziam greve e não aceitavam a carga nem vendê-la? Nem pensar. Não tem peso negocial.

      • João says:

        @Aves, um franchisado da Galp ganha menos se o combustível tiver mais caro… Dito por um. Isto porque o lucro da venda é um preço fixo por litro, quanto menos litros, menos dinheiro.

      • JL says:

        Mas isso já foi feito, não se lembra dos famosos descontos ?

        • Yamahia says:

          Quais descontos?

          • Aves says:

            Devolução do IVA no ISP.

          • JL says:

            Ah, e fazem ao contrário novamente, dão mais ao gasóleo que na gasolina.

            Isto sim é vergonhoso.

          • Yamahia says:

            @Aves
            Não devolvem, acertam uma pequena parcela do valor indevidamente sonegado.
            https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcrKB_-z18m-xaCGMJcg

            @JL não dão nada, antes pelo contrario.
            1⁰ os biocombustíveis incorporados estão a ser taxados indevidamente.

            O estado se fosse pessoa de bem e ate para ser coerente com o discurso devia eliminar a percentagem do ISP que corresponde aos biocombustíveis, que não são combustíveis fósseis e, por isso, não devem ser tributados como tal. Só aqui teria que descontar 6 a 8 cents em litro, até pq o combustível já está a sair mais caro por via da incorporação . Ou seja paga para não poluir e volta a pagar como se poluisse. Não é de gente séria. É mais xico-espertismo!

            2-Por outro lado não fizeram favor nenhum em retirar esse 1 cent à gasolina e 2 ao gasóleo.
            Em 2021, e perante “o contexto extraordinário do preço dos combustíveis”, o Governo anunciou a primeira redução temporária do ISP, de modo a assegurar que o ganho adicional com o IVA era “integralmente devolvido aos consumidores.
            As promessas são para cumprir e não estão uma vez mais a cumprir.
            Estão a remendar e ficam sempre com a maior parte.
            Este mecanismo devias ser automático. Se (mais uma vez fossem serios no momento em que se verificassem ganhos, por exemplo, mais 3 cents por litro em IVA, esses 3 cents seriam devolvidos por via da redução correspondente no ISP, para que a subida dos preços dos combustíveis não seja acompanhada por uma correspondente subida de impostos.
            Assim é que era mas não está a ser.

          • JL says:

            Taxados indevidamente porquê ? até se meter o motor do carro a trabalhar com água tem de pagar o imposto, não há cá ofertas, o ISP é para todos os combustiveis que entrem no depósito.

            Paga para não poluir ? mas os biocombustíveis poluem na mesma, qual a novidade disso ?

            Então mostra um artigo a dizer que cobraram a mais 10 cêntimos na gasolina e 6 cêntimos ao gasóleo, e agora devolvem 1 cêntimo à gasolina e 2 cêntimos ao gasóleo, TÁ CERTO. LOOOOOL

            É por isso que o intervalo de devolução está a ser maior que o intervalo de cobrança. LOOOL

          • Yamahia says:

            Os biocombustíveis são netzero.
            O artigo da eco que vc praí linkou é que fala em descontos de 1 e 2 cents respectivamente para gasolina e gasóleo.
            Acorde!

          • JL says:

            São netzero desde quando ?

            Agora são magia também ? devem ser como a gasolina e gasóleo, aparecem por magia nos postos. LOOOOOL

            Então e depois ? que tem de errado o artigo do eco ?

            Pois acorde, já que nem sabia que havia os descontos, ou se sabia não os considerou.

          • Yamahia says:

            Os biocombustíveis são considerados netzero em termos de emissões de carbono líquidas porque a quantidade de CO2 q libertam quando são queimados é equilibrada pela quantidade de CO2 que foi absorvida pelas plantas que lhes deram origem.
            Elemenentar meu caro. Pq pensa q a UE força a incorporação. Diga lá…
            Ok agora deixe de desconversar e vá estudar.

            Em Portugal a incorporaçao anda nos 11% se o governo cobra quase 1€ por cada litro vendido, aí estão os 10 cents que andam a debitar indevidamente.

            Sabia que o governo diz que faz descontos, mas só acredita na história da carochinha quem é infantil. O governo carrega forte e feio nos combustiveis. Não dá nada nem há qq desconto.

          • JL says:

            Sao considerados porque quem? Quer ver que estes também são produzidos por magia ? Ou por tratores que também o consomem ? Então e a recolha ? E a transesterificação? Processo que requer energia e metanol ? Esses também são dados pelo São Pedro ?

            É sempre a mesma coisa, o raio do São Pedro só não dá electricidade e baterias, o resto dá tudo.

          • Yamahia says:

            Isso a acontecer, já foi taxado no acto da conversão e distribuição.

            Não é para estar a taxar novamente a partir do momento que entram no deposito pq o CO2 que libertam é igual ao que absorveram. Portanto “netzero”

            Pelo contrário, os fosseis usados na electricidade que ainda são a maioria, não absorveram CO2 nenhum e ainda agravaram na mineracao, distribuição produção e nas perdas.

          • JL says:

            Taxado em quê ? Desde quando o combustível agrícola paga os mesmos impostos ?

            Esses é igual, tanto na produção com nos produtos e equipamentos que usam para os converter.

  8. PorcoDoPunjab says:

    Preparem a carteira rapazes.
    Depois de uma redução de 5 vem um aumento de 7 ou 8…

    Movimento clássico. Chama-se a isto passar vaselina…

  9. Joana Vasconcelos says:

    Já o di9sse várias vezes..

    O Preço das coisas tem que ser regulado pelo estado, tendo em conta a taxa de esforço das populaçãoes..
    Não é possivel o povo português estar a ser escravizado pela oligarquia Portuguesa e Europeia..isto é insustentavel a longo prazo!

    • PorcoDoPunjab says:

      Joana, Joana, essa lengalenga do preço das coisas ser regulado pelo Estado nunca deu certo em lado nenhum.
      Explique-m lá a mim e aos outros porque raio haveria de funcionar aqui?
      Todos nós sabemos que Portugal é um país especial e que acontecem coisas cá que não acontecem em mais lado nenhum, mas há limites para tudo.

      Preços tabelados dá sempre origem a isto que lhe vou dizer… prateleiras dos supermercados vazias.

      Guarde essa conversa para quando for à festa do Adiante.
      Fará sucesso por lá.

      Já agora, pergunte porque razão anda o PCP a fazer-se de agente imobiliário e especulador.
      Pergunte qual foi a ideia de mandar a sede de Aveiro abaixo para fazer um prédio de sete andares e vender os mesmos a preços de luxo.
      Afinal andam a falar mal dos burgueses exploradores da classe proletária e afinal fazem o mesmo?
      Não percebo…

      Já me faz lembrar o genro do Jerónimo a mudar lâmpadas dos postes da rua a 12k euros por mês.
      Imagino a habilidade dele com a lâmpada…

      Diga que vai da parte do PorcoDoPunjab
      Eles sabem quem é…

      • Yamahia says:

        A única forma de combater um cartel é tabelar, pelo menos as margens.

        • PorcoDoPunjab says:

          Yamahia, a forma de combater cartéis é espetar com multas brutais, mas quando digo brutais é brutais mesmo, e vai ver que passa a mania.
          Mas para isso é necessário haver um entidade competente para isso, que como sabemos não existe em Portugal.
          Haver até há, está é muito longe de ser competente…

          As multas que a Jerónimo Martins tem levado na Polónia por praticar truques elaborados à lá tuga, são um belo exemplo.

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