PplWare Mobile

Afinal quais os selos obrigatórios no vidro do carro?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Lumia says:

    Nos carro a GPL é preciso o selo verde colado no vidro!

  2. Aves says:

    Como diz o post, havia o “selo do carro” que em 2007 deixou de existir e foi substituído pelo IUC – que nunca teve selo para por no vidro, mas tinha que se andar com o comprovativo do pagamento. Deixou de ser necessário andar comprovativo – mas convém não se atrasar no pagamento, quanto mais tempo passar mais se paga e quando chega às execuções fiscais com as coimas é uma grossa maquia.

    • FM says:

      Mas o que isto tem haver com o noticiado.
      “Como diz o post, havia o “selo do carro” que em 2007 deixou de existir ” – Como se não tivesse lido….papagaios a comentar da nisto.

    • Aves says:

      Diz o post: “O comprovativo de Imposto Único de Circulação também não necessita de ser afixado”. Nunca foi.

  3. Eu says:

    «Caso não tenha o selo relativo ao Seguro de responsabilidade civil(…)»

    CONCLUSÃO: Quais são mesmo os selos obrigatórios no vidro?

  4. Joao says:

    Não é totalmente verdade, viaturas a GPL posteriores a 2013 têm de ter a vinheta de GPL
    Conforme Portaria n.º 207-A/2013, de 25 de junho e Portaria n.º 196-B/2015, de 2 de julho

  5. Berto says:

    “Carros elétricos, estes têm a obrigatoriedade de ter o dístico azul, colocado na parte inferior direita do para-brisas”
    Eu não sei que dístico é este e nunca me multaram por não o ter.

  6. Luís+C:: says:

    “Atenção e estas excepções…

    Carros elétricos, estes têm a obrigatoriedade de ter o dístico azul, colocado na parte inferior direita do para-brisas”

    resposta: https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/lei/19-2024-840278735

  7. Zé Fonseca A. says:

    Aqui ainda preciso do dístico de residente para deixar o carro na rua

    • João Rodrigues says:

      Não é obrigatório, é aconselhado para uma verificação mas célere, e verificação é feita de forma eletrónica e se constar nos registos não é aplicado multa

  8. Joao says:

    Após a correção: “O dístico verde é obrigatório para veículos GPL (que utilizam sistemas de alimentação a GPL) aprovados em inspeção técnica.”
    Ficou pior, a vinheta verde é apenas para viaturas de origem ou com instalação após 2013.
    Anteriores continuam a ter de utilizar o dístico azul na traseira do carro.

    Qual o valor da minha avença por ser revisor dos vossos artigos?

    • Pedro Pinto says:

      Vamos confiar 😀 obrigado

      • Mario Jorge says:

        sim, existe o distico verde no vidro do carro e o azul na traseira do carro, são os dois disticos de gpl, supostamente um mais seguro que o outro porque um tem mais um inspeção, anterior a um ano era um azul depois passou ao verde

    • Vitolas says:

      O valor da avença não é nenhum porque o serviço não tem qualidade e é imprecisa , a instalação pode ser anterior a 2013 mas desde que seja feita e consequentemente passada a certificação em inspeção tipo B pode usar somente o dístico verde.

  9. Theboice says:

    “O condutor deve ter sempre consigo os seguintes documentos:

    Cartão de Cidadão;
    Carta de Condução;
    Documento Único Automóvel;
    Comprovativo da Inspeção Periódica Obrigatória;
    Certificado de seguro automóvel.”
    E estes certificados podem ser digitais certo?

  10. Filipe Cordeiro says:

    A informação “Na Região Autónoma dos Açores é obrigatório manter o selo visível no vidro do carro relativo à Inspeção Periódica Obrigatória” está incorreta.
    O Decreto Legislativo Regional n.º 18/2004/A, de 13 de maio, que no seu artigo 9º tem o seguinte texto “Prova da realização da inspecção. A vinheta comprovativa da realização da inspecção periódica a que se refere o n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 554/99, de 16 de Dezembro, deverá ser exibida em local bem visível do veículo inspeccionado.” Remete para o Decreto-Lei n.º 554/99, de 16 de Dezembro, que já se encontra totalmente revogado, sendo que a parte relativa à prova foi revogado e substituído pelo Decreto-Lei n.º 144/2012, de 11 de julho, nº 1 do artigo 9º “1 – Para comprovar a realização das inspeções periódicas é emitida pela entidade gestora do centro uma ficha de inspeção por cada veículo inspecionado.”.

    Sendo assim também não é necessário colocar o selo da inspeção nos Açores, ainda que na ficha de inspeção venha a vinheta destacável e com a informação que deve ser colocado no canto superior do vidro.

  11. Ricardo Abreu says:

    Boa tarde, sabem se um Clio bi-fuel de 2023 também tem de ter o dístico?

  12. Nirelle says:

    Eu ainda mantenho do selo da inspecção do para brisas. Não vá os agentes da autoridade não saberem isso.

  13. Custódio Silva says:

    Esqueceram que também se tem que ter comprovativo do IUC

    • Aves says:

      Deixou de ser preciso andar com o comprovativo de ter pago o IUC.
      As finanças até agradecem que se esqueçam de pagar o IUC e paguem muito mais tarde, com língua de palmo.

    • Nirelle says:

      Não se têm de ter esse comprovativo pois as autoridades sabem se pagaste ou não. Se houve-se mais cruzamento de dados talvez não fosse necessário o comprovativo do seguro e da inspecção.

      Nota:
      A AT é uma das autoridades mais tramadas principalmente quando se trata de cobrar o dinheiro.

  14. Rt says:

    Andar com a carta verde ainda é obrigatório?

  15. Paulo says:

    Tenho uma dúvida, no caso do automóvel estar segurado, mas não ter a carta verde no momento da fiscalização. Está sujeito à coima de falta de seguro? Ou à semelhante da falta do de inspeção,tem de apresentar no prazo de 8 dias e sujeito a coima mais baixa? E o resto dos documentos obrigatórios?

  16. andy says:

    Em Lisboa julgo que os dísticos de estacionamento da EMEL de residentes ou de empresas têm que estar visíveis no para-brisas do carro. Os dísticos de cuidador informal ou de viatura de substituição são digitais

  17. Fernando Marques says:

    Não é verdade o que se diz sobre a obrigação de o condutor se fazer acompanhar da carta, do DUA ou do Cartão de cidadão. É substituída essa obrigação pela apresentação dos documentos em formato digital na aplicação ID Gov. Por favor corrijam o texto.

  18. Joaquim Santos says:

    Atualmente não é preciso ter nenhum selo, no meu ver colocava o do seguro obrigatório, porque em caso de acidente vamos logo ao vidro para ver se tem seguro ou não.

  19. Carlos Silva says:

    Boas
    Amigos quanto pesa esses selos no parabrisas dos carros? A ideia é não tê-los lá, para se esqueceram, por exemplo de levar o carro à inspecção, e toma lá multa, acham que foi para simplificar???? Toninhos, eu vou ter sempre esses selos.Obrigado
    Abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.