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Combustíveis: gasóleo e gasolina voltam a baixar. Saiba quanto!

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Guachimen says:

    pois … os consumidores de GPL estamos a vos sustentar!!!!

    • PAULO PEDROSO says:

      continuam sem baixar é impressionante em pouco mais de 1 mes a gasolina baixou 0,20€ (nao estou a contablizar o aumento do imposto) o gpl nada… lol

  2. Mário says:

    Só vou abastecer segunda feira, quero pagar mais taxa de carbono… assim não se polui.

    • Rodrigo says:

      Não faltes alto que o governo tira já qualquer ajuda de taxa e fica tudo igual.

      • Mário says:

        @Rodrigo, já anularam a descida…
        Para quem criticou tanto a carga fiscal nos combustíveis (Montenegro) agora está a subi la.

        • André R. says:

          Calma lá, vamos lá a ver a coisa com olhos de olhar: o PM não está a subir nada… está apenas a aproveitar o calor que vai sentir-na próxima semana, para DESCONGELAR o imposto. Ele não o está a aumentar…

          • Mário says:

            Está pior que o Passos, o André R.
            O Passos também disse “nós não aumentámos a eletricidade”, “aumentámos o iva, não aumentámos a eletricidade”.
            O que me interessa é o que vai á carteira.

  3. Tuga Comido says:

    Falta é mencionar que o nosso querido governo vai descongelar novamente a taxa carbono portanto podemos esquecer as descidas!

  4. dncj says:

    Calma que o Governo vai aproveitar para descongelar novamente a taxa de carbono.

  5. aaa says:

    prefiro pagar mais taxa de carbono e saber que estou a contribuir para o ambiente. diz não às descidas!

  6. joser says:

    que aplicação estao a usar para iPhone para ver?
    estao 2 descontinuadas…

  7. Aves says:

    Bem, convém ir fazendo o histórico da atualização da taxa de carbono, incluída no ISP:
    – Em 2021, face à subida dos combustíveis, foi suspensa (congelada) a atualização da taxa de adicionamento sobre as emissões de CO, que ficou em 23,921 euros/tonelada de CO2
    – Em 2023 houve vários descongelamentos. O último, a Portaria 106-A/2023, de 17 de Abril, passou a taxa para 56,246 euros/tonelada.
    Desde final de agosto deste ano, com a de hoje, houve três descongelamentos (aumento da taxa de carbono):
    – a Portaria 189-A/2024, de 23 de Agosto – aumentou essa taxa para para 68,368 euros/tonelada de CO2. Isto correspondeu a um aumento de 3 cêntimos por litro.“A este valor [os 3 cêntimos] acresce o IVA a 23%, pelo que a subida será à volta de 3,7 cêntimos, esclarece António Comprido, secretário-geral da EPCOL, associação de Empresas Portuguesas de Combustíveis e Lubrificantes.” (“DN”, 23/08/2024)
    – a Portaria n.º 203-A/2024/1, de 8 de setembro, aumentou a taxa de carbono para 74,429 euros/tonelada de CO2. Isto corresponde a 1,5 cêntimos por litro, com IVA 1,85 cêntimos
    – a Portaria n.º 210-A/2024/1, de 13 de setembro (hoje) aumentou a taxa de carbono para 81 euros/tonelada de CO2. Isto, há de corresponder a um aumento de 1,6 cêntimos por litro, o que dá 2 cêntimos com IVA.
    Desde final de agosto, a taxa de carbono sobe 6,5 cêntimos por litro, ou seja, 8 cêntimos com litro.
    E ainda não pararam os descongelamentos? Segundo a última Portaria a taxa está nos 81 euros por tonelada e, se não se não se mantivesse ainda algum descongelamento estaria nos 83,524 euros em 2024 – o que dá margem para um descongelamento, ainda este ano, de 0,6 cêntimos por litro.
    E quando terminarem os descongelamentos deixa de aumentar a taxa de carbono? Não trava, vai continuar a subir porque a taxa de carbono de 2025 vai ser superior à de 2024.

    • Aves says:

      Desde final de agosto, a taxa de carbono sobe 6,5 cêntimos por litro, ou seja, 8 cêntimos com IVA.

    • André R. says:

      Eh lá que texto enorme…
      Sabes que há vida lá fora?

      • Aves says:

        Se te deres ao trabalho de procurar:
        – Fiz um comentário a propósito da Portaria 189-A/2024, de 23 de Agosto, onde apanhei o fio à meada, especialmente os 23% de IVA sobre o ISP de poucos falam
        – Fiz outro a propósito da Portaria n.º 203-A/2024/1
        Juntar-lhe agora a Portaria n.º 210-A/2024/1 é canja.

        • Mário says:

          @Aves podes investigar o IVA sobre o ISV que é aplicado em todos os veiculos á anos, Portugal foi multado e continua a ser, e ninguém quer saber.
          Chama-se dupla tributação e é Ilegal, mas é feita.

  8. Anonimo says:

    O povo acustumou-se a isto… Se todos não ligassem à propaganda de marketing para alimentar as petrolíferas, isso não acontecia.
    Agora, cada vez que ditam uma coisa, o povo vai a correr às bombas.

  9. obvio says:

    Humn, então mas durante as eleições compremeteram-se a …………… e agora vão……………pois……………sai ao tio Marcelo este………………….já chamam os da outra geração para ajudar nas mais recentes polémicas e ilegalidades detectadas………………….mas se outros podiam ser criticados e devem como é óbvio, estes aqui são o quê mesmo?……………Certo…………vá não vão é para os extremos que isso então é de mal a muito pior……………boas votações pessoal, até já!

  10. pv says:

    Esta informação foi dada antes ou depois de se saber que o governo vai descongelar, outra vez , a taxa de carbono?

  11. Atento says:

    pois,
    o problema é: para onde vai a taxa de carbono …
    A aplicação dos valores cobrados estão a ser auditados ? É que a lei que implementa o imposto … perdão, «taxa», determina regras para a utilização das verbas

    • nnunxx says:

      Pois é!
      Também gostava de saber para o que servem os valores cobrados e que tipo de auditoria transparente é feita.
      Isto porque a maior responsável pelo aumento global do carbono é a desflorestação e a agricultura intensiva. Pagam taxas? Pois, pois!…

      • Yamahia says:

        Os valores servem sobretudo para comprar mais escavadoras para deitar abaixo mais sobreiros e para comprar mais espingardas para matar mais uns veados inocentes que estão a atrapalhar a implementação de mais espelhos e ventoinhas!

    • Mário says:

      Serve para descarbonizar…. ou seja, se pagares a taxa podes poluir á vontade porque o aquecimento global ja não vai acontecer.
      Obviamente que a taxa vai para tapar buracos.

  12. JosefR says:

    Por mais voltas que se dê ao contexto, estamos sempre na mesma. Portanto é comer e calar, e se falares/chateares muito começam as subidas, já que as palavras do dicionário do DESCER nem existe. Portanto o barato não é para existir mas o subir é sempre a bulir.

    Já a minha avó dizia, que se lixe a democracia.

  13. JosefR says:

    Deixa para lá, nem os de agora o são seres inteligentes. Basta haver um burro com dinheiro já tem influencia de um ser inteligente, o mesmo se aplica ao ser inteligente, cria-se uma contradição sem solução de ambas as partes.

  14. Carlos Silva says:

    Este governo que prometeu baixar ou aliviar a carga fiscal sobre as famílias, tem vindo agora semana sim, semana também, a descongelar a taxa de carbono, que provoca a subida do custo dos combustíveis. Depois, o mesmo governo, por outro lado, quer que haja, mais construção de casas, e sobretudo casas mais baratas, alimentos mais baratos, taxa de inflação mais baixa, etc.
    Ora este governo, tal como o anterior, deve também querer que os portugueses acreditem no Pai Natal e passem todos a andar de carro elétrico (ou de comboios elétricos que não existem) e que a industria, a construção civil e agricultura funcionem em modo elétrico ou a pilhas.
    Infelizmente, Portugal está condenado a isto, baixos salários e uma pesada carga fiscal para alimentar o monstro do Estado que não pára de crescer, para sobretudo fazer crescer e alastrar a pobreza.
    Não comecem a cortar (e já!!) nas mordomias e no despesismo do Estado que não é preciso!
    Fiem-se no turismo e no crescimento económico, e não corram!

  15. Grunho says:

    Quando em Fevereiro ou Março os parolos forem votar para as legislativas antecipadas vão lembrar-se de quem lhes escaldou ainda mais o preço da gasolina.

  16. Grunho says:

    Com uma diferença de 35 cêntimos do outro lado da fronteira compensa investir nuns jerricans de 20 lts. Para mim já hoje é bicicleta durante a semana, carro só só fim de semana e com gasolina toda comprada em Espanha.

  17. Gusmão says:

    É nos assalariados do Estado que se ganham e perdem eleições e eles (políticos) sabem bem disso e é por essa razão que o “aparelho” Estado não pára da crescer, seja em número seja em valor…
    Este que agora está no Governo (igual aos outros todos…) está a “oferecer” tudo aos que para ele interessa, de tal maneira que já diz “… os Portugueses estão com o Governo”…

    Não esquecer que o “Estado” não tem dinheiro, esse provem dos Impostos sacados aos Portugueses, sejam os directos ou os indirectos (as já famosas taxas e taxinhas…). Cada vez que se aumenta uma despesa do Estado (ordenados, subsídios, apoios, …) é um Imposto que o irá pagar!

    Não esquecer, o “Estado” não tem dinheiro!!!

  18. PJA says:

    Para mim é igual, amanhã vou atestar. Ando de carro porque preciso, não é por modas.

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