Combustíveis: boas notícias para veículos a gasolina, mas…
Mais uma sexta-feira e já há previsões para o preço dos combustíveis na próxima semana. Quem tem veículo a gasolina vai ter motivos para sorrir, mas agora há outra variável.
Na passada sexta-feira foi anunciado que os combustíveis iriam ter uma descida acentuada a partir de segunda-feira. No entanto, uma portaria do Ministério das Finanças publicada na passada sexta-feira em Diário da República, veio mudar o cenário. Na prática, os combustíveis subiram 3 cêntimos após a decisão do Governo.
Combustíveis: gasóleo mantém o preço! Gasolina vai baixar 1,5 cêntimos
De acordo com fontes do setor, o preço de litro de gasóleo vai-se manter e a gasolina vai baixar 1,5 cêntimos. Apesar dos preços baixarem na gasolina, há que somar os 3 cêntimos da taxa de carbono.
A taxa de carbono tinha sido suspensa em dezembro de 2022, numa altura de aumento do preço dos combustíveis. Em maio de 2023, o anterior Governo tinha iniciado o descongelamento, mas em agosto voltou a interrompê-lo.
Em 2023 a Comissão Europeia instou Portugal a descontinuar os apoios aos combustíveis. Como solução, deveria apostar numa eliminação gradual dos apoios. Bruxelas alertou que Portugal não estava a cumprir as recomendações para descontinuar os apoios.
Onde atestar o depósito e pagar menos?
Por forma a permitir a disponibilização ao público dos preços dos combustíveis (gasóleo e gasolina) praticados nos postos de abastecimento, está disponível o Portal Preços dos Combustíveis Online.
Há que ir buscar o dinheiro a quem o tem, já dizia a lambona.
Esmifrar a pouca classe média e os pobres é o que esta gente sabe fazer.
Mas, quando vejo o trânsito infernal todos os dias e a todas as horas, parece que o combustível ainda pode subir muito mais de preço.
Eu gasto pouco, mas ao ver aquelas filas intermináveis na ponte não sei onde as pessoas vão buscar o dinheiro para tanto gasto.
Além de horas na fila, a rebentar com a embraiagem e combustível, ainda há a portagem.
300 euros mês só para estas despesas fixas….
Eu nem 80 euros gasto por mês por isso estou mais ou menos à vontade…
Infelizmente nem todos podem trabalhar de casa, e as empresas estao a voltar ao micromanagement, em que pensam que o colaborador de casa nao faz nada, e no escritorio é que faz. O que leva a ter que ir de carro, pq rede de transportes sao como sao.
Logo essas filas interminaveis e transito, nao penses que o fazem pq teem dinheiro para o combustivel, fazem-no porque precisam de por pao na mesa.
Certo, mas de que vale ganhar 800, se 500 vao para o transporte?
Temos que repor a classe média, esta serve como tampão para medidas que tirem os pobres da pobreza, a direita precisa da classe média para proteger os ricos, vota Iniciativa Liberal!
Não deixando de lhe dar alguma razão.
Temos que pensar (no caso de Lisboa) que morar no outro lado da ponte permite ter uma casa que por um lado não seja do tamanho de um ninho de abelhas e por outro não tenha um preço só para quem ganhou o Euromilhões.
Por falar nisso, vou jogar que hoje há Jackpot 🙂
Errado. É preciso saber ir buscar o dinheiro onde ele está, ou seja, nós pobres. Eles não têm muito, mas em contrapartida são muitíssimos. Isso explica porque o gasóleo do parque automóvel de alta cilindrada da burguesia exploradora é tão pouco taxado e a gasolina dos carros pequenos da classe média assalariada leva com 20 cêntimos de imposto fixo a mais em litro.
“No entanto, uma portaria do Ministério das Finanças publicada na passada sexta-feira”
Isso foi na passada 6ª Fª – aumentou a taxa de carbono, que faz parte do ISP, em 3 cêntimos por litro, e mais 23% de IVA (que incide sobre o ISP, o que é imposto sobre imposto), o que deu um aumento de 3,7 cêntimos, na semana em que estamos.
Os 3,7 cêntimos estão no total do preço próxima semana (e nas seguintes, e vai subir quando o governo aumentar de novo a taxa de carbono). Mas na variação do preço entre a próxima semana e esta não tem influência.
Certo, na passada sexta-feira que fica para “sempre”…
“Gasolina vai baixar 1,5 cêntimos”… WOW! nem posso me conter de felicidade!
Taxa de carbono visa desincentivar a utilização de combustíveis fósseis, muito bem, e qual é a alternativa? Não há opções a preços idênticos aos carros a combustão. Além de que todos os outros impostos já lá estão incluídos, como se isto não desincentivasse o suficiente. São burros, não vai pelo sugestão, mas pelas opções, que não existem.
Xau Portugal, até nunca mais…
Os governos dos fachos beneficiam sempre o gasóleo do parque automóvel da burguesia exploradora à custa da gasolina dos carros pequenos e económicos. Portanto, quando eles atualizarem o ISP no orçamento vão fustigar a dobrar a gasolina para aliviar o gasóleo. Foi sempre assim que eles fizeram.