Código da Estrada: Qual deve ser a distância entre veículos
Frequentemente vê-se nas estradas condutores que não respeitam o Código da Estrada. Uma das infrações acontece quando o condutor de um veículo aproxima demasiado o seu veículo do que segue à frente.
Saiba o que diz o Código da Estrada relativamente à distância entre veículos. Conheça o valor das multas.
Normalmente entende-se que a distância entre veículos deverá ser a que poderá garantir a segurança entre os mesmos (no caso de travagem ou imobilização súbita). Também a distância lateral deve ser a suficiente para evitar acidentes (colisões).
Mas o que é afinal a distância de segurança?
A distância a que circulamos do veículo que nos precede, e que nos permite reagir e controlar o nosso veículo por forma a evitar uma colisão ou outro acidente.
Podemos ainda ir um pouco mais longe e definir a distância de segurança como:
- a distância a que devemos seguir do veículo da frente, que nos permita reagir e imobilizar o veículo em segurança antes do obstáculo no caso de qualquer acontecimento inesperado
Relativamente às distâncias médias de paragem, a seguinte tabela mostra alguns exemplos:
A distância de 1 segundo poderá não permitir efetuar a imobilização do veículo a velocidades superiores a 60kms/h. A distância de segurança deve então ser ampliada para 2, 3 ou mais segundos de acordo com o aumento da velocidade ou com a diminuição das condições de aderência ou de visibilidade.
Vamos a um exemplo...
Se os dois veículos seguirem a 80 kms/h, 2 segundos correspondem a cerca de 48 metros. A esta velocidade, se demorar 1 segundo a reagir para travar, necessitará de cerca de 24 metros para a sua reação e ainda terá cerca de 24 metros para travar o seu veículo ou apenas desviar a sua trajetória.
O que diz o Código da Estrada?
O Código da Estrada, em concreto o Artigo 18.º define as seguintes regras:
- 1 - O condutor de um veículo em marcha deve manter entre o seu veículo e o que o precede a distância suficiente para evitar acidentes em caso de súbita paragem ou diminuição de velocidade deste, tendo em especial consideração os utilizadores vulneráveis.
- 2 - O condutor de um veículo em marcha deve manter distância lateral suficiente para evitar acidentes entre o seu veículo e os veículos que transitam na mesma faixa de rodagem, no mesmo sentido ou em sentido oposto.
- 3 - O condutor de um veículo motorizado deve manter entre o seu veículo e um velocípede que transite na mesma faixa de rodagem uma distância lateral de pelo menos 1,5 m, para evitar acidentes.
Quem infringir os nos números anteriores é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300.
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Este artigo tem mais de um ano
Fonte: IMT
Neste artigo: CodigoEstrada, IMT
do que eu vejo diariamrnte é, o mais proximo possivel, assim chegam mais cedo ao destino.
exactamente…
do que vejo diariamente é dar margem de segurança e ver inergumes a meterem-se a frente
Gostava de saber quantas multas são passadas diariamente por isto, em oposição ao excesso de velocidade.
Sempre que uma equipa de acidentes se desloca a um acidente que tenha sido uma colisão traseira, averiguadas as circunstâncias, há lugar a levantamento do respectivo auto de contra-ordenação. São levantados muitos. Tirada a distância lateral de segurança, é difícil levantar auto por não haver forma de saber se a distância é segura ou não.
Só não entendo, como é possível andarmos a conduzir um veiculo durante mais de 50 anos, sem necessitarmos de saber o código da estrada em vigor.
Só precisamos saber na data do exame de código.
Não há qualquer esforço das autoridades de transito em informar todos.
O código da estrada aprende-se na escola de condução e em casa. As forças de segurança só têm como missão verificar o cumprimento do mesmo por parte dos condutores.
O código aprendes na escola 1 vez na vida, depois conduzes durante 50 ou 60 anos sem precisares de mais nada.
Sabes a diferença entre o código da estrada de há 40 anos e agora?
Nem os Espanhóis e Franceses sabem circular nas nossas rotundas…
A distância necessária para parar um veículo em segurança é muito subjectiva, pois depende de várias variáveis: tipo e condição dos pneumáticos, tipo e condição dos travões, reflexos do condutor, tipo do condutor que nos precede… Eu cá quando vejo alguém a querer ir rápido até me desvio para ele passar, agora existe muito artista que vai a 10kmh em zonas em que não se pode ultrapassar e passa logo para velocidades supersónicas mal existe oportunidade de ultrapassar passando novamente para velocidade tartaruga mal fica uma via sem permissão de ultrapassagem…
Opa, eu também não gosto deles mas 1 ou 2 minutos a mais não vai matar ninguém de certeza, para mim o problema é quando eu vou dentro do limites de velocidade, deixo distância de segurança e existem sempre os idiotas que acham que aquilo é um espaço para eles quando ultrapassam onde não devem. O ideal era a policia começar a aplicar a devida multa para quem não cumpre mas depois lá vem o tipico português desrespeitador a dizer que é caça à multa, resultado, vamos ter sempre isto na estrada
Pior é quando vou de mota e as pessoas insistem em andar coladinhos a Mim!!!
Se eu cair não terão tempo de travar, logo IREI SER ATROPELADO MORTALMENTE ! ! !
POR FAVOR DÊM DISTÂNCIAS AOS VEICULOS SOBRETUDO ÀS MOTAS, PENSEM SEMPRE SE ELE CAIR SERÁ QUE VOU TER TEMPO DE TRAVAR ? ? ?
O mesmo se pede ás motas, respeitem os carros, não ultrapassar pelo meio de duas vias, não sair de trás para a direita passando pelo meio de 2 veículos, respeitem os sinais, etc.
Muitas vezes vou trocar de faixa, sou grande fã do pisca e por isso uso sempre (99% das vezes), olho para o espelho da direita, tenho espaço, olho para a frente para calcular o ângulo com base no carro da frente, e quando vou iniciar a manobra, olho para o espelho da direita outra vez para garantir que sigo tendo o espaço e lá vem uma moto que sai de trás do outro carro em ultrapassagem pelo meio das duas fachas.
Querem respeito, respeitem o mesmo código que os carros.
‘As motas podem ultrapassar pelo meio de duas vias se estiver dentro da cidade. Fora da cidade nao ‘e permitido.
Dentro da cidade também podem andar por cima do passeio e passar vermelhos quando viram á direita?
Nao, nao podem. Mas tambem nao se ve carros a passarem vermelhos ou a nao pararem no sinal stop? Portanto nao vamos por a’i ta?
Ai sim? https://www.e-konomista.pt/motas-furar-filas-transito/
Qual a distância? É a distância necessária e suficiente para travar em segurança e evitar o obstáculo!
Sou condutor de automóveis e motociclos. Faço milhares de quilómetros por ano em ambos. Enquanto motociclista observo que os carros não circulam o mais à direita possível, não deixando espaço para que os motard ultrapassem. O maior problema dos acidentes das motas tem a ver com os recentes condutores das 125 cc que fazem coisas insensatas. Todavia, o maior perigo vejo-o enquanto condutor de carros, pois as asneiras são mais gritantes. Só o facto de os automobilistas conduzirem com o telemóvel na mão a enviar sms e afins é pior do que conduzir com alguma taxa de alcoolémia. Comportamentos errantes que dão origem a acidentes motas. Nas motas não há disso.
Os portugueses parecem ladrões de automóveis a conduzir.
Não respeitam peões, ciclistas e motociclistas, os mais vulneráveis. São gangsters a guiar. É o xico espertismo nacional nas estradas.
Já viste alguém conduzir em contra mão numa rotunda, via rapida ou auto estrada por estar a mexer ou a enviar mensagens num telemovel? Eu nao. Mas o contrario ja vi…
É caso de especialista.
Já me desviei de um velho na saída de uma autoestrada. Vinha a entrar nela. Tive de sair na seguinte 30 km depois, caso contrário era morte certa.
https://pplware.sapo.pt/informacao/usar-o-telemvel-a-conduzir-aumenta-23-vezes-o-risco-de-acidente/
Aqui os números são claros para quem usa telemóvel a conduzir. A multa devia ser de 1000 euros. E mesmo assim não chegava. O português é incivilizado. É o maior.
Foi a resposta à sua afirmação de que deveriam ser os agentes fiscalizadores de trânsito a ensinar o CE. Defendo o mesmo que o Senhor, que na hora de renovar a carta ver se o condutor está ou não ciente das regras de trânsito actuais.
Exemplo de dois carros a 120km/h. O carro à frente travou a fundo. Qual a distancia mais segura do carro de tras?
a) Um centimetro ou menos.
b) Um metro do carro da frente?
Qual deve ser a distância entre veículos!