Citroën lança os novos ë-C3 e C3 com preços à medida do seu bolso
O mercado automóvel está em efervescência. Primeiro com os eletrificados, depois com os elétricos, e agora num processo de adaptação, uma vez que estes não são uma alternativa para todos. Como tal, as empresas querem uma aposta diversificada, ainda dentro das metas ambientais propostas. Nesse sentido, a Citroën apresentou os novos C3 e ë-C3 com preços à medida do seu bolso.
Vamos falar do novo elétrico ë-C3
Numa apresentação na Áustria, a empresa francesa puxou dos seus galões para reivindicar, segundo ela, o carro com o melhor conforto dentro da sua classe.
O novo ë-C3 propõe, pela primeira vez, as aclamadas suspensões Citroën Advanced Comfort associadas aos novos bancos Citroën Advanced Comfort. O ë-C3 100% elétrico vai mais longe com zero ruídos e zero vibrações para uma condução sem stress.
Graças ao pack de baterias de 44 kWh, este elétrico proporciona uma autonomia de até 320 km WLTP e um carregamento rápido de 20 a 80% em apenas 26 minutos, em postos de carregamento DC com capacidade de 100 kW.
A gama do novo ë-C3 compõe-se de apenas duas versões, You e Max. Segundo a marca, esta simplificação facilita a sua comercialização online, através de um percurso intuitivo para o cliente, a qualquer hora e em qualquer lugar. Esta racionalização da gama garante também preços de venda mais reduzidos, em resultado da otimização da sua produção, da gestão dos stocks e de todos os fluxos logísticos.
Características
Novo ë-C3 com uma vasta dotação de série em ambas as versões
É já vasto o equipamento integrado na versão "You". A bordo, os clientes beneficiarão da suspensão Citroën Advanced Comfort, uma estreia neste segmento, bem como de tecnologias inteligentes para uma condução descontraída, como o novo Citroën Head Up Display e o “My Citroën Play”.
Este traz uma estação para smartphone, sistema que permite ligar estes dispositivos ao veículo e tirar partido das suas funções, com toda a segurança e simplicidade, bem como a aplicação e-ROUTES com Connect Plus (planeador de viagem inteligente) e uma tomada USB tipo C no painel (carregamento rápido 3A).
Nos sistemas de apoio à condução incluem-se, também o sistema de travagem de emergência Active Safety Brake, programador de velocidade com limitador, assistência ao arranque em subida, alerta de saída de faixa ativo, reconhecimento de sinais de trânsito, alerta da atenção do condutor, alerta de risco de colisão e seis airbags (frontais, laterais e de cortina).
Nesta configuração, o novo ë-C3 conta, ainda, com sistema de ar condicionado, regulação elétrica dos vidros da frente e dos retrovisores exteriores, estofos em tecido preto e cinza Chinée, banco traseiro rebatível em monobloco e travão de estacionamento elétrico, faróis LED (com acendimento automático dos médios), luzes diurnas LED, em jantes de aço de 16" com embelezadores Pyrite (pneus A+ 205/55 R16) e spoiler traseiro.
Já a versão ë-C3 Max integra tudo do anterior e mais algumas opções. Portanto, além do que o segmento B tradicional oferece, este ainda completa o leque com bancos Citroën Advanced Comfort®, em estofos cinza Metropolitan, volante forrado, vidros elétricos à frente e atrás e o sistema de ar condicionado automático.
No domínio do infotainment o modelo oferece um sistema de navegação 3D, em ecrã táctil central de 10,25" (com BTA), carregamento de smartphone sem fios, Apple CarPlay e Android Auto, câmara de marcha-atrás e três entradas USB Tipo C, uma no tablier e duas para os passageiros traseiros (carregamento rápido 3A), que viajam num banco traseiro 2/3-1/3.
No exterior destacam-se as jantes de liga leve de 17" Atacamite com acabamento adiamantado (pneus A+ 205/50 R17), as barras de tejadilho em preto brilhante, os vidros traseiros escurecidos, os faróis automáticos inteligentes e as luzes traseiras LED 3D, num modelo que conta, também, como retrovisores exteriores aquecidos e rebatíveis eletricamente e sensores traseiros de estacionamento.
Os clientes do novo ë-C3 podem, naturalmente, eleger a cor da sua preferência, a partir de uma palete de 6 tons, do Azul Monte Carlo (de série em ambas as versões), aos opcionais Branco Banquise (sólido), Cinzento Mercure, Azul Bright, Preto Perla Nera e Vermelho Elixir (metalizados).
O tejadilho será da cor da carroçaria nas versões You e bi-ton (em branco ou preto) nos ë-C3 Max.
Preços e disponibilidade
A marca refere e sublinha que está consciente do entusiasmo gerado pela apresentação do novo ë-C3. Como tal, a Citroën acelerou a abertura das encomendas. Ontem, dia 5 de junho, iniciou-se o período em que os clientes podem encomendar o novo modelo no nosso país. A marca refere que este veículo promete agitar o mercado dos veículos elétricos.
O novo ë-C3 traz consigo todas as características esperadas de um hatchback compacto, pequeno e versátil, apontado ao coração do mercado automóvel nacional.
Em relação aos preços, o novo ë-C3 está disponível a partir de 23.300€ na sua versão de entrada You (despesas de transporte e legalização não incluídas). Empresa refere que este veículo também pode ser adquirido através do programa de financiamento Simple Drive da Citroën, sendo proposto com uma renda de 139€ / mês (TAEG: 9%; Entrada de 7.700€; Prazo de 36 meses / 30.000 km; Prestação Final (VFG*) de 15.142,86€).
Quanto à versão topo de gama Max é comercializada a partir dos 27.800€ (despesas de transporte e legalização não incluídas), ou então por uma mensalidade de 189€ euros (TAEG: 8,8%; Entrada de 8.250€; Prazo de 36 meses / 30.000 km; Prestação Final (VFG*) de 18.040,86€).
Citroën C3 foi reinventado e custa apenas 14.990 euros
Não, a ideia não é tirar o brilho ao novo elétrico da marca francesa. Mas um carro com estas características por cerca de 15 mil euros... bom, vamos conversar sobre isso.
Depois de a empresa ter surpreendido com o lançamento do novo ë-C3 100% elétrico - e não podemos deixar de dizer que o preço a partir 23.300 € é um bom negócio - a Citroën vai agora mais longe com o lançamento do novo C3.
Está uma proposta mais acessível, as suas linhas receberam uma atualização de modernidade e o interior, que para nós foi de facto o que mais surpreendeu, está mais confortável, com mais qualidade e tem mais equipamento. Este novo C3 está disponível para encomenda a partir de apenas 14.990 €.
A marca refere que o redesenhado C3 está mais eficiente com a nova versão Hybrid 100, sem restrições de carregamento e capaz de realizar quase 50% das deslocações em cidade em modo elétrico. Esta versão preenche o espaço na gama entre a versão PureTech 100 a gasolina com caixa manual e a versão elétrica.
Com a abertura das encomendas do C3 nas suas versões a combustão, a Citroën renova um best-seller do mercado europeu e português, um modelo que já vendeu, desde 2016, mais de 1,5 milhões de unidades. Trata-se de um modelo icónico que continua a revelar-se um enorme sucesso, com uma curva de ciclo de vida que não para de evoluir.
Uma coisa está bem patente: a cada nova geração do seu C3, a Citroën toma a decisão de agitar o mercado, propondo um conceito interessante, assente num novo design que inspira modernidade.
Claro, o ponto forte, além da oferta do conjunto, é o preço e é aqui que a marca francesa agita as águas.
Como tal, o novo C3 não é exceção e marca uma acentuada diferença no mercado das berlinas do segmento B. E para sublinhar essa aposta, a Citroën propõe-se numa versão Hybrid 100. Este modelo deverá ser lançado no final do ano, que torna a eletrificação mais acessível.
Segundo a marca, este hibrido será capaz de efetuar até 50% das deslocações em cidade em modo elétrico sem necessidade de recarga. Portanto, este cenário irá permitir ao condutor desfrutar da suavidade e flexibilidade da condução elétrica, reduzindo os seus custos e a sua pegada ambiental.
Em resumo, o novo C3 oferece uma interessante combinação entre design, conforto e tecnologia, mantendo um preço muito atrativo.
Assim, o C3 está, a partir de agora, disponível para encomenda por um valor a partir de 14.990 euros, na versão YOU com um motor a gasolina de 1.2 litros e 100 cv, com caixa de velocidades manual.
- C3 1.2 Puretech 100cv CVM6 - YOU Gasolina - 14.990 euros
- C3 1.2 Puretech 100cv CVM6 - MAX Gasolina - 19.200 euros
As primeiras entregas estão previstas para o verão. A versão Hybrid 100 estará disponível para encomenda no final de 2024.
O motor Puretech foi das piores coisas já inventadas! É óptimo para os mecânicos.
Pergunta séria.
Pode dar exemplos de histórias que tenha lido?
Obrigado
É que o Sandero atual começa nos 12,5K com motor 900, é melhor ou pior que o puretech?
Pode ver este vídeo que explica muito bem o problema dos PureTech: https://youtu.be/_e3VuAdf35Q?si=lhGFsOqEiJln_FMm
isto, não comprem motores puretech 1.2 , tem correia banhada a oleo que acaba por se desfazer entope bombas de oleo causa problemas de pressao de oleo e em casos mais graves parte e parte motores , é so problemas provavelmente o pior motor de todos os tempos.
Se ja têm um é bom que mudem o oleo o dobro das vezes que é indicado pela marca e sempre a abrir o carter para verificar os residuos de borracha no chupador da bomba. o oleo recomendado é o 0w30, por causa da correia. esse oleo parece agua e por esse mesmo motivo existe um grande desgaste nos componentes internos, mudem o oleo de 10 ou 15 em 15 mil no maximo
Os Eco Boost estao no mesmo caminho. Não é por nada que automoveis a diesel com mais de 15 anos e 150 mil kilometros andam a pedir 8 e 9 mil euros.
Eu tenho o 1.6 Hdi (sem Adblue) com 205mil kms sempre assistido na Peugeot e não o troco pelo 1.5 Hdi novo…
Tive o azar de num aluger ter um destes carros. Do pior que já vi. Quase sem binário. Uma subida pouco ingreme e não passa dos 70km/h. Os motores com 30K kms, a fazerem ruído como se estivessem em fim de vida. Atualmente os motores são, quase todos eles sucata. 1500 cc com 200 cv que em poucos anos estão prontos para a sucata, e isso é transversal a todas as marcas (os novos BMW a gasolina andam muito bem, mas acredito que em pouco tempo estejam na box).
Com mais 100cc o Valtteri Bottas em 2016 deu 378 KMS/h.
Portanto esse 1.5, se é que tem mesmo os 200cv, ainda tem muito q evoluir. Já agora qual é esse carro com 1.5 com 200cv?
Para quem se importa com isso, este carro é fabricado na Europa.
Ser o meu diesel estivesse a dar problemas seria um sério candidato.
Motores Puretech são muitas as histórias de horrores vividas pelos donos de veículos com este tipo de motor, fujam disso se não quiserem passar a vida na oficina.
Nunca pensei.
Escrevam purectech 1.2 issues na pesquisa do browser e é um rol de links que aparecem!
Atualmente, já não se devia usar “com caixa de velocidades manual” em carros abaixo dos 1500cc
Pq?
Baterias arrefecidas a ar não obrigado…
A sério que a Stellantis foi fazer isso? Este grupo vai de mal a pior… Nos EUA a coisa está muito complicada!
Só sei que o modelo anterior do C3, a versão Shine (topo gama) com o 1.2 de 110cv custava 17mil Eur. Este novo C3 na mesma versão (MAX) com o 1.2 de 100cv (perdeu 10 pelo caminho) custa 19mil Eur. A tudo isto se juntarmos o problema dos PureTech com as correias banhadas a oleo… está aqui um caso sério de sucesso, mas junto das oficinas!! Fujam destes motores… já o 1.5 a gasóleo tem problemas sérios! Parece que o grupo deixou de saber fazer motores fiáveis…
Creio que a correia banhada a oleo tinha sido substituida por corrente, se nao me engano lí em algum lado, alguem pode confirmar?
vi aqui
https ://www.razaoautomovel.com/autopedia/peugeot-hybrid-48v-como-funciona/
que o mild hybrid ja nao trai correia mas sim corrente.
Provavelmente o meu próximo carro o E-C3
“com uma renda de 139€ / mês (TAEG: 9%; Entrada de 7.700€; Prazo de 36 meses / 30.000 km; Prestação Final (VFG*) de 15.142,86€).”
Não estou a perceber a vantagem deste negócio. Ainda por cima obriga a não andar mais q 10000 kms por mês.
É igual a qualquer outro “crédito”, veiculos a combustão é exactamente igual. Só compra quem quer, é possivel fazer contratos sem limite de KM ou sem pagamento de Prestação Final.
Também é possivel pagar a pronto.
Isso eu já percebi e não faz sentido nenhum.
Pagas 1/3 para levantares o carro e pagas 2/3 para ficares com o carro ao fim de 3 anos.
Entretanto andas 3 anos com o carro a fazer contas ao kms, eventualmente a poderes ser penalizado se os ultrapassares e ainda por cima pagas mais 5000€ do que pagarias se tivesses entregue logo os 3/3 de início.
É estúpido e não me entra!
Quem compra assim troca de carro a cada 3 anos. No final dos 3 anos deixam esse e levantam um novo. Por vezes pode compensar, para mim não dava
Para quem gosta de trocar de carro muitas vezes não é mau negócio.
Eu da minha forma de estar na vida já acho péssimo negocio comprar carro “é um mal necessário ” então pedir crédito para o comprar pior ainda, mas é apenas a minha forma de estar na vida, não há €€ não há vícios, por isso é que eu digo que sou forreta a comprar carros, por norma compro carros em 2ª mão e fico com eles quase até morrerem, nos últimos 20 anos tive 2 carros um Smart e agora uma Dacia.
Não condeno nem julgo as pessoas, que compram carros a crédito, na vida todos temos gosto e necessidades diferentes , eu adoro viajar para muitas pessoas acham que é €€ mal gasto, eu compreendo, assim como eu acho €€ mal gasto em tabaco e as pessoas que fumam não o acham.
A vida é feita de opções e prioridades
Já vi alguns motores 1.5 a diesel da Peugeot na oficina com poucos Kms com graves problemas.
Este motor é bom para as oficinas. A mim não me vendem nenhum.
O mais interessante desta apresentação do C3 é híbrido, 15k é muito bom. Agora BEV, 23k com 220km reais, não muito obrigado.
“Citroën lança os novos ë-C3 e C3 com preços à medida do seu bolso”
E irónico o título,como se 15000€ fosse barato
amigo onde você trabalha?
Estamos em Portugal,não no Dubai.
E o mais irónico é que iremos passar por necessidades brevemente muito mais importantes.
Não, trabalho em Portugal e, tendo em conta o parque automóvel, e os preços praticados, 15 mil euros é um preço acessível. Isto olhando, por exemplo, ao parque dois usados, com idade já nas rodas, custarem metade ou mais do preço de um novo. E mais, usando, em termos comparativos, o restante leque de ofertas.
Se 15 mil euros não é acessível (face ao mercado automóvel), meu caro, então para si acessível é de borla?
Essa história triste que iremos passar necessidades, é bem conhecida, de pessoas que, infelizmente, vivem bem quando os outros estão mal. Os tais, sempre, do copo meio-vazio.
Claro que para uns 15 mil por um carro é trocos e para outros é impossivel para outros. Nem todos temos os mesmos orçamentos ou prioridades.
Mas eu percebo a frustraçao. Um citadino da citroen custava 12 mil preço base ha dois ou tres anos atras. A inflaçao funciona assim.
Lembram-se da musica sobe sobe balao sobe… Hj o que sobe nao é um balao, mas sim os preços
A questão é que cada vez irá haver menos citadinos, a citroen já veio dizer isso, pois um segmento B Custa o mesmo que um segmento A no fabrico, e o povo tem espectativas de pagar muito menos pelo A.
Citadinos de segmento A serão cada vez mais raros e exclusivos de marcas de luxo como a smart.