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Circula na via do meio? Pode ser multado e ficar sem pontos na carta

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. mamba says:

    o problema é que ninguém multa ninguém.Ccomo nunca há consequências pelos maus atos praticados cá, estes continuam a acontecer. E não é só na estrada…

  2. Enfim says:

    Não constitui infração circular na via do meio quando a via mais à direita se destina a veículos mais lentos como, por exemplo, camiões, autocarros, etc. Por essa razão a via mais à direita por vezes possui uma obrigatoriedade para circular abaixo de uma determinada velocidade.

    • Ricardo says:

      Nesse caso, os carros mais rápidos estão a ultrapassar os carros mais lentos, logo enquadra-se no cenário de ultrapassagem.

    • DangerASA says:

      “Não constitui infração circular na via do meio quando a via mais à direita se destina a veículos mais lentos”. Gostaria de ver a lei que diz isso, que eu saiba tem que se circular sempre pela via mais à direita.

      • 652mga says:

        A questão está mal “esplanada”… > CE, Artº 14º-A (Pluralidade de vias de trânsito dentro das localidades” > :

        1 – (Revogado.)
        2 – Dentro das localidades, os condutores devem utilizar a via de trânsito mais conveniente ao seu destino, só lhes sendo permitida a mudança para outra, depois de tomadas as devidas precauções, a fim de mudar de direção, ultrapassar, parar ou estacionar.
        3 – (Revogado.)
        4 – Quem infringir o disposto no nº 2 é sancionado com coima de € 60 a € 300.

        É uma contra-ordenação leve.

    • Pedro says:

      Não. Literalmente, enfim.

      A faixa do meio destina-se, em vias rápidas ou equiparadas, à ultrapassagem apenas e somente. Só podes usar a faixa do meio à tua vontadinha quando te encontras em zonas urbanas e essa faixa pode-te ser mais útil para o destino que levas.

      Meu Deus. É assim tão difícil perceber??

      • Sabe-se lá says:

        Quando tens zonas de autoestrada que tens 3 ou 4 vias, e que tens entradas onde primeiro os carros entram, e depois olham….Sim, é dificil perceber!
        Pesas na balança: prefiro ir na “segunda via” e deixar a primeira prós loucos que entram sem olhar; ou vou bem mas sujeito a levar com um veiculo em cima?
        Olha que teres razão, não vale um braço partido….ou pior.

    • Pauximus says:

      Concordo com o teu comentário, é isso mesmo!
      Por vezes a via da direita pode ter um limite máximo de 80 e a do meio 120, e se fores a 100, obviamente terás de ir na do meio, mesmo que a da direita não circule ninguém!
      O problema é quando não existe essas condições e o pessoal vai a ver as vistas na do meio… Mas aí, estejam, descansados que não saio de trás deles até eles saírem da frente! E levam com os máximos que é um mimo

      • KeyboardWarrior says:

        “limite máximo de 80 e a do meio 120,…” WTF? A mesma via com limites de velocidade diferentes? Dá-me exemples, quer ver isso com os meu p´roprios olhos.

      • PML says:

        Acho que têm mesmo de ler o código.. O limite é a velocidade mínina, não a máxima. A velociadade máxima é definida no código e depende da via, do tipo de viatura, etc.

      • Gerbilo says:

        OMG… Isso não existe, o que queres dizer é que a via mais a direita por vezes tem limite minimo de velocidade. Que eu saiba o sinal azul significa obrigatoriedade.
        Onde é que esta gente aprendeu este “código”

      • Magnifico says:

        ???? ROTFLOL. Volte lá a ir tirar o exame de código.

      • Enfim says:

        Estava precisamente a referir-me a situações específicas que existem em muitas autoestradas.
        Infelizmente os que criticam os meu comentário só conduziram na nacional da terra ou quanto muito não sabem português.

        • pategos da treta says:

          não, não existem em muitas, nem nenhuma autoestrada

          • Lola says:

            Neste caso não é AE. Mas é um itinerário complementar (IC16) que tem algumas características de AE.

            https://www.google.pt/maps/@38.771725,-9.2130895,3a,61.5y,331.23h,103t/data=!3m6!1e1!3m4!1s-OUNeePlRsDvssomHyR2Pg!2e0!7i16384!8i8192

          • Ler código says:

            Lola, nesse caso se a via da direita estiver livre, tem que ir à direita e ir à velocidade máxima definida na sinalização vertical. Não pode ir para a via do meio ou da esquerda só porque lhe apetece andar a velocidades superiores da definida para a faixa da direita deixando a da direita completamente livre. Contraordenação.

          • Lola says:

            @Ler código, sim, certo. Mas o meu ponto não era esse. Era apenas demonstrar aos incrédulos que há estradas equiparadas a AE onde há diferentes limites máximos de velocidade nas diferentes faixas de circulação.

          • Ler código says:

            ok mas isso já foge um pouco à questão essencial

          • Lola says:

            @Ler código, sem dúvida. E dou a mão à palmatória, nem sequer está dentro do assunto do tópico.
            Só que eu não convivo bem com a injustiça e achei inaceitável alguns participantes virem com julgamentos precipitados, insinuando que tiraram a carta na farinha amparo, para voltar a tirar o exame de código, wtf, rotflol e etc.
            Decidi partilhar uma situação conhecida e argumentar. Ironicamente quem teceu esse tipo de comentários depreciativos não participou mais, é o clássico toca e foge de uma boa argumentação.

          • Nuno says:

            Qual é a parte da palavra “autoestrada” que suscita dúvidas?
            O artigo fala da autoestrada e arranjar artimanhas para justificar o que se disse de forma errada ou por engano não muda nada…
            Numa autoestrada não há limites máximos diferentes por faixa. Pode haver limites mínimos mas só reforçam a ideia de se conduzir à direita e apenas têm o intuito de limitar o acesso aos veículos lentos às faixas da esquerda.
            Portanto, e pelos comentários, há aqui muita gente que não faz ideia do que diz e mistura alhos com bugalhos levando às expressões típicas da farinha Amparo com alguma razão…
            Certamente que quem vos vê a insistir na mesma ideia errada desiste ainda mais convencidos da origem de algumas cartas…

        • zé dos limões says:

          os sinais que vossa excelência vê em todas as auto estradas e vias rápidas de Portugal são de obrigatoriedade e não de informação (porque são redondos de fundo azul e na faixa mais a direita só pode circular acima de 40 km/h na faixa do meio acima 60 km/h enquanto a faixa mais a esquerda tem um limite acima de 80 km/h não podendo nunca ultrapassar os 120km/h que é o limite legal de circulação em auto estrada.

        • Lola says:

          Sim, certo. Mas o meu ponto não era esse. Era apenas demonstrar aos incrédulos que há estradas equiparadas a AE onde há diferentes limites máximos de velocidade nas diferentes faixas de circulação.

      • Patinhas The Third says:

        Gostava que dessem um exemplo de estrada/autoestrada onde há limites máximos de velocidade diferentes nas faixas. Limites mínimos conheço muitos exemplos

      • Patinhas The Third says:

        Gostava que dessem um exemplo de estrada/autoestrada onde há limites máximos de velocidade diferentes nas faixas. Limites mínimos conheço muitos exemplos

        • Lola says:

          Fácil! Subida da IC16 ao pé do UBBO. Basta olhar para a placa que lá está em cima. E creio que a velocidade permitida já foi maior nessa IC.

          https://www.google.pt/maps/@38.771725,-9.2130895,3a,61.5y,331.23h,103t/data=!3m6!1e1!3m4!1s-OUNeePlRsDvssomHyR2Pg!2e0!7i16384!8i8192

          • Ler código says:

            O único limite de velocidade abaixo do máximo dessa via (ver que atrás há outro sinal de limite de 80 para todas as faixas de rodagem) é para a saída.
            Mesmo que não existisse essa saída e a da direita tivesse um limite inferior, tem que ir à direita e ir até esse limite no máximo, excepto dentro das localidades onde pode tomar a via que lhe dê mais jeito próximo de cruzamentos ou entroncamentos. Não pode ir para a via do meio ou da esquerda só porque lhe apetece andar a velocidades superiores deixando a da direita completamente livre. Contraordenação.

          • LR says:

            Não sei onde tirou a carta, mas no seu lugar reclamava. Coloca a imagem de um local onde vemos que: 1 – a velocidade máxima é de 80 km/h; 2 – nas duas faixas da esquerda é proibido o trânsito a veículos pesados; 3 – na faixa da direita há umm limite de 60 km/h por ser uma faixa de saída (tem as setas no piso); 4 – na segunda faixa a contar da direita mantém-se o limite de 80 km/h, mas aberto a veículos pesados. Onde está a dúvida? Não tem nada a ver com os comentários acima.

          • Yamahia says:

            Trata-se de uma faixa de desaceleração especifica para mudança de direcção numa circular urbana. Mais à frente, mto provavelmente até vai encontrar 40 como maximo.
            Não é exemplo.

          • Lola says:

            Estão todos errados em dizer que é uma faixa de desaceleração. A faixa de desaceleração abre mais à frente como é visível um pouco antes do viaduto (5ª faixa).
            Mas convido os senhores a percorrerem a estrada que apontei. Se não o puderem fisicamente, pelo menos façam-no no Google Maps.

            @Ler código, ninguém coloca em causa a regra de ter de circular sempre o mais à direita possível. E na lógica que apontou tenho de lhe dar razão. Mas o meu comentário prende-se com o desacreditar massivo neste tópico de sítios onde há “limites máximos de velocidade diferentes nas faixas”. Fiz prova disso.

    • RM says:

      Enfim.. pelo menos em Portugal não existe vias reservadas a veiculos lentos.. tens de voltar para a escola.

    • zé dos limões says:

      diga um troço em Portugal onde isso que você diz se aplica eu so conheço as faixas de BUS e perante uma faixa de bus em 3 se circular na sua do meio estou a cumprir o código a risca dado que vou o mais a direita do eixo da via que a mesma permite em face da condicionante imposta faixa do BUS, mas estou sempre aberto ao conhecimento.

  3. LA says:

    Para isso era necessário haver fiscalização. Coisa que não existe.

  4. Enfim says:

    P.S.: Estava a pensar em algumas AE.

  5. sa.pong says:

    Em Portugal do Partido “Socialista”, tudo serve para roubar o povo que não só é ignorante, como completamente amestrado.

  6. none says:

    Tenho visto atrocidades muito piores. Agora em Lisboa anda na moda passar Sinais vermelhos, isso sim assusta-me.

    • Nuno says:

      Sinais vermelhos? Isso assusta? Então experimenta andar de mota e estares constantemente quase a ser abalroado por carros, que quando olhos para o condutor este encontra-se todo entretido ao telemóvel … e não é um nem dois, São mais os que vão ao telemóvel que os que vão a conduzir com atenção à via.

      • pategos da treta says:

        verdade… mas também vemos coisas lindas na ponte 25 de abril com os motoqueiros (não são motards) a dançar por entre os carros e por entre as faixas de rodagem. A esses era cassetete no lombo

  7. MC says:

    Na VCI, no Porto, uma vez que tem entrada e saídas muito sequenciais, julgo ser tolerável que a faixa da direita deveria ser dedicada só às entradas e saídas…

  8. Condutor do Meio says:

    Eu só não gosto de andar na faixa da direita porque há otários que vão entrar na estrada onde estou e nem olham. Eu que trave para não levar com eles. Assim não… O risco à minha integridade física é muito maior a cumprir esta regra. Se estiver na faixa do meio, sobra para os outros… Para mim é uma medida de protecção, não de “não me importo”

    • jotabê says:

      fazeres isso quando há “entradas” até se compreende, fazer isso no trajecto todo de uma AE ou equiparado, é só estupido e é uma transgressão, (100 ou 200m antes e depois da entrada são mais que suficientes para não “levares com eles”)

      • pategos da treta says:

        óbvio! Mas com essa desculpa fazem toda uma A2 desde a ponte 25 de Abril até à saída para o Fogueteiro sempre pela faixa do meio…. talvez durante o percurso, possam aparecer grilos a entrar pela direita!!!

        • pategos da treta says:

          já sei! é para prevenir quem possa vir a entrar na A2, pela Estação de Serviço a meio deste troço!!! obrigado pela clarividência.

        • Carlos says:

          Fogueteiro?
          Estás a ser simpático, não fazer isso até ao Algarve é uma sorte 😀

          Pessoalmente, perto de entradas/saidas (principalmente que tenho pouca visibilidade se vem algum carro) afasto-me para a via do meio/esquerda.

    • toder says:

      e por causa de pessoas como tu que este tipo de multa acontece

  9. TugAzeiteiro says:

    Fiscalizar conduzindo dá muito trabalho, é mais fácil estar com o cu sentado no carro com o radar apontado em locais de 50kmh onde não há razão nenhuma para o ser. Portanto tudo irá continuar igual…

  10. ICE says:

    Acho MUITO BEM !!!!
    É vergonhoso a atitude destes pseudo condutores

    Força nessas multas !!

  11. B@rão Vermelho says:

    E o pessoal que entra na AE, e passa logo para a faixa da esquerda, nem olha, ou então vai na faixa da esquerda e quer sair e atravessa as faixas todas em 10 metros.
    Experimentem a circular nas estradas espanholas, vais tudo à direita, quando vez alguém mais à esquerda, é um tuga.
    Se nem a direito sabemos circular agora imaginem nas retundas, mas prontos depois ainda falam que os 120Kl é pouco.

    • Magnifico says:

      Então nas rotundas…… é ainda pior que nas retundas. :p

    • PeFerreira says:

      Tens a certeza? Quando fui a Sevilha e Málaga era um espectáculo de carros mais a esquerda e a malta toda a passar pela direita, por momentos pensava que estava nos UK.
      Aliás, na A1 a contagem de espanhóis a fazer transgressões dessas é um mimo. Tenho uns quantos vídeos de dashcam com isso.
      Pior que os tugas mesmo.

  12. Carlos says:

    Ainda estou para saber de algum conhecido de um primo de um amigo que tem uma cunhada cujo pai foi multado por circular numa faixa que não a mais à direita possível…

  13. Fernando Pombal says:

    Se eu for circular numa auto-estrada na faixa mais à direita a 120km/h, e passar um veículo mais lento que vai a circular na faixa do meio, sem mudar de faixa de rodagem, cometo alguma contraordenação ?

    • abdu says:

      estás a ultrapassar pela direita, independentemente da velocidade que o outro vá estás a transgredir.

    • zé dos limões says:

      estão ambos em transgressão perante o código vossa excelência mesmo sem mudar de direção esta a ultrapassar para todos os efeitos uma viatura pelo lado direito algo que nao pode fazer mesmo que nao mude de direção, e o outro condutor porque nao esta a respeitar os limites de velocidade impostos a quem circula n faixa dita do meio ou seja entre o mínimo de 80 km/h e máximo de 90 Km/h na mais a esquerda entre 90 e 120 km/h

  14. Joao says:

    Tanto cabeçudo por aqui tomará Portugal estar como está.

  15. Infinity says:

    As vezes circulo na faixa do meio, pois a faixa mais à direita esta mais esburacada que um caminho para cabras

  16. Peter says:

    Não vejo problema em circular na faixa do meio nas auto estradas.

    Já sei que vão haver haters a crucificar-me por ter dito isto, mas o que é certo é que já conduzi várias vezes na América do Norte (USA e Canada) e lá pode-se circular em qualquer faixa, ultrapassar por qualquer faixa… salvo indicação em contrário. (muito muito raro mesmo)

    E sinto-me mais seguro a conbduzir lá do que cá. Os limites de velocidade são bem mais respeitados também, mas essa é outra história. 🙂

    • bbb says:

      Assim de repente, as regras de la são de la, as regras de cá são de cá.
      Assim como aqui e proibido andar armado, como la não é.
      Tens de respeitar as regras, para bem da integridade de todos.
      O que é certo se toda gente respeita-se andar pela direita não havia este problema, por isso cada um tem de fazer a sua parte e respeitar, porque senao isto continua a ser a republica das bananas, e torna-se uma america na europa, todos aos tiros uns aos outros.

  17. nuno a says:

    comecem a multar quem não usa os piscas nem circula nas rotundas corretamente isso sim, evita acidentes e melhora a circulação

  18. Jorge says:

    Um bom exemplo disto é a A3 no sentido Porto-Braga após passar o nó da A4. Temos 4 faixas de rodagem e a maior parte das vezes a faixa da direita está completamente livre !!! Gostaria de ver a autoridade a autuar mais vezes por este motivo …

    • JMC says:

      Nem mais…. Isto é um problema antigo. Já nas retundas é a mesma coisa.
      Mesmo quando estas pessoas têm um acidente e são condenadas em tribunal, acham que continuam a ter razão.
      Fazer uma reciclagem dava geito… e ia ser bonito…..

  19. JMC says:

    Queria dizer “dava jeito”
    Além disso as placas que informam que a obrigação de “circular pela via mais á direita” deviam ser multiplicadas.

  20. jorge santos says:

    Linda regra… é pena que não se aplique nas rotundas…

  21. Oh says:

    Quero ver em hora de ponta na vci quem multa quem Lol

  22. Indignado says:

    É tudo mentira, não há nem nunca houve essa validação da faixa do meio.
    Os radares apenas multam quem vai acima da velocidade, para haver esta validação as patrulhas tinham de estar no terreno em vês de estarem a tomar conta dos radares escondidos.

  23. Profeta says:

    Eu nao consigo entender uma coisa. Imaginando que existem 3 faixas de rodagem e para isso mesmo certo ? Os carros andarem a circular nessas faixas de rodagem. Ou a ultima faixa de rodagem nao se pode usar e so e usada para ultrapassagens ? Nao faz sentido. Agora se uns condutores sao mais lentos que outros ai sim deveriam usar a faixa mais a direita possivel.

    • RC says:

      O stress é que há pessoas que andam mais rápido que outras e então querem ultrapassar, mas só o podem fazer pela esquerda, o que obriga a que sempre que possível exista essa faixa disponível. Caso exista muito transito pode-se até estar parado (devido ao mesmo) na faixa da esquerda. Na minha opinião o que não faz muito sentido é estar a provocar bloqueios, situações de acidente e roadrages nas saídas e entradas quando há carros para sair e entrar ao mesmo tempo, até porque muitas destas vias são extremamente curtas. Provavelmente estou a cometer infrações, mas quando posso passo para o meio quando vejo que alguem está prestes a entrar.

    • Nuno says:

      A faixa à esquerda de uma outra é só para ultrapassar sim. Afinal qual é a dúvida? Se não há trânsito, andas na da direita porque é assim a regra. Se te aparece alguém à frente mais lento, mudas para a da esquerda e ultrapassas. Se vem alguém atrás de ti mais rápido e te quer ultrapassar, muda para outra mais à esquerda e ultrapassa e assim sucessivamente enquanto houver faixas…
      Agora ir na da direita e apanhar um bronco na do meio e ter de fazer 4 mudanças de faixa para o ultrapassar é que é meio ridículo…

  24. Poio says:

    É via, não é faixa..

  25. Altertu says:

    Andar a direita sempre foi melhor que a esquerda mas o povo burro gosta é da esquerda…

  26. Flávio says:

    O que é faixa da direita?

    • Nuno says:

      É uma cena que alguns grunhos da estrada desconhecem completamente…

      • Flávio says:

        Mas não é faixa da direira, é via da direita. Faixa é um todo, chama-se faixa de rodagem e contém uma ou mais vias pra cada sentido, e independente do número de vias deve se circular o mais à direita possível, quando há apenas uma via (ex:localidades) tem que se circular o mais à direita possível nessa via. A malta vai completamente encostado à esquerda mesmo quando só há uma via portanto na autoestrada não só circulam a maior parte do tempo na via do meio como também vão quase em cima do traço que separa a via do meio e a via mais à esquerda. Simplesmente a malta não sabe conduzir ou não quer saber conduzir e pronto

        • Nuno says:

          Sim, tens razão. Não sabem mesmo conduzir e não largam a faixa do meio!
          Já diz o código da estrada que a “[…]marcha dos veículos deve fazer-se pelo lado direito da faixa de rodagem[…]”

  27. RC says:

    é incrivel como a condução é um assunto tão sensivel até em foruns, parece road rage transferido da estrada para o teclado.

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